Chevrolet Silverado High Country: convivemos 367 km com esta picape gigante!

Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí

Quando foi lançada no Brasil, em 1997, a Chevrolet Silverado representou o fim da longeva era das picapes A-20, C-20 e D-20, desenvolvidas especificamente para o mercado nacional e apresentadas no ano de 1985. Trazida ao mercado nacional na carroceria de cabine simples, a Silverado antecipou a tendência de "internacionalização" dos veículos oferecidos em nosso País: equivalente à quarta geração (GMT400) das picapes Chevrolet C/K vendidas nos países norte-americanos, ela vinha importada da Argentina e, no ano seguinte, passou a ter a rivalidade da Ford F-250, igualmente oriunda de um projeto global. A primeira Silverado teve carreira efêmera no Brasil, deixando de ser produzida no início de 2002 - porém, ela marcou época e até hoje é muito desejada pelos picapeiros de plantão. Com o crescimento do volume de vendas das picapes full-size, a Ram passou a trazer mais versões das suas utilitárias e a Ford iniciou a comercialização da F-150. E a Chevrolet, enfim, se decidiu pela importação da Silverado no segundo semestre de 2023, em versão única e topo-de-linha (High Country). Nós do Auto REALIDADE tivemos a oportunidade de conviver com esta picape por quatro dias e rodamos mais de 360 quilômetros com ela!

A Silverado traz faróis de LED com projetores, luzes de posição na parte inferior (que se convertem na luz de seta quando necessário) e refletores laterais em laranja com a gravata da Chevrolet. A enorme grade dianteira conta com frisos horizontais em prata-anodizado, trazendo a assinatura High Country no lado esquerdo e câmera na parte central com lavador. As aletas dianteiras do radiador podem se abrir ou fechar, conforme a necessidade de refrigeração. O para-choque traz sensores de estacionamento, dois ganchos de reboque e detalhe inferior também em prata-anodizado, com luzes de longo alcance de LED embutidas, além de passagens de ar para as caixas de roda dianteiras. O capô traz vincos bem definidos e os para-lamas dianteiros também possuem o nome da versão.

Lateralmente, chamam a atenção os imensos retrovisores externos (que podem se estender manualmente para as laterais), com luzes de seta, dois espelhos de cada lado e bordas cromadas. Os acabamentos espelhados também estão nas maçanetas externas (que, nas peças dianteiras, trazem botões para travamento e destravamento das portas quando a chave presencial estiver próxima), nos frisos laterais (com o nome Silverado nas portas dianteiras) e no contorno inferior das janelas, que se estendem até a parte de cima nas portas traseiras. A antena, ao estilo barbatana de tubarão, fica na parte esquerda dianteira do teto. Há também outra antena no para-lama dianteiro direito, semelhante à de alguns caminhões: quando ela balança, é sinal de que tocou em algo, o que ajuda ao entrar em garagens de teto baixo. Já os estribos laterais possuem acionamento elétrico e se estendem quando uma das quatro portas é aberta ou quando o botão próximo do para-lama traseiro é manualmente acionado. Este botão, que pode ser acionado pelo pé, permite duas posições do estribo estendido: a convencional, para acesso dos ocupantes dianteiros e traseiros, e recuada, que chega bem próximo do pneu traseiro para facilitar o acesso à caçamba pela lateral.

As rodas são de 20 polegadas, com bordas diamantadas e detalhes centrais em cinza, com pneus Bridgestone Dueler 275/60 All-Terrain que devem receber 35 psi. Para se ter uma noção, os discos ventilados dos freios dianteiros e traseiros possuem 17 polegadas de diâmetro.

Na traseira, as lanternas possuem concavidades nas laterais e luzes de pisca vermelhas, além de iluminação de posição de LED e lâmpadas halógenas de ré. O brake-light, acima do vidro traseiro, integra a câmera que transmite imagens para o retrovisor interno. A tampa da caçamba conta com o nome Chevrolet gravado em baixo-relevo, com amplas dimensões. Os logos Silverado e High Country são posicionados nas extremidades contrapostas e são cromados. O para-choque concentra sensores de ré, degraus nas laterais para facilitar o acesso à caçamba, duas saídas de escape cromadas, além da fixação e preparação elétrica para uso de trailer. Já a iluminação de placa é amarelada.

De porte "full-size", a Silverado possui 5,915 metros de comprimento, 2.063 m de largura (desconsiderando os retrovisores), 1,945 metro de altura e distância entre-eixos de 3,745 metros. A picape dispõe de 24,8 graus de ângulo de ataque, 21,6 graus de ângulo de saída e altura em relação ao solo de 24,3 centímetros. Capô, portas e tampa traseira são de alumínio, enquanto a caçamba traz assoalho com aço reforçado, que, segundo a General Motors, aguenta impactos até 50% maiores que o de picapes tradicionais. Mesmo com a adoção destes materiais, a picape registra significativos 2505 quilos sobre a balança.

Incorporando os tons preto (Jet Black), azul-escuro (Captain Blue) e marrom, a cabine da Silverado se destaca pela amplitude e pela qualidade dos materiais: ela traz couro azul-escuro com costuras em marrom, detalhes de madeira legítima nas portas, forro de teto preto com tecido macio e botões do painel com aros emborrachados.

Com quatro raios, o volante da Silverado traz, no raio esquerdo, comandos para operação do piloto automático adaptativo (que atua a partir de 25 km/h), ajuste da distância a ser mantida do veículo à frente (curta, média ou longa) e aquecimento do aro da direção. No lado direito ficam os comandos de voz do dispositivo conectado, gerenciamento de chamadas telefônicas e operação das informações do quadro de instrumentos. A picape também dispõe de paddle-shifts para trocas de marcha sequenciais. Atrás dos raios do volante também há botões para controle do som (do lado esquerdo, alternam entre faixas e estações favoritas; à direita, permitem o ajuste do volume). A coluna de direção ajusta em altura e profundidade de forma elétrica, pelo botão à esquerda do volante, e possui coifa de proteção em couro.

O quadro de instrumentos mostra todas as suas informações na tela colorida de 12,3 polegadas, emoldurada com friso cromado. A visualização padrão traz a escala do velocímetro à esquerda, informações na parte central da tela que são alternadas pelos comandos no volante, conta-giros à direita e, abaixo, barras que mostram a temperatura do líquido de arrefecimento do motor e o nível de combustível. Estão disponíveis quatro layouts para a exibição: Clássico, com escalas de velocímetro e conta-giros em semi-círculos tradicionais; Moderno, que mostra estes itens em disposição contraposta acompanhando a curvatura da tela; Digital, sem as escalas dos itens mencionados, dando mais ênfase às informações exibidas "dentro" deles, e Minimalista, com ênfase somente no velocímetro digital e em ícones mais relevantes para a condução. Ao centro, é possível conferir:

  • Página inicial: exibe os seguintes itens:
    • Velocímetro digital (quando outra informação for selecionada, este velocímetro passa para a parte superior da tela)
    • Resumo do trajeto em cada nova ignição (com quilômetros percorridos, consumo de combustível e horas/minutos decorridos)
    • Trajeto 1 (com informação de distância percorrida, consumo médio e velocidade média)
    • Trajeto 2 (com informação de distância percorrida, consumo médio e velocidade média)
    • Cronômetro (marca horas, minutos e segundos; pode ser parado ou zerado)
    • Pressão de cada um dos quatro pneus
    • Indicador de consumo de combustível instantâneo (acompanhado da melhor média e da média atual, com possibilidade de ver o consumo dos últimos 50, 100 ou 500 km e de apagar o melhor resultado de consumo)
    • Gráficos de assistências ao motorista ativas (como assistente de permanência em faixa e presença de veículo à frente; sem piloto automático adaptativo ativo, ele exibe em segundos a distância do veículo à frente)
    • Vida útil do óleo
    • Vida útil das pastilhas de freio (dianteiras e traseiras)
    • Vida útil do filtro de ar
    • Indicação do freio de reboque (mostra ganho do reboque e percentual de rendimento)
    • Menu off-road (mostra inclinômetros longitudinais e transversais, além de ângulo de esterço do volante e status atual da tração)
    • Horímetro do motor
    • Temperatura do fluido da transmissão
    • Página em branco (minimiza distrações ao motorista)
    • Opções de informação da página, que permite exibir ou ocultar cada uma das informações mencionadas
  • Rádio/Mídia: permite conferir informações da mídia em reprodução e escolher a fonte de som (AM, FM, Bluetooth, Android Auto, Google News, Podcasts, USB...).
  • Navegação: mostra a bússola digital.
  • Telefone: caso haja um celular pareado com o veículo, exibe informações de chamadas recentes do aparelho.
  • Opções: permite a configuração do layout da tela (modos Clássico, Moderno, Digital e Minimalista) e das informações exibidas nos lados esquerdo, direito e inferior da tela. Na extremidade esquerda, é possível ver: bússola, hora e temperatura, pressão dos pneus, consumo médio de combustível, temperatura do fluido da transmissão ou nenhuma informação. No lado oposto, pode-se selecionar entre uma das mesmas informações, mas somente no lado direito é possível ver o "modo de condução aprimorada", que exibe se a picape está no modo Normal, Esporte, Off-Road e Reboque. O menu Medidores Inferiores permite ativar a visualização dos itens na parte de baixo da tela em um dos três modos: mínimo (mostra em destaque a barra do nível de combustível ao centro, com autonomia logo acima; à esquerda fica o hodômetro e, à direita, a posição de câmbio), médio (mostra duas barras para indicação de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e nível de combustível; as demais informações mudam de posição) e máximo (onde são adicionadas barras para visualização da tensão da bateria e da pressão do óleo do motor). Há ainda o menu Opções de página de info (redundante com o presente na página inicial) e é possível estabelecer um alerta de velocidade excedida (pode ser acionado entre 5 e 250 km/h, em intervalos de 1 em 1 km/h), visor da placa de velocidade (pode ficar ativado ou desativado), monitor de alertas (permite ver sinalização da velocidade clássica, barra de limite de velocidade ou nenhum, além de fazer o ajuste da rotação do Head-Up Display), ver informações do código de software e redefinir as configurações para o padrão de fábrica.

A instrumentação é complementada pelo Head-Up Display (HUD), que projeta informações no para-brisa e pode ter brilho e altura de exibição alterados. Pelo botão Info, é possível ver somente o velocímetro digital (acompanhado de ícones que mostram o funcionamento de itens de segurança) ou acompanhado da bússola digital, do menu off-road (com inclinômetros, esterço do volante e modo de tração) ou dos gráficos das assistências de condução (como indicação da distância do veículo à frente e atuação do piloto automático adaptativo). Ao alternar entre faixas de música, a informação de áudio aparece momentaneamente no HUD.

A Silverado dispõe de uma única haste fixada à coluna de direção. Ao mesmo tempo, ela controla o acionamento do pisca (que piscam três vezes com um toque leve, ou seis vezes se o modo Reboque estiver ativo) e da comutação automática do facho dos faróis (IntelliBeam, pelo botão na ponta da alavanca, que alterna do facho baixo para o alto conforme as condições do ambiente a partir de 40 km/h), além dos limpadores, através do aro giratório. Além da posição desligada (off), há o acionamento enquanto o comando for deslocado (1x), o funcionamento intermitente variável (com cinco alternativas de varredura, além da operação feita pelo sensor de chuva), o acionamento contínuo lento (Lo) e contínuo rápido (Hi). O botão central aciona os esguichos do para-brisa e da câmera dianteira.

O sistema multimídia MyLink possui tela horizontal sensível ao toque de 13,4 polegadas com Google Built-in, Alexa, Android Auto e Apple CarPlay. A parte esquerda traz ícones de atalho, enquanto os menus dividem espaço na parte direita com o mapa de GPS nativo, de mídia em reprodução ou a emulação de relógio analógico. Além disso, é possível fazer a atualização remota de todos os 75 módulos eletrônicos da picape, o que permite desde a instalação de um novo modo de visualização para o quadro de instrumentos até uma nova calibração de performance para o motor. O processo de atualização pode ser feito através de qualquer rede de internet.

A central multimídia também mostra as imagens das câmeras no ângulo de 360 graus em torno do veículo, com ícones que, da esquerda para a direita, permitem ver a imagem da câmera de ré ou da câmera dianteira: da imagem "de cima para baixo" dianteira ou traseira; as imagens simultâneas das laterais próximas das rodas e das extremidades da carroceria, do close do para-choque traseiro e até da caçamba, com opção de visão tradicional ou em zoom. Vale destacar o fato de que as câmeras podem ser vistas com a picape em qualquer velocidade.

O Google Built-in inclui vários aplicativos - entre eles, Google Assistant, Google Maps e Google Play. Este recurso se conecta automaticamente ao perfil do usuário para importar da nuvem os aplicativos, a relação de destinos e a agenda pessoal. O Bulit-in opera de forma independente e dispensa a conexão de um smartphone para funcionar. Através dele, também é possível executar comandos de voz para operação do ar-condicionado e do sistema de som, além de fazer consultas sobre a previsão do tempo e buscar informações variadas com auxílio de recursos que operam com inteligência artificial. Dentro da linhagem da General Motors, há carros da Chevrolet, GMC e Cadillac com o Google Built-In - também presente em alguns modelos da Volvo, Polestar, Renault e Honda.

O sistema multimídia permite a criação de perfis selecionáveis na tela do aparelho e que podem ser protegidos por senha. Há também um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do sistema e a dados pessoais dos usuários. O sistema de som Bose dispõe de 7 alto-falantes com woofer Richbass, oferecendo boa qualidade de áudio.

Abaixo da tela há botões físicos para acesso ao menu Home, liga-desliga do sistema multimídia (que também é um comando de ajuste de volume), ativação/desativação do assistente de permanência em faixa, ativação/inibição dos bipes dos sensores de estacionamento, acionamento motorizado da tampa traseira, pisca-alerta, alteração do status dos controles de tração e estabilidade (o de tração é desativado com um toque breve, enquanto o de estabilidade deixa de atuar ao pressionar este botão por cerca de 6 segundos e se reativa em velocidades acima de 56 km/h), controlador de velocidade em descidas e o curioso comando que permite baixar os quatro vidros das portas (é necessário mantê-lo pressionado até o fim da operação).

A parte inferior do painel traz botão de ignição, comandos do assistente de reboque (alavanca de aplicação manual de frenagem do reboque e botões + e - de ajuste de ganho do reboque) e os comandos físicos para operação do ar-condicionado automático digital de duas zonas (o aparelho também dispõe de menu próprio no sistema multimídia). Os comandos incluem: ventilação dos bancos do motorista e/ou do passageiro dianteiro (em três níveis), aquecimento somente do encosto das costas ou do encosto e assento (cada um também em três níveis), regulagens de temperatura para motorista e passageiro dianteiro de um em um grau Celsius (entre 17º C e 30º C), 8 velocidades de ventilação e opção da sincronização da temperatura do passageiro com a escolhida pelo motorista, além da recirculação automática de ar. Do lado direito há duas entradas USB com molduras iluminadas: uma do tipo A, outra do tipo C.

O console central traz um amplo espaço dianteiro para objetos, além de dois porta-copos com bordas emborrachadas, fenda para itens menores (como a chave) e a alavanca de câmbio, operada ao estilo shift-by-wire, com botão no pomo para acionamento da posição Parking e deslocamentos curtos para cima e para baixo que permitem alternar entre Ré, Neutro, Drive e Low. Logo atrás, ficam o carregador de celular por indução de 15 Watts e o largo apoio de braço. Ao ser levantado depois de acionada a trava, ele revela uma bandeja deslizante e removível com três compartimentos. Mais abaixo, o grande baú dispõe de mais duas entradas USB (uma do tipo A, outra do tipo C; ambas também servem para dados), tomada de energia no padrão norte-americano "tipo B" e foco de iluminação. Também há espaços para objetos nas laterais do console e acima da tela do sistema multimídia, além de mais dois porta-copos atrás do apoio de braço.

Há dois porta-luvas: o dianteiro é menor e sua tampa abre para cima ao apertar o botão abaixo da saída de ar central para o passageiro. Já o porta-luvas inferior é maior, pode ser trancado e, ao ser aberto, desce suavemente. Porém, não dispõe de iluminação.

O retrovisor interno pode ser conferido por espelho tradicional ou por imagem de câmera; a alteração do modo de visualização é feita ao deslocar a haste semelhante ao do ajuste da posição dia/noite em retrovisores comuns. A imagem do "espelho virtual" pode ser alterada no brilho, zoom e altura. O console de teto traz dois focos de iluminação em LED (podem ser individualmente acesos ao serem tocados nas lentes), um pequeno foco de luz direcionado para o console, acionamento elétrico por um-toque do teto solar (com persiana manual, funções tilt - de levantamento da parte traseira - e slide - de deslizamento com função anti-esmagamento) e do vidro traseiro deslizante acima da caçamba (que demanda ser apertado até o fim da operação). Os para-sóis trazem porta-documentos, espelhos com tampas e iluminação que se acende gradualmente; além disso, quando deslocados para cobrir os vidros laterais dianteiros, eles podem ser puxados e estendidos para trás. Há ainda os botões 1, 2 e 3 para programação de funcionalidades acionadas por controle remoto.

A parte esquerda do painel conta com os comandos de configurações do Head-Up Display, freio de estacionamento eletrônico, operação dos modos de tração (Automático, 2High, 4High e 4Low; este último modo só pode ser engatado com a transmissão em Neutro, e deve ser usado a no máximo 72 km/h), modos de condução (Normal, Esporte e Off-Road), além do modo Reboque, e comandos de iluminação, que incluem luzes de neblina e iluminação de trabalho embutida nos retrovisores externos. Mais abaixo fica a alavanca de abertura do capô. O pedal do freio é emborrachado, e o do acelerador, de plástico. O assoalho, de carpete, é protegido por tapetes rígidos de plástico que possuem sobretapetes fixados por presilhas.

A porta do motorista concentra os comandos de travamento e destravamento das portas, definição das memórias de posição para o banco (com botão que afasta o assento para facilitar a saída da cabine), ajustes e rebatimento elétricos dos retrovisores, além da operação dos vidros elétricos com bloqueio das janelas traseiras. Os vidros da frente sobem e descem por um toque; as janelas traseiras também descem em modo "one-touch", porém é preciso apertar continuamente o botão até o fim da operação na hora de subir. Se o motor for desligado, vidros e teto solar podem ser operados por até 10 minutos, desde que nenhuma porta seja aberta.

Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos, e ambos possuem botões para regulagem de distância e altura (tanto da área das coxas quanto da região posterior) do assento, bem como para ajuste da inclinação do encosto e para a região lombar, em duas direções longitudinais. Botões permitem a regulagem manual dos encostos de cabeça; os cintos da frente também contam com ajuste manual de altura. As soleiras possuem placas High Country e a inscrição Chevrolet fica junto dos tapetes, com presilhas na peça do motorista.

Na traseira, o espaço para passageiros é nada menos que excelente, com notável amplitude para pernas e cabeça. Os encostos dos bancos traseiros laterais escondem compartimentos para objetos e, embutido na parte central, está o apoio de braço com dois porta-copos e mais um espaço adicional ao centro: estes porta-objetos são emborrachados. O assento traseiro é bipartido e as duas partes podem ser levantadas (basta puxar para cima até o fim de curso), dando acesso a mais espaço para objetos (neste local fica alojado o triângulo de segurança e também há suportes para itens longos). Há dois porta-revistas, duas saídas de ar direcionáveis, mais duas entradas USB (uma do tipo A, outra do tipo C, ambas exclusivas para carregamento), botões para aquecimento dos bancos traseiros laterais e, no teto, dois focos de iluminação e dois ganchos fixos. As janelas traseiras, que são escurecidas de fábrica, descem até o final.

Acionada eletricamente tanto na abertura quanto no fechamento, a tampa da caçamba traz protetor antiderrapante, assim como o compartimento de carga. A lateral direita da caçamba possui tomada de 400 Watts no padrão "tipo B" norte-americano com tampa retrátil e, dos dois lados, há focos de iluminação de LED, além de ganchos para fixação de carga. A caçamba oferece volume de 1781 litros e a capacidade de reboque da picape é de 750 kg (sem freios) ou 4128 kg (com freios).

A caçamba possui 12 ganchos fixos, cuja carga máxima por canto é de 227 quilos, e há nove orifícios dentro da caçamba para instalação dos prendedores, que suportam a carga de até 113 kg por prendedor. O compartimento vem de série com o revestimento anti-risco Spray-On, mas a capota marítima só é ofertada como acessório. A carga útil da picape é de 716 quilos. Em termos de medidas, a caçamba possui 56,9 centímetros de altura, 1,814 metro de largura máxima, 1,286 de largura entre as caixas de roda e 1,776 metro de comprimento. O estepe está fixado no lado externo, abaixo da carroceria, e utiliza pneu de perfil 255/80 com roda de 17 polegadas; este pneu sobressalente deve ser calibrado com 35 psi.

A chave da Silverado possui estilo inédito entre os modelos da Chevrolet atualmente oferecidos no Brasil. Com design assimétrico, ela traz o logo da marca em uma face e, no verso, dispõe de cinco botões, para travamento e destravamento do veículo, partida remota (ao apertar o botão de travar e, em seguida, acionar este comando duas vezes; o motor é ligado, assim como ar-condicionado, desembaçadores, climatização dos bancos e aquecimento do volante, caso estiverem ativos antes do último desligamento), operação da tampa da caçamba (acionando 2 vezes para abrir e 3 vezes segurando o botão para fechar) e botão de acionamento da buzina e luzes externas; apertando e segurando este comando, as buzinadas passam a ser mais estridentes. Cada chave da picape é capaz de memorizar parâmetros como a posição do banco do motorista. Há também um botão que libera a lâmina para abertura manual da porta do motorista e para travar o porta-luvas inferior. Ao se distanciar levando a chave com a ignição desligada, a picape é automaticamente travada.

No quesito de segurança, a Silverado vem de série com 6 airbags (frontais, laterais nos bancos dianteiros e de cortina); alerta de colisão frontal/de atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro - ambos com frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, assistente de manutenção em faixa, travamento das portas a partir de 13 km/h, resposta automática em caso de acidente, sensor de presença do passageiro dianteiro (se o peso dele não for detectado, a bolsa inflável frontal deste ocupante é automaticamente desativada), alerta do não-uso dos cintos de segurança, assistente inteligente de frenagem (IBA, que oferece reforço à frenagem com base na velocidade de aproximação e distância até o veículo à frente), indicador de distância do veículo a frente, funcionalidades do sistema OnStar para funções de segurança e emergência (com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana), detecção traseira de pedestres, ajuste de freio de reboque integrado, controle de estabilidade (ESC), controle de tração (TCS) e fixações para cadeirinhas infantis nos padrões Isofix e Top Tether.

O motor 5.3 V8 é conhecido pelo código L84. Montado em posição longitudinal e trabalhando sob a taxa de compressão de 11,0:1, o propulsor entrega 360 cavalos a 5600 rpm e torque de 52,9 kgfm a 4100 rpm. Ele conta com o recurso DFM (Dynamic Fuel Management), que adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos de acordo com a necessidade momentânea de torque ao realizar mais de 80 cálculos por segundo. Segundo a General Motors, a Silverado roda mais de 60% do tempo sem a necessidade de acionar os oito cilindros simultaneamente. O capô é sustentado por amortecedores e possui manta de isolamento acústico; já a bateria de 12 Volts possui 80 Ampères.

O câmbio automático longitudinal de 10 marchas conta com programação e relação de marchas exclusivas para o modelo da Chevrolet. Curiosamente, esta transmissão (10L80 MF6) é basicamente a mesma de sua arquirrival Ford F-150, graças a uma joint-venture desenvolvida entre as duas montadoras, mas com recalibrações específicas para as características de cada picape.

O conjunto de suspensão da Silverado é composto pelo conjunto independente na dianteira, com braços sobrepostos, e pelo eixo rígido atrás, com feixes de mola semielípticas. A picape vendida no Brasil vem de série com amortecedores da marca Rancho e proteção sob o assoalho para motor e transmissão. Os freios utilizam discos ventilados nas quatro rodas.

O tanque de combustível tem a capacidade de 90,8 litros e possui portinhola no para-lama esquerdo traseiro que trava ou destrava conforme o travamento e destravamento do veículo.

Feita em Silao (Guanajuato, México) e atualmente com preço a partir de R$ 537.850, a Silverado High Country dispõe de quatro alternativas de cores para a carroceria, que podem ser adicionadas sem custo adicional: Branco Abalone (sólida), Preto Global (metálica), Cinza Rush (metálica; é a cor do carro do nosso test-drive) e Vermelho Radiant (metálica). As revisões são realizadas em intervalos de 10.000 quilômetros ou de um ano, o que ocorrer primeiro. Confira os valores tabelados pela Chevrolet, que podem ser parcelados em 4 vezes:

10.000 km: R$ 840
20.000 km: R$ 1.664
30.000 km: R$ 1.084
40.000 km: R$ 1.664
50.000 km: R$ 1.056
60.000 km: R$ 1.664

Impressões ao dirigir

Ao vivo e de perto, a Silverado causa espanto pelas suas dimensões extremamente amplas. A altura da carroceria e os retrovisores, por exemplo, surpreendem por serem maiores do que parecem por fotos. Também é preciso considerar que as proporções da picape da Chevrolet são um pouco diferentes de suas rivais: a caçamba é perceptivelmente mais comprida e o balanço dianteiro é um pouco mais curto. Suas rivais Ford F-150 e Ram 1500, que possuem proporções mais equilibradas entre os balanços dianteiros e traseiros, e próximas das picapes de menor porte, dão a impressão de não serem tão grandes assim.

O volante, que passou a ser adotado por S10 e Trailblazer com poucas alterações, tem aro grande, liso e não muito espesso; a assistência da direção elétrica é bem cômoda, facilitando as manobras - porém, por conta das grandes dimensões da carroceria, é comum ter que esterçar o volante várias vezes. O diâmetro de giro da picape grande da Chevrolet é de nada menos que 16,0 metros (o maior entre todos os veículos já dirigidos por nós do Auto REALIDADE), mais até do que na Ram 3500 (15,8 m), cuja carroceria é mais comprida e com distância entre-eixos maior. Mas é possível esterçar o volante da Silverado até que as rodas alcancem o ângulo de 41 graus (ou seja, mais do que na sua arquirrival Ford F-150, com ângulo máximo de 34 graus).

Durante os dias de convivência com a Silverado, utilizamos a picape em diversos locais, como em estacionamentos de shopping centers e supermercados. Apesar de normalmente a picape ficar parcialmente "para fora" da vaga, até que foi possível encontrar espaços para estacionar a grandalhona: o conjunto de câmeras de visão em torno da carroceria e os espelhos gigantes ajudam a executar esta missão com maior precisão.

A posição de dirigir é bem elevada, mais do que nas picapes médias e até mesmo do que na sua rival F-150 - o patamar de condução está próximo ao das vans de grande porte, ou das Ram 2500 e 3500, que só podem ser conduzidas com carteira de habilitação de categoria C. Quando os assentos são posicionados de forma mais elevada, os cintos de segurança ficam um pouco baixos sobre os ombros.

A visibilidade é muito boa, de um modo geral: todos os vidros são bastante amplos e os retrovisores externos, enormes, são divididos em duas partes para ampliar o campo de visão. Os espelhos inferiores, inclusive, foram projetados para que o motorista tenha boa visão do trailer em caso de haver reboque de carga. As câmeras de visão em 360 graus representam um auxílio e tanto no cotidiano, até por serem capazes de transmitirem imagens o tempo todo e a qualquer velocidade. É fácil se acostumar à visão do espelho interno por câmera, que transmite imagens traseiras sem as interferências vistas no espelho comum. Os faróis são bem eficientes à noite.

O conjunto de suspensão transmite rigidez de forma bem perceptível. Irregularidades leves no piso são absorvidas com suavidade e buracos são superados com facilidade, graças aos largos pneus. Porém, ao passar por buracos e trilhas de esgoto, é possível sentir os baques na cabine, seguidos de uma ligeira quicada da traseira. Em compensação, a Silverado faz curvas com desenvoltura surpreendente para uma picape de seu porte.

A atuação dos freios da Silverado é um fator que faz o motorista lembrar permanentemente de que está guiando um veículo de mais de 2,5 toneladas. É necessário dirigir com mais cautela que o normal para evitar a todo custo fazer uma frenagem brusca. Inclusive, a modulação do pedal do freio é pensada para que a atuação do conjunto não seja excessiva.

Chamou a atenção a enorme eficiência do aparelho de ar-condicionado, um dos que foi capaz de deixar a cabine gelada mais rapidamente entre os veículos que dirigimos recentemente. A ventilação dos bancos dianteiros, porém, surte pouco efeito na prática, ao mesmo tempo em que emite um ruído perceptível. Nos dias de chuva, os esguichos e limpadores funcionaram de forma adequada.

Os assistentes de condução funcionaram de forma satisfatória, de um modo geral. O piloto automático adaptativo desacelera de forma automática para guardar distância do veículo à frente, estabelecida entre três níveis; com pista livre, a picape retoma a velocidade estabelecida de forma rápida. Já o assistente de permanência na faixa de rodagem atua a partir de 50 km/h e ajuda na missão, por vezes ingrata, de manter a Silverado ocupando somente uma pista.

O controlador automático de velocidade em descidas atua a partir de 1 km/h e pode ser controlado ao pisar no freio ou no acelerador, permitindo selecionar uma velocidade até 30 km/h quando o declive tiver inclinação de 10% ou superior. Os alertas de colisão frontal e de detecção de pedestres, precavidos, chegaram a atuar algumas vezes durante nossa convivência, vibrando o banco do motorista e acendendo o ícone de alerta. Já o monitoramento de veículos em pontos cegos atua até mesmo quando a picape está parada, ajudando o condutor a estar sempre atento ao tráfego ao redor de um veículo tão grande.

O assistente de partida em ladeiras atua por muito tempo, mantendo a picape no lugar até que o freio de estacionamento seja automaticamente aplicado. O Auto Hold faz falta no uso cotidiano, sendo necessário manter o pé direito no freio diante dos semáforos, mas a Silverado ganha velocidade bem devagar se o pedal do freio for liberado com o câmbio em Drive, o que facilita seu controle e minimiza a necessidade de fazer frenagens de forma inesperada.

A operação de câmbio é feita por alavanca operada pelo mecanismo shift-by-wire, sem posições fixas para cada posição, diferentemente da F-150. De um modo geral, as passagens de marcha são bastante suaves, praticamente imperceptíveis, mas o acoplamento da ré é um tanto quanto ríspido. Se a Silverado for desligada em Drive, automaticamente a posição Parking é engatada, mas o acionamento do freio de estacionamento eletrônico ainda precisa ser feito por botão.

As aletas junto do volante permitem que, quando a transmissão estiver em Low, seja possível selecionar a marcha máxima a ser engatada. Manualmente, é possível selecionar até a posição L10. Uma particularidade: se o câmbio estiver em Drive e for alterado para a posição Low, automaticamente a transmissão vai limitar o engate de marchas até certo ponto. Confira a lógica que o câmbio segue para estabelecer a limitação:

D em 10ª marcha - L7
D em 9ª marcha - L7
D em 8º marcha - L7
D em 7ª marcha - L6
D em 6ª marcha - L5
D em 5ª marcha - L4
D em 4ª marcha - L3
D em 3ª marcha - L3
D em 2ª marcha - L2
D em 1ª marcha - L1

A desativação automática de cilindros faz com que a rotação do motor em Neutro seja notavelmente baixa, no patamar de aproximadamente 600 rpm (entre os carros que dirigimos recentemente, é mais comum as rotações estarem ao redor de 800 rpm). A 100 km/h, o propulsor está a apenas cerca de 1300 rpm, fator que contribui de forma significativa para o silêncio ao rodar. Na maior parte das situações, nem parece que a Silverado tem um motor de oito cilindros em V debaixo do capô. A rigor, somente quando se pisa mais forte no acelerador, o delicioso urro do V8 se faz presente. Mesmo com os cuidados tomados para isolar ruídos, é possível ouvir este ronco até com os vidros fechados. Durante a partida, a picape chega a chacoalhar levemente sua carroceria para o lado.

Apesar de não chegar ao resultado declarado pela General Motors (7,4 segundos), a Silverado foi bem na prova de aceleração de 0 a 100 km/h e nas retomadas de velocidade - no teste de 80 a 120 km/h, obtivemos resultado apenas 0,1 segundo inferior ao dado de fábrica. Veja os dados coletados em pista sem tráfego de veículos, com ar-condicionado desligado, modo de condução Normal, somente o motorista a bordo, controles de tração/estabilidade ativos e cronometragem automática pelo aplicativo GPS Acceleration:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,0 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 4,4 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 4,6 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,8 segundos

Condições do teste

Temperatura externa: 34º C
Altitude (estimada): 71 metros
Pressão dos pneus: 248 kPa (pneu dianteiro direito); 244 kPa (demais pneus)
Nível de combustível: aproximadamente 3/4 do tanque
Quilometragem do veículo durante os testes: 1073 km


Já o consumo de combustível da Silverado foi, como era de se esperar, elevado. Mas é fato que, para este público das picapes full-size movidas a gasolina, este aspecto não está entre as prioridades na hora da compra. Recebemos este exemplar com tanque cheio e, após pouco mais de 367 quilômetros rodados, a picape entrou na reserva logo abaixo de 50 quilômetros, estimando que ainda poderia rodar 47 km. Nosso resultado, obtido com uso predominantemente urbano, tração no modo Auto e ar-condicionado constantemente ligado, ficou um pouco abaixo da média estabelecida nos padrões de rodagem do Inmetro, de 6,0 km/l:

Consumo de combustível médio: 5,4 km/l
Distância percorrida: 367,2 km
Velocidade média (estimada): 23,8 km/h

Para concluir...

A chegada da Chevrolet Silverado ao Brasil representou uma importante complementação na gama de picapes da marca em território nacional: depois da Ram 1500 e da Ford F-150, faltava ela como uma alternativa full-size em nosso País. É uma picape que impressiona pelo seu porte, capacidades e lista de equipamentos, aliando um visual bruto a itens de comodidade de fazer inveja a muitos carros de marcas classificadas como "premium". A versão High Country custa mais que a picape da Ford e um pouco menos do que a 1500 Limited; vale dizer que a Silverado é a única deste trio que ainda não foi reestilizada nos Estados Unidos (as outras duas deverão chegar com novidades ao Brasil ainda este ano).

Vem conferir a Galeria de Fotos da Chevrolet Silverado High Country!


















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