Fiat Titano chega ao Brasil nas versões Endurance, Volcano e Ranch, de R$ 219.990 a R$ 259.990

Ao longo dos seus 48 anos de atuação no mercado brasileiro, a Fiat fez incursões em praticamente todos os segmentos imagináveis de automóveis, mas ainda faltava um produto para disputar a preferência dos consumidores na tradicionalíssima e disputada categoria das picapes médias de carroceria sobre chassi (D-Picapes), que até agora tinha seis representantes: Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok. Quando os grupos PSA e FCA ainda seguiam caminhos separados, o plano inicial era de que a Peugeot lançaria sua picape Landtrek no Brasil - mas quando houve a fusão de montadoras e o surgimento da Stellantis, logo se constatou que a marca Fiat, com sua maior rede de concessionárias e forte tradição de sucesso no segmento de picapes (Strada e Toro estão entre os modelos mais vendidos do País), potencialmente lograria mais êxito ao introduzir este produto no mercado nacional. Assim, surge a Titano, nome inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder (e que também faz referência ao metal titânio). Ela chega ao Brasil em três versões (Endurance, Volcano e Ranch), todas com 5 anos de garantia de fábrica, tração 4x4 (com seletor giratório e os modos 2High, 4High e 4Low) e motor 2.2 Turbodiesel de 180 cavalos e 40,8 kgfm de torque a 2000 rpm nas versões com câmbio automático de 6 marchas (37,7 kgfm na versão Endurance manual).

Fabricada em Montevidéu (Uruguai) pela Nordex S.A. a partir de 2023 e exportada para o Brasil em versões com carroceria de cabine dupla, a Fiat Titano é baseada na Peugeot Landtrek, apresentada há cerca de quatro anos, mas possui alguns detalhes próprios, a começar pela parte frontal. Os faróis (halógenos nas versões Endurance e Volcano, e de LED na opção topo-de-linha Ranch) tiveram o formato mantido, conservando inclusive as luzes de posição que se prolongam para as laterais da grade dianteira - já esta, sim, é nova, com cromados mais delgados nas extremidades e paralelogramos maciços, além da Fiat Flag no canto esquerdo - em maiores dimensões do que nos carros de passeio da marca.

A lateral traz rodas de 17 ou 18 polegadas, a depender da versão. A altura em relação ao solo é de 23,5 centímetros. A picape vendida pela Fiat também traz santantônio exclusivo na caçamba na versão Ranch. Já a traseira traz o nome “Titano” na parte inferior-central da tampa da caçamba e lanternas com luzes de posição em formato de arco.

O comprimento da caçamba é de 1,63 metro e a largura máxima é de 1,925 m. Entre as caixas de roda, a largura se estreita para 1,22 m. Já a altura do compartimento é de 50 centímetros. A caçamba possui iluminação de LED embutida ao redor do brake-light (acima do vidro traseiro) e traz também tomada de 12 Volts. A capacidade de carga é de até 1020 quilos, enquanto a capacidade de reboque chega a 3.500 quilos. Já o volume é de 1.314 litros na versão Endurance, sem o protetor de caçamba (com o item, são 1.211 litros).

Com 5,33 metros de comprimento, 2,22 metro de largura (considerando os retrovisores), 1,90 m de altura (incluindo as barras de teto) e distância entre-eixos de 3,18 metros, a Titano também apela para o tamanho com o objetivo de se impor: apenas Ranger e S10 são ainda mais compridas nesta categoria. A picape possui 23,5 centímetros de distância do solo, ângulo de entrada de 29 graus e ângulo de saída de 27º.

O interior da Titano, assim como a parte externa, conserva semelhanças fortes com a Landtrek. A cabine traz dezessete porta-objetos que proporcionam 27 litros de espaço para itens na cabine. O volante tem aro em couro e traz nova capa com o logo da Fiat. No raio esquerdo estão concentrados os botões do limitador e controlador de velocidade de cruzeiro, além do comando de voz. Do lado oposto estão os comandos de volume, operação do computador de bordo, telefone e seleção de faixas/estações. A coluna de direção pode ser ajustada em altura e profundidade.

A "saudação de boas-vindas" da Fiat é exibida a cada ignição na tela digital colorida de 4,2 polegadas que fica ao centro do quadro de instrumentos, idêntico ao da Landtrek (até mesmo na grafia e iluminação), com conta-giros do lado direito, com faixa vermelha a partir de 4500 rpm e contraposto ao velocímetro analógico com escala até 220 km/h. Abaixo da tela estão os marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor. 

A tela exibe o modo de condução (Normal, Eco ou Sport) no canto superior-esquerdo; no canto superior-direito está a temperatura externa. A parte inferior mostra autonomia estimada (no canto esquerdo), posição do câmbio (ao centro) e hodômetro (à direita). Ao centro há informações como velocímetro digital, computador de bordo (com registro de consumo médio, distância percorrida e tempo de viagem), 

Na parte superior do painel, a central multimídia traz tela sensível ao toque de 10 polegadas, espelhamento de tela de celular, disco rígido de 10 GigaBytes e imagens das câmeras que permitem a visão em 360 graus em torno do veículo, com opções de visualização em 2D ou na imagem gerada em 3D. As imagens auxiliam nas vagas apertadas de estacionamento e também nas situações de uso fora-de-estrada, ajudando a detectar obstáculos.

Logo abaixo dos comandos de ar-condicionado automático estão botões ao estilo dos modelos mais recentes da Peugeot (como o 208) para acionar o bloqueio do diferencial traseiro, o controlador de velocidade em descidas, o controle eletrônico de estabilidade, o travamento das portas e o pisca-alerta.

Em seguida, estão o botão liga/desliga e de controle do volume de áudio, além do atalho para a visão das câmeras em 360°, do switch do airbag do passageiro dianteiro e duas entradas USB-A, sendo uma para dados e outra para carregamento. Ao lado esquerdo da alavanca do câmbio automático há botões para acionamento dos modos Sport e Eco de operação, assim como o seletor giratório dos modos de tração (com as posições 2H, de tração nas rodas traseiras; 4H, de tração integral, e 4L, com reduzida). O botão de partida do motor fica à direita da coluna de direção. 

No lado inferior esquerdo do painel estão os comandos de ajustes e rebatimento elétrico dos retrovisores externos, além dos interruptores do alerta de saída de faixa, dos sensores de estacionamento e da luz de caçamba. Há ainda um rolo para ajuste da altura do facho dos faróis.

Na porta do motorista há botões para bloqueio das janelas, travamento das portas e acionamento dos quatro vidros elétricos, com função um-toque para o condutor. Os bancos em couro trazem costuras claras e há ajustes elétricos para motorista e passageiro dianteiro. As duas colunas dianteiras possuem alças fixas para facilitar o acesso à cabine.

No quesito de segurança, todas as versões trazem seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, fixações para cadeirinhas infantis, freios ABS (com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira), assistente de partida em ladeiras, controlador de velocidade em descidas, assistente de estabilização do reboque e, na versão topo-de-linha, o alerta de saída da faixa de rodagem. Assim como Hilux, L200, Frontier e Amarok, a Titano é do time das picapes com assistência hidráulica para a direção.

Quatro cores estão disponíveis para a carroceria em todas as versões: Branco Ambiente (sólido, sem custo adicional), Preto Carbon (metálico, + R$ 2.490), Vermelho Tramonto (metálico, + R$ 2.490) e Prata Billet (metálico, + R$ 2.490). Confira o conteúdo de cada versão:

Titano Endurance: R$ 219.990

A versão de entrada vem de fábrica com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, porta-luvas refrigerado, volante com comandos e ajuste de altura e profundidade, apoios de braço na dianteira e na traseira, assoalho em vinil, rodas de aço de 17 polegadas com pneus 265/65, 3 entradas USB (duas dianteiras e uma traseira), tomada de 12 Volts no console central, bloqueio do diferencial traseiro, limitador e controlador de velocidade de cruzeiro, assistente de partida em ladeiras, controle de velocidade em descidas, controle de tração, assistente de reboque, luz para a caçamba e porta-objetos abaixo do banco traseiro.

Titano Volcano: R$ 239.990

A opção intermediária possui central multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay com comandos de voz e HD interno de 10 GB, bancos e volante revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, câmera de 180 graus dianteira e de ré, tela colorida de 4,2 polegadas para o quadro de instrumentos, assoalho em carpete, protetor de caçamba, capota marítima, segunda tomada de 12 Volts (na caçamba), faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas com detalhes diamantados.

Titano Ranch: R$ 259.990

A Titano topo-de-linha possui ar-condicionado automático digital de duas zonas, alerta de saída de faixa, rebatimento automático dos retrovisores externos, câmeras de visão em 360 graus, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, monitor de pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros, GPS nativo, santantônio cromado, estribos laterais fixos, rodas de 18 polegadas com pneus 265/60, chave presencial, partida do motor por botão, som com 4 alto-falantes (um em cada porta) e 2 tweeters, além de faróis e lanternas com LEDs.


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