Entre os dias 19 e 21 de maio está aberto ao público o evento Jeep Experience Teresina, organizado pela divisão regional da marca para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil e realizado na concessionária United da Avenida Universitária, número 450, no bairro de Fátima. É possível realizar a pré-inscrição para o evento através do site Sympla (clique aqui) ou fazer o cadastro diretamente com a equipe de recepcionistas na loja.
A equipe de vendas ainda está sob os bons efeitos do sucesso da Ram 1500 Limited no Brasil, que teve 520 unidades reservadas apenas na noite de sua apresentação, nesta última quinta-feira (17). Deste volume, 12 exemplares foram pedidos por consumidores piauienses. A novidade chega pelo preço de R$ 529.990 (na opção Night Edition, que elimina os cromados em prol de detalhes escurecidos, o valor chega a R$ 539.990).
A 1500 Limited chama a atenção pelos itens de sofisticação. O acabamento interno emprega couro em várias superfícies do painel e dos forros de porta dianteiros e traseiros, além de bordados com o nome da versão. O quadro de instrumentos digital com tela de 12 polegadas é uma novidade que, a partir de agora, também está presente nos modelos 1500 Rebel, 2500 e 3500. Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos (para o motorista, também há regulagem elétrica da distância dos pedais e da coluna de direção), enquanto os bancos traseiros laterais podem ser deslocados para a frente e reclinados. Também há aquecimento e resfriamento para os assentos, além de oito entradas USB (quatro do tipo A, quatro do tipo C) e duas tomada de força no console para os ocupantes.
A lista de equipamentos de série inclui central multimídia Uconnect de 12 polegadas com Apple Carplay e Android Auto sem fio, GPS integrado, sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes, 900 Watts de potência e cancelamento ativos de ruídos externos, visão 360° com quatro câmeras, abertura da tampa para baixo ou em duas partes, carregamento por indução, freio de estacionamento elétrico, chave presencial com partida remota, suspensão a ar com cinco modos de operação e volante com aquecimento, entre outros itens.
A concessionária oferece cafés, chopps e lanches aos visitantes. Também há exposição de um Jeep Willys ano 1957 preparado para trilhas, mesa de sinuca, basquete e sessões de massagem disponíveis. Quatro modelos estão disponíveis para o test-drive off-road: Jeep Renegade Série S, Ram 1500 Rebel, Jeep Compass Limited e Jeep Commander Overland. Em cada carro, um instrutor está presente para repassar orientações sobre a condução do veículo.
Desta vez, optei por dirigir a 1500 - já havia guiado dois Renegades (um em 2015, outro em 2018) e um Jeep Wrangler na mesma pista em 2019. Apesar das grandes dimensões da picape (5,93 metros de comprimento por 2,08 metros de largura), a experiência com ela foi bem mais fácil do que poderia parecer em um primeiro momento. Inicialmente, a Ram passou por um morro onde foi possível sentir a atuação do assistente de partida em subidas e, em seguida, do controlador de velocidade em descidas, que atua de forma bastante suave. Na subida, é importante se atentar ao entorno, indicado por bandeirolas, já que a picape é bem larga. Mas as câmeras da 1500 ajudaram bastante ao longo de todo o percurso. Apesar do diâmetro de giro de nada menos que 14,1 metros, a picape conseguiu executar a meia-volta na pista sem exigir voltar de ré.
Como a Ram é bem mais pesada e larga do que os Jeep, uma parte do percurso não pode ser feita com a picape: a subida na ponte construída com troncos de árvores, seguida da passagem por baixo desta ponte. Mesmo no comando de um dos Jeeps, a curva é estreita a ponto de ser mais seguro engatar a ré. Com isso, a 1500 Rebel passou direto para o trecho de lama seguido de pedras. Em seguida, a picape passou por cima de alguns troncos de madeira dispostos em "Z" - situação que exige uma menor velocidade, por conta do pula-pula da carroceria. Depois vem os trechos inclinados: primeiro para a esquerda, depois para a direita, situações que a picape também tira de letra.
O desafio seguinte é uma elevação que desemboca em um trecho de "caixa de ovos", em que é necessário alinhar a picape para que os pneus passem corretamente pelas partes cavadas. Este é um dos dois trechos em que uma pessoa do lado de fora fica de apoio para instruir o motorista.
Há ainda o trecho de aceleração, que permite um gostinho da entrega de força dos carros. Optei por manter um pé no freio e outro no acelerador antes de zarpar. A Ram acelera forte, com um ronco muito agradável emitido pelo seu motor 5.7 V8, mas não é possível abusar, pois o percurso de linha reta é pequeno e também é necessário ter a margem de segurança para frear com os pneus ainda enlameados. O último desafio é o "pêndulo", que deixa a carroceria com uma das rodas no ar: primeiro a traseira, depois a dianteira. Nesse trecho também há uma pessoa de prontidão para instruir sobre o alinhamento da direção. Fim da aventura!
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