Honda HR-V EXL 1.5 CVT: uma volta com a nova geração do SUV

Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí
Matéria feita em parceria com @showcarsthe

Desde que foi lançado no Brasil, em 2015, o Honda HR-V se tornou um verdadeiro queridinho dos consumidores. O SUV chegou a ficar por alguns meses ausente das concessionárias durante o processo de mudança de geração e passou por uma repaginação completa em meados de 2022, trazendo o pacote de equipamentos de segurança intitulado Honda Sensing de fábrica em todas as versões. Primeiro, chegaram as alternativas com motor aspirado (EX e EXL); na sequência, os modelos turbinados (Advance e Touring). Agora, nós do Auto REALIDADE tivemos a oportunidade de dirigir a nova geração do HR-V na sua versão EXL, a mais completa com o motor 1.5 aspirado!

Nesta geração, as curvas da geração anterior deram lugar a formas mais robustas e retas. Na dianteira, a grade em formato de hexágono traz grandes dimensões e barras horizontais foscas, incorporando um friso cromado na parte superior que forma uma interligação visual com os faróis totalmente de LED (que trazem luzes de posição que se convertem em luzes de seta). As superfícies laterais do para-choque estão mais limpas, com a concentração das molduras de luzes de neblina (de fábrica desde a versão EXL) e a entrada de ar na parte inferior. A parte inferior dos para-choques e das molduras dos para-lamas e portas traz plásticos foscos. As caixas de roda dianteiras trazem pequenas aberturas de ar, enquanto as caixas de roda traseiras são acarpetadas.

A lateral abriu mão das barras de teto e dos vincos curvos nas portas, mas passou a ter antena do tipo "barbatana de tubarão" no lugar da peça tradicional e manteve um detalhe que se tornou marca registrada do modelo: a maçaneta da porta traseira embutida logo atrás do vidro na coluna de trás. O EXL traz rodas de seis raios totalmente pintada na cor cinza-chumbo, de 17 polegadas, calçadas por pneus Michelin Primacy 4 de perfil 215/60, sendo recomendada a pressão de 32 psi no eixo dianteiro e de 30 psi no eixo traseiro.

Na traseira, as lanternas, que já invadiam a tampa do porta-malas, agora incorporam uma interligação luminosa que é separada apenas pelo logotipo da Honda. Quando apagadas, as lentes das luzes de freio (na parte inferior) ficam translúcidas. LEDs estão presentes nas luzes de freio, brake-light, luzes de posição e na iluminação da placa. A partir da versão EXL, estão presentes os sensores de estacionamento no para-choque traseiro. O vidro traseiro incorpora um easter-egg: a silhueta do HR-V está acompanhada de curvas que lembram as de um eletrocardiograma. A ponteira do escapamento fica do lado direito e deslocada para baixo, bem discreta. 

Em termos de dimensões e na comparação com a geração anterior, a carroceria cresceu ligeiramente no comprimento (apenas 0,1 centímetro na versão EXL), mantendo a distância entre-eixos de 2,61 metros. A largura ficou 1,8 cm maior e a altura cresceu em 0,4 cm. A versão EXL tem altura em relação ao solo de 18,5 centímetros, ângulo de entrada de 17,8 graus e ângulo de saída de 22,0 graus.

A nova geração do HR-V também teve mudanças bem significativas na parte interna. Todas as versões passam a ter monitor colorido para o computador de bordo (agora com mais informações) e o sistema multimídia teve a tela ampliada de 7 para 8 polegadas. Os comandos touch-screen do ar-condicionado deram lugar a botões físicos, enquanto o console central em dois níveis sai para dar espaço a uma peça em nível único - que incorpora mais itens de conveniência, como saídas de ar e entradas USB também para os ocupantes traseiros. A parte interna passou a ter iluminação em LED, que só não estão nas luzes dos espelhos dos para-sóis.

No quesito de acabamento interno, o EXL traz o revestimento de couro na cor preta com costuras aparentes, no lugar do tecido do EX. O painel traz plásticos rígidos com variações de textura e, na faixa central, uma superfície levemente emborrachada (que lembra o material aplicado a alguns carros mais recentes da Volkswagen, como o Virtus). A região da junção do painel com o console central é revestida de couro. Já as portas dianteiras trazem material macio ao toque na parte superior e, nos quatro forros, há couro na região dos puxadores e faixas em plástico levemente macio. 

O volante é revestido de couro com costuras aparentes escuras e ajusta em altura e profundidade - no EXL, há detalhes em preto-brilhante nos raios horizontais. A partir desta versão, estão presentes as aletas (paddle-shifts) para trocas sequenciais de marcha. O raio esquerdo concentra os botões de volume, comandos de voz, alternância de estações/faixas e operação do computador de bordo. Já no lado direito é possível ajustar a operação do controlador de velocidade e distância do veículo à frente (com quatro níveis de distanciamento), além de fazer a ativação do assistente de permanência em faixa.

Com monitor colorido, o quadro de instrumentos conta com tela de 4,2 polegadas, que fica ao centro, entre o conta-giros e o velocímetro analógicos. O EXL traz animação ao ligar a ignição (os ponteiros giram até o fim de suas escalas e o logo da Honda é apresentado). O conta-giros, com faixa vermelha em cerca de 6300 rpm, abriga o indicador de posição do câmbio. Já o velocímetro tem escala até 220 km/h. Ao centro, a tela exibe temperatura externa, hodômetro total, nível de combustível e relógio. As pontas do quadro de instrumentos trazem luzes que ficam brancas, vermelhas (no modo Sport) ou, sob condução econômica, verdes. Pelas limitações do tamanho da tela nesta versão, os ícones dos menus do computador de bordo não são acompanhados dos seus respectivos títulos, mas o monitor traz as seguintes informações:

  • Consumo/Alcance: exibe a autonomia estimada, o consumo médio, o gráfico com indicação de consumo instantâneo de combustível (de 0 a 40 km/l) e a distância percorrida A ou B.
  • Velocidade e Tempo: mostra a velocidade média e o tempo de viagem junto com as distâncias percorridas A e B.
  • Áudio: exibe as informações de mídia em reprodução e permite alternar entre fontes de som (rádio AM, FM, USB e Bluetooth).
  • Telefone: exibe as informações do celular, caso esteja pareado por Bluetooth.
  • Navegação: replica as orientações de rota do smartphone, caso este esteja pareado com o carro e configurado para repassar informações de GPS.
  • Cintos de segurança: mostra um diagrama com os assentos do veículo e exibe se o ocupante está com cinto afivelado ou desafivelado, mostrando também os bancos desocupados.
  • Assistentes de segurança: exibe se estão ativos os sistemas RDM (de atenuação da saída da faixa de rodagem) e CMBS (frenagem autônoma para atenuação de colisões à frente).
  • Configurações: em configurações do veículo, é possível calibrar o sensor de pressão dos pneus e ajustar as definições das assistências à condução, como a distância do alerta de colisão frontal, a indicação sonora de veículo à frente enquanto o piloto automático adaptativo estiver ativo e as configurações do alerta de saída de faixa. Também há configurações do quadro de instrumentos, de idioma, do ajuste de temperatura externa, para zerar as distâncias percorridas A e B, ajustar volume dos alarmes, exibir o indicador de consumo de combustível, exibir as instruções de GPS, ativar ou desativar o alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro, configuração de acesso da chave presencial, modo de destravamento das portas, ajuste de iluminação, temporizadores das luzes de teto e da função Follow me Home (faróis permanecem acesos por alguns segundos após o desligamento do veículo), acendimento automático dos faróis associado ao funcionamento dos limpadores de para-brisa, travamento/destravamento automático das portas, fechamento automático dos vidros, rebatimento automático dos retrovisores e restauração dos padrões de fábrica.
  • Personalizar: permite ocultar ou exibir alguns dos menus anteriores. Podem ser ocultados: Consumo/Alcance, Velocidade e Tempo, Áudio, Telefone e Navegação. Os outros menus sempre são exibidos.
  • Blank: deixa a parte central da tela sem informações, para minimizar distrações.
  • Advertência (i): indica sobre porta(s) aberta(s) (ou tampa do porta-malas aberta) e baixo nível de combustível. Quando não há informações, exibe a palavra "Nenhum".

Quando o controlador de velocidade em descidas é ativado, surge no quadro de instrumentos a indicação de velocidade a ser programada, de 3 a 20 km/h. Também há indicações na tela para acionamento do modo Econ, do Brake Hold e do controle de estabilidade. Porém, ele peca por não trazer a indicação de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (uma luz-espia azul indica somente a fase fria de funcionamento do propulsor). 

A haste de luzes concentra as posições de faróis desligados, acendimento automático das luzes, iluminação de posição ligada e faróis baixos ligados, com um comando giratório secundário para o acendimento dos faróis de neblina. Também há o botão para acionamento da câmera de monitoramento de tráfego (LaneWatch) na ponta da haste. Próximo da cúpula dos instrumentos também há botão para controlar o brilho dos instrumentos. Um toque leve aciona as luzes de seta por 3 vezes.

Já a alavanca dos limpadores traz as posições Mist (aciona as palhetas dianteiras somente enquanto estiver acionada nesta posição), Off, Intermitente (com variação de tempo de varredura) e de acionamento contínuo lento (Lo) ou rápido (Hi). Na ponta da haste também estão os comandos de operação do limpador traseiro, inclusive também com intermitência.

O sistema multimídia é similar ao da linha City, com tela sensível ao toque de 8 polegadas (que traz uma cobertura plástica na parte traseira), espelhamento de tela de smartphone sem fio através do Apple CarPlay e Android Auto, comandos de voz (Voice Tag), câmera de ré e câmera do lado direito para monitorar o tráfego à direita (LaneWatch). Há botões físicos para certos comandos (como acesso ao menu inicial Home, retorno de menu Back, ajuste do brilho da tela e de volume e liga/desliga). Além disso, há reprodução de rádio AM/FM1/FM2 e de mídias USB ou Bluetooth, inclusive até de vídeos compatíveis com o sistema (desde que com o carro parado).

A tela traz na parte inferior os ícones de atalho para Rádio, USB/iPod, Áudio Bluetooth, Telefone, Android Auto, Apple CarPlay e Ajustes. Este monitor também exibe a câmera de ré (com três tipos de visualização: angular, tradicional ou de cima para baixo, que podem ter as linhas de guia estáticas, dinâmicas ou ausentes, a depender da configuração feita pelo motorista) e o LaneWatch: uma câmera embutida abaixo do retrovisor do lado direito que transmite imagens para minimizar pontos cegos. Um botão na ponta da alavanca dos faróis ativa este sistema continuamente na tela da central multimídia, e a imagem é exibida momentaneamente quando o motorista dá seta para a direita, podendo sumir quando a seta para de piscar ou permanecer por 2 segundos (conforme a configuração).

Há quatro alto-falantes e 2 tweeters no EXL (os twitters são ausentes no EX). As opções de equalização de som são: Padrão, Pop, Jazz, Rock e Clássico. A qualidade de som é de razoável a boa, carecendo um pouco de definição em volume mais alto, mesmo com graves e agudos otimizados.  

O ar-condicionado é digital e automático, com saídas traseiras e zona única de temperatura, com regulagem de meio em meio grau entre 15,5º C a 28,5º C. No EXL, a tela traz visor de temperatura à esquerda, indicação do modo de ventilação ao centro e intensidade do vento à direita. O botão que permite alternar entre recirculação ou captação do ar externo fica à direita do botão giratório central no EXL, e o botão liga/desliga do aparelho é o giratório da ponta direita.

Abaixo da tela do sistema multimídia fica o botão de pisca-alerta no painel. As saídas de ar-condicionado do lado direito são visualmente unidas por um detalhe horizontal no painel. Sob os comandos de ar estão as duas entradas USB dianteiras (ambas do tipo A, sendo a do lado esquerdo com função de dados, e a do lado direito para carregamento de aparelhos eletrônicos), além de um porta-objetos aberto, que pode receber um celular deitado.

A parte dianteira do console central conta com mais um porta-objetos plano com o carregador de celular por indução, acompanhado de uma tomada de 12 Volts ou 180 Watts com tampa, e traz moldura que se une com o acabamento em preto-brilhante em torno da alavanca de câmbio (que tem coifa em couro e posição Sport de operação). Em julho, o HR-V estreou sua linha 2024, que passou a trazer o carregador de celular por indução a partir da versão EXL. Sem dúvidas, um item importante para os tempos atuais (e que também deveria estar no Honda City), até porque o espelhamento de tela de celular sem fio usualmente consome bem mais bateria do aparelho. A superfície para o celular é emborrachada e há uma luz na parte superior do porta-objetos, além de luz (verde ou amarela) que indica sobre o carregamento do aparelho.

No console, o EXL conta com botões de ativação ou desativação do modo Econ (que reduz a entrega de força do motor e a intensidade de operação do ar-condicionado para economizar combustível), controlador de velocidade em descidas, freio de estacionamento eletrônico e Brake Hold, que mantém o veículo freado em paradas, dispensando o ato de manter o pé no freio mesmo com a transmissão em Drive. À direita estão dois porta-copos com duas garras laterais flexíveis. Também há um apoio de braço em couro que pode ser aberto após liberar uma trava, revelando mais um porta-objetos com fundo emborrachado.

Presencial a partir da versão EXL, a chave traz em uma face o logo da Honda sobre superfície em preto-brilhante e, do outro lado, botões de travamento das portas (ao apertar e segurar, as janelas são fechadas), destravamento do veículo (ao apertar e segurar, os quatro vidros abrem até o fim) e destravamento da tampa do porta-malas. É possível habilitar a opção de travar automaticamente o veículo ao se distanciar dele levando consigo a chave.

À direita da coluna de direção, o botão de partida é iluminado e pulsa na cor branca instantes após a porta ser aberta, quando a ignição ainda está desligada. Com motor ligado, o acendimento passa a ser contínuo e na cor vermelha.

A lateral esquerda do painel concentra os comandos de ajuste de altura do facho dos faróis (entre níveis 0 a 3), além de ativação/desativação dos sensores de estacionamento, do controle de estabilidade e para atalho ao menu no computador de bordo dos recursos de assistência à condução englobados pelo pacote Honda Sensing. Abaixo, há um porta-objetos aberto. Ao lado do apoio para o pé esquerdo, emborrachado, estão as alavancas para abertura da portinhola do tanque de combustível e do capô.

O porta-luvas traz espaço razoável e a tampa desce suavemente, mas dispensa iluminação e divisórias para objetos.

O retrovisor interno é fotocrômico a partir da versão EXL e há duas luzes de leitura dianteiras, que são acompanhadas de dois discretos focos de iluminação. Os para-sóis trazem tampas que, ao serem levantadas, revelam espelhos e, desde esta versão EXL, iluminação. Também há quatro alças de teto móveis (inclusive para o motorista) e mais um ponto de iluminação no forro de teto, direcionado para a traseira.

A porta do motorista concentra os comandos de ajustes dos espelhos (com botão para rebatimento elétrico dos retrovisores), além de travamento e destravamento das portas, bloqueio das janelas (os vidros traseiros e do passageiro dianteiro ficam inoperantes até mesmo para o motorista) e acionamento dos vidros elétricos nas quatro portas, com função um-toque na subida e descida, além da função anti-esmagamento.

O banco do motorista possui regulagem manual, com as possibilidades de ajustes de distância e altura do assento, além da inclinação do encosto. Os cintos de segurança dianteiros e os encostos de cabeça podem ser manualmente ajustados em altura.

Para os ocupantes traseiros, as comodidades incluem duas saídas de ar traseiras direcionáveis e dois porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, acompanhados de nichos secundários que podem receber um celular (no EX, há somente um revisteiro atrás do banco do passageiro), além do apoio de braço central em couro com dois porta-copos (a partir da versão EXL), de mais porta-garrafas no forro das portas e das alças de teto com pequenos ganchos fixos. O final do console também oferece mais duas entradas USB-A para carregamento e um porta-objeto aberto. 

Além disso, está mantido o sistema de rebatimento de bancos batizado de "Magic Seat", que permite arranjar os bancos de diferentes formas: os assentos traseiros podem ser levantados, os encostos traseiros podem ser rebatidos para a frente (nessa situação, o assento também é deslocado para baixo) e os encostos dos bancos dianteiros podem reclinar até a parte de trás. O túnel central é relativamente baixo, mas o assento para quem senta ao meio do banco traseiro é elevado demais na comparação com as outras posições, o que faz com que ocupantes mais altos fiquem com a cabeça próxima ao forro de teto neste local. Quando ao espaço para pernas, não há do que reclamar: mesmo deslocando totalmente os bancos dianteiros para trás, pessoas de 1,80 metro de altura ainda viajam com muitas sobras de espaço. Na verdade, os trilhos dos bancos da frente é que acabaram tendo o deslocamento limitado para trás. Cadeirinhas infantis podem ser ancoradas pelas fixações Isofix e Top Tether. A ancoragem do cinto do ocupante do meio é feita a partir do teto, com a necessidade da utilização de duas fivelas para a formação dos três pontos.

O porta-malas possui a capacidade de 354 litros, encolhendo na comparação com a geração anterior (437 L). No EXL, a operação da tampa é manual. Há dois pontos de iluminação nas laterais e uma fenda na lateral direita do forro para ajudar a fechar a tampa. O estepe é de uso temporário sob o forro (tripartido), com roda de ferro de 16 polegadas e pneu de perfil 145/90, que deve receber 60 libras. O macaco fica alojado na lateral direita, ocultado por uma tampa plástica que é encaixada e pode ser retirada.

No quesito de segurança, o HR-V EXL traz alarme perimétrico, freios com ABS, EBD e EBA (Emergency Brake Assist), controles de tração e estabilidade, assistente de partidas em ladeiras, acionamento automático do pisca-alerta em frenagens de emergência, AHA (Agile Handling Assist, assistente de dirigibilidade ágil), seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), cintos de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, cintos dianteiros com sistema de tensionamento, alerta de baixa pressão dos pneus, alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro (detecta se uma porta traseira foi aberta até 10 minutos antes de ligar o carro e, ao desligá-lo, exibe um alerta para verificar o banco de trás), ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow), piloto automático adaptativo que mantém uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente; CMBS (sistema de frenagem para mitigação de colisão, que aciona os freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes); LKAS (sistema de permanência de faixa; detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação); RDM (sistema para mitigação de evasão de pista - detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes); AHB (ajuste automático de farol; realiza a comutação do facho de acordo com a situação), além dos itens mencionados ao longo da matéria.

As versões EX e EXL do HR-V trocaram o motor 1.8 pelo 1.5 aspirado com injeção direta de combustível também utilizado pelos modelos City Sedan e City Hatchback. O rendimento com os dois combustíveis é de 126 cavalos a 6200 rpm. Já o torque é de 15,8 kgfm a 4600 rpm com etanol e de 15,5 kgfm, também a 4600 rpm, com gasolina. Conhecido pelo código L15B, o propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas trabalha na taxa de compressão de 12,4:1. O SUV traz manta de isolamento acústico na face interna do capô e haste de sustentação com vedações de espuma para evitar queimaduras às mãos. O motor atua em conjunto com o câmbio automático do tipo continuamente variável (CVT), que realiza a emulação de 7 marchas. 

Na dianteira, o conjunto de suspensão é independente McPherson; atrás, o HR-V utiliza eixo de torção. Os freios são a disco nas quatro rodas, ventilados no eixo dianteiro e sólidos atrás. O peso em ordem de marcha da versão EXL é de 1309 kg, apenas quatro quilos a mais do que na versão EX.

A versão EXL do HR-V tem preço a partir de R$ 159.600 (9.200 reais a mais do que o modelo EX) e pode ser adquirido nas cores Cinza Basalto (metálico, + R$ 2.000; é a cor do exemplar testado), Branco Topázio (perolizado, + R$ 2.300), Branco Tafetá (sólido, sem custo adicional), Preto Cristal (perolizado, + R$ 2.000), Prata Platinum (metálico, + R$ 2.000), Azul Cósmico (metálico, + R$ 2.000), Cinza Grafeno (perolizado, + R$ 2.000) e Vermelho Mercúrio (perolizado, + R$ 2.000). A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem. Veja o valor das revisões, com mão-de-obra gratuita nos dois primeiros serviços:

- 10.000 km ou 1 ano: R$ 411,84
- 20.000 km ou 2 anos: R$ 642,42
- 30.000 km ou 3 anos: R$ 766,38
- 40.000 km ou 4 anos: R$ 1.612,02
- 50.000 km ou 5 anos: R$ 649,14
- 60.000 km ou 6 anos: R$ 1.531,14

Impressões ao dirigir

A solidez de construção do HR-V é perceptível desde o abrir silencioso da porta. O botão de partida, que pulsa inicialmente na cor branca, fica vermelho com a ignição ligada, acompanhada de uma saudação do quadro de instrumentos. O posicionamento de condução agrada, com as amplitudes de regulagens de banco, volante e cinto. Dirige-se em posição elevada, sendo possível enxergar parte do capô.

A visibilidade, aliás, é um destaque - principalmente pelas dimensões verticalmente muito amplas dos espelhos externos. Já o espelho interno tem lente anti-ofuscante automática, que ajuda na condução à noite (assim, aliás, como os faróis de LED, que trazem bom alcance). A câmera embutida no retrovisor direito ajuda a ampliar o campo de visão, mas a definição de imagem é baixa (assim como na câmera de ré).

A direção do HR-V é bastante interessante: é cômoda em baixas velocidades, sendo um pouco mais pesada do que o normal desta categoria, e bastante precisa em altas velocidades, exigindo poucas correções de trajetória. Além disso, o aro é anatômico e o revestimento agrada ao tato.

O conjunto de suspensão mostra uma evolução digna de nota, transmitindo nível agradável de absorção de impactos do piso e mantendo a carroceria estável nas curvas. A altura em relação ao solo ficou 0,8 centímetro maior e, nesta geração, houve redução do atrito dos componentes para melhorar o comportamento de rodagem sobre piso irregular e também estão presentes novos batentes de borracha dos amortecedores traseiros e novas buchas.

Testamos a atuação de alguns dos assistentes de condução. O controlador de velocidade e distância do veículo à frente, de um modo geral, atuou com suavidade nos momentos de aceleração e desaceleração. Foi até capaz de reduzir a velocidade até parar atrás de um carro, graças ao assistente de condução em baixa velocidade, porém logo em seguida ele voltou a andar lentamente (em Drive), o que exige atenção do motorista para intervir nos freios a qualquer momento. Já o assistente de permanência em faixa é capaz de esterçar levemente o volante para acompanhar o traçado da pista, mas o sistema tem certas limitações (como no caso de curvas mais fechadas) e vai alertar ao motorista sobre a necessidade de manter as mãos no volante. Além disso, a velocidade de atuação deste sistema parte de 72 km/h (excepcionalmente podendo continuar a atuar caso o veículo fique um pouco mais lento, a no máximo 64 km/h), sendo mais elevada do que em boa parte de seus rivais.

A transmissão entende bem o que o motorista quer e faz trocas das relações de marcha de modo muito suave, mais perceptível pela alteração dos giros do motor. Mesmo utilizando o modo sequencial, o motorista não sente "patadas". Ao engatar o câmbio em Drive ou Ré com o cinto afivelado, é possível acelerar de leve para o HR-V desabilitar automaticamente o freio de estacionamento eletrônico - porém é bem perceptível, nessa situação, a resistência do desacoplamento deste conjunto. Para quem preferir mais suavidade, é melhor utilizar o dedo para pressionar o botão no console. O freio de estacionamento pode ser automaticamente aplicado quando se engata a posição Parking, quando o motor é desligado ou quando o motorista desafivela seu cinto de segurança com o carro parado (o que indica intenção de desembarcar do veículo). Já o Brake Hold tem atuação mais suave e permite maior conforto nas paradas diante de semáforos.

Em relação ao motor 1.5, ele é silencioso e vibra muito pouco sob condução tranquila, mas começa a falar mais alto a partir de 3 mil rpm - quando o modo Sport é acionado, normalmente as trocas de marcha começam a serem feitas neste patamar, mesmo pegando leve com o pedal direito. Com pé fundo no acelerador, o Honda passa a mudar as relações de marcha depois de 6 mil rpm, o que se reflete em maior nível de ruído nestas situações. O modo sequencial pode ser executado com o câmbio em Drive ou Sport (o quadro de instrumentos passa a exibir a marcha engatada), ajudando a manter um maior nível de freio-motor em descidas ou elevar as rotações do motor durante ultrapassagens, sendo que reduções automáticas de marcha podem acontecer, assim como a alteração (feita pelo próprio veículo) do modo sequencial para o Drive tradicional.

Já no quesito de consumo de combustível, o HR-V fez boa figura. O tanque de combustível tem a capacidade de 50 litros, um a menos do que na geração anterior. Confira os resultados de nossa volta dentro de Teresina, com ar-condicionado ligado:

Consumo de combustível médio: 12,5 km/l
Distância percorrida: 56,4 km
Velocidade média (estimada): 34 km/h

Para concluir...

A nova geração do Honda HR-V pode até ter aberto mão dos maiores números de potência e torque do antigo motor 1.8 e do maior volume do porta-malas, mas, na análise geral, este modelo supera o anterior com folga. Afinal, o pacote de assistências à condução está muito mais completo, o consumo de combustível melhorou (e o 1.5 entregue desempenho satisfatório no cotidiano) e a condução está mais agradável. Depois de dirigir esta versão EXL, fica a vontade de experimentar também a versão Touring, com motor 1.5 Turbo...

Vem conferir a Galeria de Fotos do Honda HR-V EXL 1.5!





Comentários