Já é tradição no Auto REALIDADE a elaboração de postagens reunindo os fatos mais marcantes do setor automotivo brasileiro ao final de cada ano. De janeiro até dezembro de 2024, o mercado nacional recebeu importantes lançamentos e registrou bons resultados em termos de veículos produzidos e comercializados no País.
Em janeiro, os primeiros exemplares do Renault Duster 2024, com leves modificações, começaram a ser vendidos no Brasil. Também chegaram ao mercado nacional o Audi SQ8 Sportback e-tron e a versão de entrada LX da linha Honda City, enquanto o Mitsubishi Eclipse Cross passou a ter a série Rush, com preço mais atraente e pacote de equipamentos simplificado. Ganhou clientela cativa e se tornou versão de produção regular.
Em fevereiro, o iminente lançamento do BYD Dolphin Mini fez com que a Renault reduzisse o preço de seu carro elétrico mais acessível, o Kwid E-Tech, para R$ 99.990. A Build Your Dreams decidiu comercializar o seu subcompacto recarregável em tomadas pelo valor de R$ 115.800, o que frustrou as expectativas de muita gente. Ainda assim, o Dolphin Mini se consagrou, de longe, como o automóvel elétrico mais vendido do Brasil. Também foram apresentados neste mês o Citroën C3 AirCross de sete lugares e o Honda CR-V Hybrid.
No mês de março, a Volkswagen revelou o Polo Robust, versão simplificada do Track com suspensão elevada e comercialização exclusivamente através de CNPJ. O Range Rover Evoque chegou com mudanças leves e a Renault Oroch passou a ter a versão Iconic 1.6 manual, mais equipada. A Hyundai Motor Brasil assumiu o controle das importações de veículos da marca e passou a comercializar modelos que, antes, só eram encontrados nas lojas CAOA. O grupo que leva as iniciais de Carlos Alberto de Oliveira Andrade (1943 - 2021) continua a fabricar veículos da Hyundai em Anápolis, Goiás. A Audi apresentou a RS 6 Avant Performance e a série especial Legacy desta perua esportiva, em celebração aos 30 anos de operações da marca no Brasil. Este mês marcou a chegada de novidades de grande peso: a Renault finalmente iniciou a comercialização do Kardian, inicialmente em três versões, todas com motor 1.0 Turbo Flex e câmbio de dupla embreagem EDC; a Fiat enfim apresentou a Titano para o País, a Chevrolet revelou a aguardada reestilização da minivan Spin e a Ford anunciou o início das vendas da sétima geração do esportivo Mustang GT Performance.
Em abril, a Toyota passou a disponibilizar o RAV4 XSE Plug-In Hybrid, seu primeiro automóvel recarregável na tomada. A Chevrolet apresentou a S10 reestilizada, com mudanças significativas em termos de design e conectividade, além de ter mais potência e novo câmbio automático de 8 marchas. Já a Jeep apresentou a linha 2025 de Compass e Commander, que passaram a ter versões com o motor 2.0 Hurricane de 272 cavalos já utilizado na Ram Rampage - esta, por sua vez, passou a ter a versão Laramie Night Edition. Enquanto isso, a Toyota revelou o Corolla Cross reestilizado - e finalmente com o freio de estacionamento eletrônico no lugar do antigo pedal.
Maio chegou e a Chevrolet começou a disponibilizar o Trailblazer reestilizado no mercado brasileiro, acompanhando as evoluções da S10. O BYD Song Plus passou por alterações: a autonomia elétrica foi ampliada, assim como a tela do sistema multimídia. Já a Volkswagen revelou o T-Cross reestilizado, com modificações para manter a preferência dos consumidores do segmento de SUVs compactos. Tanto o Audi A4 Sedan quanto o A5 Sportback passaram a ter tração integral quattro em todas as suas versões. Celebrando o maior festival de rock do País, a Volkswagen também apresentou o Polo Rock In Rio, baseado no Track. E o Nissan Versa passou a ter mais uma versão no seu line-up, a SR, intermediária entre Advance e Exclusive.
Em junho, a GWM apresentou ao mercado nacional o Haval H6 PHEV19, uma alternativa plug-in entre o HEV2 e o PHEV34. Já a BYD revelou o King, sedan médio híbrido plug-in com duas versões disponíveis (GL e GS). A Renault começou a comercialização do Kangoo Express 1.6 Flex e a Nissan promoveu a reestilização do Sentra em sua linha 2025, com mudanças discretas que acompanham as novidades aplicadas ao sedan na América do Norte.
No mês de julho, de uma vez só, a BMW lançou os novos X2 (com motor a combustão) e iX2 (totalmente elétrico), trazendo mais personalidade em relação ao X1, enquanto a BYD iniciou as vendas do Song Pro no Brasil, com preços mais em conta que o Song Plus e duas opções de versões. O Jeep Renegade passou por uma reestruturação de sua gama de versões que inclui as novas opções Altitude, Night Eagle, Sahara e Willys. A Mercedes-Benz deu aos modelos CLA 200 e GLA 200 uma alternativa mais em conta, a Progressive, enquanto o Audi Q3 estreou a opção Performance Black Plus. Discretamente, o BYD Dolphin Mini passou a ter a alternativa dos cinco lugares coexistindo com a opção para 4 ocupantes.
Em agosto, a Peugeot apresentou o novo 2008 no Brasil, em três versões (Active, Allure e GT), todas com motor 1.0 Turbo Flex e câmbio automático CVT. A Jeep revelou Gladiator e Wrangler reestilizados, enquanto a Ram Rampage passou a ter a versão Rebel Ignition. O Fiat Argo recebeu a versão Endurance 1.3 (para vendas diretas) com suspensão elevada, enquanto os furgões Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert foram reestilizados. A Hyundai iniciou a pré-venda do Palisade, SUV de 8 lugares, enquanto a Volkswagen apresentou ao mercado a Amarok V6 reestilizada. Já a Citroën revelou o C3 You!, o carro com motor Turbo mais em conta do mercado nacional, e a CAOA Chery começou a vender o Tiggo 8 Pro, que se destaca pela vantajosa relação custo-benefício. Também em agosto, a Ford iniciou a pré-venda da F-150 reestilizada no nosso País e o Mercedes-Benz GLB abandonou o motor 1.3 de 163 cavalos em prol do 2.0 de 190 cv. O Chevrolet Blazer EV também foi apresentado ao mercado nacional, mas seu preço só seria anunciado um mês e meio depois. No caso da picape JAC Hunter, que marcou o retorno desta marca à comercialização de automóveis movidos a combustão no Brasil, o valor inicialmente anunciado passou por uma redução posteriormente, válida para as primeiras unidades.
Em setembro, a BYD realizou mais um lançamento no Brasil: desta vez, a novidade foi o Yuan Pro, SUV elétrico de porte compacto e com 177 cavalos. Já a Peugeot reestilizou o hatchback 208, que também passou por uma revisão geral de sua gama de versões, passando a ter duas opções 1.0 aspiradas manuais (Active e Style) e duas 1.0 turbinadas automáticas (Allure e GT). A Audi reestilizou o Q7, o Mitsubishi Pajero Sport estreou leves modificações, o Hyundai Ioniq 5 passou a ser disponibilizado para pré-venda e a Fiat, que está celebrando 125 anos de sua fundação em Turim (Itália), apresentou a série Tributo 125 para versões do Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro.
Outubro marcou a chegada do BMW Série 3 levemente retocado e do Citroën Basalt, SUV-Coupé da família C-Cubed (da qual fazem parte C3 e C3 AirCross). Depois do Q7, a Audi apresentou a reestilização do SUV-Coupé Q8, enquanto a Ford revelou por completo a Ranger Black, com detalhes escurecidos, motor 2.0 Turbodiesel de 170 cavalos, tração traseira e preço competitivo. A Hyundai apresentou a nova linha Creta, com modificações externas e internas, além de motor 1.6 TGDI e câmbio DCT para a versão topo-de-linha Ultimate. Já a Ram 1500 chegou mais sofisticada, com novo visual e motor 3.0 Biturbo em substituição ao V8, que deixou de ser oferecido em todo o mundo este ano. A Chevrolet inclui mais um automóvel totalmente elétrico no seu portfólio, o Equinox EV, enquanto a Renault passou a oferecer o Kardian Evolution com a opção do câmbio manual de 6 marchas. Também foi apresentado o Volkswagen Nivus reestilizado, com mais equipamentos - a versão GTS 250 TSI fica para o ano que vem. Também houve a apresentação da BYD Shark, primeira picape híbrida plug-in oferecida no País, e do Mitsubishi Eclipse Cross Motorsports, que celebra os 30 anos do rali organizado pela marca. A Lexus lançou o UX 300h, com mais itens e conjunto mecânico atualizado em relação ao UX 250h. E no final deste mês, a Honda revelou a linha City 2025, com mais equipamentos e maiores diferenciações visuais entre as carrocerias Sedan e Hatchback.
No mês de novembro, a Ram Rampage estreou o motor 2.2 Turbodiesel (com direito à nova versão de entrada Big Horn) e a Mitsubishi revelou a nova geração da picape Triton - que chega às concessionárias em todo o País no início de 2025. Os primeiros exemplares do Audi Q6 e-tron começam a chegar às lojas e a Volkswagen revelou simultaneamente Virtus Sense (inédito) e T-Cross Sense (com mais equipamentos), além de antecipar o nome do seu futuro carro nacional que chega ao mercado no primeiro semestre do próximo ano: Tera. Já a Fiat apresentou ao mercado brasileiro os modelos Pulse Hybrid e Fastback Hybrid, que são os primeiros automóveis híbridos-leves produzidos no Brasil. Já o Kia Stonic, precursor deste segmento, passou a ter quadro de instrumentos digital e assistentes de condução. A Toyota começou a ampliação do período de garantia dos seus automóveis para até 10 anos, e começou este processo pela linha 2025 de Hilux e SW4, que também passaram por outras leves atualizações. A BYD lançou o Song Plus Premium, que chega com status de edição limitada e traz design diferenciado, equipamentos exclusivos e conjunto híbrido plug-in mais forte que no Song Pro e no Song Plus. Chevrolet Silverado e Jeep Grand Cherokee passaram por discretas atualizações.
Em dezembro, a Chevrolet fez o lançamento do Equinox Turbo (não confundir com o Equinox EV, elétrico), totalmente remodelado e em duas versões: Activ e RS. Além disso, os números de potência e torque dos modelos Tracker (1.0 Turbo e 1.2 Turbo) e Montana (sempre 1.2 Turbo, com opções de câmbio manual ou automático) foram ampliados, com melhorias no desempenho e no consumo de combustível. Já o Toyota Corolla chegou à linha 2025 com melhorias no pacote de segurança e novo visual para a versão GR-Sport, além da possibilidade de cobertura de fábrica por até 10 anos. A GWM iniciou as vendas do Ora 03 Skin Special Edition. E a Ford antecipou que fará dez lançamentos no ano de 2025, incluindo o Mustang com câmbio manual de seis marchas.
Desde o início de 2024, todos os automóveis comercializados no Brasil passaram a ter novos itens obrigatórios de segurança, que incluem repetidores laterais das luzes de seta, controles eletrônicos de estabilidade e tração, luzes de condução diurna, alerta do não-uso dos cintos de segurança e sinalização luminosa em caso de frenagem brusca.
Ao longo do ano, diversas montadoras anunciaram investimentos para o Brasil. Em janeiro, a General Motors anunciou que serão destinados R$ 7 bilhões para nosso País entre 2024 e 2028, enquanto no mês seguinte a Volkswagen declarou estar investindo mais R$ 9 bilhões em suas quatro fábricas até 2028. Em março, a Stellantis anunciou o maior dos planos de investimento automotivos até agora: R$ 30 bilhões para a América do Sul até 2030, com o lançamento de mais de 40 automóveis neste período. Já a Honda revelou o investimento de R$ 4,2 bilhões até 2030, que incluem o aporte necessário para a fabricação do novo WR-V. Na Toyota, o aporte será de R$ 11 bilhões até 2030, valor que viabilizará a transferência da produção de Indaiatuba (SP) para Sorocaba (SP). A Hyundai anunciou investimentos de R$ 5,5 bilhões até o ano de 2032 em Piracicaba (SP). Já a GWM anunciou investimentos totais de R$ 10 bilhões no Brasil, sendo cerca de R$ 4 bilhões no período até 2025 e mais R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032, enquanto a BYD anunciou o aumento de seus investimentos no Brasil de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões. E a BMW vai investir R$ 500 milhões - parte do valor viabiliza a produção do híbrido plug-in X5 em Araquari (SC).
O volume de emplacamentos de automóveis no Brasil apresentou notáveis resultados em 2024. Mais uma vez, a Fiat Strada fecha o ano na liderança de vendas entre automóveis e comerciais leves, registrando 143.941 exemplares registrados entre janeiro e dezembro deste ano, até o momento de publicação desta matéria.
O Latin NCAP avaliou ao todo a segurança de treze automóveis comercializados na América Latina, sendo que 10 dos resultados dizem interesse aos brasileiros, por se tratarem de veículos comercializados em nosso País. Entre os automóveis que obtiveram as desejadas 5 estrelas (nota máxima), estão: BYD Dolphin Plus, Ford Ranger, Volkswagen T-Cross e Mitsubishi Triton (no caso desta picape, os exemplares testados foram feitos na Tailândia, mas o grupo HPE garante que a montagem da Triton no Brasil é feita com componentes oriundos do Oriente). O Renault Kardian obteve quatro estrelas, mesmo resultado obtido pelo Toyota Corolla, que passou por teste de auditoria e teve a nota do ensaio anterior reduzida. As picapes Chevrolet Montana e Volkswagen Amarok estiveram em um patamar intermediário de segurança, proporcionando três estrelas na avaliação geral. Porém, decepcionaram o Citroën C3 AirCross e os Renault Stepway, Sandero e Logan (estes dois últimos já não são mais comercializados no Brasil): este grupo de veículos ficou com zero estrela.
E como foi 2024 para o Auto REALIDADE?
Em 2024, o Auto REALIDADE completou 15 anos de existência do site e de seu canal no YouTube, um marco que celebramos no dia 23 de outubro. Nosso site superou a marca de 15 milhões de acessos desde 2010 e, no Instagram, chegamos aos 13,5 mil seguidores 100% orgânicos. Somando as distâncias percorridas com todos os carros que recebemos em 2024 para a geração de conteúdos, percorremos mais de 12,5 mil quilômetros. Ao todo, avaliamos seis carros cedidos pelas montadoras, passando 7 dias ou mais com cada um deles: Peugeot 208 Style (fevereiro), Nissan Frontier Platinum (março), Ram Rampage R/T (junho-julho), Fiat Toro Ranch (setembro), Nissan Sentra Exclusive (setembro-outubro) e Fiat Titano Volcano (outubro).
Além disso, recebemos diversos automóveis de test-drive das concessionárias para convivência por períodos de tempo que variaram de um a quatro dias. Logo no primeiro dia do ano, pudemos dirigir o Hyundai HB20S Comfort 1.0 manual. Ainda em janeiro, também experimentamos Honda Accord Hybrid, GWM Ora 03 GT e Honda ZR-V Touring.
Em fevereiro, fizemos test-drives em mais quatro modelos: Ford Bronco Sport, Ford Ranger Limited V6, Ford F-150 Platinum e Chevrolet Silverado High Country. Ainda tivemos um "bis" ao andar novamente no Ford Territory Titanium, que havíamos dirigido logo depois de seu lançamento em 2023.
No mês de março, o BYD Dolphin Plus esteve em nossa garagem. Já em abril, foram ao todo cinco carros conduzidos: Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line, Mercedes-Benz C 200 AMG Line, Renault Kardian première edition, Chevrolet Spin Premier e Audi Q5 Sportback TFSIe. Maio foi o único mês de 2024 em que não chegamos a receber carros para as nossas gerações de conteúdos.
Em junho, dirigimos dois modelos da marca de quatro argolas (Audi Q3 Sportback Performance e Audi A3 Performance Black), além do utilitário Renault Kangoo 1.6 Flex. Já em julho, estivemos ao volante do Chevrolet Trailblazer High Country e da Chevrolet S10 LTZ.
Em agosto, experimentamos Nissan Sentra Exclusive e Jeep Renegade Sahara. Já no mês de setembro, convivemos com Kia Niro SX Hybrid, Volkswagen T-Cross Highline, Kia Stonic Hybrid e BYD King GS.
Veio outubro e, após as avaliações com automóveis de frota de imprensa, estivemos ao volante do Suzuki Jimny 4You, encontramos um dos 30 exemplares do Honda Civic Si 2020 comercializados no Brasil e também dirigimos o Audi A5 Sportback advanced quattro. Já em novembro, estivemos com BYD Yuan Pro e Volkswagen Polo Track - e ainda reunimos os clássicos VW Gol GTS 1991 e Gol GTi 1993! Entre novembro e dezembro, estivemos com o Honda City Sedan Touring e com o City Hatchback Touring.
Ao longo dos últimos 12 meses, também realizamos a cobertura de diversos eventos e tivemos o primeiro contato com alguns automóveis em ocasiões diferenciadas. Fomos convidados para o Media Day da BYD em Teresina (no dia 20 de junho) e para o Ford Ranger Experience 2024 (7 de julho), evento fora-de-estrada promovido para donos desta picape. Também prestigiamos os automóveis clássicos e estivemos presentes na inauguração do Galpão da APIVA (Associação Piauiense de Veículos Antigos), no dia 16 de agosto, assim como na XVIII edição do ENEVA (Encontro Nordestino de Veículos Antigos), que este ano aconteceu entre os dias 14 e 16 de novembro. No dia 30 de agosto, uma semana antes de ser apresentado à imprensa, nós já tivemos um primeiro contato com o BYD Yuan Pro, enquanto em 14 de setembro experimentamos a Volkswagen Amarok em um percurso off-road. O Ram BBQ Teresina 2024, ocorrido no dia 21 de setembro, reuniu churrasco, picapes e atrações para toda a família - nesta ocasião, dirigimos as Ram 2500 e Rampage Laramie. Também estivemos nas concessionárias durante as apresentações de Volkswagen T-Cross e Nivus, Peugeot 2008, BYD Shark e Honda City. Acompanhamos também a inauguração da concessionária GWM Newhouse no dia 24 de outubro.
O Auto REALIDADE também assumiu o protagonismo de repercutir os flagras dos novos Chevrolet Onix Hatch, Onix Plus e Tracker, uma vez que os protótipos em testes começaram a circular no Piauí - justamente o Estado onde editamos o nosso site.
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