Promovida em diversas regiões do Brasil, a Expedição Ford Ranger chegou neste domingo (19 de novembro) a Teresina, capital do Piauí. O evento é focado na experimentação da nova geração da picape média em pistas com obstáculos em terrenos fora-de-estrada. Visitantes puderam dirigir a Ranger em suas versões XLS 2.0 4x4, XLS 3.0 V6, XLT 3.0 V6, Limited 3.0 V6 com rodas de 18 polegadas e Limited 3.0 V6 com o Pacote Opcional que inclui rodas de 20 polegadas, em exemplares disponibilizados pela própria montadora. A organização da pista ficou a cargo da concessionária Ford Antares.
Nós do Auto REALIDADE estivemos na Expedição (aliás, nosso test-drive foi o primeiro dentro do evento, que ocorreu de 9:00 às 17 horas). Optamos por experimentar a versão Limited com o Pacote Opcional, a mais completa da linha, que traz destaques como câmeras de visão em 360 graus, ativação automática da imagem com linhas de guia para auxílio na condução off-road, alavanca de câmbio e-shifter para operação da transmissão de 10 marchas e quadro de instrumentos com tela colorida de 12,4 polegadas. O motor tem rendimento de 250 cavalos e 61,2 kgfm de torque.
Esta foi a primeira ocasião em que dirigi a nova geração da Ranger: os dois exemplares já adquiridos pela concessionária Antares para test-drive vem sendo bastante requisitados pelos consumidores. A operação da alavanca de câmbio é curiosa, com botão para liberação e deslocamento curto e reto entre as posições de marcha. Se a picape for parada, o cinto for retirado e a porta do motorista for aberta, automaticamente a alavanca é deslocada para a posição Parking. O freio de estacionamento eletrônico é automaticamente desacoplado quando o motorista acelera levemente com o câmbio em Drive, as portas fechadas e o cinto afivelado. Botões físicos no console estão disponíveis para as funções mais primordiais. Na pista, foi possível conferir a atuação do assistente de partida em ladeiras (que também atua enquanto a picape está com o câmbio em N), do controlador de velocidade em descidas (que detecta a inclinação para manter o passo ideal) e do bloqueio eletrônico do diferencial traseiro. Por motivos de segurança, é necessário mudar a posição de câmbio para Neutro quando a tração reduzida é acionada.
As picapes foram submetidas aos testes de torção da carroceria em "V", king (subida em morro e descida), inclinações laterais, "caixas de ovos", aceleração e transposição de troncos dispostos em "Z".
Até agora, a Expedição Ford Ranger esteve presente em Londrina, Maringá (ambas no Paraná), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Rio Verde e Goiânia (Goiás), Brasília (Distrito Federal), Cuiabá, Tangará da Serra e Sinop (Mato Grosso), Imperatriz (Maranhão), Marabá e Belém (Pará). Ainda este mês, as picapes estarão em Palmas (Tocantins).
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).