Exclusivo: BYD Yuan Pro chega ao Brasil com motor de 177 cavalos e bateria de 45,1 kWh

Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí

As primeiras unidades do BYD Yuan Pro já estão disponíveis nas concessionárias da marca em todo o Brasil, uma semana antes da apresentação deste SUV elétrico à imprensa especializada. Nesta ocasião, será revelado o preço desta novidade - que deverá ficar abaixo de R$ 200.000, conforme as concessionárias. O Auto REALIDADE teve acesso antecipado a informações sobre este modelo, que será vendido no Brasil com motor de 177 cavalos, 29,6 kgfm de torque e bateria de 45,1 kWh, com possibilidade de recarga em corrente contínua (DC) na potência de até 65 kW.

O Yuan Pro possui 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de altura, 2,72 metros de distância entre-eixos e 1,67 metro de altura, sendo 14 centímetros mais curto, 5 cm mais estreito, 6 cm mais alto e com entre-eixos encurtado em 10 cm na comparação com o Yuan Plus. Com este conjunto mecânico, a novidade acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.

O desenho do Yuan Pro traz personalidade própria em relação aos outros modelos da BYD. Os faróis horizontais trazem projetores e luzes de posição de LED, sendo interligados por uma barra em preto-brilhante com o logotipo da marca. O para-choque dianteiro possui fendas para a passagem de ar para as caixas de roda frontais. As rodas de 17 polegadas, na cor cinza, contam com pneus Westlake 215/65, que devem receber a pressão de 36 psi. O SUV dispõe de freios a disco nas quatro rodas. A antena de teto, ao estilo barbatana de tubarão, fica na parte traseira. Na traseira, as lanternas se interligam por toda a largura da carroceria. As luzes dianteiras e traseiras trazem a assinatura BYD Tech.

O Yuan Pro conta de série com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), quadro de instrumentos com tela de 8,8 polegadas, central multimídia com display giratório de 12,8 polegadas, câmeras de visão em 360 graus com modo de visualização 3D, bancos dianteiros com ajustes elétricos (incluindo regulagem de altura para o assento do motorista), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos com rebatimento elétrico, ar-condicionado automático digital de zona única, carregador de celular por indução, 4 entradas USB dos tipos A e C (incluindo duas para os ocupantes traseiros), compatibilidade com dispositivos NFC, alavanca de câmbio com operação shift-by-wire, quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Snowfield), freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, apoios de braço dianteiro e traseiro, banco traseiro bipartido (2/3-1/3), feixes de luz ambiente no console e nas portas, travas, vidros (com função um-toque) e retrovisores externos elétricos, para-sóis com espelhos, tampas corrediças e iluminação, porta-revistas atrás dos bancos dianteiros e porta-objeto na parte traseira do console, volante com ajuste manual de altura e profundidade, quatro luzes de teto, três alças de teto retráteis para os passageiros, retrovisores externos com luzes de seta e de cortesia, sistema de som com 6 alto-falantes, controlador de velocidade em descidas, controlador de velocidade de cruzeiro e monitor de pressão dos pneus, entre outros itens.

O acabamento é um ponto forte do Yuan Pro: uma ampla porção da parte superior do painel e dos forros de porta dianteiros são macios ao toque. Os materiais sintéticos estão presentes no volante, nas portas (dianteiras e traseiras), nos bancos, nos apoios de braço e nas laterais do console. Além disso, o forro de teto é moldado em tecido macio e este material também está presente nos para-sóis. O carregador por indução é aveludado e as fendas dos puxadores nos forros de porta são emborrachadas, assim como os porta-copos do apoio de braço traseiro e o fundo do porta-objeto sob o apoio de braço dianteiro.

O capô dispensa trava para liberação (basta puxar a alavanca interna) e conta com haste de sustentação, sem manta acústica na sua parte interna. Os componentes mecânicos são plenamente acessíveis a partir da dianteira do Yuan Pro. O porta-malas conta com iluminação do lado esquerdo e porta-sacolas de 3 quilos. Em mercados internacionais, sua capacidade é de 265 litros com os bancos em posição normal e 1210 L com o rebatimento dos encostos do banco traseiro. 




Comentários