O Latin NCAP mostra que o Hyundai HB20 fabricado no Brasil obteve uma melhora em seu desempenho geral em termos de segurança, subindo de zero para três estrelas, depois de melhorar o pacote de equipamentos de série em todas as versões. O hatchback, porém, mostrou ter estrutura instável, proteção fraca para o tórax do motorista no teste de impacto frontal e desempenho aquém do esperado na proteção de pedestres, o que o impediu de obter uma classificação melhor.
O Hyundai HB20, produzido em Sorocaba (São Paulo) e que traz seis airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamentos de série, obteve as notas 68,30% na proteção a ocupante adulto, 74,85% em proteção infantil, 34,32% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas (ciclistas e motociclistas) e 65,12% quanto à presença de itens de assistência à segurança. Na comparação com o Volkswagen Polo, que recentemente também obteve três estrelas, o HB20 foi melhor nos aspectos de proteção para crianças e presença de equipamentos de segurança, porém teve resultados piores na proteção a adultos e para pedestres, ciclistas e motociclistas.
O HB20 foi avaliado nos testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto contra poste, proteção à coluna cervical (whiplash), proteção de pedestres e controle de estabilidade/teste do alce, que simula um desvio rápido de trajetória. Para estes testes, foi considerado o pacote de segurança mais básico do modelo - as versões mais completas incluem frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego e assistente de permanência em faixa.
O impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o tórax do motorista e uma proteção adequada para o peito do passageiro dianteiro. Os joelhos apresentaram proteção marginal. A estrutura da carroceria e a área dos pés foram consideradas instáveis. O impacto lateral mostrou boa proteção para a cabeça, o abdômen e a pélvis, enquanto a proteção para o peito foi marginal. O impacto contra poste apresentou boa proteção para a cabeça e a pélvis, proteção marginal para o tórax e proteção adequada para o abdômen. O teste de proteção à coluna cervical (whiplash) mostrou proteção marginal para o pescoço do adulto. Os dummies infantis exibiram proteção quase total no impacto frontal e lateral. Todas as cadeirinhas testadas foram aprovadas quanto à instalação e as marcações de advertência do airbag, bem como a advertência de desconexão do airbag do passageiro, cumpriram os requisitos do Latin NCAP. A proteção de pedestres mostrou-se entre "adequada a marginal", com áreas próximas às colunas dianteiras com proteção deficiente. A parte superior e inferior das pernas apresentaram proteção deficiente. O HB20 traz alerta do não uso do cinto de segurança para os ocupantes dianteiros e traseiros. O controle de estabilidade atendeu aos requisitos do Latin NCAP e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h no teste do padrão ADAC e de 70 km/h na testagem do consumidor, respectivamente. O novo HB20 oferece sistemas de assistência à condução como opcional, mas, por não estarem presentes na maior parte do volume de produção do modelo, não houve cumprimento das condições prévias do Latin NCAP para avaliação e pontuação.
O modelo anterior do Hyundai HB20, com apenas dois airbags de série, foi avaliado pelo Latin NCAP em 2020 e tirou zero estrela. Logo em seguida, o fabricante atualizou o modelo, adicionando seis airbags como opcional e, posteriormente, como item de fábrica em todas as versões.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“A decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP. O novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo. Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP. O Latin NCAP tem como objetivo democratizar a segurança dos veículos, os consumidores não devem ter que pagar mais pela segurança básica oferecida nos mercados desenvolvidos”.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Embora seja desejável que os veículos tenham mais sistemas de segurança veicular, como o Hyundai HB20 foi recentemente equipado, é imperativo que eles tenham um bom desempenho para os consumidores na América Latina. Portanto, impulsionamos a Hyundai a atingir as 5 estrelas do Latin NCAP para um de seus principais modelos na região. Isso tem o potencial de salvar muitas vidas e aumentar o prestígio da Hyundai em nossos países".
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