Fiat Pulse obtém duas de 5 estrelas nos testes do Latin NCAP: confira os resultados

A última divulgação de resultados dos testes de segurança promovidos em 2023 pelo Latin NCAP mostra que o Fiat Pulse poderia oferecer um melhor nível de segurança. A limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação em termos de proteção dos ocupantes infantis e os lembretes de cinto de segurança traseiro que não atendem aos padrões do órgão, bem como a disponibilidade limitada de assistentes de condução, entre outros aspectos, fizeram o SUV ficar distante de um melhor resultado. Produzido em Betim, Minas Gerais, o Pulse traz quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade como itens de série e alcançou as notas 67,18% em proteção para adultos, 55,88% em proteção infantil, 45,39% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% em termos de itens de assistência à segurança.

O Pulse foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto contra poste, proteção à coluna cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de controle de estabilidade e do alce. Foi testada a versão Drive com o pacote de segurança mais básico do modelo; outras versões incluem, como opcional (Audace) ou de série (Impetus e Abarth), a frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa. O veículo apresentou estrutura estável e a área dos pés também foi considerada estável no impacto frontal. O impacto lateral ofereceu boa proteção para adultos. O teste de colisão de impacto contra poste mostrou níveis de proteção "de marginal a bom"; no entanto, a área limitada do airbag lateral penalizou a pontuação geral do carro na proteção do adulto. O modelo oferece airbags laterais de série para tórax e cabeça, mas não oferece airbags de cortina nem como opcional, limitando a proteção apenas aos assentos dianteiros - e em uma faixa restrita. Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas não são considerados uma solução robusta pelo Latin NCAP.

A proteção para crianças foi afetada negativamente pela proteção limitada à cabeça do dummy que simula um passageiro de 3 anos no impacto frontal e lateral. Embora ambos os dummies tenham sido instalados em cadeirinhas com fixações I-size, de bom desempenho e seguindo as práticas recomendadas pelo Latin NCAP, a redução da nota é explicada pela combinação do veículo com essas cadeirinhas, que ofereceram melhor proteção em outros veículos testados pelo Latin NCAP. O espaço limitado para a instalação das cadeirinhas maiores do tipo Isofix e a disponibilidade limitada dos sistemas de retenção infantil também afetaram negativamente a pontuação. 

Conforme o Latin NCAP, a avaliação de proteção para pedestres poderia melhorar com a disponibilidade da frenagem autônoma de emergência de série em mais versões, para atender aos requisitos do órgão. O desempenho do controle de estabilidade e do limitador de velocidade foi bom para os padrões do Latin NCAP. Porém, os alertas de cintos desafivelados no banco traseiro deveriam ser atualizados para atender aos requisitos do Latin NCAP. O órgão ofereceu ao fabricante a avaliação do sistema de frenagem autônoma de emergência para adicionar seu relatório de desempenho à publicação e informar os consumidores, mas a Fiat se recusou a fazê-lo. 

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: 

“O [grupo] Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo. Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade do AEB, que precisam ser melhorados. Esses recursos de segurança e os esforços relacionados para aprimorá-los devem definitivamente ser disponibilizados como padrão para os modelos mais baratos e mais populares, como já foi feito por outros concorrentes. Mais uma vez, pedimos ao Stellantis que melhore os recursos básicos de segurança em toda a sua linha de modelos. O Latin NCAP demonstrou que a informação independente ao consumidor em um sistema de rotulagem obrigatório mudaria o mercado para veículos mais seguros sem atrito político. Os consumidores, gestores de frotas e governos não devem comprar carros que não estejam classificados pelo Latin NCAP”. 

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: 

"Pedimos à Fiat e ao grupo Stellantis que melhorem a segurança básica em toda a sua frota, que não consegue pontuar acima de duas estrelas de acordo com o atual protocolo de avaliação do Latin NCAP. Em particular, se deve concentrar em melhorar a proteção da cabeça em caso de impacto lateral e a proteção dos passageiros crianças para evitar impactos na cabeça. Dada a orientação de carro familiar que o Fiat Pulse está tentando alcançar, queremos que esse modelo melhore drasticamente a proteção de pedestres, a proteção lateral da cabeça e o equipamento padrão de Frenagem Autônoma de Emergência. Todas as famílias e usuários das estradas merecem melhor proteção nas ruas da América Latina e sabemos que o Stellantis pode oferecer isso".

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