Cada um dos quatro carros nestas imagens já foi tema de matéria no Auto REALIDADE, mas esta é a primeira vez em que eles estão todos reunidos. Admirados por onde passam, estes clássicos são os atuais integrantes da Garagem Show Cars.
Começando a falar pelo membro mais velho desta turma, o Volkswagen Fusca 1300 L de 1981 passou por uma restauração concluída há pouco mais de um ano - fizemos uma sessão de fotos com ele em maio de 2021. O besouro ganhou alguns upgrades desde então: bancos de couro, iluminação dianteira de LED, películas térmicas e aparelho de som mais moderno.
Dos quatro carros, o Fusca é o mais indicado caso a intenção seja rodar sem pressa, por conta de seus níveis de potência e torque mais contidos. No comboio durante esta sessão de fotos, os outros três carros conseguiram andar praticamente juntos... e o besouro ficava para trás. Ele é o único a ter pedais presos ao assoalho, cuja movimentação é diferente dos demais modelos. O volante é do mesmo tipo presente no Voyage, e, por conta de suas rodas menores na comparação com os demais carros aqui reunidos, sua direção não chega a ser tão pesada, mesmo sem dispor de assistência. A alavanca de câmbio, comprida, fica ao alcance da mão direita, e os engates são secos. Um ventilador instalado abaixo do painel ajuda a refrescar a cabine.
O Chevrolet Chevette SL 1.6 1990 foi adquirido em outubro, já em estado de conservação admirável, conservando o manual do proprietário com a capa da antiga concessionária Colina Veículos, de Piracicaba (SP) e os adesivos de fábrica. A carburação do motor foi revisada recentemente.
No Chevette, há um bom nível de conforto ao começar a rodar, mesmo que as rodas muito grandes deixem a direção mais pesada nas manobras (em movimento, ela é bem mais agradável, e o material do volante agrada ao tato). Os engates de câmbio se destacam, com o posicionamento da alavanca em posição inclinada, que permite uma boa operação. Nenhum dos carros pode ser considerado silencioso para os padrões atuais, mas o Chevette é o mais quieto.
Já o Volkswagen Voyage CL 1.8 1991 é a aquisição mais recente deste grupo, celebrada em novembro. Este carro recebeu um aparelho de rádio com mais recursos e já está com novo conjunto de rodas e pneus, detalhamento da carroceria e modificações no conjunto de suspensão.
Na condução, o Voyage é o que mais traz confortos na condução. O ar-condicionado dá conta de refrigerar a cabine e a operação de transmissão é bastante agradável, com embreagem e alavanca sendo facilmente operadas. Com sua boa disposição de torque em baixas rotações, o Voyage é um carro mais indicado para pegar a estrada.
E a Volkswagen Saveiro GTi 1994/95, incorporada à garagem em setembro, é um projeto que incorpora na picape toda a roupagem característica do hatch esportivo que marcou época. Desde a nossa matéria, ela recebeu alavanca de câmbio de engate rápido (Quick Shift), aparelho de rádio Evolve (com Bluetooth e duas entradas USB-A) e a injeção eletrônica programável Fueltech FT400, com tela colorida e interface mais moderna em relação à FT300.
Dos quatro carros, a Saveiro é o projeto mais orientado para performance. O cheiro de álcool pode ser sentido de longe (todos os outros são movidos a gasolina), o assoalho dianteiro esquenta depois de alguns quilômetros e a direção é mais pesada que a do Voyage. Mas só ela brinda o motorista com o barulho inconfundível da turbina nas acelerações e aliviadas...
Contracenando com os modelos "quadrados" da Volkswagen, também participou desta sessão de fotos o Gol GL 1.9 Turbo 1990 "Freeza". Confira abaixo mais imagens dos carros da Garagem Show Cars!
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).