Faleceu na noite do último sábado (11 de fevereiro) o publicitário, advogado e jornalista Mauro Salles, que estava internado desde dezembro de 2022 no Hospital Albert Einstein. Sua morte ocorreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Mauro Bento Dias Salles nasceu em Recife (Pernambuco) no dia 6 de agosto de 1932, sendo o mais velho de sete filhos de Apolônio Salles e de Izabel Irene Dias Salles. Em 1942, a família se mudou para o Rio de Janeiro - então capital federal. Desde cedo apaixonado por automóveis, teve uma breve incursão como piloto de corridas.
Salles formou-se em Direito pela PUC-Rio, mas acabou enveredando-se no jornalismo através da sucursal da revista norte-americana Life, no Rio de Janeiro, ainda no início da década de 1950. No ano de 1955, entrou no Grupo Globo pela Rio Gráfica e Editora e, posteriormente, no jornal O Globo, onde chegou a ser diretor de redação.
Nas empresas de Roberto Marinho, Salles trabalhou por 12 anos e participou do lançamento da Rede Globo de Televisão, inclusive como diretor de jornalismo e programação, em 1965. No ano seguinte, deixou a Globo para estabelecer sua própria agência de publicidade, a Mauro Salles Publicidade. A agência posteriormente assumiu o nome de Salles/Interamericana, já que, em 1968, incorporou a Interamericana de Publicidade, sendo uma das principais empresas de publicidade no País nos anos 1970 e 1980.
Partiu de Mauro Salles a sugestão de criar o caderno semanal de automóveis do jornal O Globo, no embalo do início da fabricação nacional de veículos estimulada pelo governo de Juscelino Kubitschek. Em 1965, a Willys-Overland do Brasil procurou Salles em busca de sugestões para o modelo que seria batizado como "Aero Willys Luxo". Mauro não gostou do nome, considerando que dizia pouco ao público do modelo, e sugeriu Itamaraty, com a letra ypsilon no final, para ser "mais classudo". A indicação foi acatada e o sedã requintado superou as expectativas de venda.
Também foram sugestões de Salles os nomes "Interlagos" para o esportivo da Willys baseado no Alpine A110 francês e "Teimoso" para a versão simplificada do Willys Gordini, inspirada em um episódio em que, durante uma maratona de testes do Gordini de 22 dias durante 24 horas, um dos exemplares do compacto da Willys continuou a prova mesmo após um capotamento no autódromo de Interlagos. A saga, oriunda da parceria de Salles com o piloto e diretor do departamento de competições da Willys, Luiz Antônio Greco, rendeu a quebra de 133 recordes.
Em 1967, a Willys foi adquirida pela Ford do Brasil. Mauro Salles também contribuiu com o marketing da empresa e foi o responsável pelo batismo de vários modelos da marca do oval azul até os anos 80, como Corcel, Belina, Del Rey e Verona.
Salles também contribuiu com a revista Quatro Rodas assinando sua coluna sobre carros clássicos, publicada de abril de 1999 até janeiro de 2007. Ele foi casado com Maria Tereza Avelar Antunes, com quem teve três filhos: Paulo, Maria Cristina e Maria Beatriz.
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