A Ford passa a oferecer no Brasil a Maverick Hybrid, que chega ao mercado pelo preço de R$ 244.890. A primeira picape híbrida disponível em nosso País traz como principal diferencial o conjunto mecânico composto por um motor 2.5 a gasolina, que trabalha em ciclo Atkinson, aliado a um propulsor elétrico. Ambos transmitem forças para as rodas dianteiras. A potência combinada é de 194 cavalos a 5600 rpm e o torque do motor a combustão é de 21,4 kgfm a 4000 rpm. Nesta versão, o câmbio é o e-CVT, que dispensa a simulação de passagens de marcha. Na transmissão estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador. Ela utiliza engrenagens planetárias e possui função reduzida para subidas e descidas íngremes.
Segundo a Ford, é possível rodar mais de 800 quilômetros com a Maverick Hybrid, que possui regeneração de energia nas desacelerações e atinge o consumo combinado de 14,6 km/l de gasolina (sendo 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada). Além disso, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h desta nova versão é de 8,7 segundos. Para o mercado brasileiro, a picape híbrida é vendida na versão topo-de-linha Lariat.
Em relação à Maverick FX4 AWD, vendida no Brasil desde fevereiro de 2022 e que custa o mesmo valor, a Hybrid traz rodas exclusivas de 18 polegadas, com pneus 225/60. No interior, a principal diferença está no quadro de instrumentos, que traz visor de demanda de energia no lugar do conta-giros. A picape híbrida mantém equipamentos como 7 airbags, comutação automática do facho dos faróis de LED, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controles de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus, banco do motorista com ajustes elétricos, quadro de instrumentos com tela digital de 6,5 polegadas, chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, sistema multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Apple CarPlay e Android Auto, quatro entradas USB (entre tipo A e tipo C), tomada 12 Volts na traseira e 6 alto-falantes, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, câmera de ré, ar-condicionado automático digital de 2 zonas e recursos acionados através do aplicativo FordPass Connect, que permite comandar pelo celular o travamento e destravamento remoto, dar partida remota com climatização, receber alertas de funcionamento e de acionamento do alarme, localizar o veículo e conferir autonomia, hodômetro e pressão dos pneus. As dimensões permanecem as mesmas, com comprimento de 5,11 metros, altura de 1,73 metro e distância entre-eixos de 3,08 m.
A Maverick Hybrid está disponível nas cores Azul Lyse, Azul Malacara, Cinza Dover, Cinza Torres, Laranja Delhi, Vermelho Aurora, Prata Orvalho, Branco Ártico, Preto Astúrias e Azul Atlas (esta última é inédita para a picape). Ainda este ano, a Ford promete o lançamento de mais dois veículos eletrificados: o Mustang Mach-E e a E-Transit.
Os bancos trazem o revestimento "ActiveX" com regulagem elétrica em oito posições para o motorista e manual em seis posições para o passageiro. O volante revestido em couro conta com ajuste de altura e profundidade. Para a operação do cambio há um seletor rotativo. Há compartimento debaixo do banco traseiro, com 58 litros, e as portas trazem espaço para garrafas de 1,5 litro e guarda-chuvas. O para-brisa tem tratamento acústico.
A caçamba, com volume de 943 litros e capacidade de carga de 659 quilos, possui 1,34 m de comprimento e largura de 1,35 m, trazendo protetor plástico, compartimentos nas laterais, oito pontos de fixação e encaixes para divisórias. A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg.
Os dois motores, elétrico e a combustão, trabalham de forma isolada ou em conjunto. A seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista, com base na demanda de torque e potência e no nível de carga da bateria. A picape também dispõe de assistência de partida em ladeiras, grade aerodinâmica ativa e o sistema Auto Start-Stop para desligamento do motor em paradas. O tanque de combustível comporta 57 litros.
A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é instalada sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine.
A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, tem amortecedores com “stop” hidráulico e a suspensão traseira conta com eixo de torção e molas de força vetorada. A Maverick Hybrid traz cinco modos de condução: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo, que ajustam a sensibilidade dos controles de estabilidade e tração, do acelerador e da direção, de acordo com cada condição de rodagem.
Uma nova função do FordPass Connect é o monitoramento da vida útil do óleo com revisões inteligentes. Em vez de seguir um prazo fixo de 10.000 km, as revisões são feitas com base no monitoramento das condições reais de uso do veículo. Assim, se reduz o desperdício de óleo e há mais transparência no controle das revisões. Outra novidade é o recurso que faz o câmbio retornar automaticamente à posição Park sempre que a porta é aberta.
Quem desejar blindar a Maverick Hybrid pode realizar o serviço pela Leandrini Blindagens, que preserva a garantia original do veículo. Há duas opções de blindagem, leve e ultraleve, com nível 3-A e vidros AGP B33.
A Ford também oferece acessórios nas concessionárias para personalização da picape, como capota rígida elétrica ou manual, capota marítima, santantônio, estribos, alargadores de para-lama, entrada de ar do capô, aerofólio, sensores de estacionamento, ponteira de engate, suporte para bicicleta, extensor/divisor de caçamba e caixas organizadoras.
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