Até hoje, não existe um consenso sobre a origem do nome da marca Jeep. Há quem diga que a inspiração veio das proezas do personagem Eugene the Jeep, dos criadores do desenho animado Popeye; também existe a definição de que este nome seria uma corruptela da pronúncia da sigla GP (de General Purpose) - o termo chegou a descrever toda sorte de veículos e recrutas que seriam iniciados pelo exército. A montadora tem o costume de utilizar nomes com histórico prévio em sua gama de modelos. Conheça agora o significado dos nomes de alguns dos Jeep comercializados no Brasil:
- Renegade: este nome veio de uma versão do Jeep CJ e chegou a batizar um pacote de opcionais do Wrangler na década de 1990. Na tradução do inglês significa “renegado”, ou, como conceitua a marca, “aquele que quebra tradições”, por ser o primeiro Jeep do segmento de SUVs compactos.
- Compass: o nome em inglês significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. Este modelo, de porte médio, ajudou a Jeep a "se situar" no mercado brasileiro: começou a ser importado dos Estados Unidos em 2012 e passou a ser fabricado no Brasil em 2016, alcançando sucesso após a mudança de geração e de nacionalidade.
- Commander: seu nome significa "comandante" e já havia sido aplicado a outro utilitário da Jeep, fabricado na Áustria e apresentado ao Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2006. O atual modelo comanda as atenções dentro de sua categoria: no último mês, garantiu 32,6% de participação no seu segmento, e recentemente conquistou a marca de 40 mil unidades produzidas.
- Wrangler: sucessor do CJ, o Wrangler foi incorporado à linha da Jeep em 1987, quando a marca foi comprada pela Chrysler. Em inglês, o nome significa um cowboy, pessoa responsável por cuidar de animais em uma fazenda e que trabalha duro independente da situação.
- Gladiator: o nome vem dos gladiadores, que eram soldados romanos. Apesar de ser um batismo novo para nós, brasileiros, esta nomenclatura tem histórico mundo afora. A primeira Gladiator foi fabricada entre 1962 e 1971, nos Estados Unidos, como sucessora da Willys Jeep Truck.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).