Enfim, a gama completa de versões da linha 2024 da Ford Ranger passa a estar disponível no Brasil. A picape média passa a ser oferecida em mais quatro alternativas: XL 2.0 Turbodiesel 4x4 manual (R$ 239.990), XLS 2.0 Turbodiesel 4x2 automática (R$ 234.990), XLS 2.0 Turbodiesel 4x4 automática (R$ 259.990) e XLS 3.0 V6 Turbodiesel 4x4 automática (R$ 279.990), que se somam às outras três opções já presentes nas concessionárias da marca - XLT 3.0 V6 Turbodiesel 4x4 (R$ 289.990), Limited 3.0 V6 Turbodiesel 4x4 (R$ 319.990) e Limited + Kit Opcional 3.0 V6 Turbodiesel 4x4 (R$ 339.990). Toda a linha dispõe de carrocerias com cabine dupla.
Nas versões de entrada, o motor 2.0 Turbodiesel de quatro cilindros em linha entrega 170 cavalos a 3500 rpm e 41,3 kgfm de torque entre 1750 e 2500 rpm. A versão XL utiliza o câmbio manual MT88 de 6 marchas, enquanto as versões XLS 2.0 adotam a transmissão automática - com 6 velocidades, alavanca com trilho tradicional e freio de mão convencional. Nas versões mais completas, o propulsor é o 3.0 V6 Turbodiesel (de 250 cv e 61,2 kgfm), aliado ao câmbio automático de 10 marchas com alavanca de câmbio com operação shift-by-wire, além do freio de estacionamento eletrônico.
Validado para o diesel B20, composto por 20% de biodiesel, o motor 2.0 possui quatro cilindros, pistões de alumínio e turbina de geometria variável. Segundo a marca, a versão XL manual alcança 10,0 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. O motor 3.0 V6, também validado para o diesel B20, faz a nova versão XLS alcançar as médias de consumo de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Desde a versão XL, a Ranger vem com alternador de 250 Ampères (o padrão do segmento é de 150 A), e há espaço no cofre dianteiro para acomodar uma segunda bateria.
Através do monitoramento da vida útil do óleo, é possível estender as trocas em intervalos de até 16.000 quilômetros. Em vez de seguir períodos de quilometragem fixa, a troca é determinada pelas condições reais de uso do veículo, calculada por algoritmos e parâmetros como regime de uso, temperatura e rotação do motor. O momento da troca é avisado pelo quadro de instrumentos e pelo aplicativo de celular FordPass.
Veja mais detalhes sobre as versões da Ranger 2024:
XL - R$ 239.990
A versão de entrada dispensa a pintura dos para-choques, das capas dos retrovisores externos e das maçanetas. O conjunto ótico da Ranger XL também é diferente, com luzes halógenas que trazem luzes de condução diurna e se infiltram em parte da grade dianteira e sem luzes de neblina. Além disso, esta versão traz rodas de aço de 16 polegadas com calotas parciais e pneus 255/70 All Terrain, e só é oferecida em duas opções de cor para a carroceria (Vermelho Bari, sem custo adicional, ou Branco Artico, por mais R$ 850).
Desde a versão de entrada da Ranger, são itens de série: tela colorida de 8 polegadas para o quadro de instrumentos configurável pelos comandos no volante, central multimídia Sync com tela vertical de 10 polegadas, 4 alto-falantes, espelhamento de tela de celular sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay, duas entradas USB dos tipos A e C, vidros elétricos nas quatro portas com funções um-toque e anti-esmagamento, retrovisores externos elétricos com luzes de seta, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), ajuste elétrico da altura dos faróis, degrau de acesso à caçamba, para-barros, tampa traseira com amortecimento de abertura e fechamento, tomada 12 Volts na caçamba, tapetes de borracha, acendimento automático dos faróis, seis pontos de amarração de carga, bancos revestidos em tecido, cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, trava da tampa da caçamba com fechadura, controle eletrônico de estabilidade, alarme perimétrico, limitador de velocidade, assistente de partida em ladeiras, controlador de velocidade de cruzeiro, controle de velocidade em descidas, diferencial traseiro blocante, provisão elétrica de reboque, AppLink com assistência de emergência, comandos de áudio no volante, conectividade através do aplicativo de celular FordPass Connect (com alerta de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo, monitoramento da vida útil do óleo, localização do veículo, status remoto (nível do combustível, hodômetro, etc), travamento/destravamento remoto e monitoramento preventivo.
Esta versão possui peso em ordem de marcha de 2149 quilos, capacidade de imersão de 80 centímetros, capacidade de carga de 1071 kg e tanque de combustível de 80 litros. A Ranger XL possui 5,37 metros de comprimento, 1,88 metros de altura do veículo, 2,21 m de largura (incluindo os retrovisores) e distância entre eixos de 3,27 metros.
XLS - R$ 234.990 (2.0 4x2); R$ 259.990 (2.0 4x4); R$ 279.990 (3.0 V6 4x4)
A partir desta versão, a Ranger passa a ter pintura na cor da carroceria em locais como o para-choque dianteiro, as maçanetas externas e as capas dos retrovisores, além de contar com rodas de liga leve de 17 polegadas (calçadas com pneus 255/70 All Season), faróis principais de LED e luzes de neblina halógenas. Também vem com carregador de celular por indução, sistema de som com 6 alto-falantes, quatro entradas USB (duas do tipo A e duas do tipo C), saídas de ar-condicionado para os ocupantes traseiros, possibilidade da partida remota agendada pelo FordPass Connect (com funcionamento do ar-condicionado), sensores de estacionamento traseiros e quatro modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar e Escorregadio).
Da versão XLS em diante, estão disponíveis sete opções de cores para a carroceria da Ranger. São elas: Vermelho Bari (sem custo adicional), Branco Artico (+ R$ 850), Laranja Jalapão (+ R$ 1.900) Preto Gales (+ R$ 1.900), Prata Geada (+ R$ 1.900), Azul Belize (+ R$ 1.900) e Cinza Moscou (+ R$ 1.900).
Especificamente na versão XLS 3.0 V6, o console central é diferenciado das versões 2.0, com a alavanca de câmbio E-Shifter e o freio de estacionamento eletrônico. Além disso, a opção V6 possui freios a disco nas quatro rodas e Start & Stop para desligamento e religamento do motor em paradas. O peso em ordem de marcha é de 2266 kg, enquanto a capacidade de carga é de 1054 quilos.
Já a versão XLS 2.0 4x2, a mais em conta da linha, dispensa o seletor giratório de tração com três modos (2H, com torque para as rodas traseiras; 4H, que divide o torque de maneira uniforme entre os eixos, e 4L, reduzida). Nela, o peso em ordem de marcha é de 2069 quilos e a capacidade de carga é de 1031 kg. Na opção XLS 2.0 4x4, a carroceria pesa 2183 kg e pode levar até 1037 kg.
XLT - R$ 289.990
Esta opção intermediária possui barra horizontal da grade dianteira cromada, estribos laterais, sensores de estacionamento dianteiros, sensor de chuva, retrovisor interno anti-ofuscante, para-choque traseiro cromado, volante e bancos revestidos de couro, banco do motorista com ajustes elétricos (em oito posicionamentos), luzes de neblina de LED, espelho no para-sol do motorista, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, travamento da tampa da caçamba associado ao fechamento das portas, alarme volumétrico, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e comutação automática do facho dos faróis.
Limited - R$ 319.990
Adicionalmente, possui barras longitudinais de teto, cromados nas maçanetas externas, molduras da grade dianteira e capas dos retrovisores, molduras dos para-lamas e santantônio pintados na cor da carroceria, parte inferior do para-choque dianteiro com pintura prateada, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 255/65 All Terrain, protetor de caçamba, lanternas com LEDs, ar-condicionado automático digital de duas zonas, apoio de braço traseiro, tela de 12 polegadas para o sistema multimídia (com navegador off-road integrado), dois modos adicionais de condução (Lama/Terra, Areia), chave presencial com partida do motor por botão e monitoramento de pressão dos pneus.
Limited + Kit Opcional - R$ 339.990
Traz rodas de liga leve de 20 polegadas com pneus 255/55 All Season, quadro de instrumentos com tela colorida de 12,4 polegadas (configurável através dos comandos no volante), alerta de trafego cruzado em marcha-a-ré, incluindo assistente autônomo de frenagem em manobras de ré (com detecção de pedestres); assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente em cruzamentos, monitoramento de pontos cegos, câmeras de visão em 360 graus e controlador automático de velocidade e distância do veículo à frente (ACC) com função Stop and Go.
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