Os últimos doze meses foram marcados pela apresentação de várias novidades para o mercado brasileiro. 2023 iniciou com as apresentações da nova geração do Honda Civic Híbrido, que subiu de patamar em relação à geração anterior, e do BMW X1, completamente reformulado em sua terceira geração. O Fiat Argo finalmente passou a ter câmbio automático CVT e o Volkswagen Polo GTS acompanhou as modificações visuais do restante da gama de versões do hatchback, intensificando sua aura como a alternativa topo-de-linha do modelo.
Em fevereiro, a Chevrolet Montana começou, enfim, a chegar às concessionárias em sua gama completa de versões (a pré-venda havia iniciado em dezembro de 2022 somente nas opções LTZ e Premier, e ninguém fora da General Motors havia dirigido a picape até então). A Volkswagen revelou o Virtus reestilizado e o Polo Track. Enquanto isso, a Ford abriu o período de pré-vendas da F-150.
Chegou março e a GWM anunciou os preços de toda a linha Haval H6, inicialmente comercializada através do site Mercado Livre - em seguida, a marca começou a estabelecer seus primeiros pontos físicos de venda. A Hyundai apresentou o Creta N Line Night Edition 2.0, limitado a 900 exemplares, e a Nissan finalmente revelou ao Brasil o Sentra - nós do Auto REALIDADE estivemos em São Paulo (SP) à convite da marca para a cobertura deste lançamento. No segmento de comerciais leves, o Ford Transit passou a ter alternativa do câmbio automático, enquanto na seara dos esportivos, a Audi passou a trazer o cupê de quatro portas RS 5 Sportback nas versões Competition Plus e Competition Plus Track.
Em abril, a Volkswagen celebrou os 20 anos de produção de carros flex-fuel, enquanto a Jeep comemorou 1 milhão de unidades fabricadas em sua fábrica de Goiana, Pernambuco. A Mitsubishi L200 voltou a contar com a tradicional versão Savana, revelou o novo Eclipse Cross Sport e ampliou a garantia de fábrica de seus veículos novos para 5 anos, enquanto o Fiat Ducato foi submetido a uma reestilização, o Lexus RX 500h mudou por completo, a Chevrolet S10 voltou a ser a versão Midnight e o BMW X1 passou a ser fabricado no Brasil.
No mês de maio, a Audi apresentou a limitada série Carbon Edition do A5 Sportback, enquanto a BMW apresentou os novos X5 e X6 no mercado brasileiro. Já a Ford Maverick se tornou a primeira picape oferecida no Brasil com conjunto mecânico híbrido, enquanto a Chevrolet passou a vender no Brasil o utilitário elétrico Bolt EUV e a Suzuki introduziu novas versões para o Jimny Sierra.
Em junho, o Auto REALIDADE novamente viajou a São Paulo - desta vez, à convite da Ram, para conhecer em primeira mão a aguardada picape Rampage, primeiro produto da marca desenvolvido pela América do Sul. A Honda apresentou o aguardado hatchback esportivo Civic Type R, enquanto a CAOA Chery lançou o Tiggo 5x Sport, versão com preço mais em conta, a Nissan reestilizou o Versa (que passou a ter novos detalhes de estilo e mais equipamentos de série em todas as versões), a Volkswagen começou a oferecer o SUV elétrico ID.4 por assinatura, Fiat e Jeep disponibilizaram novas versões de entrada do Fastback (a Turbo 200) e do Commander (a Longitude), e a Ford revelou a nova geração da Ranger, que chegou inicialmente nas versões mais completas (XLT e Limited) e se posicionou em um patamar acima das rivais em termos de acabamento e de itens de comodidade e tecnologia. Já a BYD balançou o mercado de automóveis ao lançar o hatchback elétrico Dolphin por um preço bastante competitivo, que fez com que outras montadoras reduzissem o valor de tabela de seus veículos recarregáveis na tomada. Junho também foi o mês que marcou os descontos patrocinados pelo Governo Federal a automóveis zero-quilômetro - os preços para os consumidores chegaram a ter mais de R$ 10.000 de redução em alguns modelos. Neste mês, a matéria do Auto REALIDADE sobre segurança no trânsito recebeu reconhecimento nacional no Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro, promovido pela Honda Brasil.
O mês de julho começou com o anúncio da chegada do arquirrival do Civic Type R ao Brasil: a Toyota revelou o GR Corolla, limitado a 99 unidades em território brasileiro. A BYD anunciou formalmente a instalação de três fábricas em Camaçari, na Bahia: uma para produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, outra para a produção de automóveis elétricos e híbridos, além da terceira planta que fará o processamento de lítio e ferro-fosfato. No início de julho, chegou ao fim o programa de descontos patrocinados pelo Governo Federal. O Citroën C4 Cactus passou por atualizações discretas, enquanto a Chevrolet Montana passou a ter mais uma versão, a esportivada RS, e o Volkswagen T-Cross estreou a série especial The Town. Chegou ao mercado o BMW iX1, alternativa totalmente elétrica baseada na terceira geração do SUV, e a Mercedes-Benz efetuou uma reestilização no hatch Classe A. Já a Jaguar apresentou o F-Type 75, que simbolizava o fim de produção do modelo - e também marca o início do fim dos veículos com motor a combustão da montadora.
Em agosto, a linha Hyundai HB20, HB20S e Creta passou a ter mais versões (com os "sobrenomes" Plus ou Safety) e a Mitsubishi voltou a aceitar encomendas da L200 Triton Savana Sertões. O Audi e-tron se tornou Q8 e-tron, incorporando novo design e maior capacidade de bateria. A Fiat apresentou as versões Ranch e Ultra da Strada com motor 1.0 Turbo Flex, nova dianteira e detalhes internos diferenciados das outras versões. Já a Toro passou a ter estilo unificado da parte frontal para todas as versões, baseada no estilo já existente para as versões Ranch e Ultra. Ainda no segmento das picapes, a Volkswagen resolveu apresentar a Saveiro reestilizada, que decepcionou boa parte da imprensa e dos consumidores por conta das modificações superficiais. E a BYD revelou o sedan elétrico Seal, que também chegou ao mercado com preço competitivo e desempenho impressionante: para a aceleração de 0 a 100 km/h, bastam 3,8 segundos.
No mês de setembro, a Ford apresentou o Transit Chassi, com as opções de Peso Bruto Total de 3,5 ou de 4,7 toneladas, e as versões mais em conta da Ranger (XL e XLS). A BMW revelou a nova geração do M2, enquanto a Renault passou a disponibilizar no mercado brasileiro o Megane E-Tech, crossover elétrico que busca um público que ainda não era atendido por um produto da marca e se destaca pelo visual ousado e pelo conforto ao rodar. Líder isolado do segmento de sedans médios, o Toyota Corolla passou por uma leve atualização na linha 2024, que incluiu motores mais econômicos, novo estilo para grade frontal, rodas e, na parte interna, quadro de instrumentos totalmente digital, entradas USB-C e saídas de ar traseiras. A BYD apresentou o Dolphin Plus, com diferenças visuais do modelo já conhecido e com motor de 204 cavalos, e o Dolphin Diamond (nada mais que o modelo vendido desde junho com a carroceria na cor preta).
Em outubro, a Renault iniciou a comercialização do furgão elétrico Kangoo E-Tech e a Jeep passou a trazer o Grand Cherokee em sua quinta geração com conjunto mecânico híbrido plug-in (4xe). A BYD confirmou a produção nacional de Dolphin, Yuan Plus e Song Plus, enquanto a Honda passou a comercializar no Brasil o Accord Hybrid, como alternativa mais refinada ao Civic Híbrido, e a Volkswagen trouxe para o mercado nacional o Tiguan Allspace reestilizado e com novos itens, porém sem tração integral e com downgrade de força no motor 2.0 TSI. O Ford Mustang Mach-E passou a ser comercializado no País e a Nissan Frontier, que já havia estreado pequenas modificações em julho, passou a ter 6 anos de garantia - a maior cobertura de fábrica do Brasil no segmento de picapes médias. A Hyundai celebrou os 2 milhões de automóveis fabricados em Piracicaba (SP) nos seus onze anos de atividades e a Fiat anunciou que o Mobi chegou ao marco de 500 mil exemplares produzidos. A Renault também apresentou o crossover Kardian, que chega às concessionárias em todo o Brasil até março, e antecipou um pouco do que virá por aí com a picape-conceito Niagara, que aponta como será a sucessora da Oroch dentro de alguns anos. A Stellantis revelou o Fastback Abarth, esportivo com motor 1.3 Turbo Flex de 185 cavalos com etanol, e a Honda iniciou a comercialização do SUV médio ZR-V, que chegou em versão única, Touring, com motor 2.0 aspirado e câmbio automático CVT.
No mês de novembro, a Nissan anunciou o investimento de R$ 2,8 bilhões na sua fábrica em Resende (Rio de Janeiro) para viabilizar a produção da próxima geração do Kicks e de um segundo modelo, ainda inédito. A Audi apresentou a série Anniversary Edition para Q3 SUV e Sportback, limitada a 100 unidades e que inicia as celebrações dos 30 anos de atuação da marca no Brasil. Já o Citroën C3 passou a ter a versão Live Pack 1.6, passando a ser o automóvel mais barato do País com câmbio automático. Na gama da Toyota, a picape Hilux passou a ter a versão SRX Plus, com aprimoramentos antes exclusivos da versão GR-Sport; já o utilitário SW4 agora conta com a opção SRX Platinum como sua alternativa de entrada, que incorpora detalhes visuais da versão Diamond. A nova geração do Mercedes-Benz GLC chegou ao mercado nacional, a Volkswagen começou a oferecer o Certificado de Veículos Clássicos para automóveis com mais de 20 anos de produção e a Citroën revelou o C3 AirCross, com motor 1.0 Turbo Flex e câmbio automático em todas as versões. Inicialmente, o SUV chegou nas alternativas de 5 lugares; as opções para sete passageiros terão seus preços revelados no início de 2024.
E em dezembro, a Renault anunciou investimento de R$ 2 bilhões na sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, para a fabricação de um inédito SUV médio com conjunto mecânico híbrido. A marca também já iniciou a distribuição dos primeiros exemplares do Duster 2024, com as versões Intense Plus e Iconic Plus - ambas com novos faróis e lanternas, detalhes visuais diferenciados e novo console central. A Toyota passou a disponibilizar a versão XRX do Corolla Cross com motor 2.0 Flex, enquanto a Chevrolet revelou o Camaro Collection, série de 125 unidades que simboliza o fim de produção do esportivo em sua sexta geração. E a Stock Car anunciou que, na temporada de 2025, as bolhas dos tradicionais sedãs darão lugar aos SUVs. O Corolla abre espaço para o Corolla Cross, ao passo em que o Cruze cede seu espaço ao Tracker.
Ao longo do ano de 2023, perdemos personalidades como Ken Block, Mauro Salles, Wilson Toume, Antonio Megale, Bird Clemente e Gil de Ferran.
No mercado brasileiro, a Fiat ainda é a líder isolada no segmento de automóveis, fechando o ano de 2023 com 21,85% de market share. Este ano, a Volkswagen passou à frente da Chevrolet: 15,85% contra 15,06%. Em 2023, a Toyota celebra a quarta posição entre as marcas que mais comercializam veículos no Brasil, com 8,83% - à frente da Hyundai, com 8,56%.
Considerando o acumulado de janeiro a dezembro de 2023, a Fiat Strada manteve-se como a líder de vendas entre os automóveis e comerciais leves, registrando 120.597 unidades emplacadas nos últimos 12 meses. Com este fôlego, a picape se sagra como o automóvel mais comprado do País por três anos seguidos. Graças à reestilização de 2022 e à inclusão da versão Track, que substituiu o Gol, o Volkswagen Polo fechou o ano de 2023 com nada menos que 111.237 exemplares emplacados - em dezembro, o hatch da Volks vendeu 17.994 unidades, maior volume registrado para um único veículo considerando todos os meses do ano, enquanto Onix e Strada não superaram a fronteira dos 11 mil carros. O hatchback da Chevrolet ocupa o terceiro lugar do pódio com 102.030 unidades negociadas em 2023.
Quando o ano de 2023 começou, o Chevrolet Onix fechou o mês de janeiro como o automóvel mais vendido do Brasil, à frente da Strada - ambos na casa dos 7 mil exemplares emplacados. Nesta mesma época, o Polo ainda estava no patamar de 2 mil carros/mês. Mas dali em diante, o desempenho em vendas do hatch da Volkswagen passou a ser bem mais robusto. A Strada foi o automóvel mais vendido nos meses de fevereiro, março, abril e maio. Em junho, o Polo se tornou, pela primeira vez, o automóvel mais vendido do País - e em julho, mês dos descontos patrocinados pelo Governo Federal, o Volks fez história ao emplacar 16.471 unidades, maior volume registrado em 2023 entre todos os carros disponíveis no mercado. A picape da Fiat voltou a ser a mais vendida em agosto, setembro, outubro e novembro - porém, o Volkswagen Polo bateu seu próprio recorde ao registrar 17.994 emplacamentos.
O Latin NCAP aferiu este ano a segurança de oito automóveis. Destes, cinco veículos foram testados em configurações disponíveis no mercado brasileiro. O sedan Volkswagen Virtus, que já havia obtido cinco estrelas em 2022 para o modelo fabricado na Índia, também manteve o resultado para exemplares produzidos no Brasil. O Polo Track, versão de entrada do hatch da Volkswagen, ofereceu as mesmas três estrelas de proteção das outras opções mais equipadas e caras. Reestilizado no ano passado, o Hyundai HB20 também obteve as três estrelas de proteção. Já o Fiat Pulse alcançou duas estrelas nos testes (considerando o pacote inicial de equipamentos de segurança) e o Citroën C3 obteve nota zero. Para 2024, os automóveis novos terão que incorporar reforços em seus pacotes de segurança, refletindo as exigências cada vez maiores dos órgãos certificadores da proteção proporcionadas pelos veículos.
2023, o ano de mais carros testados pelo Auto REALIDADE
De longe, o ano de 2023 foi o mais próspero para nós do Auto REALIDADE desde que passamos a receber carros para realização de avaliações e test-drives, há oito anos. Só de veículos de frota de imprensa, foram oito modelos que estiveram em nossa garagem por uma semana: Renault Kwid E-Tech, Fiat Fastback Audace, Fiat Cronos Precision CVT, Fiat Cronos Drive CVT, Nissan Sentra Exclusive, Fiat Strada Ranch Turbo, Citroën C3 Feel e Pulse Abarth. Também fomos convidados para dois eventos de lançamento realizados em São Paulo, capital: conhecemos a nova geração do Sentra em março e a Ram Rampage em junho. Nos dois casos, foi possível dirigir e gerar conteúdos com estes modelos antes mesmo de suas respectivas chegadas às concessionárias em todo o Brasil.
Além disso, também fizemos test-drives em outros diversos carros, cedidos pelas concessionárias do Piauí. Foram eles: Hyundai Creta N Line (fevereiro), Ram 1500 Rebel (maio), Ram 1500 Limited (junho), Ram 3500 (junho), Ram Classic (junho), GWM Haval H6 HEV e PHEV (julho), BYD Han (julho), BYD Yuan Plus (agosto), Nissan Versa Exclusive (agosto), Audi e-tron Performance Black (agosto), Honda HR-V EXL e Touring (agosto), Ford Territory Titanium (outubro), Ford Ranger Limited (novembro), Renault Megane E-Tech (dezembro), Chevrolet Bolt EUV (dezembro), Chevrolet Equinox (dezembro), Honda Civic e:HEV (dezembro) e Chevrolet Montana (dezembro).
Este ano, também pudemos dirigir todos os veículos que foram tema de nossas Matérias Especiais. Em janeiro, aproveitamos a disponibilidade do Fastback Audace (na época, a versão de entrada do SUV-Coupé da Fiat) para comentar sobre semelhanças e diferenças na comparação com a alternativa Limited Edition Powered by Abarth. Outros carros que dirigimos foram: Audi A4 2.8 V8, Volkswagen Gol 1.6 8v 2021, VW Gol 1.9 Turbo, Toyota Corolla GLi, Ford EcoSport Freestyle, Ford F-250 e Honda Civic D16 1995.
Feliz 2024 para você!
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