BYD Media Day em Teresina: evento apresenta os planos da marca no Brasil

A BYD reuniu a imprensa especializada e influenciadores digitais do Piauí nesta quinta-feira (20 de junho) para a realização do primeiro Media Day da região. Este evento, também realizado em outras cidades no Brasil, contou com a presença de Henri Karam, gerente de Relações Públicas da BYD no Brasil, além de representantes do Grupo Carmais, responsável pela comercialização dos modelos da Build Your Dreams em Fortaleza (CE), Natal (RN) e Teresina (PI). Estiveram no evento: Leo Dall'olio, diretor comercial do grupo Carmais; Rodrigo Ventura, diretor executivo do grupo Carmais; Eduardo Weimar, diretor comercial da BYD Carmais; Andre Azevedo, diretor de marketing do grupo Carmais, e Emerson Rocha Pereira, gerente comercial de operação da BYD Carmais Teresina.

A produção pré-série de automóveis na fábrica de Camaçari (Bahia) está prevista para começar no fim de 2024; a partir de 2025, inicia a produção em série dos exemplares destinados aos consumidores. Conforme Karam, de início a BYD vai literalmente fazer a montagem dos veículos com peças importadas; em meados de 2025 haverá a fabricação de fato dos carros. 

O Auto REALIDADE perguntou se já estava definido o primeiro automóvel da BYD a ser fabricado na Bahia. O gerente de P&D da marca respondeu que ainda estão sendo feitas análises mercadológicas para esta definição, e que outros modelos podem ser fabricados, além de Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus. Karam também antecipou que a BYD trabalha para que os seus híbridos tenham motores a combustão flex-fuel, movidos a gasolina e/ou etanol, e que a picape híbrida Shark tem "grandes chances" de também ser feita em solo nacional, fazendo alusão ao fato de que o King é outro candidato à fabricação no Brasil.

Perguntado sobre a programação de chegada do King às concessionárias, Karam explicou que a liberação de licenças junto ao Ibama atrasou um pouco os planos, mas a BYD trabalha para que os primeiros exemplares do sedan híbrido plug-in cheguem às autorizadas pelo Brasil a partir do final deste mês de junho. Alternativa mais em conta do que o Song Plus, o Song Pro será apresentado nas próximas semanas e a estratégia é de que o SUV híbrido tenha disponibilidade imediata de exemplares nas lojas.

Questionado se a BYD apresentaria outros carros além de King, Song Pro e Shark em 2024, Henri Karam afirmou que a marca está realizando a homologação para o Brasil de outros modelos que poderão ser apresentados ainda este ano - entre eles o SUV de grande porte Yangwang U8.

A BYD Carmais antecipou que, além de sua concessionária localizada na Avenida Dom Severino em Teresina, inaugurada em novembro de 2023, vai construir uma segunda concessionária na capital do Piauí em 2025. O endereço exato ainda não foi definido, mas Leo Dall'olio explicitou que a nova loja será construída em um ponto "mais tradicional" de vendas de veículos na cidade, provavelmente na Avenida João XXIII, e será maior do que a loja estabelecida na Dom Severino. A BYD Carmais começou suas operações em Teresina em abril de 2023, com o quiosque estabelecido no Shopping Rio Poty com carros disponíveis para test-drive. Até agora, mais de 500 veículos da BYD já foram vendidos, e a marca está hoje em 8º lugar no ranking de emplacamentos de todas as montadoras de automóveis que atuam no Piauí. A meta é chegar à 5ª posição ainda em 2024.

Com o aumento do Imposto de Importação para carros elétricos e híbridos no Brasil a partir de julho de 2024, a Carmais vai utilizar o andar G2 do edifício-garagem do Teresina Shopping para estocar cerca de 150 exemplares de automóveis eletrificados. Conforme o diretor comercial do grupo, esta parceria fará o shopping ter seis estações de recarga de corrente alternada com potência de 22 kW (hoje, estão disponíveis duas estações).

O Grupo Carmais está completando 51 anos de fundação e, atualmente, atua em quatro Estados do Brasil (Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte), tendo planejamento de faturamento de R$ 2 bilhões em 2024. Ele representa ao todo nove marcas de automóveis, caminhões e motocicletas, e possui cerca de 1200 colaboradores, que trabalham em 27 lojas de veículos novos e 14 lojas de veículos usados. Além da comercialização de veículos automotores, o grupo também atua na locação de veículos e imóveis, distribuição de combustíveis, acessórios e estética automotiva, revenda de pneus, corretora de seguros e construção civil.


Comentários