Lançado no Brasil no início de 2020, o Volkswagen Polo GTS passa por sua primeira reestilização, que ocorre alguns meses depois do restante da linha do hatchback (que também tem as versões Track manual, MPI manual, TSI manual, Comfortline TSI automática e Highline TSI automática). O Polo GTS 2023 estreia a tempo de comemorar os 40 anos da sigla Gran Turismo Sport, utilizada pela primeira vez na versão mais esportiva do Passat de 1983.
As alterações visuais iniciam pelos faróis I.Q. Light com iluminação em LED Matrix, que iluminam até 170 metros à frente e dispõem do facho alto adaptativo (FLA ou Front Lightning Assist, na sigla em inglês): ao detectar um veículo à frente ou no sentido oposto, parte da iluminação é automaticamente desligada para não ofuscar os outros condutores. Para completar, há um feixe de luz incorporado à grade dianteira (como no Taos Highline) e filetes vermelhos que formam uma continuidade com a barra logo abaixo das aberturas de ar na parte superior. O para-choque dianteiro traz estilo semelhante ao do Polo GTI europeu, diferenciando-se por trazer faróis de neblina e pequenos spoilers nas extremidades que formam continuidade com as minissaias laterais.
As capas dos retrovisores são sempre pintadas de preto brilhante, qualquer que seja a tonalidade escolhida para a carroceria. O GTS terá cinco opções de cores: Vermelho Sunset, Preto Ninja, Cinza Platinum, Branco Cristal e Prata Sirius. O tom Azul Biscay deixa de ser oferecido. O esportivo mantém as rodas de 18 polegadas com detalhes diamantados e calçadas com pneus 205/45.
Visto de traseira, o GTS se diferencia das outras versões por trazer aerofólio traseiro mais proeminente, logo com o nome da versão abaixo do símbolo da Volks e parte inferior do para-choque com abertura maior para a saída dupla de escape e aplique pintado na cor da carroceria.
Por dentro, as mudanças incluem: volante de três raios atualizado e com pespontos vermelhos, aplique em couro no painel com costuras vermelhas, quatro entradas USB do tipo C (duas na parte dianteira do console e mais duas logo abaixo das saídas de ar traseiras), frenagem automática de manobra em caso de iminência de colisão, nova manobra de câmbio com detalhe em vermelho e carregador de celular por indução. A cabine também traz forro de teto em preto e bancos dianteiros inteiriços com o emblema GTS.
A lista de equipamentos de série também inclui quadro de instrumentos digital configurável Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e interface com fundo vermelho, central multimídia VW Play com monitor sensível ao toque de 10,1 polegadas com possibilidade de desativação do controle de tração, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, pedaleiras esportivas, chave presencial e partida do motor por botão no console, câmera de ré, detector de fadiga do motorista, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem autônoma pós-colisão, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de partida em ladeiras, 4 airbags, BSW (Bremsscheibewischer – limpeza dos discos de freio dianteiros quando estes estiverem molhados) e o Start-Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas e o religa assim que o pedal de freio é liberado.
O Polo GTS mantém o motor 1.4 TSI de quatro cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível, que rende 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque a partir de 1500 rpm, e trabalha aliado ao câmbio automático de 6 marchas com modo sequencial. O esportivo também conta com aletas junto ao volante para trocas de marcha sequenciais, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira, com 27,6 cm de diâmetro, e sólidos atrás, com 23 cm de diâmetro), além do seletor de modos de condução através da tela do sistema multimídia, com as opções Eco, Normal, Sport e Individual (neste último modo é possível personalizar certos parâmetros do veículo). Segundo a Volkswagen, o GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 206 km/h.
Com as três primeiras revisões gratuitas, o Polo GTS 2023 chega ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 145.790.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).