Com linha de montagem estabelecida em São José dos Pinhais (Paraná), a Tower Mobilis, joint-venture resultante entre a união da Mobilis Veículos Elétricos e da empresa Tower Parts, desenvolve uma série de veículos elétricos compactos com variadas aplicações - entre eles, os modelos Li e TX. Agora, começa a pré-venda do TM, pensado para o transporte de pessoas em campos de golfe, e que dispõe de três configurações de assentos: para dois ocupantes (TM2), quatro ocupantes (TM4, com assentos em posicionamentos contrapostos) e, a partir do segundo semestre deste ano, a opção de carroceria mais comprida com seis bancos (TM6).
O modelo das imagens é o TM2, com dois lugares e espaço na traseira para acessórios utilizados nos jogos de golfe. O modelo traz motor elétrico de corrente alternada (AC) que gera 4,5 kW e 24,6 Nm de torque nominais, chegando a picos de 9 kW e 54,6 kW. Com isso, ele chega a até 31 km/h, dispondo dos modos de condução Standard e Slow, e possui autonomia de até 50 quilômetros, sendo compatível com cargas rápidas.
Mesmo sendo um veículo pensado para deslocamentos dentro de campos de golfe, o TM traz itens como coluna de direção escamoteável, bancos em material sintético (disponível nas cores preta ou marrom) e freio de estacionamento magnético (que é acionado automaticamente toda vez que o veículo for parado), além de dispor de opcionais como rastreamento e diagnóstico remoto do veículo (RTU TrackLi), faróis de LED e duas entradas USB.
O painel do TM traz espaços para bolinhas de golfe, porta-copos e porta-objetos abertos para a acomodação de celulares e outros itens. Já o quadro de instrumentos digital exibe velocímetro, carga da bateria, posição da transmissão (D, N ou R), indicador de eficiência e luzes-espia de setas e de freio de estacionamento acionado. O para-brisa de policarbonato é bipartido, com seção articulável para ventilação da cabine.
O TM2 possui 2,27 metros de comprimento, 1,73 metro de altura, 1,185 m de largura e altura em relação ao solo de 18 centímetros. O raio de giro é de 2,2 metros e o modelo acompanha um carregador bi-volt para recargas em aproximadamente 6 horas. Suas rodas de 10 polegadas utilizam pneus de perfil 205/50. O conjunto dianteiro de suspensão é independente e o eixo traseiro utiliza freios a tambor hidráulicos. Na parte frontal há um ponto para reboque do veículo. O TM pode transportar duas pessoas e duas taqueiras atrás, ou o motorista mais até 300 quilos (com módulo de carga no lugar das taqueiras), ou ainda quatro pessoas, com módulo de carga rebatível e banco traseiro para duas pessoas.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).