Expo Chevette Teresina celebra os 50 anos do clássico da Chevrolet


O Chevette Piauí Clube realizou neste domingo o Expo Chevette Teresina, celebrando os 50 anos do clássico que foi o primeiro automóvel de passeio compacto fabricado pela Chevrolet no Brasil. O evento ocorreu no estacionamento superior da Ponte Estaiada da capital do Piauí.


Nesta segunda-feira, 24 de abril, o Chevette completa 50 anos de sua chegada ao mercado nacional. Projetado para ser vendido em diversas partes do mundo, o modelo era derivado do Opel Kadett C (de terceira geração), mas chegou ao Brasil alguns meses antes. Foi o primeiro automóvel de porte compacto produzido pela General Motors em nosso País, e o segundo carro de passeio brasileiro da GM (depois do Opala).


Os primeiros Chevettes ficaram conhecidos pelo apelido popular "Tubarão". No Brasil, foi oferecida somente a carroceria sedã de duas portas nos primeiros anos (na Europa também estiveram disponíveis os modelos sedã de quatro portas, Coupé, Caravan (perua), Hatch e Aero, um targa com a parte traseira da capota removível.


Vendido com os nomes Buick Opel (nos Estados Unidos), Daewoo Maepsy (na Coreia do Sul), Holden Gemini (na Austrália), Isuzu Gemini (no Japão), Opel K-180 (na Argentina), GMC Chevette (na Argentina) e Vauxhall Chevette (no Reino Unido) e com diferentes linhas evolutivas de acordo com o território onde era vendido, o Chevette teve vida mais longa na América Latina do que na maior parte do restante do mundo.


Em meados de 1978, o Chevette passou por sua primeira reestilização. A grade dianteira passou a ser bipartida e o modelo passou a ter para-choques e frisos laterais mais envolventes, além de novas lanternas. Também vieram as derivações para o mercado nacional, como a carroceria de quatro portas e os modelos Marajó (perua) e Hatch. Em 1981, vieram retoques leves em toda a linha.


A reestilização mais abrangente veio em 1983. A linha Chevette passou a ter linhas mais quadradas e condizentes com a década - que lhe renderam o apelido "Monzinha". Ainda vieram mais uma reestilização em 1987 e a versão Junior 1.0 em 1992 antes do fim de produção nacional, no dia 12 de novembro de 1993.


Confira as imagens da Expo Chevette Teresina:





Comentários