Avaliação: Ram Rampage R/T é chamativa, sofisticada e muito ágil, com 272 cavalos


Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina (PI)
Agradecimentos | Assessoria de Imprensa Stellantis

Nem parece, mas faz apenas 14 anos que a marca Ram está estabelecida no mercado mundial. É bem verdade que, para a divisão do grupo Stellantis pudesse existir, foi aproveitado o nome da picape mais famosa da Dodge, em linha desde 1980 e que acumula cinco gerações no mercado norte-americano. Esta tradição ajudou a pavimentar o sucesso da marca também no Brasil: desde 2005 é vendida de forma oficial a Ram 2500, e os números crescentes de vendas motivaram a importação de outros modelos, como 1500, Classic e 3500. Até agora, todas estas picapes eram de tamanho full-size (com mais de 2 metros de largura e quase 6 metros de comprimento) e vinham importadas dos Estados Unidos ou do México. A surpreendente aceitação da Ram em território brasileiro não apenas fez com que Chevrolet e Ford vendessem suas picapes de grande porte (Silverado e F-150) em nosso País, como motivou o desenvolvimento de um produto inédito: a primeira picape da marca produzida no Brasil, com carroceria monobloco, cabine dupla e motores 2.0 Turbodiesel ou 2.0 Hurricane 4. A Rampage nasceu passando por cima de vários paradigmas e conquistou seu espaço neste crescente (e disputado) segmento. E nós do Auto REALIDADE convivemos com a versão R/T por uma semana, percorrendo praticamente 900 quilômetros com ela!


A Ram Rampage é construída a partir da estrutura monobloco Small Wide 4x4 LWB, também utilizada pelos Jeeps Commander e Compass. É uma parente próxima destes modelos e também da picape Fiat Toro. A sigla para "Road And Track" (estrada e pista) ficou famosa no Brasil entre os Dodge: foi aplicada à versão mais esportiva do cupê Charger, apresentado em 1970 e produzido até 1980, e na picape média Dakota (a opção R/T foi fabricada somente entre 2000 e 2001) - curiosamente, os dois modelos utilizavam motores 5.2 V8.


O design da Rampage busca inspirações em modelos da própria Ram, como a 1500. A dianteira ostenta grade com o nome RAM em destaque na cor cinza-anodizado e desenho que varia conforme a versão (traz aberturas hexagonais na Rebel e barras horizontais nas opções Laramie e R/T; na alternativa esportiva, o emblema da versão é vermelho e fica alojado na parte esquerda). O capô traz uma notável concavidade central acompanhada de elevações nas laterais, onde há emblemas que lembram saídas de ar com a identificação "Ram Turbo". Na Rampage R/T, há duas faixas em preto-fosco com traços vermelhos e o nome da versão nas laterais. Diferentemente da maioria dos carros da atualidade, os dois esguichos dos limpadores ficam bem aparentes no capô, ao invés de estarem camuflados na "grelha" do vidro dianteiro - é uma característica comum aos modelos da plataforma Small Wide feitos no Brasil. O para-brisa traz, na parte inferior esquerda, o logo da Ram; no lado oposto aparece um carneiro "subindo" a inclinação quase vertical.

Cada farol traz dois feixes de luzes de posição de LED nas extremidades (que podem servir como luzes de condução diurna, de maior brilho, ou luzes de posição, com intensidade reduzida), enquanto dois projetores de luz ficam na parte central. Quando os faróis baixos estão acionados, todos os projetores se acendem; os faróis altos são ligados nos projetores das extremidades. As luzes de seta dianteiras são dinâmicas e substituem a parte superior das luzes de posição, enquanto a parte inferior fica apagada. Reparando melhor, é possível ver a inscrição "Ram LED" gravada na moldura da parte interna dos refletores. As luzes de neblina, no para-choque, também são compostas por diodos emissores de luz e incorporam a função cornering: conforme o lado que se esterça o volante, uma das luzes se acende automaticamente para o sentido de conversão a até 40 km/h. A parte inferior do para-choque possui sensores de estacionamento, aberturas de ar e moldura em cinza-anodizado.


As molduras plásticas da parte inferior da carroceria são pintadas na cor da carroceria nesta versão R/T, que se destaca por trazer rodas de liga leve de 19 polegadas (na cor preta, com cinco raios e a assinatura R/T em vermelho) calçadas com pneus Pirelli Scorpion 235/55 para rodagem em asfalto. Todos devem receber 32 psi em condições de até meia carga; com carga plena, a pressão dos pneus traseiros deve ser aumentada para 48 psi. As quatro caixas de roda trazem proteção em plástico rígido. A lateral traz o nome Rampage em cinza-fosco na parte inferior das portas dianteiras. A picape da Ram traz retrovisores exclusivos, maiores e retangulares, com luzes de seta, iluminação de cortesia na parte inferior (que acende ao abrir uma das portas dianteiras ou segundos depois do destravamento, projetando um feixe de luz no chão), além de espelhos com o nome da marca gravado e ícones triangulares que acendem na cor amarela para alertar sobre veículos em pontos cegos.


As maçanetas dianteiras dispõem de botões que, quando apertados, permitem o travamento e destravamento das portas caso a chave esteja próxima. Especificamente na maçaneta do motorista está presente uma fechadura para encaixar a lâmina da chave caso necessário. O teto traz ranhuras longitudinais e antena do tipo "barbatana de tubarão" na parte traseira. As laterais da caçamba trazem o adesivo R/T. A Rampage dispensa santantônio, rack de teto e até brake-light. O vidro traseiro possui desembaçador e um easter-egg: a silhueta da picape passando sobre lama.


Na traseira, a Ram conta com o nome da marca em grandes dimensões estampado na tampa da caçamba, que é inteiriça e abre para baixo. Embutida na maçaneta da tampa fica a câmera de ré. As lanternas de LED trazem formato semelhante às peças da Ram 1500, com relevos, o nome da marca gravado nas lentes e um easter-egg na peça do lado direito: juntas, a lente com estrelas de cinco pontas da luz de ré e a iluminação das luzes de posição com barras horizontais lembram a bandeira dos Estados Unidos. As versões movidas a gasolina contam com duas saídas de escapamento aparentes, que exigem o recorte do para-choque, diferentemente das opções a diesel, que possuem saída de escape única, à esquerda, apontando para baixo. Toda a iluminação externa da Rampage é de LED, inclusive os focos de iluminação da placa. Curiosamente, o para-choque traseiro é de metal (com superfície antiderrapante), enquanto a porção inferior dos para-lamas traseiros é de plástico. Na Rampage R/T, capas dos retrovisores externos, teto, para-choque traseiro, molduras das janelas laterais e frisos em torno dos faróis de neblina são pintados na cor preta, independente da cor da carroceria.

A Rampage R/T possui 5,03 metros de comprimento, 2,99 m de distância entre-eixos, altura de 1,71 metro, largura de 1,89 metro sem espelhos e de 2,04 m com os espelhos. A altura em relação ao solo nesta versão é de 25,7 centímetros (maior do que a da Fiat Titano, de porte maior e com 23,5 cm), enquanto o ângulo de ataque é de 25 graus, o ângulo de saída é de 24,5º e o ângulo de rampa é de 23,1 graus. O peso em ordem de marcha é de 1917 quilos. Conforme a Ram, a carroceria utiliza cerca de 86% de aços de alta e ultra-alta resistência em sua composição.

A cabine da Rampage se destaca pelos materiais de acabamento: a parte superior do painel e das portas dianteiras é macia ao toque. A faixa horizontal que percorre o painel, nesta versão R/T, é de suede (camurça) nitidamente espesso e possui o nome Ram gravado do lado direito. O couro está presente no volante, nos bancos, nos apoios de braço e nos forros de porta dianteiros e traseiros. Além disso, o forro de teto é moldado em tecido macio e, no console, há porta-objetos com fundo emborrachado. Existem também vários espaços para objetos, que, somados, totalizam 35,4 litros (contra 26 litros na Fiat Toro). Na versão R/T, o interior traz costuras vermelhas Red Ruby (no volante, nos bancos, no apoio de braço dianteiro e nos revestimentos das portas). Alguns detalhes internos trazem superfícies em preto-brilhante, como a parte inferior do painel, a seção frontal do console central, as molduras dos alto-falantes das portas dianteiras e ao redor das saídas de ar centrais.

A iluminação ambiente da cabine é item de série da versão R/T e incluso no Pack Elite (opcional) para as versões Rebel e Laramie. Os focos de luz estão presentes próximo das maçanetas dianteiras, nas faixas horizontais dos forros de porta dianteiros (e nos seus porta-objetos, mais abaixo), na barra horizontal do painel, no porta-objetos do andar inferior do console (essa luz é tão forte que pode servir, em algumas condições, como iluminação para os pés dos ocupantes dianteiros) e entre as luzes de teto dianteiras. É possível ajustar entre 6 intensidades de brilho das ambient lights (através da central multimídia) ou desliga-las.

Com aro e parte dos raios revestidos de couro, trazendo suede na parte superior, detalhes em prata-anodizado e bordados aparentes em vermelho na versão R/T, o volante da Rampage é bem parecido com o utilizado por Commander e Compass: as diferenças estão no formato da capa central (com o emblema do carneiro e estampas sobre o plástico rígido que emulam costuras) e no nome "Ram" gravado sobre o raio central. No raio esquerdo estão concentrados os botões para alternar entre as informações/visualizações do quadro de instrumentos e operação de chamadas telefônicas e comandos de voz. Já à direita estão os comandos de operação do limitador e controlador de velocidade de cruzeiro, que é adaptativo e permite ajustar a distância do veículo à frente. A Rampage não dispõe do assistente de centralização na faixa de rodagem, já presente nas versões mais completas dos SUVs da Jeep (e que adiciona um botão no raio direito, preenchendo todos os espaços). Há também as aletas para trocas de marcha sequenciais (paddle-shifts, com detalhes metálicos) e os botões atrás dos raios para operação de som (no lado esquerdo, os botões das extremidades alternam entre faixas e estações, e o botão central alterna entre os itens favoritos no sistema multimídia; no raio direito, os botões das extremidades ajustam o volume e é possível alterar a fonte de áudio pelo botão central). Protegida por uma coifa em couro na parte superior, a coluna de direção ajusta manualmente em altura e profundidade através de uma haste no lado inferior esquerdo, e o botão de partida do motor fica no painel à direita do volante.

O quadro de instrumentos utiliza a tela totalmente digital de 10,25 polegadas - mesmo tamanho das versões mais completas de Compass e Commander, mas com interface exclusiva para a picape da Ram, e significativamente maior que as 7 polegadas encontradas em todas as versões da Toro. Entre os modos de visualização na Rampage há a emulação de conta-giros (com faixa vermelha pouco após 5 mil rpm) e velocímetro "analógicos" (com escala até 240 km/h). O modo R/T, altera os grafismos dos algarismos e do fundo da tela - que assume a cor vermelha no lugar do cinza-azulado. Confira as possibilidades de visualização de itens no quadro de instrumentos:

  • 1. Direção: permite exibir as escalas de conta-giros e velocímetro (ao apertar e segurar o botão Ok a partir desta visualização, o layout é alterado para o modo do conta-giros horizontal com velocímetro digital na parte superior) ou, apertando a seta direita, os gráficos dos assistentes de condução, em dois modos (com zoom ou sem zoom), alternáveis ao apertar o botão Ok. Estes gráficos exibem se a picape está dentro das faixas (em verde) ou invadindo alguma das bordas (em âmbar), bem como se é detectado um veículo à frente (surge a ilustração da traseira de uma Rampage) e o nível de distanciamento do automóvel adiante a ser mantido pelo piloto automático adaptativo (níveis 1 a 4).
  • Se o botão no volante de múltiplas informações for apertado, o layout passa a exibir velocímetro em menor tamanho na parte superior, conta-giros horizontal mais abaixo e, ao centro, de 1 até 5 "quadrados" de informações, que podem ser de quatro campos: Navegação (informações de Percurso A, Percurso B e instruções do GPS, caso ativo), Info Veículo (temperatura do líquido de arrefecimento do motor, temperatura do câmbio, temperatura do óleo do motor, pressão do óleo, voltímetro, pressão dos pneus, gráfico do econômetro, Áudio (música/estação em reprodução e fonte de áudio) e Direção (gráficos dos assistentes de condução ativos).
  • 2. Info Veículo: neste menu e nos demais, conta-giros e velocímetro aparecem em escalas menores para ampliar a exibição de informações ao centro da tela. É possível ver:
    • Econômetro: indicador instantâneo de condução econômica, acompanhado da autonomia estimada e da média do consumo de combustível.
    • Painel instrumentos: informações sobre temperatura do líquido de arrefecimento do motor, temperatura do câmbio, temperatura do óleo do motor, pressão do óleo e tensão da bateria, todas juntas e dispostas em barras horizontais.
    • Pressão pneus: exibe a pressão de cada um dos quatro pneus no solo.
    • Stop/Start: mostra informações sobre a atuação do sistema que desliga o motor em paradas, com religamento automático assim que o freio é liberado. Entre as frases exibidas, estão: "Stop/Start disponível", "Stop/Start Para reiniciar soltar freio de mão", "Start/Stop partida automática ativa" e "Stop/Start indisponível (bateria carregando; volante virado; porta do motorista aberta; cinto segurança motorista desafivelado; motor desligado; resfriamento ou aquecimento da cabine, capô aberto, etc).
  • 3. Info Percurso: traz informações do Percurso A e do Percurso B, cada qual com sua distância percorrida, consumo médio de combustível e tempo de viagem. Ao apertar o botão Ok do volante, é possível resetar as informações.
  • 4. Áudio: permite ver o nome da mídia em reprodução e a fonte de áudio; pelas setas horizontais e botão Ok no volante é possível deixar o som no mudo ou avançar/retroceder entre faixas/estações.
  • 5. Mensagens: permite conferir mensagens armazenadas no sistema.
  • 6. Configurações: subdividido em dois menus:
    • Config. Tela: permite alterar as informações que aparecem no canto superior esquerdo e no canto inferior direito (nos dois lados é possível selecionar Hora, Distância Percorrida A, Distância Percorrida B, Nenhum, Bússola ou Temperatura Externa), ocultar ou fazer a exibição do tacômetro (na horizontal), ocultar ou exibir o hodômetro total, menus favoritos (sendo possível ocultar ou exibir os submenus Direção, Info Veículo, Info Percurso, Áudio, Mensagens e Configurações) e resetar para as configurações originais de fábrica; este menu não está disponível se o veículo estiver em movimento.
    • Config. Veículo: permite alterar o status dos airbags do passageiro dianteiro, definir alerta de velocidade excedida (de 30 a 200 km/h, em intervalos de 5 em 5 km/h) e habilitar ou desativar o assistente de partida em ladeiras, que mantém o veículo freado por alguns segundos em locais íngremes.
O quadro de instrumentos possui indicação de capô aberto, porta(s) aberta(s) e tampa da caçamba aberta - porém, enquanto a picape está parada ou em baixa velocidade, só serão exibidas pequenas luzes-espia (no caso da luz de porta aberta, há a exibição individual no pequeno ícone). Caso a Rampage ultrapasse a velocidade de 8 km/h, a parte central da tela é ocupada por uma animação e uma mensagem textual com ilustração maior indicando sobre algum destes itens abertos. Nos primeiros segundos da ignição, a parte superior direita da tela exibe o status de afivelamento dos cintos traseiros (verde: atado; vermelho: desafivelado); a luz-espia no canto esquerdo, fora do monitor, alerta sobre o não-uso de um dos cintos dianteiros. Também a partir de 8 km/h, caso algum ocupante não esteja com o cinto afivelado, dispara um alerta sonoro. A Rampage também possui lembrete para verificar o banco traseiro, caso uma das portas traseiras seja aberta e o motor seja ligado: o aviso textual com bipe surge assim que a ignição é desligada. Este lembrete continua a aparecer por alguns minutos caso sejam feitas novas ignições, quando as portas traseiras não são abertas. Na ignição, o quadro de instrumentos exibe uma animação com o logo R/T.

A haste do lado esquerdo da coluna de direção é idêntica à dos seus irmãos de projeto da Jeep e, diferentemente da Toro (que traz aro giratório para seleção da posição das luzes externas), ela possui somente as funções de utilização de luz alta (com comutação automática do facho dos faróis de série) e de seta (um leve toque, sem deslocar a alavanca até o clique, aciona o pisca 5 vezes).

Os demais comandos de luzes se concentram no canto inferior esquerdo, como nos Jeep. Há as posições de luzes desligadas (porém, com motor ligado, ficam acesas as DRLs dianteiras e as luzes de posição traseiras), luzes de posição ligadas (na prática, com o motor ligado, é quase igual ao modo anterior, com a diferença que a iluminação da placa também acende), faróis baixos ligados e acendimento automático dos faróis baixos (que possui o modo diurno, com operação idêntica à da posição de luzes ligadas, e o noturno, que equivale ao de faróis baixos ligados; através desta posição é acionada a comutação do facho baixo/alto automaticamente, conforme as condições externas). Botões controlam o acendimento dos faróis de neblina e da luz da caçamba (há luz-espia no quadro de instrumentos informando sobre seu atendimento; elas só ficam acesas com a picape parada, permanecendo acesa por 15 minutos em caso de ignição desligada). Há também ajuste interno da altura do facho dos faróis (nos níveis 0, 1, 2 e 3; os dois primeiros níveis podem ser utilizados quando houver uma ou duas pessoas nos bancos dianteiros; o nível 2 é indicado para quando houver 5 pessoas no veículo e carga distribuída uniformemente; o nível 3 é recomendado para quando o motorista viajar sozinho com a caçamba ocupada) e regulagem do brilho dos instrumentos (que também afeta a intensidade das luzes dos botões do volante, da parte esquerda e central do painel; os comandos do console, do retrovisor interno e do teto, além das molduras das entradas USB). Vale dizer que os aros destes três botões são emborrachados. Se a ignição da Rampage estiver desligada, ao girar o botão dos faróis só se acenderão as luzes de posição externas e iluminação ambiente (quando a posição do seletor for de faróis baixos ou luzes de posição acesas); não há alarme em caso de esquecimento destas luzes acesas.

Já a haste dos limpadores traz dois modos de funcionamento do sensor de chuva (1, com intermitência de baixa velocidade, e 2, em velocidade mais rápida), além do acionamento contínuo lento (Lo) e rápido (Hi), bem como a operação 1x, feita na velocidade Hi enquanto a alavanca estiver sendo acionada para cima.

Na parte central-superior do painel, o destaque vai para o sistema multimídia Uconnect, com ampla tela horizontal de 12,3 polegadas (a maior entre os automóveis feitos na fábrica da Stellantis em Pernambuco, superando as 10,1 polegadas de Toro, Compass e Commander), em posicionamento diferente da maioria das outras picapes Ram e de sua "prima" Fiat Toro, com telas posicionadas verticalmente. A interface do sistema é bem semelhante à de modelos recentes da Fiat e Jeep, mas com gráficos exclusivos para a Rampage. Ícones de atalho (Principal, Mídia, Conforto, Navegação, Telefone, Veículo e Apps) estão concentrados no canto vertical esquerdo e o conteúdo dos menus pode ser configurado e salvo em perfis de usuário. Os menus principais podem ser divididos em dois ou três widgets por cada página, sendo possível criar diversas páginas (o GPS, no entanto, só pode ser inserido em uma das páginas). Há cinco opções de temas, que mudam as cores dos ícones e a imagem de fundo, além dos modos claro e escuro.

Ao fazer a partida remota, por exemplo, o espelhamento de tela de smartphone sem fio (que pode ser feito por Android Auto ou Apple CarPlay) pode ser executado em 7 segundos, segundo a marca. O aparelho também dispõe de GPS nativo com indicação de radares de velocidade. O menu de mídias é compatível somente com músicas. Os comandos de voz podem ser acionados para funcionalidades do ar-condicionado, rádio, telefone e mídia. É possível escolher a frase "Ei Uconnect" ou "Ei Ram" para inicializar o reconhecimento de voz; porém, às vezes, mesmo falando outra coisa, o assistente foi ativado. Se o motorista preferir, é possível aciona-lo somente ao apertar o botão no volante. Um detalhe interessante: a Rampage é capaz de distinguir se o comando de voz foi dado pelo motorista ou pelo passageiro e, com isso, ajustar a temperatura somente da zona de ar-condicionado de quem deu a instrução. O sistema de som da Harman-Kardon possui 10 alto-falantes e 360 Watts, incluindo subwoofer posicionado abaixo do banco do passageiro.


A tela também exibe a câmera de ré ParkView, que conta com linhas de guia que acompanham o movimento do volante (com escalas vermelha, na qual os objetos estão a até 30 centímetros da traseira da Rampage; amarela, no qual o distanciamento está entre 30 cm e 1 metro, e verde, no qual a distância dos objetos é de mais de um metro) e pode ser configurada para ser exibida até 10 segundos após o desengate da ré ou com o veículo em movimento a até 13 km/h. Pelo ícone da lupa no canto superior esquerdo é possível alternar para o modo zoom, útil para quando a picape já estiver bem próxima de algum obstáculo. A câmera também pode exibir momentaneamente sua imagem a qualquer velocidade quando o motorista aperta seu ícone no sistema multimídia (fora da ré, as linhas de guia não acompanham o esterço do volante). Quando a tampa traseira é aberta, aparece a mensagem "Câmera não posicionada" (assim como em outros carros da Stellantis com câmeras instaladas em uma tampa móvel). Na parte esquerda aparecem os gráficos dos sensores de estacionamento (redundantes com a informação do quadro de instrumentos, mas em tamanho um pouco maior), e a imagem da câmera fica do lado direito.

A Rampage dispõe do aplicativo de celular Ram Connect, que permite consultar remotamente o "Relatório de Saúde" da picape, que mostra o tempo para a próxima revisão, a pressão dos pneus e o nível de combustível, além de realizar comandos remotos, como dar partida à distância para climatização da cabine ou fazer o travamento e destravamento das portas. O Ram Connect também inclui monitoramento 24 horas do veículo, assistência em situações de emergência, atualizações remotas, GPS com possibilidade de gerenciar a autonomia de combustível para chegada ao destino, entre outras funções. Toda Rampage possui acesso gratuito a todos os serviços por 12 meses, incluindo o Wi-Fi embarcado com 60 GB de franquia de dados, que pode ser compartilhado com até oito dispositivos simultaneamente. O sistema traz ainda recursos como agendamento online de revisões e conexão à conta pessoal.

O menu de Conforto concentra a operação das duas zonas de ar-condicionado, sendo que somente pela tela é possível acionar a função A/C Max (de ventilação máxima e temperatura mínima, para resfriar a cabine mais rapidamente). Abaixo da tela se concentram as saídas centrais de ar-condicionado (que são exclusivas da Rampage, posicionando os aros de vedação nas laterais, ao invés de abaixo das aberturas, como nos Jeep) e, em seguida, os botões físicos para operação das duas zonas de ar (incluindo desembaçadores dianteiro e traseiro, sincronização da temperatura com a que for escolhida pelo motorista, 7 velocidades de vento e regulagem da temperatura entre 15,5º C (Min) e 28,5º C (Max), de meio em meio grau Celsius, funcionamento On/Off, e para operação de algumas funcionalidades do sistema multimídia (como volume, liga-desliga, volume mudo e desligamento somente da tela, sendo possível ativar a exibição de data e hora ou deixar o monitor desligado). 

Apesar de lembrar muito o esquema de comandos visto nos Jeeps e na Toro, estes botões também possuem arranjo exclusivo para a Rampage - na Ram, só há um botão giratório, de volume, enquanto os demais trazem comandos giratórios também para ajustar a velocidade da ventilação e o tune/scroll (esta última função foi dispensada na picape da Ram). Isso se reflete em pequenos cuidados como o fato do ícone da silhueta do veículo no botão de recirculação de ar mostrar uma picape, e não uma silhueta genérica (como na Toro). O aro do botão do volume é emborrachado.

Nesta região também estão presentes os botões de ativação ou desativação do assistente de permanência na faixa, do Stop-Stop (presente somente nas versões movidas a gasolina), dos sensores de estacionamento (que operam com o veículo a até 11 km/h, voltando a bipar quando a velocidade cai para 9 km/h), do pisca-alerta e do modo R/T, exclusivo desta versão. Quando acionados, os botões (exceto o do pisca) acendem luzes âmbar.

Na parte superior do console há um nicho projetado para acomodar o celular deitado, com carregador sem fio (por indução, chamado Ramcharger - este nome já foi utilizado em um utilitário baseado na Dodge Ram, fabricado de 1974 a 2001) e ventilação do ar-condicionado na parte inferior; à direita, há mais um porta-objetos aberto, em nível ligeiramente mais baixo, e esta superfície é protegida por um tapetinho plástico removível. A parte de baixo do console concentra mais espaço para objetos, assim como duas entradas USB: uma do tipo A, outra do tipo C. Ambas possuem função de dados - mas percebemos que, se as duas forem usadas juntas, o sistema multimídia reconhece somente uma das conexões. O fundo nesta região é de plástico rígido texturizado.

A Rampage possui seletor giratório para ajustar a posição do câmbio - exatamente como nas Ram feitas na América do Norte, permitindo alternar entre Parking, Ré, Neutro e Drive. O rotor prateado fica no console central, ao invés de vir embutido no painel, como em outros modelos da marca. O freio de estacionamento eletrônico, com botão físico para acionamento, vem acompanhado da função Hold, que permite ao motorista soltar o pedal do freio mesmo com a transmissão em Drive. Esta função pode ser desativada. Também há botões no console para alterar o status dos controles eletrônicos de tração e estabilidade (podem ficar ativos, haver a desativação do controle de tração ao apertar o botão brevemente, ou a desativação do controle de estabilidade ao apertar e segurar o botão por 5 segundos), bem como para a ativação do controlador de velocidade em descidas e para o acionamento da tração com função reduzida (4WD Low) - é possível alterar do modo de tração Auto para o 4WD Low em velocidades abaixo de 120 km/h.

Atrás do rotor da transmissão estão os práticos porta-copos já conhecidos do Fiat Fastback, que podem ser removidos (ao apertar ao mesmo tempo dois botões laterais) para acesso a um amplo porta-objetos (com tapete de carpete ao fundo), além de ser possível encaixa-los em qualquer sentido. A picape também dispõe de um apoio de braço dianteiro (similar ao de Compass e Commander, mas com o carneiro da Ram gravado ao invés da inscrição Jeep 1941) que pode ser deslizado para a frente e para trás; ao apertar sua maçaneta, é possível utilizar mais um porta-objetos, que também traz tapete de carpete ao fundo. Do lado direito há um espaço para que o cabo de um aparelho possa ser alojado sem ser esmagado quando o apoio de braço for fechado.

Compartilhado com os modelos da Jeep, o retrovisor interno com lente anti-ofuscante traz botões em sua borda para acionar a chamada de emergência e ativar ou desativar a função eletrocrômica. Sua moldura traz o logo da Ram no lado direito. Logo acima do espelho há uma indicação luminosa referente à ativação ou desativação do airbag frontal e lateral do passageiro dianteiro (fica mais à esquerda; na Toro, o ícone é centralizado). 

Preto, o forro de teto abriga um porta-óculos com fundo espumado. As colunas dianteiras dispõem de alças fixas para facilitar o acesso à cabine, como na Fiat Toro. O console de teto (com as duas luzes de leitura dianteiras de 5 Watts) também é compartilhado com a picape da Fiat: a única diferença entre as picapes neste aspecto é a localização do botão SOS. Além dos botões que acendem individualmente as luzes dianteiras (entre eles, há um foco de iluminação ambiente), há comando para deixar as luzes de teto apagadas, acesas (somente as dianteiras, se nenhuma porta for aberta, ou todas caso haja a abertura) ou todas se iluminarem quando uma das portas for aberta. Os para-sois possuem espelhos com tampas, iluminação (T5, de 2,3 Watts) e, na peça do motorista, tira porta-documento e QR Code para acesso ao Ram Privilege Services.

Já o porta-luvas tem tampa que desce suavemente e iluminação (lâmpada W5W). Com parte interna em plástico rígido, o habitáculo dispõe de bom espaço para objetos.

Abaixo dos comandos dos faróis há uma indicação no painel da localização da alavanca para destravamento do capô. Os pedais são compartilhados com a Fiat Toro: a Rampage traz apoio para o pé esquerdo em plástico rígido texturizado; o pedal do freio é emborrachado, e o do acelerador, de plástico rígido. Os tapetes são de carpete, com costuras em suas bordas e o logo Ram nas peças dianteiras.

A porta do motorista concentra vários comandos comuns à Fiat Toro, para ajustes dos retrovisores elétricos (incluindo botão para rebatimento elétrico e função tilt-down na lente do lado direito ao engatar a ré, ativo quando o direcionador está apontado para o espelho direito), dos vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um-toque para cima e para baixo (com função anti-esmagamento), do bloqueio das janelas traseiras (ocasião em que acende uma luz amarela) e de travamento/destravamento das portas (o passageiro dianteiro também possui botão em sua porta para controlar as travas; caso habilitado, o travamento em movimento ocorre automaticamente a 20 km/h). As maçanetas internas, vazadas na parte central, com travas mecânicas e pintadas em prata-anodizado, são como as dos Jeep Compass/Commander. Se as portas estiverem travadas, basta que os ocupantes da frente as puxem para destravar; para os ocupantes traseiros, é necessário mover manualmente a trava mecânica ou pedir para um dos ocupantes dianteiros destravar.


Na parte superior dos forros de porta, a estilização é exclusiva para a Rampage, com as marcas de costuras e as faixas horizontais. Da região do apoio lateral (onde estão alojados os botões) para baixo, tudo nos forros de porta dianteiros da Rampage é bem similar à Fiat Toro, incluindo o formato da tela dos alto-falantes (com bordas em preto-brilhante e logotipos Harman-Kardon) e dos porta-objetos. Já os forros de porta traseiros da Rampage são diferentes dos da Toro: o formato dos apoios laterais, das telas dos alto-falantes, do porta-objetos (com mais um easter-egg especificamente do lado direito: a silhueta de uma pessoa sobre um cavalo empinando) e até da curvatura das janelas é diferente. Depois de desligada a Rampage, as janelas podem ser acionadas por até 1 minuto desde que as portas dianteiras permaneçam fechadas.


Com formato dos estofados e encostos de cabeça exclusivos, os bancos trazem couro perfurado, áreas em suede e costuras aparentes, com o nome "Ram" estampado nos encostos dianteiros. Tanto para o motorista quanto para o passageiro dianteiro, os ajustes elétricos incluem: altura (tanto da parte das coxas quanto da parte posterior, próximo do encosto das costas) e distância do assento, inclinação do encosto para as costas e regulagens lombares em quatro direções. Já os cintos dianteiros e os apoios de cabeça podem ser ajustados manualmente em altura. Os cintos da frente trazem pré-tensionadores e limitadores de carga. No assoalho do motorista há um forro removível que dá acesso ao macaco (o acesso a ele é facilitado quando se desloca o assento totalmente para trás) e à bolsa de ferramentas para a troca do pneu (neste caso, o acesso é melhor quando o assento é colocado totalmente para a frente). Os fechos dos cintos trazem laterais forradas em carpete e ajustam ligeiramente na inclinação.


Na traseira, para ocupantes de 1,80 metro de altura, sobra mais espaço para a cabeça do que para as pernas - que não encostam nos bancos da frente, mas ficam próximo disso. Para o ocupante no meio, é perceptível que o assento nesta região é bem mais elevado e o encosto para as costas é mais vertical; há também o túnel central, que permite apoiar os dois pés mas é um pouco elevado. Ainda assim, a cabeça não encosta no teto. Os passageiros de trás dispõem de duas saídas de ar ajustáveis (compartilhadas com o Fiat Fastback), dois porta-revistas (revestidos de tecido por dentro), um apoio de braço central em couro (com dois porta-copos e uma fenda para acomodar o celular na vertical; estes nichos são emborrachados) e nada menos que quatro entradas USB (exclusivas para carregamento e com molduras iluminadas) na parte inferior do console, sendo duas do tipo C e duas do tipo A (na Toro, não há saídas de ar no fim do console, os porta-copos do apoio de braço são retráteis com porta-objetos embutido na parte inferior e as conectividades se resumem a uma entrada USB-A e uma tomada de 12 Volts).


Os forros de porta traseiros da Rampage trazem couro ao redor dos puxadores, além de emulações de costuras sobre o plástico na parte superior - que, diferentemente dos forros dianteiros, é de plástico rígido. O suede também foi dispensado nos forros traseiros. As janelas traseiras se abrem completamente. Há dois pontos de iluminação (que se acendem ao terem as lentes pressionadas) embutidos junto com as alças de teto traseiras (com retorno suave e ganchos móveis), além de duas fixações Isofix para cadeirinhas infantis. Puxando-se uma tira de tecido à direita do apoio central de cabeça é possível rebater para a frente o encosto do banco traseiro, inteiriço; atrás dele fica alojado o triângulo de sinalização, e também é possível ter acesso a parte dos módulos da picape, assim como na Toro.

A caçamba traz quatro ganchos (dois nas laterais superiores e dois nos cantos inferiores) para fixação de cargas, além de protetor rígido de série (a capota marítima que veio no exemplar da nossa avaliação, porém, só está disponível como acessório nas concessionárias, e não evita completamente a intrusão de água no habitáculo), com porta-copos na tampa, e iluminação com dois pontos de LED embutidos na lateral direita. O compartimento de carga possui volume de 980 litros, comprimento de 1,45 metro com a tampa fechada (com tampa aberta, chega a 2,10 m), altura de 59,5 centímetros e largura máxima de 1,385 m (entre as caixas de roda, é de 1,055 metro). A capacidade de carga é de 750 kg para os exemplares a gasolina. Já a capacidade de reboque chega a até 400 quilos. É possível destravar a tampa da caçamba pressionando um botão na maçaneta (um processo que lembra o da Ram 1500, porém sem motorização para fechar a tampa) e deixá-la "despencar" suavemente, graças à atuação de um amortecedor instalado do lado direito. Esta operação também pode ser feita ao apertar 2 vezes o comando correspondente na chave. Apesar deste auxílio, o ato de fechar a tampa exige um pouco de força no braço - mas é possível usar apenas uma mão.

Todas as versões possuem estepe de uso temporário, que deve ser enchido com 60 psi (a velocidade recomendada é de até 80 km/h e a durabilidade do pneu sobressalente é de cerca de 3000 km), com roda de 17 polegadas e pneu 145/70, alojado em uma bandeja abaixo da caçamba. De forma similar à Toro, a Rampage possui um acabamento emborrachado removível no piso da caçamba, perto da tampa; quando removido, ele dá acesso a um parafuso que, girado com uma das chaves de roda, permite liberar a bandeja e o estepe.


A chave da Rampage é retangular e lembra bastante a de suas "primas" importadas. Possui o nome Ram em uma face e, no verso, botões para travamento (o pisca-alerta acende uma vez, os retrovisores externos se recolhem e os vidros esquecidos abertos são automaticamente fechados) e destravamento das portas (o pisca-alerta acende duas vezes, os retrovisores se abrem e, em seguida, as luzes de posição e de cortesia sob os espelhos ficam acesas por cerca de 30 segundos; ao apertar e segurar este botão, todos os vidros se abrem por completo), abertura da tampa da caçamba (ao apertar duas vezes; o pisca-alerta acende duas vezes), partida remota do motor (primeiro é preciso apertar o botão de travamento para, em seguida, ativar esta funcionalidade; o propulsor é acionado à distância para fazer a climatização da cabine antes de entrar na picape, mantendo a seleção do ar-condicionado da forma que estava antes do desligamento do motor; o funcionamento é de 15 minutos, com possibilidade de prorrogar por mais 15 minutos; esta função pode ser acionada a até 50 metros do veículo e, ao adentrar na cabine, o botão de partida deve ser tocado para que seja possível começar a rodar com o veículo e para destravar a alavanca de câmbio; também é possível desligar o motor remotamente; na reserva, o funcionamento do motor pode ser interrompido) e acendimento do pisca-alerta (em uma frequência mais rápida que a convencional) e das luzes de teto por até 180 segundos para ajudar a localizar o veículo. A lâmina metálica fica embutida na parte inferior da chave, sendo possível removê-la ao apertar um botão preto lateral, e pode ser usada para liberar ou travar as portas traseiras de abrir por dentro. Se a Rampage for destravada mas nenhuma porta for aberta, o retravamento ocorre em 1 minuto. Caso a chave seja levada para longe com a ignição ligada, a Rampage indica sobre o fato no painel. Se o motor já estiver ligado e ela for conduzida sem a chave na cabine, um alerta sonoro soa constantemente.

Quando se coloca a mão em uma das maçanetas dianteiras, antes mesmo de puxar a maçaneta, ficam momentaneamente acesas as luzes do botão de partida, das indicações de posição de câmbio e luz amarela que indica o freio de estacionamento acionado. Elas apagam em 15 segundos. Com a ignição ligada, também ficam acesos: botões do volante voltados para o motorista (exceto paddle-shifts), comandos de luzes na parte esquerda, comandos nas portas, focos de iluminação ambiente (caso ativos), botões do painel e do console, molduras de todas as entradas USB, botão SOS do retrovisor, indicação do airbag e botões do console de teto.

Em termos de segurança, a Rampage vem de série com 7 airbags (frontais, laterais nos bancos dianteiros, de cortina e para os joelhos do motorista), alarme perimétrico (dispara com abertura de uma das portas), indicador do não-uso dos cintos de segurança dianteiros e traseiros (com ícones no quadro de instrumentos e alerta sonoro acima de 20 km/h monitorando peso na dianteira e o desafivelamento na traseira) monitoramento de pressão dos pneus, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (capaz de manter uma distância segura do veículo à frente) com função Stop & Go (pode realizar uma parada completa atrás de um veículo e, com pista livre, retomar a velocidade), sistema eletrônico de mitigação da rolagem da carroceria, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência (atua entre 7 e 50 km/h) e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de veículos em pontos cegos, "caixa-preta" Event Data Recorder (registra dados dos últimos 3 segundos antes de uma colisão, como velocidade do veículo, aceleração/desaceleração e status do uso dos cintos), alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída de faixa com assistente de permanência na pista.

O motor 2.0 Hurricane 4, turbinado e com injeção direta de combustível na câmara de combustão, de quatro cilindros em linha e movido a gasolina, opera à taxa de compressão de 10:1 e entrega 272 cavalos a 5200 rpm e torque de 40,8 kgfm a 3000 rpm. Este propulsor também é utilizado no Jeep Wrangler (desde a sua quarta geração), nas versões Overland e Blackhawk dos modelos Compass e Commander, e no híbrido plug-in Grand Cherokee 4xe. O propulsor possui injeção direta de combustível, bloco e cabeçote em alumínio, além de duplo comando de válvulas variável na admissão e escape. A bateria de 12 Volts é de 72 Ampères e o alternador tem potência de 180 Ampères.

Já o câmbio automático de 9 marchas possui seletor giratório de posição e aletas no volante para trocas sequenciais. Além disso, todas as versões da Rampage trazem protetor do cárter e tração 4x4 sob demanda, que distribui automaticamente o torque entre os eixos de forma constante.

O tanque de combustível das versões movidas a gasolina tem a capacidade de 55 litros. A portinhola, localizada no para-lama direito, possui travamento e destravamento associado ao status das travas das portas: aperta-se a sua extremidade traseira para abrir ou fechar. O bocal traz a indicação de que deve ser inserida gasolina.

O conjunto de suspensão é independente nas quatro rodas, com esquema McPherson na dianteira (trazendo braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora) e multi-link na traseira (com links transversais e longitudinais, além da barra estabilizadora), apresentando calibração e geometria diferenciadas para a Rampage. Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas, com pinças "flutuantes" e um cilindro de comando para cada roda. Curiosamente, os discos traseiros (32 cm) são maiores do que os dianteiros (30,5 centímetros).

Fabricada em Goiana (Pernambuco), a Rampage R/T tem preço de tabela de R$ 292.990 no momento de publicação desta avaliação. As cores disponíveis para a carroceria são: Vermelho Flame (sólida, sem custo adicional), Sting Grey (perolizada, sem custo adicional), Prata Billet (metálica, + R$ 2.000), Azul Patriot (metálica, + R$ 2.000), Maximum Steel (metálica, + R$ 2.000), Preto Diamond (metálica, + R$ 2.000; uma etiqueta no exemplar avaliado mostra o nome Preto Carbon, utilizado nos Jeep) e Branco Pérola (perolizada, + R$ 2.000). A Rampage R/T não possui opcionais de fábrica: a partir do início de 2024, esta versão passou a incorporar de série os itens que eram ofertados no Pack Elite por um valor adicional e as luzes de cortesia sob os retrovisores agora projetam o nome Ram no piso quando a porta dianteira é aberta.

Na Rampage com motor a gasolina, as revisões são feitas a cada 12 mil quilômetros, ou de um em um ano, o que ocorrer primeiro. A Rampage tem garantia de 3 anos com a possibilidade de adquirir uma extensão do prazo (total ou somente de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses, totalizando até 5 anos de cobertura de fábrica.

Impressões ao dirigir

Mesmo sendo derivada da plataforma que também serve à Fiat Toro, a Rampage ostenta muitas diferenças desde o momento em que o motorista se acomoda em seu posto de condução. Uma das primeiras coisas que chamam a atenção na Ram é o imenso distanciamento entre a grade dos limpadores e o capô, que é significativamente volumoso. Apesar dos múltiplos ajustes para volante, banco e cinto, posicionar o assento de forma elevada na Rampage faz com que alguns comandos fiquem distantes das mãos. O posicionamento dos assentos para baixo permite uma melhor ergonomia ao esticar menos o corpo para entrar na picape (nenhuma versão possui estribos de série e a altura em relação ao solo da Ram chega a ser maior que a de algumas picapes médias construídas sobre chassi).

O diâmetro de giro da Rampage R/T é de 12,0 metros, ligeiramente maior que nas demais versões da picape (11,9 metros), porém menor que na Fiat Toro (12,2 m em versões Flex e 12,4 m em versões Diesel). Na prática, é mais fácil manobrar e fazer retornos com a Ram do que pode se imaginar em um primeiro momento, ainda que sem tanta visão dos limites da carroceria para a frente. Mesmo sendo uma versão esportiva, a direção elétrica tem assistência confortável, bem leve principalmente em baixas velocidades e mais firme ao andar mais rápido. No modo R/T, a assistência fica perceptivelmente mais pesada, mas ainda em um nível bem aceitável para a utilização cotidiana.

Em termos de visibilidade, a picape da Ram agrada pelo amplo para-brisa, pelo vidro traseiro sem grade e pelos retrovisores quadrados, amplos e com ícones triangulares que acendem quando são detectados veículos em pontos cegos. A caçamba não interfere tanto na visão para trás e os encostos de cabeça, quando recolhidos para baixo, também colaboram com a visibilidade - assim como a câmera de ré, que pode ser acionada a qualquer momento por um ícone no sistema multimídia, permitindo ver se algum veículo parou perto demais da traseira. Já as colunas laterais são largas. Mesmo sob sol forte, os instrumentos são bem visíveis (embora a tela do sistema multimídia seja mais propensa a reflexos). À noite, os faróis proporcionam ótima iluminação, inclusive para as laterais, e a iluminação interna agrada: as luzes ambiente são discretas mesmo com brilho máximo. Assim como na Toro, a Rampage reflete parcialmente a imagem da tela do sistema multimídia pelo vidro traseiro à noite; usar o modo noturno da central atenua um pouco o incômodo. Caso a capota marítima seja aberta e enrolada, esteja ciente de que cerca de metade da área inferior do vidro deixará de ser vista. Os esguichos e limpadores de para-brisa operaram de forma satisfatória, mas a área varrida poderia ser um pouco maior.

O conjunto de suspensão da Rampage R/T é mais firme que nas outras versões da picape, e seus pneus são de perfil mais baixo - mas, ainda assim, as irregularidades do piso são absorvidas com boa maciez. Se o piso for muito castigado, é possível sentir baques na cabine, mas em um nível aceitável e com o controle da direção mantido. A picape da Ram é estável como seus irmãos de plataforma, mas tende a cantar pneus em curvas acentuadas com certa facilidade, e o centro de gravidade da carroceria é perceptivelmente elevado. Em compensação, mesmo nesta versão esportiva a altura em relação ao solo é mais do que suficiente para passar por lombadas e valetas com muita tranquilidade. Na travessia de trechos alagados, a Ram recomenda que o percurso seja feito em primeira marcha a no máximo 8 km/h, e a altura da água deve ser de até 48 centímetros. Os freios da picape da Ram atuam muito bem, com modularidade do pedal previsível, mas o exemplar avaliado apresentou um chiado ao parar.

O câmbio automático de 9 marchas da Rampage realiza trocas de marcha com precisão. Sob condução tranquila, as trocas são sutis, feitas a pouco mais de 2 mil rpm; no modo R/T, as trocas podem ser feitas entre 2500 e pouco mais de 3000 rpm, a depender da marcha engatada e das condições de rodagem. Ao pisar forte no acelerador, as passagens de marcha são mais sentidas, e ocorrem de forma rápida. O modo sequencial pode ser acionado a qualquer momento ao utilizar as aletas no volante; quando esta função é selecionada, para voltar à operação em D é necessário apertar e segurar a aleta + por alguns segundos. Somente no modo sequencial é mostrado o número da marcha engatada. Não há exibição de ícones de sugestão para avançar ou reduzir marchas; se for tentada uma troca inadequada (exemplo: marcha alta em velocidade baixa), o sistema simplesmente veta a troca, sem nenhum tipo de aviso. Mesmo no modo sequencial são feitas automaticamente as reduções de marcha (nas desacelerações) e os avanços para as marchas seguintes (para evitar que o motor chegue ao limite de giros).

A título de curiosidade, nós monitoramos as velocidades mínimas que são permitidas para o engate sequencial de marcha em piso plano e com aceleração leve. Confira abaixo (os valores são aproximados e podem sofrer variações conforme o tipo de terreno, a carga no veículo e a pressão sobre o acelerador):

De 1ª para 2ª marcha: 4 km/h
De 2ª para 3ª marcha: 19 km/h
De 3ª para 4ª marcha: 36 km/h
De 4ª para 5ª marcha: 50 km/h
De 5ª para 6ª marcha: 64 km/h
De 6ª para 7ª marcha: 74 km/h
De 7ª para 8ª marcha: 94 km/h
De 8ª para 9ª marcha: 110 km/h

É curioso que, com a Rampage desligada, o seletor giratório do câmbio pode ser livremente girado entre as extremidades de seu curso de deslocamento, mas ao acionar a ignição sem ligar motor, o rotor passa a ficar travado em P (automaticamente girando para a esquerda, caso necessário). Com o propulsor ligado, aí sim, é possível alternar entre as posições fixas P, R, N e D. Com o Drive engatado, a Rampage se desloca em piso plano à velocidade de 7 km/h.

O controlador de velocidade em descidas se ativa quando a inclinação é de mais de 8% e pode manter uma velocidade entre 2,5 e 25 km/h. Já o assistente de partida em ladeiras mantém a Rampage freada por 2 segundos antes da picape descer com a força da gravidade.

O piloto automático adaptativo (ACC) opera a partir de 30 km/h e é possível estabelecer quatro distanciamentos do veículo à frente; mesmo no modo de distância mínima, a Rampage fica suficientemente afastada do automóvel adiante. O sistema é capaz de reconhecer motocicletas, mais estreitas, e possui a função de parada completa atrás de um veículo. Após dois segundos com o veículo parado, é possível reativar o ACC pressionando o botão RES ou pisando no acelerador, e será reestabelecida a velocidade definida. Mesmo assim, é preciso ter atenção para as situações em que a picape está muito distante de um automóvel totalmente parado, pois não há tempo hábil para uma redução suave de velocidade. Em alguns momentos de incidência de luz forte diretamente no para-brisa, o alerta de colisão frontal fica temporariamente indisponível. Em raros momentos da nossa convivência, o alerta de colisão exibiu a mensagem "Frear!" no quadro de instrumentos, mas em todas as situações não houve gravidade suficiente para que a picape iniciasse uma frenagem autônoma de emergência - o alerta ficou programado para a distância mais longe possível.

O assistente de permanência em faixa atua entre 60 e 180 km/h e pode atuar em margem mais curta, mediana ou mais afastada das demarcações da pista: o esterço do volante para correção da trajetória também pode ser ajustado em três níveis. Caso a Rampage esteja dentro das faixas, traços verdes se acendem; em caso de uma faixa ser invadida, o traço acende na cor âmbar. Em curvas leves, o sistema é capaz de manter muito bem a trajetória, mas se atrapalha quando há curvas mais fechadas e quando as faixas são acompanhadas de tachões refletivos (as populares "tartarugas" no asfalto). Se for detectado que o motorista não está com as mãos no volante por alguns segundos, o quadro de instrumentos exibe um alerta; caso a ordem seja desobedecida, o sistema é desativado e só se reativa quando as mãos estão sobre o volante.

Já o monitor de veículos em pontos cegos atua a partir de 10 km/h em um raio de 3,8 metros nas laterais traseiras do veículo e sempre atua enquanto o assistente de permanência em faixa estiver ativo, detectando outros automóveis no entorno que começa logo após os retrovisores externos e se prolonga em um comprimento de 3 metros do para-choque da picape. Os espelhos externos acendem ícones triangulares em âmbar. Caso o motorista dê seta no momento em que há um veículo na região de ponto-cego, um alerta sonoro é executado. Este recurso é complementado pelo alerta de tráfego cruzado traseiro: em manobras de ré, o sistema monitora os veículos circulando em direção perpendicular e avisam sobre a proximidade com bipes e alerta visual, em uma faixa de detecção bem mais ampla do que a câmera de ré e os sensores de estacionamento traseiros. São recursos muito úteis e que contribuem bastante para evitar colisões.

O freio de estacionamento eletrônico é automaticamente liberado quando o motorista está de cinto, engata ré ou Drive e acelera levemente (se o cinto não for afivelado, o freio permanece aplicado) e é automaticamente aplicado quando a transmissão é colocada em Parking. São funcionalidades muito cômodas, e a liberação do mecanismo é suave. No cotidiano, o botão do console praticamente não será usado. A Rampage, porém, não executa uma função que vem se tornando mais comum em outros veículos com características similares: se a porta do motorista for aberta e/ou o cinto for desafivelado, o câmbio permanece em Drive (somente há um aviso no quadro de instrumentos recomendando que seja selecionada a posição P). A picape da Ram também não permite, em circunstâncias normais, que haja o desligamento da ignição em outra posição do câmbio que não seja Parking, também alertando sobre o fato com mensagem no quadro de instrumentos. Especificamente se o motor estiver desligado por conta da atuação do Start&Stop, caso o motorista abra sua porta e retire o cinto de segurança (ou vice-versa, contanto que sejam as duas ações), o freio de estacionamento eletrônico é aplicado, mas o câmbio permanece em Drive. Nesta situação, ocorre um fato curioso: o motor religa quando o botão do freio de estacionamento é acionado para liberar a picape.

Se o carro estiver com o Auto Hold ativo e o motorista não pressionar nenhum pedal por 3 minutos, a Rampage aciona automaticamente o freio de estacionamento eletrônico. Na prática, o Hold conseguiu manter a picape no lugar em todas as condições, mesmo em ladeiras. No exemplar avaliado, o desacoplamento do freio elétrico sempre ocorreu de forma suave, mas o modo Hold demandou a aplicação de um pouco mais de força ao pedal de freio para ser plenamente ativado (mais do que para ativar o Start&Stop). Portanto, caso o condutor opte por usar este recurso, é importante sempre se atentar ao quadro de instrumentos para conferir se a luz-espia verde "Hold" acendeu, o que dá a segurança para que o pedal do freio seja liberado e a picape permaneça parada.

Mesmo com o ar-condicionado ligado e o motor com pouco mais de 2 minutos de funcionamento, é bem comum a Rampage desligar o motor nas paradas se o Start&Stop estiver ativo. A picape da Ram desliga quando a velocidade é de 0 km/h e o freio é acionado com razoável força (se o toque do pé for leve, o motor permanece ligado); ao liberar o freio, ocorre o religamento. Curiosamente, ao girar o volante a cerca de 45 graus, o motor religa - o sistema entende que o motorista quer voltar a andar com o veículo. A assistência da direção permanece com a picape desligada, assim como outros sistemas elétricos: somente o compressor de ar deixa momentaneamente de funcionar. Se o motor desligar com a operação do Start&Stop e em seguida religar, ele só voltará a desligar se a picape atingir no mínimo 5 km/h. Mesmo que o motorista desative o Start&Stop por botão, na próxima partida o sistema volta a atuar. Quando o Start&Stop está ativo com o ar-condicionado ligado, o tempo de religamento do motor varia conforme a situação, podendo ficar inativo por cerca de 1 minuto e 10 segundos (o tempo é menor se houver maior necessidade de refrigeração); se o ar estiver desligado, o motor pode permanecer inativo por até 5 minutos. Se a bateria de 12 Volts estiver com carga baixa, há uma priorização para sua recarga que inativa o Start&Stop e desliga a ignição se o motor não estiver ligado.

O modo R/T equivale ao modo Sport das outras versões da Rampage com motor a gasolina, mas traz reações mais intensas. Ao desligar o motor no modo R/T, na ignição seguinte a picape é ligada no modo tradicional. Mesmo sendo uma alternativa planejada para acelerar forte, é possível andar na cidade com o modo R/T ativado sem grandes desconfortos.

Com o motor ligado e a picape parada, o regime de giros é de 805 rpm. A 100 km/h constantes, o motor gira a cerca de 1700-1800 rpm no modo de condução tradicional e a cerca de 2100 rpm no modo R/T. De forma similar ao Pulse Abarth, avaliado pelo Auto REALIDADE em novembro de 2023, a Rampage R/T nunca disfarça por completo a sua aura nervosa. Desde o momento da partida e mesmo ao andar devagar, o ronco do motor se sobressai e pode ser nitidamente ouvido do lado de fora e também na cabine, em um volume mais elevado do que o observado em outros modelos. Se o nível de ruído é mais elevado, a picape da Ram possui grande atenuação das vibrações, mesmo na fase fria de funcionamento do motor - característica rara entre automóveis com muita força. Acima dos 80 km/h, é possível escutar um leve barulho de vento cortando a carroceria.

Nesta versão, direção, molas e amortecedores receberam acerto mais esportivo. O som do motor também é mais grave, para combinar com o seu caráter mais nervoso. O ronco da Rampage ficou ainda mais insano do que o do Pulse Abarth: o ruído nas aceleradas é acompanhado de estampidos no escape, e a Ram é capaz até mesmo de cortar os giros do motor caso o acelerador seja pisado totalmente com o câmbio em P. Para preservar o propulsor de maior desgaste, não é possível cortar giro muitas vezes seguidas. Nas arrancadas, por conta da distribuição de torque para as quatro rodas, a Rampage praticamente não canta os pneus. Na aceleração de 0 a 100 km/h, esta versão R/T foi 0,1 segundo mais rápida que o dado de fábrica, e foi muito bem nas retomadas. Veja os resultados dos nossos testes, realizados em pista sem tráfego, com uma pessoa a bordo, ar-condicionado desligado, gasolina comum no tanque, controles eletrônicos ativados, câmbio em Drive e cronometragem automática pelo app GPS Acceleration: 

Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,8 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 3,4 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 3,6 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,8 segundos

Condições do teste
Temperatura externa: 29° C
Altitude (estimada): 61 metros
Nível de combustível do veículo (estimado): 1/4 tanque
Pressão dos pneus: 36 psi (todos os pneus)
Quilometragem do veículo durante os testes: 11 813 km

Em relação ao consumo de combustível, como era de se esperar, a Rampage R/T mostrou ser sedenta por gasolina: para rodar os quase 900 quilômetros, ela demandou um tanque cheio de combustível (de 55 litros) e abastecimentos que, somados, chegaram a 91,31 litros. Observamos que a indicação de autonomia apresentou grande imprecisão, principalmente com muito combustível no tanque: com tanque cheio, ela estimou a possibilidade de rodar mais de 700 quilômetros, sendo que, na prática, a picape não chegou a percorrer 330 km antes de entrar na reserva. A indicação de combustível baixo era exibida com cerca de 86 quilômetros de autonomia, mas houve situações em que o cálculo de alcance chegou a aumentar nesta situação. A estimativa é exibida até chegar a cerca de 21/22 km, e logo em seguida é zerada. Veja agora o consumo da Rampage em nossos percursos:

Primeiro tanque

Consumo de combustível: 7,4 km/l
Distância percorrida: 328,7 km
Velocidade média (estimada): 21,5 km/h

Acumulado após o primeiro reabastecimento, feito com a picape na reserva com 65 km de autonomia - 8,94 litros

Consumo de combustível: 7,2 km/l
Distância percorrida: 370,7 km
Velocidade média (estimada): 20,2 km/h

Acumulado após o primeiro reabastecimento, feito com a picape na reserva com 80 km de autonomia - 17,9 litros

Consumo de combustível: 6,9 km/l
Distância percorrida: 476,5 km
Velocidade média (estimada): 17,7 km/h

Acumulado após o segundo reabastecimento, feito com a picape na reserva com 89 km de autonomia - 35,78 litros

Consumo de combustível: 7,2 km/l
Distância percorrida: 565,0 km
Velocidade média (estimada): 18,5 km/h

(Após o reset involuntário)

Até o terceiro reabastecimento, feito com a picape na reserva com 85 km de autonomia - 12,17 litros

Consumo de combustível: 6,8 km/l
Distância percorrida: 137,9 km
Velocidade média (estimada): 17,7 km/h

Acumulado após o quarto reabastecimento, feito com a picape com 1/4 do tanque - 12,52 litros

Consumo de combustível: 6,9 km/l
Distância percorrida: 238,2 km
Velocidade média (estimada): 23,2 km/h

Acumulado após o quinto reabastecimento, feito com a picape na reserva sem estimativa de autonomia - 4,0 litros

Consumo de combustível: 6,9 km/l
Distância percorrida: 334,6 km
Velocidade média (estimada): 21,3 km/h

Total

Consumo médio de combustível: 7,1 km/l
Distância percorrida: 899,8 km
Velocidade média (estimada): 19,5 km/h

Boletim comentado da Ram Rampage R/T

Design = 9,5

O design da Rampage traz linhas interessantes e personalidade forte nesta versão R/T. Seu visual é inspirado na Ram 1500 e se destaca pela harmonia das formas. Detalhes como as faixas foscas no capô volumoso, os emblemas vermelhos em contraste com a cor da carroceria, a ausência total de cromados (substituídos por detalhes em cinza-anodizado), os faróis com projetores e luzes de seta dinâmicas, as lanternas com belas assinaturas de luz, as duas saídas de escapamento na traseira (bem visíveis) e as rodas de 19 polegadas pretas (que permitem ver os discos e pinças de freio) deixam bem evidente que esta picape da Ram tem uma proposta direcionada para a esportividade. Na nossa semana de avaliação em Teresina, a Rampage foi alvo de muitos olhares e elogios, em um nível bem maior do que praticamente todos os carros que dirigimos este ano (ao menos até agora...), mesmo com a carroceria na cor preta. A lateral exibe similaridades com a Toro, como no formato das portas e nas maçanetas, mas, lado a lado com um exemplar da picape da Fiat, é possível constatar que os vincos e o formato das janelas traseiras são diferentes. Não há brake-light, o que causa certa estranheza, mas as luzes de freio acendem em local diferente das luzes de posição traseiras, o que ajuda outros condutores a entenderem quando a Rampage está parando. Ah, se as pinças de freio fossem vermelhas...

Espaço interno = 9,0

Com tamanho intermediário entre as picapes compactas e as de porte médio concebidas sobre chassi, a Rampage oferece bom espaço para quatro adultos de 1,80 metro de altura e uma criança, principalmente para a cabeça; as pernas de quem senta atrás ficam próximas do banco da frente, mas sem encostar. Se forem cinco adultos, o ocupante do meio do banco traseiro irá com um tanto menos de conforto. Na Rampage, a somatória de espaços para objetos na cabine supera a Toro em 9,4 litros e há bons nichos no console, nos forros de porta e dentro dos apoios de braço, além do porta-óculos. A caçamba possui o volume de 980 litros, ante 937 L da Fiat Toro. Conforme fontes que participaram do projeto da Rampage, a plataforma Small-Wide não seria capaz de suportar um aumento mais expressivo do tamanho da picape; portanto, os ganhos de espaço para objetos e na caçamba da Ram já representam avanços perceptíveis.

Conforto = 9,0

Neste quesito, a Rampage entrega bons atributos. O conjunto de suspensão consegue absorver os impactos do piso com maciez, mesmo considerando que esta versão é pensada para uma utilização mais esportiva. A cabine é bem isolada de vibrações. A operação do ar-condicionado também agrada, sendo capaz de esfriar rapidamente a cabine mesmo sob temperaturas externas de 42º C: só fraqueja um pouco segundos depois do motor ser religado se o Start&Stop estiver ativo. O apoio de braço dianteiro é bastante prático, podendo ser deslocado mais para a frente. Até o diâmetro de giro do volante foi reduzido, na comparação com a Toro; em velocidades baixas, o volante fica bem leve para ser esterçado com maior facilidade. O freio de estacionamento eletrônico e o Auto Hold também contribuem bastante com a comodidade no dia-a-dia. Os comandos da porta do motorista, porém, ficam posicionados muito para a frente: várias vezes, os botões dos vidros traseiros foram acionados no lugar dos dianteiros durante a convivência. Também é necessário ter certa atenção ao seletor de câmbio para não engatar P ao invés do R, por exemplo. As rodas de 19 polegadas com pneus de perfil mais baixo e o acerto firme do conjunto de suspensão repassam solavancos do piso para os ocupantes na cabine, mas em um nível aceitável para o uso cotidiano.

Acabamento = 9,5

Neste quesito, a Rampage está mais próxima dos SUVs e sedans médios do que de outras picapes. O modelo da Ram possui materiais macios ao toque na parte superior do painel e das portas dianteiras, além de revestimentos em suede nas superfícies dos bancos, portas dianteiras e painel, bem como couro de boa qualidade revestindo bancos, volante, apoios dos painéis de porta dianteiros/traseiros e apoios de braço, além do forro de teto inteiramente moldado em tecido preto macio, porta-objetos emborrachados, porta-óculos espumado e cuidados como os fechos dos cintos dianteiros com laterais acarpetadas e os aros emborrachados de botões giratórios no painel. Porém, este exemplar, com cerca de 12 mil quilômetros rodados, apresentou rangidos significativos vindos das colunas B ao trafegar em pisos irregulares - e o suede do volante estava perceptivelmente desgastado.

Equipamentos = 9,5

Para os atuais padrões das picapes, a Rampage R/T vem com boa quantidade de equipamentos. No aspecto da comodidade, a Ram traz bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado de 2 zonas com saídas traseiras, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, rebatimento elétrico dos retrovisores, apoios de braço para ocupantes dianteiros e traseiros, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold... Um conjunto muito bom, mas aberto a melhorias: nenhuma versão da picape dispõe de teto solar (nem mesmo como opcional), não há capota marítima de fábrica (é acessório pago à parte nas concessionárias), e somente a traseira conta com câmera de visão externa: a imagem de uma lente dianteira ajudaria a atenuar o fato do capô ser muito elevado.

Instrumentos, Multimídia & Sistema de Som = 9,5

O quadro de instrumentos utiliza a tela de 10,25 polegadas também utilizada em versões dos Jeep Compass e Commander - perceptivelmente maior que o monitor de 7 polegadas presente em versões de Fiat Toro e Jeep Renegade, para citar alguns modelos da plataforma Small Wide. Os gráficos são agradáveis e há diversas formas de verificar e personalizar as informações, que são divididas em 6 submenus. Bem que ao menos esta versão R/T poderia ter o menu Desempenho, existente nos Jeep Compass e Commander, que mostra pressão do turbo, força G e percentuais de uso de potência e torque. Além disso, seria interessante haver a exibição da marcha engatada em Drive (D1, D2...), como existe na Fiat Toro. Causa estranheza a tela ser grande e os avisos textuais ao centro aparecerem em tamanho bem pequeno, assim como o fato dos ícones maiores de porta/capô/tampa traseira aberta(s) só aparecerem com a picape em movimento.

A tela do sistema multimídia é a maior entre os modelos Small Wide, com 12,3 polegadas e excelente nitidez, e as funcionalidades são bem parecidas com as que estão presentes em modelos recentes da Fiat e Jeep - o que é bom, já que ela oferece layout moderno (com detalhes exclusivos para a picape da Ram), boa usabilidade (tanto por toques na tela quando pelos botões no volante e na parte inferior do painel), possibilidade de criação de perfis de usuário e operação intuitiva, assemelhada a um smartphone ou tablet. Também é possível espelhar o conteúdo do celular sem fio, carregar o smartphone por indução (inclusive com resfriamento) e parear dois aparelhos por Bluetooth. Ao todo, são seis entradas USB: três do tipo C (sendo uma com função de leitura de dados) e três do tipo A (uma com função de dados). Porém, no quinto dia de convivência com a Rampage, o sistema multimídia travou o reconhecimento de toques na tela (podendo ser operado somente pelos botões físicos) e acabou resetando as duas parciais de consumo de combustível.

Já o sistema de som tem a grife Harman-Kardon e possui 10 alto-falantes, subwoofer de 6 polegadas abaixo do banco do passageiro dianteiro e 360 Watts. A qualidade de áudio é ótima, com boa definição e amplo volume, mas, na prática (e apesar das credenciais excelentes), não chega a ser coisa de outro mundo: o som parece muito projetado para a frente, mesmo com balanço centralizado, e é preciso atenuar os graves no equalizador para que a sonoridade não fique tão abafada.

Desempenho = 9,75

A Rampage R/T é muito ágil em todas as situações: mesmo com a entrega integral de torque a 3000 rpm, basta tocar no acelerador com um pouco mais de força para que a picape zarpe com uma agilidade inesperada para um veículo com mais de 1900 quilos. Além de ir de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, marca que a coloca entre as picapes mais rápidas à venda no Brasil, a versão R/T tem muito fôlego para alcançar e manter velocidades altas. Só não leva nota dez neste quesito porque o torque poderia ser entregue em faixas de rotações um pouco mais baixas, considerando que este propulsor conta com turbocompressor - não é à toa que a transmissão trabalha buscando manter o nível de giros do motor mais elevado.

Dirigibilidade = 9,5

O comportamento da Rampage é bem neutro, com tendências leves à saída de frente em velocidades altas. Mesmo se tratando de uma picape com significativa altura em relação ao solo, a carroceria mostra boa estabilidade nas curvas, graças ao conjunto de suspensão independente nas quatro rodas e aos pneus largos, e a direção entrega respostas obedientes aos comandos do motorista - em um grau maior que o Compass Blackhawk, por exemplo, que possui conjunto mecânico similar.

Segurança = 9,75

A Rampage se destaca por trazer um conjunto abrangente de recursos de assistências à condução de série, além de numerosos equipamentos de proteção para os ocupantes. Parte dos itens estão ausentes de outras picapes de porte intermediário, como piloto automático adaptativo com função Stop and Go, monitoramento de veículos em pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro. Além disso, a Ram possui 7 airbags (inclusive para proteção dos joelhos do motorista), alerta sonoro em caso do não-uso dos cintos dianteiros e traseiros, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em subidas, ajuste de altura dos cintos dianteiros, fixações para cadeirinhas infantis, freios a disco ventilados nas quatro rodas, faróis com comutação automática do facho baixo para o alto (e vice-versa), alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e alerta de saída da faixa de rodagem com assistente de permanência na pista. Faltaram só o centralizador na faixa de rodagem, o reconhecimento de placas de velocidade e o detector de fadiga do motorista, existentes nas versões mais completas de Compass e Commander.

Consumo de combustível = 7,0

Para muitos proprietários de Ram, o consumo de combustível é um fator secundário - ou que sequer é levado em consideração nas suas escolhas. A Rampage é mais econômica do que outros modelos da marca, mas gasta mais que outras picapes intermediárias. Movida somente a gasolina, na nossa avaliação ela registrou o consumo de 7,1 km/l na cidade - menos que os 8,0 km/l que constam para a versão R/T no Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos do Inmetro nestas mesmas condições, e do que os 8,8 km/l registrados pela Ford Maverick FX4 (também conforme o PBEV). Além disso, o tanque de 55 litros faz com que as visitas aos postos de combustível sejam constantes, caso o uso da picape seja predominantemente urbano. Um modo Eco que fizesse com que as trocas de marcha ocorressem em rotações menores seria útil para atenuar a sede da Rampage R/T caso o objetivo seja usá-la de forma parcimoniosa.

Relação custo-benefício = 9,0

A versão R/T da Ram Rampage é uma alternativa nitidamente mais emocional do que racional: paga-se mais por ela, na comparação com as opções Rebel e Laramie com este mesmo motor 2.0 Hurricane 4 - mas leva-se uma picape com visual esportivo, ronco muito instigante e acertos técnicos específicos para esta versão que fazem toda a diferença no uso em circuitos nos track days. Com uma versão mais voltada para a utilização fora-de-estrada (Rebel), uma alternativa de visual urbano e cosmopolita (Laramie) e a opção esportiva (R/T), a Rampage é uma picape que, além de ser uma das poucas opções com alternativas de motores a gasolina ou a diesel, tem bons argumentos para quem busca um produto de porte intermediário e que valoriza bom acabamento, itens de segurança e comodidades para os ocupantes. Por tudo isso, a Rampage rapidamente conquistou sua clientela cativa no mercado brasileiro.

Nota Final = 9,2

As notas são atribuídas considerando a categoria do automóvel analisado, os atributos oferecidos pelos concorrentes (diretos ou por aproximação), além das expectativas entre o que o modelo promete e o que, de fato, oferece. Um mesmo carro avaliado duas vezes pode ter sua nota diminuída em uma avaliação posterior, caso não evolua para os níveis de exigência que se aprimoram continuamente no mercado automotivo. Frações de pontuação adotadas: x,0, x,25, x,5, x,75. Em caso de notas com valores fracionados na casa dos centésimos, os décimos da nota do resultado final são arredondados para cima. Critérios - Design = analisado o aspecto estético do automóvel, considerando-se as linhas e formas do veículo, bem como as proporções entre tamanho de rodas e o restante da carroceria, a presença de itens de estilo diferenciados, entre outros detalhes. Espaço interno = julgada a amplitude do espaço para passageiros (dianteiros e traseiros, de acordo com a capacidade declarada do carro), locais para acomodar objetos e bagagem. Conforto = considera o nível de comodidade transmitida pelo conjunto de suspensão e pela operação de transmissão, pedais, alavancas e outros mecanismos, bem como o nível de ruído e de vibrações dentro do automóvel, a posição de dirigir, a ergonomia interna e outras amenidades adicionais. Acabamento = analisada a atenção aos detalhes internos do veículo (encaixes de peças, qualidade dos materiais empregados e padronagens dos revestimentos). Equipamentos = analisam-se itens de série e opcionais disponíveis no automóvel avaliado. Aqui são considerados os equipamentos de conveniência. Instrumentos, Multimídia & Sistema de som = na análise do quadro de instrumentos, são julgados a facilidade de leitura e a disponibilidade de informações. O sistema multimídia do veículo é avaliado de acordo com os recursos disponíveis (espelhamento de tela de celulares, entradas para dispositivos, facilidade de operação do aparelho, visualização de câmeras, etc). Caso o veículo avaliado não possua um sistema multimídia mas disponha de rádio, este aparelho será analisado sob os mesmos critérios. Se o automóvel não dispuser de sistema de áudio, iremos considerar a presença de pré-disposição para som (fiação, antena e falantes). Desempenho = julgadas a aceleração do veículo, as retomadas de velocidade e a entrega de torque e de potência pelo automóvel. Dirigibilidade = são analisados o comportamento em curvas, a manobrabilidade do veículo (incluindo diâmetro de giro e número de voltas de batente a batente do volante) e o funcionamento da transmissão. Segurança = levam-se em conta a visibilidade pelos retrovisores e pela carroceria, a iluminação do veículo, os itens de proteção ativa e passiva, o desempenho nas frenagens (assim como a modulação do pedal do freio) e a presença e facilidade de operação dos assistentes de condução. Consumo de energia/combustível = energia/combustível gasto durante a avaliação e autonomia. Custo-benefício = avaliada a relação de vantagem entre o preço pago e o que o carro entrega.

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