Ford F-150 Platinum: dirigimos a versão topo-de-linha desta picape grande!

Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí

A linhagem de picapes grandes da Ford, a F-Series, acumula nada menos que 76 anos de história e 14 gerações de utilitárias. O principal expoente desta série é a F-150, que chegou ao mercado norte-americano em 1975 e passou por diversas reformulações - a mais recente mudança de geração aconteceu em outubro de 2020. Diante do crescimento deste segmento full-size também em território brasileiro, impulsionado pelo sucesso dos modelos da Ram, a marca do oval azul decidiu iniciar a importação da F-150 para o mercado nacional a partir do ano de 2023, em duas versões: Lariat e Platinum, ambas com cabine dupla e caçamba de 5,5 pés de comprimento (167,6 centímetros). O Auto REALIDADE dirigiu esta grandalhona por quase 120 quilômetros e conta agora as impressões ao dirigir!

Em sua atual geração, a F-150 teve 92% de seus componentes alterados na comparação com a picape anterior. A carroceria tem linhas robustas, que reforçam suas dimensões bastante amplas. Os faróis verticais, de LED, com projetores para a iluminação principal, luzes de posição nas bordas, side-markers horizontais na cor âmbar e luzes de conversão dinâmicas, são circundados por luzes de posição que se fundem visualmente com as molduras da grade dianteira, que abriga um friso horizontal cromado e também possui tramas de retângulos espelhados.

Embutido no Oval Azul da Ford fica uma das câmeras de visão em torno da carroceria. Os para-choques são pintados na cor da carroceria, sendo que a peça dianteira também abriga luzes de neblina de LED (acompanhados da iluminação de posição) e detalhe inferior prateado com os ganchos de reboque integrados. Sensores de estacionamento dianteiros também são itens de série.

Lateralmente, a F-150 se destaca pelos diversos detalhes cromados, que estão presentes nas capas dos retrovisores externos, nas fendas dos para-lamas dianteiros (com saídas de ar e a identificação da versão), nas maçanetas e no friso que circunda a parte inferior das janelas. Os vidros dianteiros, aliás, contam com as curvas que se tornaram marca registrada da linhagem F-Series e também estiveram na saudosa F-250, vendida no Brasil de 1998 a 2011. As rodas de liga leve de 20 polegadas, cada uma sustentada por seis parafusos, possuem superfície polida e são calçadas por pneus Hankook Dynapro AT2, cuja pressão recomendada é de 35 psi. Olhando mais atentamente, é possível observar que a coluna da porta do motorista dispõe de teclado para destravamento do veículo mediante inserção de senha, como na Maverick. As maçanetas dianteiras dispõem de botões pretos por onde é possível fazer o travamento ou destravamento do veículo caso a chave esteja próxima. As colunas possuem a tonalidade preto-brilhante. Além disso, os estribos laterais contam com operação elétrica (somente nesta versão Platinum). As caixas de roda dianteiras possuem cobertura acarpetada por dentro, mas na traseira sequer há proteções de plástico rígido para as áreas em metal. As laterais da caçamba trazem a inscrição FX4 Off-Road, pacote que vem de série nos exemplares destinados ao Brasil.

A traseira da F-150 possui lanternas pentagonais que se projetam para as laterais e, na tampa da caçamba, um aplique em prata-anodizado que evidencia o nome Platinum e também abriga os logos "F-150" e "Ford". O para-choque traseiro abriga os sensores de estacionamento e, abaixo dele, está o engate para reboque.

A picape da Ford possui nada menos que 5,88 metros de comprimento, 1,96 metro de altura, distância entre-eixos de 3,69 metros e largura de 2,09 m sem os retrovisores, 2,17 m com os espelhos dobrados e 2,43 metros com os retrovisores abertos. A estrutura da picape utiliza ligas de alumínio de aplicação militar. Mesmo assim, a F-150 é peso-pesado, registrando 2517 quilos sobre a balança - um pouco mais do que sua arquirrival Chevrolet Silverado, com 2505 kg.

O interior da F-150 Platinum é bem requintado, com diversos detalhes a serem explorados. Nesta versão, os detalhes e costuras dos bancos assumem um tom terroso, que contrastam com a cor preta. O painel conta com duas áreas na parte superior com superfícies macias ao toque, enquanto o forro de teto e os para-sóis são forrados em tecido macio, os botões pretos do painel, os direcionadores das saídas de ar e os porta-objetos da parte superior do painel e do console dianteiro são emborrachados e há revestimentos em material sintético e suede nos bancos, apoio de braço e portas dianteiras e traseiras.

O volante, que traz logo da Ford prateado (detalhe exclusivo da Platinum) e o nome da versão no raio inferior, dispõe de revestimento de couro com costuras aparentes e concentra, no raio esquerdo, os comandos de operação do piloto automático adaptativo (incluindo ajuste de distância do veículo à frente), volume de mídia, comandos de voz, e, no raio direito, os botões de operação do computador de bordo, telefone e alternância entre faixas e estações. Além disso, a coluna de direção ajusta eletricamente em altura e profundidade através do comando à esquerda do volante. Esta coluna traz coifa em couro na parte superior e aba emborrachada na parte inferior.

O quadro de instrumentos da picape conta com tela colorida de 12 polegadas cuja interface lembra bastante a da Ranger Limited com Kit Opcional, que também já dirigimos (curiosamente, na F-150 o monitor é 0,4 polegada menor do que na versão completa da picape média da Ford). A tela mostra conta-giros e velocímetro nas extremidades da tela, ambos com escalas de semi-círculos e algarismos em grandes dimensões ao centro. A parte superior exibe os níveis de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e da transmissão, além de pressão do turbo e nível de combustível com autonomia estimada. Já a parte inferior da tela mostra posição do câmbio, temperatura externa, informações da mídia em reprodução, modo de tração, bússola, ícones de assistentes de condução ativos e hodômetro total. Ao centro, é possível conferir as seguintes informações: 

  • MyView: nela, é possível algumas das seguintes informações: 
    • Tela calma: a parte central da tela exibe uma imagem da lateral traseira da F-150, reduzindo a quantidade de informações dispostas na parte central.
    • Economia de combustível: acompanhado de um ícone da lateral da F-150, permite visualizar o consumo médio e uma barra horizontal que mostra o consumo instantâneo até 20 km/l.
    • Viagem 1: mostra distância percorrida em quilômetros, consumo de combustível em km/l, autonomia estimada e tempo de viagem em horas, minutos e segundos.
    • Viagem 2: mostra o segundo registro de distância percorrida, consumo, autonomia e tempo de viagem.
    • Auto StartStop: mostra informações sobre o sistema de desligamento e religamento do motor.
    • Assistências para motorista: exibe os gráficos relacionados ao piloto automático adaptativo e ao assistente de permanência/centralização na faixa de rodagem.
    • Pressão dos pneus: exibe a calibração de cada um dos quatro pneus em psi.
    • Cintos de segurança: mostra quais cintos estão afivelados, exibindo um ícone verde. Em movimento, é emitido alerta caso algum dos ocupantes dianteiros não tenha atado o seu cinto, condição em que o ícone acende em vermelho.
    • Off-road: exibe inclinômetros longitudinais e transversais, além do ângulo de esterço do volante.
    • Distribuição de potência: mostra gráficos que exibem se a tração está sendo distribuída somente para o eixo traseiro ou para os dois eixos, mostra se o bloqueio do diferencial está ativo e também exibe barras que se elevam quando é encaminhada mais tração para as rodas.
    • Comportamento ECO: mostra barras horizontais com o percentual de eficiência que o motorista está obtendo nas acelerações, desacelerações e na velocidade desenvolvida.
    • Estado de luzes de reboque: mostra o estado de luzes e o status do reboque.
  • Viagem/Combustível: permite ver os seguintes submenus acima descritos: Economia de combustível, Viagem 1, Viagem 2 e Comportamento ECO.
  • Informações do veículo: permite ver o status de afivelamento dos cintos de segurança e as assistências ao motorista ativas.
  • Reboque: exibe o estado de luzes e o status do reboque, além das assistências para o motorista ativas.
  • Telefone: quando conectado, permite a visualização de informações do celular.
  • Áudio: permite selecionar a fonte de áudio entre as disponíveis (rádio AM, FM, dispositivo USB, celular...).
  • Configurações: permite configuração dos mostradores (ao centro, os medidores de pressão do óleo e de temperatura da transmissão podem alternar seus lugares ou serem eliminados), adicionar o velocímetro em milhas por hora em destaque (abaixo, é mantido o velocímetro em km/h), mostrar o indicador ECO mesmo no modo de condução Normal (neste caso, o velocímetro incorpora uma barra verde que vai perdendo cor quando o acelerador é mais demandado), configurar reboque neutro e, no submenu de manutenção do veículo, conferir o percentual de vida útil do óleo do motor e a pressão de cada um dos quatro pneus.

A coluna de direção abriga somente uma haste. Através dela é possível acionar seta (um leve toque faz as luzes piscarem três vezes), comutar manualmente da luz baixa para alta e utilizar os limpadores dianteiros (ao girar a haste). Para acionar o lavador, que dispersa água pelo vidro inteiro em forma de gotículas, é necessário apertar o botão na ponta da haste.

A parte esquerda do painel inclui botões para acendimento das iluminações embutidas nos dois retrovisores externos, acionamento da tampa da caçamba (um toque breve permite a abertura; para fechar, é preciso apertar e segurar), comandos de iluminação (luz de caçamba, controle giratório das luzes externas com as posições desligada, luzes de posição, instrumentos e placa acesas, faróis no modo de acendimento automático e faróis baixos acesos, além do controle do brilho dos instrumentos), botão de acionamento do freio de estacionamento eletrônico e ajuste elétrico de altura dos pedais. Mais abaixo está a alavanca para abertura do capô. Os sobretapetes de borracha protegem os tapetes tradicionais e o forro do assoalho, ambos de carpete. O pedal do freio é emborrachado, enquanto o do acelerador é de plástico rígido.

Embutida na parte superior-central do painel, a central multimídia SYNC 4 da F-150 conta com tela sensível ao toque de 12 polegadas, incluindo conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, manual do proprietário digital, comandos de voz, Bluetooth e rádio AM/FM. Vale dizer que esta picape foi o primeiro produto da Ford oferecido no Brasil a oferecer a quarta geração deste sistema multimídia. Através deste monitor é possível alterar diversas configurações do veículo. Pela tela também é possível conferir as câmeras de visão em 360 graus, que podem ser vistas a até 10 km/h.

O sistema de som é assinado pela Bang&Olufsen e conta com 18 alto-falantes nesta versão Platinum, contando inclusive com falantes embutidos nos encostos de cabeça e no forro de teto, além de subwoofer na traseira. A qualidade de som é muito agradável, com uma das melhores definições entre todos os carros que já dirigimos.

Abaixo da tela do sistema multimídia há o controle do freio do trailer e o seletor de modos de tração, com os modos de tração traseira (2H), 4x4 convencional (High), 4x4 reduzida (Low) e 4x4 automático (AWD) para a distribuição de torque nas quatro rodas sob demanda.

O seletor de modos de condução/terreno ajusta parâmetros como assistência da direção, atuação dos controles de tração, estabilidade, de chassi e bloqueio do diferencial, bem como as respostas do motor e da transmissão (incluindo os pontos de mudanças de marcha) e a configuração da tração nas quatro rodas. Cada modo possui um tema de cores exclusivo para o quadro de instrumentos. Sempre que se dá a partida, a F-150 está no modo Normal e exibe uma mensagem no quadro de instrumentos perguntando se o motorista quer voltar ao último modo de condução selecionado. Os modos são:
  • Esportivo: da esquerda para a direita, este é o primeiro modo. Por padrão, a tração atua no modo 4A. O layout dos instrumentos assume escalas de cinza com detalhes em vermelho. As trocas de marchas ocorrem em rotações mais altas, o mapeamento do pedal do acelerador fica mais agressivo e a assistência da direção se torna mais responsiva.
  • Eco: seu modo de tração padrão é o 2H; acende um ícone de folha no canto inferior-esquerdo da tela. O tema de cores deste modo é verde. No Eco, otimizado para melhor consumo de combustível, não é possível engatar a tração 4L.
  • Rebocar/Transportar: realiza trocas de marcha em rotações mais altas, ajusta a calibração da direção para maior conforto durante o reboque e oferece uma atuação otimizada do freio-motor em todas as marchas. Utiliza por padrão a tração 2H, mas todos os outros modos de tração são selecionáveis. Instrumentos e multimídia passam a ter detalhes amarelos.
  • Normal: por padrão, seu modo de tração é o 2H, mas é possível selecionar qualquer uma das outras alternativas (4A, 4L e 4H). Instrumentos e multimídia incorporam detalhes em azul intenso.
  • Escorregadio: adota por padrão a tração 4A, e não permite selecionar o modo 2H. Otimiza o mapa do pedal do acelerador para uma entrega de torque mais suavemente e aumenta a sensibilidade dos controles de tração e estabilidade. O tema para instrumentos e multimídia adota um azul mais claro e pálido do que no modo Normal.
  • Neve Intensa/Areia: também adota tração 4H, aciona o bloqueio do diferencial traseiro e desativa o controle de estabilidade. Além disso, é aumentada a sensibilidade do acelerador. O tema da tela dos instrumentos passa a ter detalhes em cor de areia.
  • Lama/Terra: realiza automaticamente a mudança do modo de tração para o 4H, ativa o bloqueio de diferencial traseiro em qualquer velocidade e desativa o controle de estabilidade. Otimiza o mapa do pedal do acelerador para entrega de torque de forma mais imediata e realiza trocas de marchas em rotações mais altas. Seu tema de cores é um verde-oliva.
  • Rocha/Avanço Lento: só é possível utilizar este modo com a tração 4L, que exige que a transmissão esteja na posição N. O bloqueio eletrônico do diferencial é automaticamente acionado neste modo. O quadro de instrumentos exibe layout na cor bronze.

Também há comandos físicos de operação do sistema multimídia e os botões do ar-condicionado automático digital de duas zonas com três alternativas de funcionamento automático (menos intenso, mediano e mais forte). Os comandos incluem: aquecimento ou ventilação dos bancos dianteiros (cada um em três níveis), regulagens de temperatura para motorista e passageiro dianteiro de 15,5º C a 29,5º C, além de sete velocidades de ventilação e desembaçadores do vidro dianteiro e dos retrovisores externos. Do lado direito há uma tomada de 12 Volts e outra conexão de 400 Volts no padrão norte-americano, ambas com tampas que se levantam.

O início do console central abriga um porta-objeto com tampa retrátil deslizante que esconde duas entradas USB com molduras iluminadas em azul (uma do tipo A, outra do tipo C), além do carregador de celular por indução e de mais um pequeno espaço para objetos; a superfície desta região é emborrachada. Também há duas fendas nas laterais inferiores do console para alojar objetos, ambas com fundo de plástico rígido.

A alavanca de câmbio pode eletricamente ser recolhida ou levantada através do botão prateado à frente da posição P. O deslocamento ocorre através de trilho reto e, da posição Parking até a Drive, a manopla assume um posicionamento vertical à medida em que é movida para trás. O pomo da alavanca possui os botões + e -. Quando a F-150 está em Drive, estes comandos permitem selecionar qual será a marcha máxima a ser engatada (função semelhante à de alguns carros da Chevrolet que dispõem da posição Low). Já quando o botão M é acionado (o que faz acender nele uma luz âmbar), o motorista pode avançar e reduzir marchas sequencialmente.

Exclusivamente nesta versão topo-de-linha, o console central conta com superfície de apoio, que fica embutida no apoio de braço. Ela pode ser dobrada para a frente e, caso a manopla de câmbio esteja recolhida para baixo, este item permite montar uma mesa plana de apoio para equipamentos, como notebooks, ou para fazer um lanche a bordo do veículo. Sob este apoio há um grande porta-objetos com iluminação, divisória corrediça e removível para objetos menores e mais duas entradas USB, sendo uma do tipo A e outra do tipo C (ambas exclusivas para carregamento). Tanto o fundo do porta-objetos quanto da divisória são emborrachados, mas o apoio de braço tem o inconveniente de ser pesado demais para ficar aberto: a força da gravidade tende a fazer com que ele se feche. Com isso, é necessário usar uma mão para deixar este apoio levantado.

A F-150 dispõe de dois porta-luvas. O compartimento da parte superior se abre quando é apertado o botão abaixo da saída de ar esquerda para o passageiro dianteiro: com isso, a tampa automaticamente levanta. Este compartimento tem fundo emborrachado, mas é menor. Já o porta-luvas logo abaixo possui tampa que despenca quando aberta, não traz forro nem iluminação, mas oferece espaço significativamente maior e pode ser trancado com a lâmina da chave.

O retrovisor interno dispõe de lente anti-ofuscante e há porta-óculos com fundo levemente emborrachado. Existem dois focos de iluminação dianteiros e os controles elétricos da persiana e do teto solar. A persiana é operada por um toque e, curiosamente, no primeiro comando ela abre pela metade, para no segundo comando se abrir por inteiro. A parte dianteira do teto solar abre (ou assume a posição tilt, de inclinação da parte traseira) e um defletor de ar se levanta quando o vidro está aberto. Os para-sóis trazem abas porta-documentos, espelhos com tampa e iluminação; além disso, quando as sombreiras estão deslocadas para cobrir as janelas laterais, elas podem ser puxadas para trás.

A porta do motorista concentra os comandos de acesso às três memórias de posição do condutor (que memorizam as regulagens de volante, espelhos externos e banco), travamento e destravamento das portas (também presente no forro de porta do passageiro dianteiro), ajustes e rebatimento elétrico dos retrovisores, além do bloqueio e acionamento dos vidros elétricos, que possuem a função um-toque para cima e para baixo nas janelas dianteiras. Já os vidros traseiros demandam pressão contínua nos botões para subir ou descer. Todos os forros contam com maçanetas cromadas e embutidas nos vãos para as mãos nos puxadores de porta, assim como na atual geração da Ranger. Os amplos porta-objetos das portas são confeccionados em plástico rígido texturizado.

Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos, e ambos possuem botões para regulagem de distância e altura do assento (para o motorista, tanto da extremidade das coxas quanto da região posterior; o banco do passageiro dispensa a regulagem em altura da área das coxas), bem como para ajuste da inclinação do encosto e para a região lombar, em duas direções longitudinais. Já a regulagem dos encostos de cabeça é manual; os cintos da frente também contam com ajuste manual de altura, e seus fechos contam com revestimentos para evitar rangidos contra o console. As soleiras dianteiras trazem a inscrição Platinum.

Na traseira, o espaço para passageiros é excelente, com notável amplitude para pernas e cabeça. Já o assoalho é totalmente plano, o que favorece o conforto até mesmo para o ocupante do meio do banco. Embutido na parte central está o apoio de braço com dois porta-copos. O assento traseiro é bipartido e as duas partes podem ser levantadas (basta puxar para cima até o fim de curso; o encosto também tem a posição ligeiramente alterada), dando acesso a um porta-objetos desmontável (que dá suportes para itens longos). Há dois porta-revistas, duas saídas de ar direcionáveis, mais duas entradas USB (uma do tipo A, outra do tipo C, ambas exclusivas para carregamento), conector de energia no padrão norte-americano e tomada de 12 Volts, botões para aquecimento dos bancos dianteiros laterais e, no teto, dois focos de iluminação e dois ganchos fixos. As janelas das portas traseiras se abrem até o final.

A chave lembra a de outros modelos da Ford. Presencial, ela conta com os botões de travamento das portas e destravamento das portas (não há operação das janelas de forma remota pela chave), abertura e fechamento da tampa da caçamba (ao apertar duas vezes seguidas), partida remota (primeiro é preciso apertar o botão de travar o veículo para, em seguida, pressionar duas vezes este botão; com este recurso, o motor e o ar-condicionado ligam à distância por 15 minutos, podendo ser prorrogados por mais 15 min; também é possível desligar o motor à distância) e disparo do alarme de pânico, que aciona luzes externas e buzina de forma estridente. Ao se aproximar da picape travada com a chave presencial, o destravamento é feito automaticamente, seguido do acionamento do estribo.

A caçamba tem tampa com acionamento motorizado para abertura e fechamento, escada de acesso, tomada de 110 volts, iluminação em LED, quatro nichos com trava BoxLink, ganchos de fixação e proteção do tipo “spray-in”. A capacidade de carga da picape nesta versão é de 681 quilos, enquanto o volume da caçamba é de 1370 litros e a capacidade de reboque é de 3515 kg. Sob o assoalho da caçamba, na parte de baixo, está fixado o estepe com roda de 18 polegadas e pneu de perfil 265/70, que também deve receber 35 psi.

O motor 5.0 Coyote V8 a gasolina rende 405 cavalos a 6000 rpm e torque de 56,7 kgfm a 4250 rpm, trabalhando em conjunto com o câmbio automático longitudinal 10R80 de dez marchas com opção de trocas sequenciais. O capô conta com manta de isolamento acústico e dois amortecedores para sustentação. Entre os recursos disponíveis para a redução do consumo de combustível estão a grade aerodinâmica ativa e o desligamento automático do motor em paradas (start-stop). Seu tanque de combustível tem a capacidade de 136 litros.

Com preço de R$ 519.990 e fabricada em Dearborn, Michigan (Estados Unidos), a F-150 Platinum possui garantia de fábrica de 3 anos sem limite de quilometragem. A carroceria pode receber uma das seguintes oito opções de cores: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Preto Orvalho, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur, Cinza Glasgow e Azul Mônaco.

Impressões ao dirigir

Depois de dirigir a Chevrolet Silverado, uma das arquirrivais da Ford F-150, é impossível não constatar semelhanças e diferenças entre as duas. Mesmo sendo do mesmo segmento, é possível dizer que, na posição de condução e na dirigibilidade, a F-150 transmite sensações semelhantes à de uma picape média, mas em tamanho extragrande, ao passo em que a Silverado lembra mais uma picape que exige carteira de habilitação do tipo C para a condução, como a Ram 3500. Na utilitária da Ford, os ocupantes se esticam menos para ter acesso à cabine do que na rival da Chevrolet. Antes de ligar o motor e após desligar a ignição, a coluna de direção e o banco do motorista podem ser programados para se afastarem e oferecerem mais espaço ao embarcar e sair da cabine.

Com volante mais encorpado e que traz aro com gomos e ranhuras para melhor acomodação das mãos, a direção com assistência elétrica da Ford proporciona bom nível de conforto durante a condução. A F-150 esterça menos que a Silverado (34 x 41 graus), porém compensa por ter o diâmetro de giro inferior (14,6 x 16,0 metros). Na prática, é perceptível que as manobras com a picape da Ford exigem menos preocupações do motorista.

O nível de rotações do motor da F-150 é admiravelmente baixo. Diferente da Silverado, que chega a chacoalhar para o lado em cada partida, a picape da Ford vibra menos - mas o motor é mais ouvido, pois os oito cilindros normalmente trabalham juntos por mais tempo do que na picape da Chevrolet. Com o motor ligado e a F-150 parada, o conta-giros registra entre 500 e 600 rpm. Já a 100 km/h constantes, o motor da picape da Ford gira a 1400 rpm.

Outro aspecto em que F-150 e Silverado se parecem muito uma com a outra é no quesito de suspensão - até porque seus tipos são os mesmos (independente na frente e, atrás, com eixo rígido e feixes de mola); além disso, ambas possuem pneus com largura e flanco iguais. Ambas são firmes, com absorção de impactos pequenos de forma macia. Mas ao passar por irregularidades mais profundas, o baque é repassado para a parte interna e a traseira quica levemente. Tivemos a impressão de que a picape da Ford entrega um pouco mais de maciez: certamente, o tipo de pneu e a carroceria mais assentada ao chão contribuem para uma melhor sensação a bordo.

A visibilidade da F-150 é boa: o para-brisa é bem amplo, permitindo enxergar uma pequena porção do capô; nela, as palhetas dos limpadores ficam parcialmente visíveis mesmo quando estão recolhidas. O retrovisor do lado esquerdo possui lente que amplia o entorno traseiro, mas, desta vez, esta característica não atrapalha tanto o motorista (mesmo assim, é possível constatar que existe uma faixa de ponto cego nesta picape). À direita, o espelho possui a inscrição "Objects in the mirror are closer than they appear". O espelho interno é bem-dimensionado e o vidro traseiro é reto e não traz desembaçador ou janelinha - quem dirige esta picape pode até mesmo ter a impressão de que não há vidro na traseira. Os encostos de cabeça traseiros são vistos pelo retrovisor mesmo que estejam na posição mais baixa possível. As câmeras de visão em 360 graus só são exibidas a até 10 km/h (diferentemente da Silverado, que permite ver o entorno da carroceria em qualquer velocidade); acima disso, na picape da Ford só é possível ver a câmera traseira com visão tradicional ou de cima para baixo - ainda assim, aparece a inscrição "visão completa indisponível", o que atrapalha um pouco na visualização de carros que estejam mais afastados.

Como é comum nos veículos com freio de estacionamento eletrônico, é possível começar a andar com a F-150 sem tocar o botão do lado inferior esquerdo do painel: basta acelerar em R ou D com portas fechadas e cinto do motorista afivelado para a liberação automática, que é feita suavemente. O motorista também pode usar o comando físico para acionar e desacoplar o freio de estacionamento. Se a picape estiver em Drive, o motorista retirar o cinto e abrir sua porta, automaticamente a alavanca de câmbio se movimenta fisicamente para a posição Parking. Outro detalhe de comodidade é o Auto Hold, ausente na Silverado. Com ele, é possível liberar o pedal do acelerador (mesmo em Drive) e a F-150 permanece parada: ela só volta a se movimentar quando o pedal do acelerador é pressionado. Assim como na Ranger, a F-150 não dispõe de botão físico para ativar ou desativar este sistema: este é um recurso alterado nas configurações do sistema multimídia. Com o Auto Hold desativado, a F-150 lentamente avança em Drive ao ritmo de 5 km/h.

Ainda que a F-150 transmita reações ágeis para uma picape de seu tamanho, em alguns momentos ela "relembra" que possui uma carroceria de quase seis metros de comprimento e mais de 2,5 toneladas. Nas frenagens, é nítido que a F-150 precisa de mais espaço para parar, ainda que a modulação do pedal e a reação da carroceria durante o uso do freio lembrem mais uma picape média do que na Silverado. Além disso, nas curvas acentuadas e em maior velocidade, a picape da Ford aderna e mostra que seu centro de gravidade é elevado.

O Auto Start-Stop, que desliga o motor em paradas sob certas condições, ajuda a F-150 a poupar combustível. Quando a picape está momentaneamente desligada, o volante perde a sua assistência, mas ao fazer força para gira-lo, o motor religa - exatamente como no Bronco Sport. Uma característica curiosa: o ar-condicionado da Silverado gela mais, mas a F-150 tem melhor refrigeração dos bancos, sendo bem perceptível para os ocupantes dianteiros, mesmo quando estão vestidos com roupas mais espessas. Em ambas, o ruído de funcionamento do resfriamento para os bancos é perceptível. Na picape da Ford, os esguichos e limpadores funcionaram de forma adequada.

Os assistentes de condução funcionaram de forma satisfatória, de um modo geral. O piloto automático adaptativo desacelera de forma automática para guardar distância do veículo à frente, estabelecida entre quatro níveis; com pista livre, a picape retoma a velocidade estabelecida de forma rápida. Já o assistente de permanência na faixa de rodagem atua a partir de 64 km/h, corrige o esterço do volante caso necessário e vibra o volante para alertar o motorista sobre a saída da pista. Este recurso também integra a centralização na faixa, que busca manter a F-150 afastada das bordas da pista.

O controlador automático de velocidade em descidas atua a partir de 3 km/h, permanecendo ativo até 32 km/h. Acima desta velocidade, o sistema permanece ligado, mas não é possível ajustar ou manter uma velocidade. Para altera-la, utilizam-se os botões Set+ e Set- no volante. Porém, o assistente de tráfego cruzado traseiro foi escandaloso nas vezes em que atuou.


O câmbio automático de 10 marchas está programado para engatar marchas altas em velocidades baixas, realizando as trocas a cerca de 1300 rpm sob condução tranquila, o que contribui com o baixo nível de ruído. O algarismo da marcha engatada é sempre exibido, mesmo em Drive. Curiosamente, durante a condução regular, a F-150 quase sempre "pula" da primeira para a terceira marcha, tanto nas acelerações quanto nas desacelerações. Veja as velocidades em que ocorrem as mudanças de marcha em terreno plano e com aceleração leve:

  • De 1ª para 3ª marcha: 15 km/h
  • De 3ª para 4ª marcha: 30 km/h
  • De 4ª para 5ª marcha: 39 km/h
  • De 5ª para 6ª marcha: 45 km/h
  • De 6ª para 7ª marcha: 58 km/h
  • De 7ª para 8ª marcha: 67 km/h
  • De 8ª para 9ª marcha: 77 km/h
  • De 9ª para 10ª marcha: 87 km/h

Nos nossos testes de acelerações e retomadas, a F-150 apresentou resultados perceptivelmente melhores do que a Silverado. O tempo de 0 a 100 km/h da picape da Ford não chegou a ser idêntico ao declarado pela fábrica (7,1 segundos), mas foi 0,7 s mais ágil que o da rival da Chevrolet. Veja os dados coletados em pista sem tráfego de veículos, com ar-condicionado desligado, modo de condução Normal, somente o motorista a bordo, controles de tração/estabilidade ativos e cronometragem automática pelo aplicativo GPS Acceleration:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 4,7 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 4,0 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,7 segundos

Condições do teste

Temperatura externa: 29º C
Altitude (estimada): 71 metros
Pressão dos pneus: 33 psi (dianteiro esquerdo); 32 psi (dianteiro direito e traseiro esquerdo); 29 psi (traseiro direito)
Nível de combustível: aproximadamente 1/8 do tanque
Quilometragem do veículo durante os testes: 4260 km


É fato que, para este público das picapes full-size movidas a gasolina, o aspecto do consumo de combustível não está entre as prioridades na hora da compra - porém, conosco a F-150 registrou menos do que os 6,3 km/l na cidade pelos padrões de testagem do Inmetro e também menos que os 5,4 km/l registrados com a Silverado em nosso test-drive. A luz de reserva se acende a partir dos 80 quilômetros de estimativa de autonomia. Veja nosso resultado, obtido com uso predominantemente urbano, uso predominante nos modos Normal/Eco e ar-condicionado constantemente ligado:

Consumo de combustível médio: 5,0 km/l
Distância percorrida: 119,0 km
Velocidade média (estimada): 
16,8 km/h
Autonomia na devolução: 70 km

Para concluir...

A Ford F-150 é uma picape grande com dirigibilidade equivalente à de uma utilitária de porte médio, com muitos recursos a serem explorados, bom desempenho para seu segmento e a reconhecida expertise da marca no segmento. Mas atenção: muito em breve, a picape será apresentada com novidades no Brasil. Um protótipo apresentado durante o Festival Interlagos antecipa a reestilização da F-150. É o momento de analisar se compensa adquirir a versão desatualizada com desconto ou a picape nova com valor mais alto.

Vem conferir a Galeria de Fotos da Ford F-150 Platinum!










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