Hyundai HB20S Comfort 1.0 manual: andamos na versão de entrada do sedã

Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí

O Hyundai HB20 é um caso (cada vez mais raro) de automóvel planejado para atender às necessidades específicas do mercado brasileiro - e o sedã HB20S segue esta mesma lógica. Seu desenvolvimento até conta com a participação da matriz na Coreia do Sul, mas a fábrica de Piracicaba, em São Paulo, é a única do mundo a produzir o modelo (que também é exportado para outras nações da América Latina). Desde 2013, quando surgiu alguns meses depois do modelo hatchback, o HB20S passou por mudanças em 2015, 2019 e 2022, evoluindo significativamente ao longo dos anos. Agora, o Auto REALIDADE tem a oportunidade de dirigir o sedã em sua versão de entrada Comfort 1.0 manual!

Antes de mais nada, é preciso relembrar o fato de que, a partir de agosto de 2023, a linha HB20 2024 passou a ter novas versões com os sobrenomes "Plus" e "Safety". O HB20S Comfort 1.0 manual desta matéria tem preço de tabela de R$ 91.890, e os adicionais da versão Comfort Plus (R$ 92.690) se resumem à câmera de ré reproduzida na tela do sistema multimídia e ao acendimento automático dos faróis baixos. No mais, é exatamente o mesmo carro. Até o fim do mês de janeiro de 2024, as duas versões mencionadas recebem desconto de 4 mil reais sobre o valor de tabela.

Ainda que a geração lançada em 2019 tenha evoluído em variados aspectos na comparação com o modelo anterior, o visual do HB20 na época virou motivo de piadas. O estilo da dianteira lhe rendeu o apelido "bagre", em referência à cabeça do peixe. No ano de 2022, a linha HB20 adotou um estilo mais conservador e menos suscetível às críticas de outrora, com algumas inspirações no europeu i20. Para uma reestilização de meio-ciclo de geração, as modificações na carroceria foram bem significativas, sendo mais profundas na parte externa do que as mudanças feitas em 2015 sobre o modelo que chegou em 2012, por envolverem a mudança de formato do conjunto ótico, capô, alojamento da placa traseira e para-choques, por exemplo.

A dianteira traz formas bem mais retilíneas, com faróis que se elevam à medida em que avançam para as laterais e grade dianteira em formato de trapézio - bem delgada, quase da mesma altura do logotipo da Hyundai. As aberturas de ar do para-choque, pelo contrário, são bem amplas: este "bocão" também integra o suporte para a placa dianteira. As laterais do para-choque possuem luzes de seta halógenas e, mais abaixo, molduras verticais onde estão as passagens de ar para as caixas de roda. O capô traz mais vincos mais destacados que no modelo anterior - o teto também traz vincos. Nesta versão Comfort, as grades dianteiras possuem a cor preto-fosco e os faróis trazem máscaras negras e parábola única para os fachos baixo e alto, com luzes halógenas e acompanhados das luzes de condução diurnas, também com lâmpadas comuns, que se acendem assim que o freio de mão é liberado com o motor ligado.

A lateral teve poucas alterações. Boa parte das versões da linha HB20 manteve os estilos de rodas ou calotas do modelo anterior - esta opção Comfort, por exemplo, herdou as calotas da extinta versão Vision. Elas cobrem as rodas de aço de 15 polegadas com pneus 185/60, que devem receber 33 libras (com até 3 pessoas e pouca bagagem) ou 35 libras (com 5 pessoas e porta-malas lotado). Permanecem as molduras em plástico-fosco em torno das janelas, o formato das portas, maçanetas e retrovisores, bem como os vincos fortes sobre as portas e para-lamas. Maçanetas externas e capas dos espelhos possuem a cor da carroceria desde esta versão, e há luzes de seta de LED embutidas nos retrovisores, que podem ser manualmente rebatidos. Já a antena de teto é do tipo convencional nesta versão, rosqueável e instalada na parte de trás do teto.

Na traseira, as lanternas são unidas de ponta a ponta por um prolongamento que atravessa a tampa do porta-malas - mas, nesta versão com luzes halógenas, a barra horizontal não é iluminada. Apenas as posições dos logotipos lembram o modelo anterior. As luzes de posição se prolongam parcialmente pela tampa traseira, enquanto os dois focos de iluminação de placa usam luzes halógenas. O para-choque traseiro possui refletores interligados por uma barra preta cuja textura lembra a da grade dianteira.

O HB20S possui 4,325 metros de comprimento (31 cm a mais que o hatch) e, nas demais dimensões, é idêntico ao HB20: tem 1,72 metro de altura (desconsiderando os retrovisores), altura de 1,47 metro e distância entre-eixos de 2,53 metros. Na ponta do lápis, o HB20S reestilizado está 6,5 centímetros mais comprido do que o modelo lançado em 2019, incorporando 5 centímetros a mais no balanço dianteiro e 1,5 cm adicional no balanço traseiro.

Na reestilização, a parte interna incorporou mudanças contidas em comparação com as modificações externas. As tonalidades de acabamento do HB20S são mais claras na comparação com o hatch. Na reestilização, toda a linha passou a ter mais equipamentos de fábrica. Nesta versão Comfort, painel e forros de porta são inteiramente confeccionados em plástico rígido.

O volante traz aro revestido de plástico levemente espumado, raio inferior prateado e, no lado esquerdo, botões para comandos de voz através do dispositivo conectado via Android Auto ou Apple CarPlay, seleção da fonte de áudio (Mode: dispositivos de mídia ou rádio), ajuste de volume e alternância de faixas/estações, telefone (abre o menu de conexão de dispositivos) e função coringa (indicada por uma estrela, que pode ativar o modo privacidade do sistema multimídia; o memo de voz, que grava sons da cabine a partir dos microfones no teto, e o modo silencioso, que concentra o áudio nos alto-falantes dianteiros e limita o volume máximo); já do lado direito, estão os comandos de utilização do computador de bordo e operação do controlador de velocidade de cruzeiro (ou do limitador de velocidade). A coluna de direção é fixa nesta versão.

Nesta versão, o quadro de instrumentos do HB20S é mais simples e reúne instrumentos analógicos convivendo com uma tela monocromática central de 3,5 polegadas para exibição das informações do computador de bordo. O velocímetro com escala até 240 km/h fica à esquerda, acompanhado do marcador digital do nível de combustível, enquanto o conta-giros (com faixa vermelha em cerca de 6500 rpm) vem junto do marcador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Bem que tacômetro e velocímetro poderiam estar dispostos em ordens invertidas, pois é mais comum os olhos de quem dirige estarem direcionados para a região do conta-giros.

A parte superior da tela informa autonomia estimada (e a velocidade do cruise-control, caso ativado), enquanto a parte inferior exibe o hodômetro total. O monitor também indica a presença de uma ou mais portas (e/ou da tampa do porta-malas) abertas. Durante a ignição, a iluminação dos instrumentos acende de forma gradual, junto com as luzes-espia, que em seguida se apagam. As seguintes telas podem ser vistas:

  • Computador de Bordo: mostra as informações de Trajeto/Trip A e B (cada qual com sua distância percorrida, tempo de viagem e consumo de combustível).
  • Nível de brilho dos instrumentos: permite ajustar a intensidade de luz entre os níveis 1 a 21.
  • Quilômetros restantes e dias restantes para a próxima revisão - estas informações podem ser programadas pelo condutor.
  • Unit: permite escolher a unidade de consumo de combustível exibida (mpg, l/100 km ou km/l).

A haste de luzes possui as posições de faróis baixos ligados, luzes de posição acesas e luzes desligadas. Com um leve toque, as setas se acendem três vezes. Desde esta versão, os faróis contam com os temporizadores welcome (quando o veículo é destravado, as luzes se acendem momentaneamente) e escort (depois de desligar a ignição, os faróis permanecem acesos por 15 segundos depois da porta do motorista ser aberta e em seguida fechada). 

Já a alavanca do lado direito traz os modos de operação dos limpadores dianteiros, com opção de acionamento enquanto a alavanca for deslocada (posição ∨), intermitência variável (---) e acionamento contínuo lento (1) ou rápido (2).

O sistema multimídia segue com a tela sensível ao toque de 8 polegadas parcialmente desmembrada do painel: desde a linha 2023, o aparelho a ter o espelhamento de aplicativos de celulares sem fio, através do Android Auto e Apple CarPlay. A central possui botões físicos (liga/desliga e de volume, rádio, mídia, alternância entre faixas e estações [seek/track], função personalizável [estrela; pode apagar a tela ou exibir relógio, ativar o espelhamento de smartphone ou ativar o modo silencioso] e configurações [setup]).

A interface do sistema multimídia traz, na parte superior, data e hora; abaixo ficam os atalhos Todos os menus, Telefone, Mídia e Ajustes. A tela inicial é dividida em duas partes, uma à esquerda para a mídia em reprodução e outra para o acesso à conexão sem fio com o smartphone. Na seção "Todos os menus", é possível ver os atalhos para os submenus de Telefone, Projeção do telefone, Memo de voz, Rádio, Mídia, Modo silencioso, Manual do usuário e Ajustes (Som, Conexão do dispositivo, Exibição, Botão, Geral e Wi-Fi). Os arquivos gravados pelo Memo de voz podem ser transferidos para um dispositivo USB em formato WAV de 128 kbps e ficam salvos em uma pasta VoiceMemo criada no momento da exportação. O sistema de som traz 4 alto-falantes (um em cada porta), com qualidade de áudio razoável.

Entre as saídas de ar do centro do painel ficam os botões de pisca-alerta e de travamento ou destravamento das portas (o travamento é feito automaticamente a partir de cerca de 15 km/h, e ocorre o destravamento automático das portas em caso de acidente com acionamento dos airbags).

Nesta versão, o ar-condicionado é manual. O botão no lado esquerdo controla a temperatura da zona única do aparelho, enquanto o botão direito ajusta o direcionamento do vento. Ao centro, o botão ajusta a velocidade de ventilação (para desligar o aparelho, deve-se girar até a posição 0) e, quando apertado, aciona o desembaçador traseiro. Acima, há dois botões: um para ligar ou desligar o compressor de ar e outro para alternar entre captação de ar externa ou recirculação.

Logo abaixo dos comandos de ar fica um nicho aberto que pode receber um celular. O início do console central traz um porta-objetos aberto que inclui tomada de 12 Volts/180 Watts com tampa, entrada USB-A (vertical) e entrada USB-C (horizontal) exclusiva para carregamento de dispositivos.

A alavanca do câmbio manual é velha conhecida da linha HB20 e traz pomo redondo com indicação das marchas em cinza, além de coifa em material sintético com costuras aparentes. Com o engate da marcha-a-ré, há a indicação visual e sonora desta posição no quadro de instrumentos.

O console também traz alavanca do freio de mão, dois porta-copos (o de trás é um pouco maior que o da frente; este, por sua vez, foi pensado para acomodar uma lata de 350 mL) e outros dois nichos abertos - o de trás, revestido em carpete.

Nesta versão, a lateral esquerda do painel traz botão para ativar ou desativar o controle eletrônico de tração (ao apertar brevemente). A parte inferior esquerda concentra a maçaneta para abertura do capô, o apoio para o pé esquerdo (em carpete) e uma fenda para facilitar a retirada da tampa de fusíveis. O assoalho traz fixações para o tapete do motorista. Os pedais de embreagem e freio são emborrachados; já o do acelerador traz plástico rígido.

O porta-luvas traz espaço razoável, porém sem iluminação ou nichos para objetos menores. A tampa despenca quando é solta e exige atenção.

O retrovisor interno possui haste para alternar entre as posição dia/noite. O console de teto dianteiro abriga duas luzes de leitura para os ocupantes dianteiros, que podem ser acesas individualmente ao tocar na lente. Em posições onde todas as luzes são acesas, a luz central traseira também atua. Há três alças de teto para os passageiros e os para-sóis possuem espelhos - na peça do motorista, também há uma cobertura corrediça para o espelho e um clipe porta-documento.

A porta do motorista concentra os comandos de ajustes elétricos dos retrovisores e dos quatro vidros elétricos, inclusive do bloqueio das janelas traseiras. Caso a ignição seja desligada, ainda é possível acionar os vidros por mais 30 segundos (desde que nenhuma porta seja aberta). A janela do motorista possui operação por um-toque para cima e para baixo, além da função anti-esmagamento, mas os outros botões demandam o acionamento contínuo. As maçanetas internas possuem a tonalidade fosca e os forros de porta dianteiros e traseiros, com falsas costuras sobre o plástico rígido na região dos apoios de braço, possuem bons porta-objetos, com indicações para não se levar copos abertos.

Os bancos dianteiros trazem regulagens manuais, sendo que o motorista dispõe de ajuste de altura do assento e, abaixo da moldura lateral no lado esquerdo, duas pequenas alavancas para abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível. Os cintos de segurança e os encostos de cabeça são ajustáveis em altura; os fechos dos cintos também ajustam em inclinação. Os revestimentos são de tecido cinza-claro com bordados aparentes.

Atrás, o HB20S possui porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro (um tanto quanto raso), três apoios de cabeça ajustáveis em altura e as fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis. O teto traz um foco adicional de iluminação central e as alças estão presentes atrás, com um pequeno gancho fixo do lado esquerdo. Há também alojamentos para os cintos serem acomodados quando o encosto inteiriço do banco traseiro for rebatido (dois pinos na parte interna liberam o deslocamento para a frente). A acomodação atrás é bom para um ocupante com 1,80 metro de altura, com algumas sobras de espaço para os joelhos e a cabeça - mesmo com a inclinação mais acentuada do teto. Para o ocupante do meio, o ressalto do assoalho é mediano. Aqui, vale relembrar o fato de que o HB20S conserva a distância entre-eixos do hatch. Uma ponta das janelas ainda fica aparente mesmo baixando-a até o fim do curso.

A chave permanece a do modelo anterior: é do tipo canivete, com botão para liberação da lâmina, e possui bordas cromadas, com o logo da Hyundai em uma face e, no verso, os botões de travamento das portas (acende os piscas uma vez), destravamento do veículo (piscas acendem duas vezes), abertura da tampa traseira (ao apertar e segurar o botão) e acionamento das luzes externas e buzina para localização ou alerta de pânico (apertando e segurando por mais de um segundo). Se o HB20S for destravado mas nenhuma porta for aberta, o veículo trava automaticamente depois de 30 segundos.

Ao ser destravada, a tampa do porta-malas sobe sozinha (mas não levanta até o seu fim de curso). Nesta versão, ela pode ser aberta por comando na chave ou pela alavanca no piso do motorista. A capacidade do sedan é de 475 litros. O compartimento de bagagem acomoda, sob o forro, um estepe temporário com roda de aço de 15 polegadas e pneu 125/80 em todas as versões, recomendado para rodar a até 80 km/h e que deve ser calibrado com 60 psi. A parte interna da tampa possui forro de carpete e também dispõe de alavanca anti-sequestro, pintada de amarelo. Porém, não há iluminação nesta versão.

Em termos de segurança, o HB20S Comfort possui seis airbags (com possibilidade de desativação da bolsa inflável do passageiro dianteiro através de switch no lado direito do painel, acessível ao abrir a porta do carona), alerta do não-uso dos cintos dianteiros e traseiros (considera o peso sobre os bancos na dianteira e o desafivelamento no banco traseiro), alarme perimétrico (detecta abertura de portas, tampa traseira ou capô com o veículo travado), freios ABS com EBD, controles de estabilidade e de tração, sinalização luminosa de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em ladeiras, alerta sonoro de não-colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, travas de segurança nas portas traseiras e barras de proteção lateral. Neste aspecto, é importante relembrar que o HB20 obteve três estrelas (de 5 possíveis) nos testes realizados pelo Latin NCAP em setembro de 2023, considerando o pacote básico de itens de segurança do modelo.

Com luzes de posição ou faróis baixos acesos, ficam iluminados no HB20S os seguintes itens: todos os botões do volante, o comando no lado esquerdo do painel que altera o status do controle de tração, os botões dos vidros elétricos e bloqueio das janelas traseiras (só na porta do motorista; os botões das outras portas não possuem iluminação), os botões de atalho do sistema multimídia, do pisca-alerta, das travas e dos comandos de ar-condicionado, além da parte interna das duas entradas USB.

O motor 1.0 Kappa Flex aspirado, com três cilindros em linha e 12 válvulas, manteve os 75 cavalos com gasolina e 80 cv com etanol (atingidos a 6000 rpm com ambos os combustíveis) e o torque de 9,4 kgfm com gasolina e 10,2 kgfm com etanol (a 4500 rpm nos dois casos). O propulsor dispõe de corrente de acionamento do comando de válvulas e variação do comando na fase de admissão.

É permitido levar reboques no HB20S, desde que sejam de até 400 kg (com ou sem freios). Os freios do eixo dianteiro utilizam discos ventilados e, atrás, tambores. O conjunto de suspensão conta com o esquema independente na dianteira e o eixo de torção da traseira, com molas helicoidais.

Todas as versões possuem tanque de combustível com capacidade para 50 litros. A portinhola de acesso fica do lado esquerdo, sendo liberada pela alavanca no piso do motorista.

Acima das versões Comfort e Comfort Plus 1.0 manuais está o HB20S Limited Plus, também com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, por R$ 97.490. Já o Comfort Plus 1.0 TGDI com câmbio automático parte de R$ 111.890, o Platinum 1.0 TGDI automático tem valor de R$ 117.790, o Platinum Safety 1.0 TGDI automático é tabelado em R$ 119.990 e a opção topo-de-linha Platinum Plus 1.0 TGDI automática sai por R$ 126.990. Para toda a linha, a garantia de fábrica é de 5 anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas e limitada a 100.000 km para pessoas jurídicas, enquanto a garantia para a bateria é de 1 ano ou 20 mil km e a garantia para o sistema multimídia é de 3 anos sem limite de quilometragem. As revisões do veículo devem ser feitas a cada 10.000 quilômetros ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, e a tolerância para realizar as manutenções é de 1.000 km ou 1 mês, a mais ou a menos.

O sedã dispõe de seis opções de cores para a carroceria: Branco Atlas (representa um valor adicional de R$ 700), Preto Onix (sem custo adicional), Prata Brisk (+ R$ 1.600), Cinza Silk (+ R$ 1.600), Prata Sand (+ R$ 1.600) e Azul Sapphire (+ R$ 1.600), a cor do carro desta matéria.

Impressões ao dirigir

Para dar a partida no HB20S Comfort, é necessário girar a chave no tambor da ignição ao mesmo tempo em que se aperta totalmente o pedal de embreagem - da mesma forma que nas versões manuais do Fiat Cronos, por exemplo. Apesar do volante não possuir regulagem (o que faz com que a perna possa encostar na parte inferior do aro, a depender da posição), os ajustes de altura disponíveis para o assento do motorista e os cintos de segurança dianteiros colaboram para um melhor posicionamento durante a condução.

A direção elétrica é um dos grandes destaques na dirigibilidade do HB20S. Além de ser bem cômoda e leve em manobras e mais firme em velocidades mais altas, o diâmetro de giro de 10,4 metros (menor que o de alguns hatches compactos) torna descomplicada a tarefa de executar retornos e balizas. O volante possui material plástico com espuma bastante densa e razoavelmente lisa, além de trazer abas para melhor posicionamento das mãos. A ergonomia da cabine é boa, com comandos fáceis de operar e alavanca de freio de mão leve, e a visibilidade da carroceria é boa, graças aos espelhos externos que propiciam bom campo de visão. Os sons de notificação emitidos, como o de seta, são agradáveis. Esguichos e limpadores funcionaram a contento.

O conjunto de suspensão se esforça para absorver com maciez as irregularidades do piso, mas é nítido que o HB20S ainda repassa os baques para os ocupantes de forma perceptível, por conta de seu curso de suspensão razoavelmente curto. Por outro lado, a altura em relação ao solo de 16 centímetros é uma das maiores do segmento de sedãs e a carroceria aderna relativamente pouco nas curvas e desvios rápidos de trajetória. 

O câmbio manual de 5 marchas conta com operação agradável: os engates de marchas são precisos e fáceis de serem encontrados - lembram o jeito de comandar um Volkswagen manual, mas com deslocamento maior da alavanca. A transmissão traz a ré atrás da quinta marcha, sem arruela ou outro tipo de inibidor para o engate. Curiosamente, quando a ré é engatada, soa rapidamente um bipe que parece ser o de um sensor de estacionamento, confirmando para o motorista que houve o engate. A falta dos sensores traseiros, aliás, é sentida no HB20S. Afinal, apesar da área transparente proporcionada pelo vidro traseiro ser ampla e não muito inclinada, o tampão do porta-malas é elevado e toma parte da visão. Aliás, os limites da carroceria para a frente também são um tanto quanto difíceis de enxergar, por conta da forte inclinação do capô. Também poderia ser melhorada a vedação contra poeira.

O piloto automático começa a operar acima de 40 km/h e dá conta de manter a velocidade do veículo mesmo com variações de inclinação. A ativação, pausa e retomada são facilmente realizadas pelos comandos no volante. Mas se a embreagem for acionada, o controlador de velocidade de cruzeiro é pausado. Para acionar o limitador, é necessário apertar e segurar o mesmo botão de ativação do piloto automático; apertando o pedal do acelerador até o fim, o limite de velocidade pode ser excedido. Diferentemente da maior parte dos automóveis manuais da atualidade, o HB20S não possui indicador no quadro de instrumentos que sugere trocas de marcha. Já o assistente de partida em ladeiras atuou bem em descidas e subidas, mantendo o carro freado por cerca de dois segundos para o motorista poder acelerar em locais íngremes com mais tranquilidade.

Apesar de ser um carro 1.0 de três cilindros, o HB20S isola bem as vibrações na parte interna: mesmo em ponto-morto, não se observam trepidações significativas no volante, alavanca de câmbio ou bancos. Já o nível de ruído do motor é acentuado especialmente ao redor (e após) as 3 mil rotações por minuto. Rodando em piso plano a 100 km/h, o sedã da Hyundai está a aproximadamente 3250 rpm. Em algumas ocasiões na estrada, por conta do alto ruído, cheguei a olhar para a alavanca de câmbio para checar se o carro estava mesmo em quinta marcha. Ah, se esta transmissão tivesse seis marchas, como no hatch 1.0 TGDI manual e no rival Onix Plus...

Em termos de desempenho, o HB20S 1.0 nos surpreendeu positivamente na utilização cotidiana. O peso da carroceria do sedã é apenas 26 quilos superior ao do hatch em versão equivalente. No uso urbano, principalmente em pisos planos ou de inclinação contida, o motorista não sente a sensação de falta de força. Porém, nas subidas mais íngremes e quando se exige um maior ganho de velocidade nas ladeiras, às vezes se faz necessária uma redução de marcha. Mesmo com os controles eletrônicos ativos, o sedã da Hyundai canta pneu nas arrancadas. Nossa aceleração de 0 a 100 km/h, com gasolina, foi executada no mesmo tempo declarado pela Hyundai com etanol. Em terceira marcha, a prova de 60 a 100 km/h é encerrada próximo da faixa vermelha de rotações do motor. Veja os dados coletados em pista sem tráfego de veículos, com ar-condicionado desligado, controles eletrônicos ativados, somente o motorista a bordo, gasolina no tanque e cronometragem automática pelo aplicativo GPS Acceleration:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,5 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h (3ª marcha): 8,6 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h (3ª marcha): 8,8 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h (4ª marcha): 12,8 segundos

Condições do teste

Temperatura externa: 32º C
Altitude (estimada): 71 metros
Pressão dos pneus: não disponível
Nível de combustível: 2 últimas barras (antes da reserva)
Quilometragem do veículo durante os testes: 27 051 km

O consumo de combustível do Hyundai HB20S agradou durante os nossos percursos. A média com gasolina foi ligeiramente inferior aos 13,4 km/l do ciclo de rodagem do Inmetro na cidade, enquanto o consumo com etanol superou os 9,4 km/l que constam no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Ao todo, foram 126,7 quilômetros percorridos com o sedã da Hyundai.

Gasolina - 9,82 litros

Consumo de combustível médio: 12,7 km/l
Distância percorrida: 93,4 km
Velocidade média (estimada): 31,5 km/h


Etanol - 10,0 litros - abastecimento feito com 29 km de autonomia

Consumo de combustível médio: 10,1 km/l
Distância percorrida: 33,3 km
Velocidade média (estimada): 21,5 km/h
Autonomia estimada na devolução: 115 km

Para concluir...

O segmento de sedãs compactos está com menos alternativas acessíveis no Brasil, mas o Hyundai HB20S 1.0 é, sem nenhuma dúvida, uma das opções que merecem o test-drive caso seja fundamental a utilização de um porta-malas maior. Mesmo nesta versão de entrada, sua lista de equipamentos de série concentra os itens mais primordiais de comodidade, segurança e conectividade, com mais itens que o HB20 Sense Plus hatch; além disso, o espaço interno é satisfatório e, na prática, o motor 1.0 aspirado se sai bem melhor do que o que se poderia esperar para um três-volumes: proporciona reações espertas no uso urbano e bons índices de consumo de combustível. Sedã mais barato que o HB20S, só o Fiat Cronos Drive 1.0 (R$ 90.990); afinal, o Renault Logan Life 1.0 parte de R$ 94.810 e o Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado LT é tabelado em R$ 97.390.

Vem conferir a Galeria de Fotos do Hyundai HB20S Comfort 1.0 Manual!







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