As novidades do mercado automotivo esperadas para o ano de 2025!

As novidades para o mercado automotivo nacional em 2025 prometem render muito assunto entre os entusiastas do setor. Confira agora quais veículos novos deverão ser o centro das atenções nos próximos meses: 

Audi


A marca das quatro argolas deverá ter um 2025 mais movimentado do que 2024 em termos de novidades. Para 2025, o primeiro lançamento é a reestilização da linha A3 Sedan, que chega nas versões Advanced, Performance e Performance Black. Os primeiros exemplares já estão nas concessionárias no Brasil. Ambos passam a ter novo estilo de grade, com as quatro argolas saltadas na parte superior e efeito "2D". Faróis e lanternas passam a trazer nova disposição de luzes, inclusive com a possibilidade de ajustar os estilos das assinaturas luminosas. O design dos para-choques (dianteiros e traseiros) e das rodas também muda, assim como os logotipos na traseira - a identificação do veículo também passa a estar nas colunas centrais. Internamente, a principal modificação está no formato do seletor da transmissão, que agora fica rente ao console central. Já as saídas de ar-condicionado trazem novo desenho. O sistema de som Sonos está disponível para a versão topo-de-linha, que também conta com mais áreas com revestimento em microfibra e zona separada de ar-condicionado para os ocupantes traseiros.

Os atuais A4 Sedan e A5 Sportback serão substituídos de uma vez pela nova geração do A5. Do cupê de quatro portas, a novidade conserva o estilo liftback da carroceria, com tampa do porta-malas que abre junto com o vidro traseiro. E do sedan, foram herdadas as molduras tradicionais das janelas nas portas.

O Q5 é outra das novidades esperadas para 2025. Atualmente um dos carros mais vendidos da Audi no Brasil, ele mantém seu conjunto híbrido plug-in inalterado em relação à geração anterior, com potência combinada de 367 cavalos. Assim como hoje, deverão estar disponíveis as carrocerias SUV e Sportback.

Também são aguardadas a chegada do Q6 e-tron Sportback, alternativa de carroceria SUV-Coupé do modelo elétrico de médio porte apresentado ao Brasil em 2024, e a reestilização do e-tron GT, coupé de quatro portas totalmente recarregável na tomada.

BYD

A Build Your Dreams antecipou que o primeiro de seus automóveis fabricados no Brasil será o Song Pro, já com conjunto mecânico híbrido plug-in flex: o motor a combustão passará a aceitar etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Em seguida, o Dolphin Mini, elétrico mais vendido pela marca, também será montado nacionalmente. Até meados de 2025, ocorrerá a montagem em regime SKD; posteriormente, virá a produção propriamente dita. De acordo com a BYD, a montagem de automóveis em Camaçari (Bahia) vai ocorrer a partir de março deste ano.

O line-up da marca continuará a ser complementado em 2025 e terá novidades como o Yangwang U8, cujos primeiros exemplares de demonstração já chegaram ao Brasil, a minivan Denza D9 (de 7 lugares, com portas laterais corrediças para o acesso dos ocupantes traseiros) e o utilitário de luxo Bao 5, que deverá ser comercializado como Denza Bao 5.

Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter
Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter

CAOA Chery

A marca se prepara para lançar no Brasil o Tiggo 9, mais um membro de sua linha de SUVs que atualmente conta com os modelos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8. Ele possui 4,82 metros de comprimento, sendo 2,82 m de distância entre-eixos, e pode levar até 7 pessoas.

Chevrolet

Créditos: @victor_magraao/Instagram

O centenário de operações no Brasil da marca mais importante da General Motors vai ser marcado por uma série de novidades. Um dos modelos que deverá puxar a fila de novidades é o Onix, que poderá ser apresentado ainda no primeiro semestre do ano. Tanto o hatchback quanto o sedan Onix Plus terão modificações similares entre si. A dupla terá suas principais novidades na parte dianteira: o formato dos faróis é novo, assim como o estilo da grade e do para-choque. Na traseira, as mudanças serão mais discretas, sem alteração do formato das lanternas ou da tampa traseira. Nas versões mais completas, hatch e sedan terão o motor 1.0 Turbo com as melhorias que já foram anunciadas para o Tracker: quando abastecido com gasolina, o 1.0 Turbo passa de 116 para 117 cavalos (ganho de 1,2%) e de 16,3 kgfm para 18,3 kgfm de torque (incremento de 12,3%). Já com etanol, a força passa de 116 para 121 cavalos (4,7% de aumento) e o torque sobe de 16,8 kgfm para 18,9 kgfm (+ 12,5%).

O Tracker também vai passar por uma reestilização significativa em 2025, como é possível analisar através de nossas imagens exclusivas. O conjunto ótico passa por uma alteração mais radical e agora é dividido em dois níveis, como na Montana e no Equinox. Grade frontal e para-choque também são novos. Na traseira, as mudanças serão parecidas com as efetuadas no Onix hatch e no Onix Plus, sem alterações no formato das lanternas ou da tampa traseira. Os motores 1.0 e 1.2 Turbo já estão mais fortes para este SUV desde os exemplares fabricados em dezembro de 2024. No caso do propulsor 1.2 Turbo, com gasolina a potência passa de 132 para 139 cavalos (+ 5,1%) e o torque sobe de 19,4 kgfm para 22,4 kgfm (+ 15,4%). Já com etanol, este motor pula de 133 para 141 cavalos (+ 6,3%) e de 21,4 para 22,9 kgfm (+ 7%).

Em 2025, também chegam os primeiros modelos da GM com conjunto mecânico híbrido - conforme informações da própria marca, serão dois automóveis híbridos disponíveis no mercado nacional este ano. A expectativa é que sejam veículos híbridos-leves. O Tracker, muito provavelmente, será um destes modelos. Outro candidato forte a receber este conjunto mecânico é o Spin 1.8.

A General Motors testa no Brasil modelos da Baojun e Wuling, marcas chinesas originadas a partir de uma joint-venture entre GM e SAIC Motor. Os dois veículos já avistados em avaliações, Baojun Yep Plus e Wuling Starlight S, são totalmente elétricos. O Yep Plus virá com a gravatinha da Chevrolet e o nome Spark EUV, assim como em alguns mercados internacionais. Sua primeira aparição pública ocorreu durante o evento dos 100 anos da GM do Brasil, ocorrido em São Paulo (SP) no último dia 23 de janeiro.

Citroën

Com a família C-Cubed completa (composta por C3, AirCross e Basalt), a marca deverá aproveitar-se da simbiose entre as empresas do grupo Stellantis para oferecer mais opções para os consumidores. O motor 1.3 Firefly aspirado deverá estar disponível para versões da linha C-Cubed, assim como o conjunto híbrido-leve de 48 Volts para a motorização 1.0 Turbo.

Fiat

A Titano deverá receber modificações já em 2025, pois a sua produção na Argentina vai se concretizar até o segundo semestre deste ano. Lá, também serão feitas a Peugeot Landtrek (que deve continuar distante do mercado brasileiro) e a Ram 1200 (esta com grandes chances de ser comercializada por aqui). O motor 2.2 Turbodiesel de 180 cavalos da Titano, derivado do propulsor do Ducato, deverá dar lugar ao 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, o mesmo que passou a ser utilizado na Ram Rampage a partir do final de 2024. Além disso, a picape da Fiat deverá acompanhar as discretas modificações que foram recentemente executadas na Peugeot Landtrek - entre elas, o estilo da parte inferior do para-choque dianteiro, o layout do quadro de instrumentos e do sistema multimídia, o botão Drive Mode (que substitui os atalhos Sport/Eco) e a indicação das posições de câmbio, que agora está embutida na sua própria manopla. A adoção do freio de estacionamento eletrônico, agora disponível nas versões mais caras da Landtrek, ainda não está confirmada para a Titano.

Exemplares do Grande Panda italiano já foram flagrados no Brasil para análises, mas o mais provável é que o futuro hatchback nacional da Fiat seja significativamente revisto e simplificado em variados aspectos. Como o Grande Panda é baseado no Citroën C3 europeu, mais sofisticado que o modelo fabricado em Porto Real (Rio de Janeiro), a tendência é que o novo hatch tenha elementos do C3 nacional e que ocupe um nicho de mercado similar ao que o Argo preenche hoje. O lançamento deve ficar para 2026.

Antes disso, o Cronos, produzido na Argentina, será submetido a uma reestilização leve e terá mais equipamentos de série, como airbags laterais. Já a picape Toro, que está trocando o motor 2.0 Turbodiesel pelo 2.2 Turbodiesel que está presente na Rampage, deverá passar por mais uma mudança de visual no final de 2025.

Ford

Ao todo, a Ford prometeu 10 novidades para o mercado brasileiro ao longo do ano de 2025. Um dos lançamentos já está confirmado: é o Mustang GT Performance com câmbio manual de 6 marchas. A marca do oval azul, que já havia declarado que "até que seja proibido, o Mustang será V8", pela primeira vez passa a oferecer esta opção de transmissão também no Brasil. Para quem preferir, o câmbio automático de 10 marchas seguirá disponível.

Ainda não se sabe a ordem dos próximos lançamentos, mas existem modelos que já foram reestilizados no exterior e que estão de malas prontas para o nosso País. Entre as futuras novidades, estão: a picape Maverick, reestilizada e com painel redesenhado; o Bronco Sport, com atualizações externas mais discretas e interior com novidades, e o Territory, que também recebe mudanças que se concentram na parte externa.

A Ranger Cabine Simples, que havia sido apresentada na Fenatran 2024 "para avaliar a receptividade dos consumidores", foi bem-aceita pelo público e certamente será uma das novidades da marca para o Brasil em 2025. Com tração 4x4, câmbio manual e capacidade de carga de 1250 quilos, ela deverá conservar o padrão de equipamentos da versão XL de cabine dupla.

O Transit é outra das novidades confirmadas pela marca do oval azul para o primeiro semestre de 2025 e terá quadro de instrumentos totalmente digital, mantendo o motor 2.0 Ecoblue Turbodiesel de 165 cavalos, 39,7 kgfm de torque e tração traseira. Estão disponíveis as opções de câmbio manual ou automático.

Por ora, os demais novos automóveis ainda são incógnita. Pode entrar na conta mais alguma nova versão da Ranger. A comercialização do Everest também é uma boa possibilidade - o SUV derivado da Ranger está confirmado para a Argentina, mas virá importado da Tailândia (diferentemente da picape, que é produzida por lá). O Bronco Wildtrak, rival do Wrangler e já apresentado a jornalistas em território nacional, também poderá ser comercializado no Brasil. Por fim, outra novidade esperada é a F-150 Tremor, já flagrada em testes no País.

GAC

A marca chinesa (cujo nome lê-se com cada letra pronunciada em inglês: algo como jí-êi-cí) está se estabelecendo no Brasil e já trouxe exemplares de seus modelos para análises. Uma das primeiras novidades deverá ser o monovolume Aion Y Plus, segundo do sedan Aion S Plus.

GWM

Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter

A marca já antecipou algumas novidades, que serão dois SUVs híbridos plug-in, mas com propostas completamente diferentes: Tank 300 e Wey 07. O Tank 300 deverá ser apresentado até abril de 2025: a marca já fez exibições de um exemplar pré-série em eventos como o Festival Interlagos, além de inaugurações de concessionárias da marca, e vem divulgando teasers deste utilitário em suas redes sociais.

Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter

A Tank é uma submarca da GWM estabelecida no começo de 2021 e direcionada para a fabricação de utilitários voltados ao uso fora-de-estrada. No exterior, a linha Tank é atualmente composta pelos modelos 300, 400, 500 e 700. O Tank 300 é um SUV híbrido plug-in com forte apelo fora-de-estrada e conta com tração nas quatro rodas e diferenciais bloqueáveis nos eixos dianteiro e traseiro, além de ter a carroceria montada sobre chassi. Com linhas quadradas e faróis de LED arredondados, o 300 possui estepe fixado à tampa traseira, que abre lateralmente. O ângulo de ataque é de cerca de 32 graus e o de saída, de 33 graus. Já a altura do solo é de 22,2 centímetros. O conjunto mecânico, composto por um motor 2.0 Turbo a gasolina e um propulsor elétrico, entrega 408 cavalos e 71,4 kgfm, e o Tank 300 acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O câmbio automático possui 9 marchas.

Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter

Sua carroceria possui 4,76 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,93 m de altura e 2,75 metros de distância entre-eixos. Conforme a GWM, o Tank 300 é capaz de subir ladeiras com inclinação de até 60%. Estão disponíveis modos de condução off-road, incluindo parâmetros para travessia em areia, lama e rocha. Além disso, há os modos de condução ajustáveis, sendo possível escolher o modo puramente elétrico, o híbrido ou o de desempenho, que libera toda a potência deste SUV.

Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter
Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter

O Wey 07 fica para o segundo semestre do ano. A submarca Wey possui uma proposta mais sofisticada e o modelo 07, com nada menos que 5,16 metros de comprimento, concilia um motor a gasolina turbinado com um propulsor elétrico. A frente se destaca pelo tamanho da grade e pelo formato dos faróis de LED. Este modelo acomoda 6 pessoas e traz acabamento com partes em couro, madeira e metal escovado, além de iluminação ambiente ajustável, sistema de som surround premium, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, frenagem de emergência autônoma, monitoramento de ponto cego, assistente de estacionamento e reconhecimento de placas de trânsito. A previsão é de que o Wey 07 seja lançado no segundo semestre de 2025 no mercado brasileiro.

A marca também vai iniciar a montagem do Haval H6 em Iracemápolis (São Paulo), conforme já havia sido confirmado em 2024. A GWM ainda não confirmou qual será a versão do SUV com a chancela "made in Brazil", mas já se comprometeu a não modificar o design do modelo para o mercado nacional - na China, o H6 já foi submetido a uma reestilização. A montadora também confirma que fará a fabricação de mais dois modelos, sendo um SUV e uma picape, ambos utilizando-se da mesma plataforma. A pick-up será extensamente modificada em relação à Poer. O modelo do SUV não foi confirmado, mas certamente será da linhagem Tank. Já o Ora 03 deve ser reposicionado no mercado nacional - terá novas versões e vai ficar mais caro, por passar a ser importado da Tailândia e não mais da China.

Honda

A nova geração do crossover WR-V vai ser fabricada em Itirapina a partir do segundo semestre de 2025, ocupando a faixa de mercado entre o City e o HR-V. Baseado no modelo encontrado em mercados asiáticos (em determinados países, seu nome é Elevate), o WR-V só mantém o nome em relação ao aventureiro derivado do Honda Fit que foi feito no Brasil entre 2017 e 2021.

O HR-V também vai passar por atualizações no ano de 2025. Já flagrado com camuflagem leve no Brasil, o SUV maior que o WR-V deverá receber modificações similares às quais ele foi submetido em alguns mercados internacionais. As mudanças incluem o formato da grade dianteira e o desenho dos para-choques. Já no interior, a principal novidade será o sistema multimídia atualizado, com layout semelhante ao do ZR-V e sem o tampão plástico atrás da tela. Por enquanto, ainda não se sabe se o HR-V reestilizado vem primeiro e o WR-V depois, ou vice-versa.

Outra novidade da marca para o Brasil em 2025 poderá ser o Civic e:HEV reestilizado, já à venda em mercados internacionais. As mudanças são bastante discretas: na dianteira, o para-choque é novo, assim como as entradas de ar. Já a chave passa a ter formato de cartão (lembra a utilizada por alguns modelos da Renault).

Hyundai

A marca vai comercializar no Brasil as gerações atualizadas de modelos já consagrados no mercado nacional. Uma das principais novidades será a quarta geração do Tucson, totalmente remodelada na comparação com o modelo atualmente vendido em nosso País, lançado em 2016. O Kona, que já foi comercializado no Brasil em sua geração anterior, virá alinhado com o modelo oferecido no mercado europeu.

Outros modelos bastante cotados para serem comercializados em nosso País são os novos Santa Fe (foto acima) e Elantra.

Kia

O Sorento vai chegar ao mercado em sua mais recente geração no início de 2025 - o treinamento para os concessionários já foi realizado e a expectativa é de que sua comercialização seja iniciada logo nos primeiros meses do ano. O SUV médio-grande da Kia estava fora do mercado nacional havia cinco anos.

Na seara dos modelos 100% elétricos, a próxima novidade será o EV9, já exibido em campanhas publicitárias da Kia no Brasil. O irmão maior do EV5, já vendido em território nacional, possui capacidade para levar 7 pessoas e carroceria com 5,01 metros de comprimento.

Outra novidade esperada para o mercado brasileiro é a Tasman, primeira picape da Kia. Com porte médio e construção de cabine sobre chassi, a Tasman será comercializada em nosso País após o início de sua montagem no Uruguai. O Kia Seltos também deverá ser montado no nosso vizinho país sul-americano em breve. Com isso, terá mais competitividade em termos de preços para ser comercializado no mercado nacional.

Leapmotor

A marca de carros elétricos da China está incorporada à Stellantis e vai começar a comercializar seus modelos no Brasil a partir do início de 2025. Provavelmente, o primeiro Leapmotor disponibilizado no Brasil será o SUV C10 (que, afinal, é o modelo que vem sendo apresentado nos teasers divulgados pela marca em nosso País), seguido do hatchback subcompacto T03 (foto abaixo).

MG 

A Morris Garage, marca atualmente controlada pelo grupo SAIC, está realizando testes de alguns de seus veículos totalmente elétricos no Brasil, como o hatchback MG4 e o roadster de dois lugares Cyberster.

Mitsubishi

A nova geração da picape Triton vai finalmente chegar às concessionárias no início de 2025, inicialmente nas versões GLS, HPE, HPE-S e Katana. Depois, virá a opção de entrada GL. A série especial SR 80, que celebra os 80 anos de Eduardo Souza Ramos (fundador do grupo HPE, responsável pela comercialização dos automóveis da Mitsubishi e Suzuki no Brasil, e que também fundou a SR em 1979, conhecida pela transformação de automóveis de diversas marcas), chega ao mercado também no início do ano, e terá ao todo 80 exemplares produzidos. Entre os detalhes exclusivos estão as rodas de 20 polegadas do Pajero Sport Legend, além de adesivos "4x4" nas laterais da caçamba e detalhes pintados na cor grafite.

Também no início do ano, enfim, será apresentada a nova geração do Outlander, agora com conjunto mecânico híbrido plug-in. O SUV conta com 255 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, além da bateria de 20 kWh recarregável em tomada que permite a este modelo rodar por alguns quilômetros sem a utilização do motor a combustão.

Nissan

A segunda geração do Kicks vai ser fabricada em Resende (Rio de Janeiro) e deverá ser apresentada ao País já no primeiro semestre de 2025. Completamente novo, com carroceria ligeiramente maior e baseado na plataforma CMF-B da Renault, o SUV terá a mesma carroceria do modelo já disponível no mercado norte-americano, mas alguns detalhes poderão ser exclusivos para o modelo nacional. O que se sabe, por ora, é que o conjunto mecânico não será o mesmo, já que a Nissan havia anunciado que faria no Brasil um novo motor Turbo, enquanto na América do Norte este carro usa um propulsor 2.0 aspirado de 141 cavalos, com tração dianteira ou integral (AWD) como opcional.

A geração anterior do SUV da Nissan não vai dar adeus sem mais nem menos, até porque trata-se de um carro que vende surpreendentemente bem no Brasil, mesmo que sem tantas novidades nos últimos anos. Seu nome passa a ser Kicks Play, com direito a emblema com o batismo completo na tampa do porta-malas. As versões mais completas desta geração, como a Exclusive, deixam de ser oferecidas para evitar canibalização de mercado entre os dois modelos. Posteriormente, este Kicks deverá ser submetido a uma reestilização, mas não é certeza se o lançamento ocorre ainda em 2025.

Neta Auto

A marca não conseguiu cumprir os planos iniciais de comercialização de seus veículos totalmente elétricos ainda em 2024, mas começa a oferecer no mercado nacional os modelos X e Aya, que já estão aparecendo em estandes da marca que estão estabelecidos em alguns shopping centers pelo Brasil. Um dos modelos ainda inéditos para o território brasileiro é o Neta L, que será a alternativa mais sofisticada do portfólio da marca em nosso País. A dúvida é se este modelo virá na configuração totalmente elétrica, assim como os demais modelos importados para o Brasil, ou na variação híbrida.

Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter

O Neta GT, já apresentado à imprensa e no Festival Interlagos, deverá ser oferecido no segundo semestre de 2025. Além de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos na sua versão mais potente, o GT também dispõe de teto panorâmico, rodas de 19 polegadas e tela de 17,6 polegadas para o sistema multimídia, com orientação vertical.

Omoda | Jaecoo

Foto: Rafael Susae/RS Car Hunter @rscarhunter

As duas marcas tiveram a estreia adiada no Brasil, mas estão com diversas concessionárias nomeadas para a estreia no começo de 2025. Entre as novidades já confirmadas, estão o Omoda 5 (que chega com duas alternativas de conjunto mecânico: híbrido-leve (MHEV) ou totalmente elétrico (EV). Ambos possuem 4,40 metros de comprimento, 2,63 m de distância entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,83 metro de largura. A variante híbrida-leve traz múltiplas aberturas dianteiras, enquanto a versão elétrica vem com a entrada para carregamento no mesmo local. Os modelos também se diferenciam no design dos para-choques e das rodas. 

Outro modelo já confirmado para o mercado nacional é o Jaecoo 7, híbrido plug-in que possui motor 1.5 Turbo de quatro cilindros a gasolina. Um pouco maior que o Omoda 5 e com linhas mais quadradas, ele possui 4,50 metros de comprimento, 2,65 m de distância entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,67 metro de altura.

Ram

Além das picapes 2500 e 3500 atualizadas (que já foram reestilizadas na América do Norte e trazem nova grade dianteira, faróis divididos em dois setores e novas rodas), a Ram deverá comercializar no Brasil a picape 1200. Será uma variação luxuosa da Titano, com produção na Argentina.

Renault

O novo Kwid E-Tech chega ao mercado brasileiro com uma reestilização aos moldes do Dacia Spring (foto acima), mas com as identificações Renault. O desenho dos faróis, grade dianteira, para-choques, rodas, molduras dos para-lamas, capô e tampa traseira são novos. Por dentro, o subcompacto elétrico também passa por evoluções significativas. O quadro de instrumentos passa a usar tela colorida de 7 polegadas, semelhante ao do Kardian, enquanto a central multimídia assume o posicionamento na parte superior do painel e fica maior. Painel, volante, console central, comandos de ar-condicionado e de transmissão também mudam. Existem chances do Kwid a combustão fabricado no Brasil adotar modificações similares às do E-Tech, mas não se sabe se estas novidades virão ainda em 2025.

Em 2025 também deverá estrear o novo SUV híbrido de porte médio, ainda sem nome definido e conhecido pelo código de projeto R1312. Rodando com camuflagem pesada, esta novidade será posicionada acima do Duster. O estilo do novo modelo será exclusivo para o mercado nacional. O utilitário terá maçanetas traseiras embutidas nas colunas das portas e posicionada na altura das janelas, como no Dacia Bigster. Na traseira, a tampa do porta-malas terá vidro pequeno e lanternas que atravessam a tampa do porta-malas.

O Kardian também deverá passar por atualizações, a despeito de ter apenas um ano no mercado brasileiro. A versão première edition, que foi criada para celebrar o lançamento do modelo no Brasil, deixará de existir - a nova opção topo-de-linha deverá ter a nomenclatura iconic, assim como outros modelos da Renault. A cor azul-metálica para a carroceria, já avistada em alguns protótipos do Kardian flagrados em testes anteriormente e disponível para o mercado marroquino (foto acima), deverá finalmente ser oferecida. Entre as novidades que poderão ser introduzidas, estão modificações no quadro de instrumentos e no sistema multimídia.

Conforme informações do site Autos Segredos, este ano também deverá marcar o retorno do Duster Zen, modelo de entrada que passará a ser oferecido também com o motor 1.3 TCe Turbo Flex. Será a primeira vez desde 2022 que este propulsor estará disponível em uma versão de entrada deste SUV. Este motor, porém, deixa de ser oferecido na picape Oroch.

Toyota

Finalmente, o Yaris Cross estreia no Brasil em meados de 2025. Com lançamento adiado algumas vezes, o SUV compacto também será "o único de seu nome" no mercado nacional, pois o Yaris Sedan já teve a produção encerrada e o Yaris Hatch será produzido somente para atender a mercados de exportação. Vale dizer que o modelo que será vendido no Brasil é o conhecido pelo código AC200, produzido atualmente na Indonésia, Taiwan e Tailândia - totalmente diferente do Yaris Cross XP210, fabricado no Japão e na França para comercialização na Europa.

A Hilux também deverá receber modificações, acompanhando as mudanças efetuadas no exterior. Por fora, grade dianteira e para-choque passam a ter desenho retocado. São grandes as possibilidades da picape (e do utilitário esportivo SW4) estrearem o conjunto mecânico híbrido-leve baseado na motorização atual, a fim de reduzir o consumo de combustível e a redução de poluentes. Ainda está programada mais uma reestilização na Hilux, com alterações mais extensas na dianteira e na traseira, antes da chegada de uma geração completamente nova.

Volkswagen

Com diversos lançamentos programados, a principal novidade da marca para nosso País este ano será o Tera: ao que tudo indica, este crossover de porte compacto vai ser apresentado ao mercado nacional ainda no primeiro semestre de 2025. Baseado sobre a plataforma MQB, o Tera será um produto mercadologicamente encaixado entre o Polo e o Nivus. Será vendido como "SUVW" pela marca, mas trata-se de mais um dos crossovers que possuem carroceria hatchback de porte compacto e alma aventureira, que se reflete no estilo e na altura em relação ao solo. Pelo que se viu nos flagras deste modelo, na parte externa o Tera terá (perdão pelo trocadilho) poucas peças em comum com os demais modelos da marca. A dianteira conta com faróis delgados unidos visualmente pela grade superior - elementos que lembram vagamente a terceira geração do Tiguan (atualmente não vendida no Brasil) e o recém-reestilizado Nivus. O Tera deverá contar com os motores 1.0 MPI aspirado nas versões básicas (que terão calotas cobrindo as rodas de aço) e 1.0 TSI turbinado para as alternativas mais completas.

A marca também antecipou que vai comercializar no Brasil o Golf GTI, que estreou a reestilização sobre sua oitava geração na Europa em 2024. Ainda não se sabe exatamente com qual pacote de equipamentos o GTI virá, mas a configuração do exemplar trazido para o Rock In Rio no ano passado traz bons indícios de como o hot hatch poderá estar disponível em nosso País, com rodas de liga leve de 19 polegadas (as maiores disponíveis para o mercado europeu, onde há opções a partir de 17 polegadas), pinças de freio pintadas na cor vermelha e bancos de tecido com estampas Estoril.

O Nivus GTS também está confirmado para ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2025. A versão esportiva do SUV-Coupé virá com o motor 250 TSI e traz algumas diferenças no design externo, na comparação com as versões Comfortline e Highline. As aberturas de ar na parte inferior do para-choque possuem tramas hexagonais, ao invés dos retângulos das demais versões. As rodas também são exclusivas do GTS, assim como os emblemas e o aerofólio traseiro. A decoração da cabine e o seletor de modos de condução serão as exclusividades da parte interna. O Nivus GTS fechará a tampa do caixão do Polo GTS, que já não está disponível para novos pedidos na concessionárias.

Outro carro que está de malas prontas para o Brasil é o Jetta GLI reestilizado. Na Argentina, o novo modelo foi apresentado em janeiro, com o nome Vento GLI. O sedan ganha novo design para faróis, grade, para-choque, lanternas e rodas de liga leve. O painel terá uma reformulação, com modificações nas saídas de ar e no posicionamento da tela do sistema multimídia, agora ligeiramente saltada na parte superior, como no T-Cross.

Já o SUV médio Taos, que por ora fica como está no mercado argentino, deve passar a vir do México. Lá, o modelo passou a pouco tempo por uma reestilização, que mexe em detalhes como o formato dos faróis, da grade dianteira, das rodas e dos para-choques. Na traseira, as lanternas passam a ter uma barra de interligação luminosa, como no Nivus e no T-Cross. Por dentro também há novidades: a central multimídia fica parcialmente desmembrada do painel, com novas saídas de ar e detalhes de acabamento mais refinados.

Volvo

As novidades da marca para o mercado nacional são os SUVs XC90, agora reestilizado, e EX90, totalmente elétrico. O EX90 seria o substituto do XC90, mas diante dos recálculos de rota feitos pelas montadoras em relação à aceitação dos veículos puramente elétricos, a marca preferiu manter os dois utilitários de grande porte em produção.

Este é o segundo face-lift aplicado ao XC90, que começou a ser comercializado no Brasil em 2015. Entre as principais novidades, estão o formato dos faróis e da grade dianteira, além do estilo dos para-choques, das rodas e das assinaturas luminosas das lanternas. Internamente, o SUV passa a ter central multimídia com tela de 11,2 polegadas, além de modificações no console central e no formato das saídas de ar do painel.

Já o EX90 é um modelo totalmente novo, com alguns centímetros a mais de comprimento e largura em relação ao XC90, mas mantendo sua distância entre-eixos. Enquanto o XC90 possui conjunto mecânico híbrido, o EX90 foi projetado para ser elétrico. Para o Brasil, ele virá na configuração de 7 lugares e terá 517 cavalos de potência - força que o leva de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Segundo a Volvo, sua autonomia pode chegar a 600 quilômetros e o tempo de carga rápida de 10 a 80% é de 30 minutos. Entre outros recursos, terá o conjunto de assistentes de monitoramento e condução (LiDAR), a tração nas quatro rodas, o modo de condução One-Pedal Driving e o sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins.


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