Volkswagen Tera: conheça detalhes do modelo apresentado em pleno Carnaval

Depois de muito tempo de expectativas, a Volkswagen aproveita o Carnaval do Rio de Janeiro para apresentar o Tera, crossover compacto de porte entre Polo e Nivus, que vai ser produzido em Taubaté (São Paulo) - o Brasil será o primeiro mercado do mundo a ter este novo modelo. Depois, ele será vendido em outros mercados da América Latina (como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México), e da África. A marca revelou tanto o design externo do Tera Outfit quanto detalhes do seu interior - mas informações detalhadas sobre versões, lista de equipamentos e especificações técnicas e preços só virão posteriormente, no segundo trimestre deste ano. O Tera é o quarto dos 16 automóveis que a VW pretende lançar no Brasil até o ano de 2028.

Desenhado no Brasil pelo time chefiado por José Carlos Pavone, Head de Design Américas da Volkswagen, o Tera conta com faróis Full LED e lanternas com luzes de posição de LED. Na dianteira, a assinatura das luzes de posição traz dois segmentos em cada lente, ambos na parte superior. O modelo possui grade dianteira delgada, acompanhando o formato dos faróis e com friso prateado na parte superior, semelhante ao Nivus Comfortline. Já na traseira, há luzes de posição dispostas horizontalmente e, com o acionamento do freio, a iluminação acende em três segmentos verticais, caracterizando o efeito “click-clack”. As lanternas são interligadas visualmente por um friso em preto, sob o qual está o emblema com o nome do carro, em posição centralizada.

Entre as cores de carroceria já confirmadas para o Tera estão o Vermelho Hypernova, o Prata Lunar e o Azul Ártico. Além disso, está disponível a opção de pintura da carroceria em dois tons. As janelas das portas traseiras possuem linha de cintura ascendente. Os para-lamas trazem vincos bem definidos. As rodas de liga leve são de 17 polegadas, com pneus 205/55, e contam com áreas diamantadas em contraste com a pintura em preto-brilhante - sendo cada uma fixada por cinco parafusos. Com o pacote Outfit, o Tera passa a ter detalhes da carroceria em preto-brilhante, como os emblemas e os frisos na parte inferior dos para-choques, além de rodas escurecidas, revestimentos internos em padronagens exclusivas e pintura da carroceria em dois tons: colunas dianteiras, teto e capas dos retrovisores assumem a cor preta.

Os retrovisores possuem formato inédito entre os Volkswagen fabricados no Brasil e incorporam luzes de seta. As maçanetas externas seguem a cor da carroceria e possuem botões nas peças dianteiras para travamento ou destravamento a partir da presença da chave. Nas portas dianteiras fica a identificação da versão: a opção topo-de-linha será a High e terá o pacote Outfit como opcional. O modelo também possui barras de teto e molduras plásticas em torno das caixas de roda e em toda a parte inferior da carroceria.

A cabine do Tera conta com detalhes inéditos e alguns itens comuns à linha Volkswagen. As formas da parte superior do painel são específicas do novo modelo, com saídas de ar que trazem molduras em preto-brilhante - o formato delas lembra vagamente o que se vê no T-Cross. O volante de três raios com base achatada é similar ao que está presente nas versões mais completas de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, assim como o quadro de instrumentos Active Info Display, com tela configurável de 10,25 polegadas.

O Tera possui o sistema multimídia VW Play Connect, assim como o Nivus - mas a tela fica em uma moldura mais afastada do painel, enquanto em outros modelos este monitor fica embutido. O novo modelo também possui ar-condicionado automático digital de zona única e saída de ar (com aro de vedação, semelhante à dos modelos da marca com porta-luvas refrigerado) para o carregador por indução no console. As duas entradas USB-C dianteiras estão posicionadas à direita da alavanca de câmbio, que conta com as indicações de suas posições na própria manopla. Há ainda o botão de ignição na parte dianteira do console, que também dispõe de três porta-copos e mais um porta-objeto aberto na parte traseira. Também existem outras duas entradas USB-C voltadas aos ocupantes traseiros. O apoio de braço para o motorista está fixado na lateral direita do seu próprio banco, ao invés de estar incorporado ao console.

Painel e portas dianteiras contam com áreas em revestimento sintético, presente também nos bancos, que são inteiriços na dianteira e trazem apoios de cabeça ajustáveis em altura na traseira. Há, inclusive, uma faixa de iluminação ambiente na cor branca sob a faixa do painel. Os painéis em plástico rígido da cabine trazem texturas com superfícies tridimensionais que possuem formas geométricas, solução semelhante à presente na cabine do Fiat Pulse. Atendendo a pedidos dos consumidores, o Tera conta com três alças de teto móveis para os passageiros - elas estão ausentes em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.

As luzes de teto dianteiras seguem o estilo visto em algumas versões do Polo, com focos individuais para motorista e passageiro, além da luz central. Há ainda luzes no centro do forro de teto, direcionadas para a região traseira.

Entre outros itens, o Tera conta com 6 airbags, controle de velocidade e distância do veículo à frente, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de pontos cegos com detector de tráfego cruzado traseiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré com linhas de guia, Start-Stop (desligamento e religamento do motor em paradas), banco traseiro bipartido, quatro entradas USB-C, travas, vidros e retrovisores elétricos, além de chave presencial e funções acionadas à distância através de aplicativo de celular.

Há ainda easter-eggs, como as silhuetas do Fusca, do primeiro Gol e do Tera gravadas na base no vidro traseiro, além da inscrição "trip mode: on!" no lado direito do porta-malas e do padrão típico de eletrocardiograma que se integra a um cabo USB na região das entradas para os ocupantes traseiros. Próximo da maçaneta interna do motorista, outra frase: "see you soon!". Já as alcinhas para cabides e os porta-copos trazem ícones que representam os objetos que devem ser inseridos nestes locais.

Por ora, não há dimensões confirmadas além da distância entre-eixos (2,56 metros). O Tera Outfit das imagens possui o motor 1.0 "170 TSI" Flex na configuração presente em versões do Polo e do Virtus. Já o câmbio é o automático de 6 marchas com modo Sport e função sequencial acionada pelas aletas junto do volante ou pelo trilho à direita da posição D/S.

Comentários