A Renault apresenta ao Brasil o Megane E-Tech, modelo totalmente elétrico que terá preço a partir de R$ 279.900. O novo modelo é baseado na plataforma CMF-EV, desenvolvida especificamente para automóveis recarregáveis na tomada, o que permite um melhor aproveitamento de espaço da carroceria. Na Europa, o modelo registra mais de 60 mil emplacamentos. Aqui no Brasil, o Megane é o primeiro automóvel a trazer o novo logo "Nouvel’R" da Renault.
Com 4,20 metros de comprimento, 1,52 metro de altura e distância entre-eixos de 2,68 m, o Megane E-Tech traz bateria com espessura de 11 centímetros, característica que permitiu diminuir as proporções externas e reduzir o centro de gravidade. As linhas da carroceria são ousadas, com luzes de posição que acompanham os faróis Full LED e contornam o para-choque dianteiro, além de rodas diamantadas de 18 polegadas, linha de cintura elevada, lanternas com efeito tridimensional que percorrem a tampa do porta-malas de ponta a ponta e maçanetas de porta embutidas. Pela aproximação da chave-cartão, ou quando o veículo é destravado, as maçanetas se ejetam automaticamente, por meio de um sistema elétrico. Elas retornam à posição fechada dois minutos depois do veículo ter sido estacionado, quando ele começa a rodar, ou com o travamento das portas.
Já a cabine se destaca pelo acabamento e pelos itens disponíveis. O quadro de instrumentos utiliza uma tela de 12,3 polegadas, enquanto o sistema multimídia OpenR traz um monitor vertical de 9 polegadas. O painel é revestido de material têxtil; seu contorno superior e a moldura da parte de cima dos painéis das portas possuem revestimento em Alcântara. O revestimento dos bancos mistura revestimento sintético e material têxtil reciclado. Já os porta-objetos nos painéis das portas são forrados com carpete.
A localização da alavanca de câmbio na coluna de direção e a instalação do botão de controle do sistema Multi-sense no volante permitiram liberar espaço entre os bancos dianteiros, incluindo um porta-objetos aberto com capacidade de sete litros. O porta-garrafas de dois litros e o porta-objetos com capacidade para três litros localizado abaixo do apoio de braço central pode deslizar por 55 centímetros.
Na frente, o apoio de braço central integra um porta-objetos com duas entradas USB do tipo C e uma tomada de 12 Volts. Na parte de trás do apoio de braço foram instalados dois outros conectores USB-C para os passageiros da parte traseira. Já a parte inferior da central multimídia conta com botões de controle ao estilo de teclas de piano, além de um espaço para acomodar um smartphone, que pode ser posicionado na horizontal, para ser recarregado por indução, ou na vertical, para melhor visualização da tela.
Já o porta-malas de 440 litros traz, sob o assoalho, um compartimento de 33 litros para acomodar os cabos de carga. Os bancos traseiros também podem ser rebatidos na proporção 2/3 e 1/3, permitindo aumentar o volume para bagagens.
No Brasil, o Megane E-Tech está disponível em três cores: Cinza Rafale, Cinza Schiste e Azul Nocturne, sempre com teto na cor Preto Étoilé.
O Megane E-Tech possui conjunto de suspensão independente (sendo do tipo multi-link na traseira, na com braços paralelos) e direção elétrica mais direta, que permite aumentar a agilidade nas manobras. A inclinação do banco traseiro de 27 graus, associada ao assoalho plano, permite aos passageiros manter os pés em posição mais confortável. O modelo também dispõe da “Cocoon Effect Technology”, camada de espuma amortecedora instalada entre o assoalho do veículo e toda a superfície da bateria. Os benefícios em termos acústicos são sentidos a partir dos 30 km/h. Além disso, essa espuma pesa 3 kg a menos em comparação com um isolamento acústico tradicional. Esta solução é complementada pelo isolamento duplo das portas.
Com o motor elétrico de 220 cavalos e 30,6 kgfm de torque, o Megane E-Tech acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. Seu conjunto de motor e transmissão é compacto, pesando 145 quilos. A bateria de 60 kWh possui 395 quilos e permite autonomia de até 495 quilômetros no uso urbano e 463 km no rodoviário, segundo a norma SAE J1634. No uso misto, a autonomia é de 481 km na SAE J1634 e 337 km de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que é calculado com uma redução de 30% na autonomia de uso misto da norma SAE J1634.
A bateria de 60 kWh é composta de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de 8 anos ou 160.000 quilômetros. Durante este período, a Renault garante que elas serão substituídas gratuitamente caso sofram uma deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal. A recuperação de energia ocorre a cada frenagem, mas, para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Megane E-Tech traz frenagem regenerativa que é ativada quando a alavanca de câmbio está posicionada em Drive, permitindo recuperar a energia cinética ao soltar o pé do acelerador, o que também permite utilizar menos o pedal do freio.
Existem quatro níveis de frenagem regenerativa, que são selecionadas por meio dos paddle-shifters localizadas atrás do volante: do nível 0 (sem frenagem recuperativa) ao nível 3 (recuperação máxima e freio do motor otimizado, mais indicado para circulação na cidade, onde a maioria das situações de desaceleração acontece soltando o pedal do acelerador). A adaptação da frenagem ocorre de forma imediata.
A autonomia do Megane E-Tech é um aspecto privilegiado, graças à gestão otimizada da recuperação da energia e das trocas térmicas, por meio de um sistema patenteado, dividido em componentes, como o sistema de gestão da energia perdida pelas baterias e pelo motor, que é reutilizada para aquecer a cabine. Isso foi possível graças à introdução de um sistema de resfriamento líquido para as baterias e o motor (óleo refrigerado a água).
A carroceria tem peso de 1680 quilos, graças ao uso de alumínio na plataforma, além da aplicação material compósito da porta traseira e da opção pela bateria integrante da estrutura da carroceria.
O modelo da Renault pode ser utilizado em carregadores rápidos de até 130 kW. Em corrente alternada (AC), ele é compatível com tomadas domésticas de 10 Ampères/2,2 kW (mono e bifásico), terminais domésticos de 32A/7,4 kW (mono e bifásico); terminais doméstico ou público de 16A/11 kW (trifásico) e terminais públicos de 32A/22 kW (trifásico). Com a recarga em corrente contínua (DC) de 130 kW, para ir dos 15% até 80% da carga da bateria são necessários 36 minutos. Já no Wallbox de 22 kW, leva 1 hora e 50 minutos. O Megane E-Tech traz de série o cabo Modo 3 para recarga em terminais públicos ou privados. Para uma recarga em domicílio em uma tomada tradicional, é oferecido como acessório o cabo flexicharger.
O Megane E-Tech é produzido na França, na fábrica de Douai. Todos os seus revestimentos têxteis são produzidos a partir de materiais totalmente reciclados, o que pode equivaler a 2,2 quilos no total. Vários componentes visíveis (parte inferior do habitáculo interno) e não visíveis (estrutura do painel) são produzidos com plásticos reciclados, totalizando 27,2 kg. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado.
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