Lançado no Brasil há pouco mais de quatro meses, o Fiat Fastback está conquistando seu espaço no mercado nacional - e já figura entre os vinte automóveis mais emplacados do País. Hoje, o SUV-Coupé dispõe de três versões: Audace 1.0 Turbo, Impetus 1.0 Turbo e Limited Edition Powered By Abarth 1.3 Turbo. Nesta matéria, mostramos as diferenças (e semelhanças) entre os extremos da gama do Fastback, revelando os detalhes das opções Audace e Limited Edition.
Derivado do Pulse, que foi apresentado em outubro de 2021, e concebido sobre a plataforma MLA, o Fastback incorpora uma identidade visual própria desde a parte dianteira: nele, os faróis são totalmente de LED (a partir da versão inicial Audace), com as luzes de posição se convertendo na iluminação de seta quando necessário. A grade dianteira e o para-choque frontal também trazem design mais agressivo no SUV-Coupé, e possuem o mesmo formato das peças presentes no Pulse Abarth (no SUV esportivo, os diferenciais são as molduras vermelhas e os emblemas).
Das portas dianteiras para trás, o Fastback deixa bem evidente que é um SUV-Coupé. A linha de cintura das janelas se eleva ao mesmo tempo em que o teto vai suavemente reduzindo sua altura. A silhueta do carro é um detalhe tão marcante que é exibido como animação no quadro de instrumentos toda vez em que a partida do motor é feita. A traseira traz aerofólios esculpidos na lataria, vidro traseiro significativamente inclinado, lanternas que avançam pela tampa do porta-malas e para-choque robusto, com formas que sugerem um extrator de ar.
Na cabine, o Fastback mantém os padrões de itens de série e de acabamento já conhecidos do Pulse. O principal avanço do SUV-Coupé é o console central elevado, que traz consigo uma série de itens funcionais, a começar pelo carregador de celular por indução com saída de ventilação no porta-objetos frontal, acompanhado de duas entradas USB: uma do tipo A, outra do tipo C. Atrás da alavanca de câmbio está o freio de estacionamento eletrônico (o Fastback traz o item conjugado a tambores de freio no eixo traseiro), acompanhado da função Hold, que permite ao motorista liberar o pedal de freio mesmo se o câmbio estiver na posição Drive (na qual, normalmente, o veículo começaria a andar para a frente lentamente).
Além disso, o Fastback também traz os engenhosos porta-copos que escondem um "esconderijo" para objetos maiores, apoio de braço deslizante com porta-objetos e as duas saídas de ar-condicionado direcionáveis para os ocupantes traseiros. O console central com todos estes itens também foi incorporado ao Pulse Abarth.
Do lado de fora, as diferenças entre as versões Audace e Limited Edition começam na coloração da barra que une a parte superior dos faróis e da grade, que é prateada no modelo de entrada e preta na opção topo-de-linha. A grade é pintada em preto-brilhante no Limited Edition e traz o logo da Fiat escurecido, enquanto no Audace a pintura é em preto-acetinado e a logomarca é cromada.
No para-choque dianteiro, há sensores de estacionamento e faróis de neblina (com luzes de conversão estática, onde um dos faróis auxiliares se acende em curvas de baixa velocidade, conforme o lado em que se gira o volante ou se aciona a seta) na versão Limited Edition. Além disso, a barra que adorna a parte inferior é cromo-escurecida no modelo completo e prateada na versão de entrada. A cor Vermelho Montecarlo só pode ser escolhida na opção topo-de-linha. As outras opções de tonalidades para a carroceria são: Branco Banchisa (cor do Limited Edition das imagens), Preto Vulcano, Prata Bari, Cinza Strato e Cinza Silverstone (tom do Audace desta matéria).
Quando vistos de lado, a diferença que mais se sobressai é o tamanho das rodas, que são pintadas de cinza-escuro e contam com 18 polegadas na versão Limited Edition (com pneus Continental PremiumContact 6 215/45, mais largos e de perfil mais baixo) e são de aro 17 no Audace (com raios parcialmente diamantados e estão calçadas com pneus Pirelli Cinturato P7 205/50). O Fastback topo-de-linha também se diferencia por trazer a plaqueta "Limited Edition" nos para-lamas dianteiros e a pintura em Preto Vulcano nas capas dos retrovisores externos e na parte superior do teto. Um detalhe sutil: o Audace traz uma moldura cromada circundando a parte inferior das janelas laterais, ausente no Limited Edition.
Na traseira, as diferenças entre as versões se resumem à identificação dos logotipos (escurecidos no Limited Edition, cromados no Audace) e ao acabamento do friso horizontal do para-choque (que é cromo-escurecido na versão topo-de-linha e prateado no modelo de entrada).
Internamente, é possível perceber as diferenças de acabamento no forro de teto (que é cinza na versão Audace e preto no Limited Edition; colunas, alças de teto, para-sóis e botões das luzes de teto seguem a mesma tonalidade) e em detalhes nos raios do volante, no friso horizontal do painel, nas maçanetas internas e nas molduras do console central (todos estes detalhes são pintados de preto na versão topo-de-linha, enquanto no Fastback de entrada estes itens recebem a cor cinza).
Além disso, o botão de acionamento do modo Sport passa a ter o desenho do escorpião da Abarth na versão Limited Edition e há uma plaqueta acima do porta-luvas com o nome da versão. Por fim, só a versão completa possui costuras brancas nos revestimentos de couro que ficam nas portas dianteiras e traseiras. Os materiais de acabamento empregados são rigorosamente os mesmos - inclusive, em ambos há deslizes como o desalinhamento da tampa do porta-luvas em relação ao painel.
As duas versões trazem de série itens como comutação automática do facho dos faróis, 4 airbags (frontais e laterais dianteiros), direção elétrica, ar-condicionado digital automático de zona única, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída da faixa com assistente de permanência na pista, travas, retrovisores externos e vidros elétricos, sensores de ré, câmera traseira, controle de tração avançado TC+, controle de estabilidade, assistente de partida em ladeiras e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.
Opcionalmente, o Fastback Audace pode receber alguns itens presentes de série na versão Limited Edition, como os bancos revestidos de material sintético preto e a central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e GPS nativo, no lugar da tela de 8,4 polegadas de série.
Já o Fastback Limited Edition traz equipamentos de fábrica indisponíveis na versão básica e presentes na versão Impetus. Além dos já mencionados sensores de estacionamento dianteiros (o Audace traz apenas os sensores traseiros), o modelo top de linha vem com rebatimento elétrico dos retrovisores (por comando interno ou ao travar o veículo) e luzes de cortesia (que se acendem ao abrir uma das portas dianteiras), quadro de instrumentos digital com tela colorida de 7 polegadas (o Audace traz uma tela monocromática de 3,5 polegadas para o computador de bordo entre velocímetro e conta-giros analógicos), tapetes de carpete (são acessórios no Audace) e regulagem de profundidade da coluna de direção (no Audace, o ajuste do volante é feito só em altura). A versão com motor 1.3 Turbo também traz o Start&Stop (desligamento automático do motor em paradas para economia de combustível, com a reinicialização assim que o motorista libera o pedal do freio com o câmbio em Drive) como item exclusivo.
A partir dos exemplares 2023/2023, a versão Limited Edition passa a ser a única a dispor dos serviços conectados (Fiat Connect Me) como pacote opcional. Antes, estas funcionalidades podiam ser adicionadas em todas as versões do Fastback. Pelo aplicativo Fiat Connect Me é possível agendar as revisões do veículo, executar comandos à distância, diagnósticos mecânicos e ter acesso à localização do veículo, sendo possível utilizar os recursos através do aplicativo do smartphone, pelo smartwatch ou com um assistente pessoal de voz, como Alexa ou Google Assistant. Também há rede de Wi-Fi embarcada no veículo. Outro opcional desta versão é o pacote de rodas com detalhes diamantados.
Se não fosse pelo chaveiro, as chaves das duas versões do Fastback se confundiriam. Ambas são presenciais (permitindo a partida do motor por um botão do lado direito da coluna de direção) e trazem cinco botões para travamento das portas (e fechamento dos vidros), destravamento das portas (com abertura das janelas ao segurar este botão), destravamento da tampa do porta-malas, acendimento das luzes para facilitar a localização e partida remota do motor.
Em termos mecânicos, novamente encontramos semelhanças e diferenças entre as duas versões. Os motores 1.0 Turbo Flex e 1.3 Turbo Flex pertencem à mesma família de propulsores (GSE, ou Global Small Family) e possuem o mesmo diâmetro e curso de pistões (70 x 86,5 mm), contando com quatro válvulas por cilindro e sendo lubrificados por óleo sintético 0W30. As taxas de compressão também são iguais (10,5:1), e até as faixas de rotação em que potência e torque são atingidos são as mesmas. Mas, evidentemente, há diferenças de rendimento.
Com três cilindros em linha, o 1.0 Turbo do Fastback Audace entrega 125 cavalos com gasolina e 130 cv com etanol, a 5750 rpm. Já o 1.3 Turbo, com quatro cilindros, rende 180 cavalos com gasolina e 185 cv com etanol a 5750 rpm. Enquanto o Audace gera 20,4 kgfm (com gasolina ou etanol) a 1750 rpm, a versão Limited Edition proporciona 27,5 kgfm com ambos os combustíveis a 1750 rpm. Os dois propulsores trazem injeção direta de combustível, muda só o fornecedor: Bosch para o 1.0 e Vitesco para o 1.3.
Ao abrir o capô, é possível ver que os locais dos reservatórios, bateria e outros periféricos mecânicos são bem semelhantes nos modelos 1.0 e 1.3. Ambos dispensam a manta termoacústica no capô. Mas o Limited Edition traz uma carenagem plástica de maiores dimensões para o motor, que possui uma plaqueta com a inscrição Powered By Abarth, além de ter maiores capacidades para os reservatórios de arrefecimento do motor e de cárter. Curiosamente, a versão Audace traz a mesma bateria de 60 Ampères específica para modelos com Start&Stop, mesmo sem ter o sistema de desligamento do motor em paradas que está no Limited Edition.
Apesar das duas versões disporem de câmbio automático, as transmissões são bem diferentes entre si. A versão Audace conta com a caixa CVT, de relações continuamente variáveis e com simulação de 7 marchas. Já o câmbio de 6 marchas do Limited Edition é o tradicional com conversor de torque que também está em versões do Renegade - inclusive, as relações de marcha são as mesmas do Jeep, mas o diferencial foi encurtado. As manoplas das duas versões do Fastback são rigorosamente as mesmas, e em ambos é possível fazer trocas manuais de marcha através do trilho na alavanca (à esquerda da posição D) ou nas aletas + e - junto do volante. Curiosamente, o câmbio CVT e seu diferencial demandam mais óleo do que a transmissão de 6 marchas (7,6 x 6,2 litros).
No conjunto de freios, quase tudo é igual. Ambos trazem discos ventilados na dianteira e tambores no eixo traseiro (com 20,3 centímetros de diâmetro), com antitravamento (ABS). As diferenças estão no diâmetro dos discos dianteiros (são 28,4 cm no Audace e 30,5 cm no Limited Edition) e na presença de aletas externas nos tambores traseiros (foto acima) do modelo com motor 1.3, que ajudam a dissipar o calor.
Em termos de direção e suspensão, as duas versões são idênticas. Ambos contam com assistência elétrica da direção (com pinhão e cremalheira) e até mesmo os diâmetros de giro iguais (10,7 metros). Os dois também compartilham a suspensão dianteira independente (McPherson) e o eixo de torção traseiro, ambos com amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
Como seria de esperar, o Fastback Limited Edition é um pouco mais pesado que o Audace (1304 kg x 1253 kg). Mas as capacidades de carga (400 kg) e o peso permitido para reboque sem freios no trailer (400 kg) são iguais nas duas versões.
As duas versões do Fastback possuem comprimento, distância entre-eixos, largura, altura, bitolas e capacidades do porta-malas (516 litros) e do tanque de combustível (47 litros) rigorosamente iguais. A única alteração está no vão livre entre os eixos (de 21,7 cm na versão Audace e 21,8 cm no Limited Edition). Isso amplia ligeiramente os ângulos de ataque (20,4º x 20,3º) e de saída (24,3º x 24,2º) da versão topo-de-linha.
Conforme os dados de fábrica e as aferições do Inmetro, o Fastback Limited Edition é mais ágil nas acelerações de 0 a 100 km/h (8,1 segundos com etanol e 8,4 s com gasolina no modelo 1.3 Turbo, 9,4 s com etanol e 9,5 s com gasolina no modelo Audace) e atinge maiores velocidades máximas (o Limited Edition chega a 210 km/h, ante 194/196 km/h na versão 1.0 Turbo). O Audace dá o troco no quesito de consumo de combustível, sendo ligeiramente melhor do que o irmão 1.3 em todas as situações: em percurso urbano ou rodoviário, com gasolina ou com etanol no tanque.
Impressões ao dirigir
Quando dirigi o Fastback Limited Edition, mais especificamente um exemplar com aproximadamente 4300 quilômetros, já estava convivendo há três dias com a versão Audace (com pouco mais de 4600 quilômetros), o que facilitou na identificação dos pontos convergentes e diferentes. A textura do couro do volante é a mesma, muda só o fato de que a coluna de direção da versão mais completa também ajusta em profundidade, e traz uma coifa de material sintético que o Audace dispensa. Apesar dos dois modelos terem o mesmo diâmetro de giro de acordo com as fichas técnicas, o Limited Edition tinha a direção ligeiramente mais pesada, certamente um reflexo dos pneus mais largos com perfil mais baixo e das rodas maiores, que também fazem o carro ficar um pouco mais duro nos buracos do asfalto.
Notamos, porém, que a atuação do Auto Hold é mais suave na versão Limited Edition (no Audace avaliado, é nítido o rangido que o carro faz ao liberar o freio quando se acelera), e o nível de vibrações do motor é muito menor (o 1.0 três-cilindros vibra bastante, e, apesar do trabalho da Fiat na contenção das ressonâncias do conjunto mecânico, é perceptível do lado de dentro que o Audace "treme" mais em certos pontos, como nas laterais do console central e no assento, principalmente com o carro parado). Apesar do Limited Edition apresentar menor vibração, o nível de ruído do motor quando o acelerador é demandado nesta versão 1.3 chega a ser ligeiramente maior do que no Audace.
Apesar das diferenças de concepção das transmissões, é bem curioso como, na prática, elas trabalham quase da mesma forma. O câmbio automático de seis marchas faz trocas praticamente imperceptíveis, da mesma forma que a transmissão CVT da versão Audace. Quando o modo de trocas sequenciais é escolhido pelas aletas no volante, os dois câmbios também entendem que, caso o motorista pegue leve com o pedal do acelerador, o modo Drive convencional deve ser retomado. Só o Limited Edition exibe no quadro de instrumentos em que marcha o carro está (D1, D2, D3...) mesmo no modo automático (para ver esta informação no Audace, é preciso alternar para o modo manual). Se o modo sequencial for escolhido, é possível notar que o Fastback Limited Edition dá pequenas "patadas" nas trocas de marcha (no Audace, mesmo nesta condição as mudanças são quase imperceptíveis) e, na hora da largada, com um pé no freio e outro no acelerador, o nível de giros do motor chega perto dos 3 mil rpm (no Audace, aproximadamente 2 mil rpm).
O vigor nas acelerações e retomadas é nitidamente maior no Fastback Limited Edition, mas a versão Audace 1.0 também tem reações ágeis, por entregar sua força na mesma faixa de giros do motor 1.3. A atuação do modo Sport nos dois carros é similar: a direção fica mais firme, a calibração do pedal do acelerador é alterada para ficar mais reativa, as trocas de marcha assumem um regime mais esportivo e a função de vetorização dinâmica de torque é ativada.
Dentre os equipamentos do Fastback Limited Edition, o que mais chama a atenção é o quadro de instrumentos digital, com tela colorida de 7 polegadas. A bem de verdade, muitas das funções presentes nele são as mesmas do Fastback Audace, mas os gráficos mais refinados e alguns detalhes adicionais fazem toda a diferença. Por exemplo: na versão mais completa, os percentuais da demanda de potência e do turbocompressor são exibidas numericamente e junto do indicador de força G, ao invés das barras da tela monocromática da versão Audace, que são vistas separadamente dos gráficos da força G. Além disso, no Limited Edition é possível criar vários registros de computador de bordo (Trip C, Trip D, etc...), cada qual com sua informação de distância, tempo de viagem, velocidade média e consumo de combustível. No Audace, há apenas as Trips A e B, e o dado da velocidade média só pode ser visto no sistema multimídia. Mas a versão mais simples leva uma vantagem sobre as outras: o forro de teto mais claro e as molduras das luzes internas na cor cinza ajudam a enxergar melhor no escuro, enquanto os modelos Impetus e Limited Edition trazem máscaras pretas para as luzes, que reduzem a claridade.
Nossa volta com o Fastback Limited Edition foi curta, não sendo possível cronometrar dados de performance ou índices confiáveis de consumo de combustível em nossa rodagem. Mas, apenas a título de informação, o proprietário do exemplar cedido para esta matéria obteve a média de 9,6 km/l de gasolina em 4228,9 quilômetros, rodando a uma velocidade média de 40 km/h. Já "nosso" Fastback Audace obteve a marca de 11,1 km/l de gasolina em 615,2 quilômetros, com velocidade média aproximada de 22,4 km/h.
Para concluir...
No momento de publicação desta matéria, o Fastback Audace está partindo de R$ 133.990 nas concessionárias, enquanto a versão Limited Edition sai a partir de R$ 158.490. São significativos 24.500 reais de diferença - e ainda há a versão Impetus no meio do caminho por R$ 145.490, com a mecânica do Audace e equipamentos do Limited Edition. Para quem valoriza performance, a opção topo-de-linha está entre os SUVs mais ágeis deste segmento no Brasil e traz um conjunto atraente de equipamentos. Mas a entrega de força do motor 1.0 Turbo já é bem satisfatória e vem acompanhada de uma maior economia de combustível. A versão Audace pode não ser tão vistosa quanto as demais, mas já reúne itens e características que fazem o Fastback ser um produto diferenciado neste segmento por um preço competitivo.
Vem conferir a Galeria de Fotos das versões Audace e Limited Edition Powered By Abarth do Fiat Fastback!
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