Em junho de 2021, a Chevrolet havia confirmado que o nome Montana batizaria a sua nova picape produzida em São Caetano do Sul (SP). Entre 2003 e 2010, Montana foi a utilitária derivada do Corsa C; já entre 2010 e 2021, ela passou a ser baseada no Agile. Agora, a picape passa a se utilizar da plataforma GEM (Global Emerging Markets), assim como os atuais Onix e Tracker. Todas as suas versões contarão com cabine dupla e motor 1.2 Turbo Flex.
Os primeiros exemplares da Montana começam a ser entregues no Brasil somente em fevereiro de 2023, mas a partir de hoje (01º de dezembro) será possível adquirir a picape em seu período de pré-venda, mediante um sinal de R$ 2.000 para reserva. Ela irá rivalizar com versões da Fiat Toro e da Renault Oroch. Inicialmente, estará disponível um lote de exemplares das versões mais completas: LTZ e Premier.
A dianteira da picape da General Motors é marcada pelo conjunto ótico desmembrado em duas partes. Na parte superior ficam as luzes de posição, enquanto mais abaixo estão presentes os faróis principais e também as luzes de seta, na porção inferior - é o primeiro produto da Chevrolet a ter faróis bipartidos. Na versão Premier, a iluminação dianteira é de LED.
Nas laterais, os para-lamas dianteiros trazem repetidores de seta, enquanto o teto traz racks embutidos e uma antena, que pode ser tradicional ou ao estilo "barbatana de tubarão", dependendo da versão. Os retrovisores possuem formato mais retangular do que no restante da família GEM, mantendo as luzes indicativas de veículos em pontos cegos (somente na versão Premier). Já o bocal do tanque de combustível fica do lado esquerdo da carroceria, exatamente como no Tracker e no Onix. Nas versões LTZ e Premier, as rodas são de 17 polegadas - cada uma sustentada por cinco parafusos. Os pneus Michelin Primacy 4 são de perfil 215/55. Enquanto a versão Premier traz rodas e frisos escurecidos, na versão LTZ estes detalhes são cromados ou prateados. A carroceria da Montana possui 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura.
Atrás, a tampa da caçamba abre por botão elétrico para baixo, de forma convencional, como na Renault Oroch, e as lanternas, alojadas nos para-lamas traseiros, são visualmente interligadas por um aplique em preto - logo abaixo, gravado em baixo-relevo na lataria, está o nome "Chevrolet". O para-choque traseiro abriga os sensores de estacionamento e a iluminação para a placa. Há ganchos para fixação e organização da carga, iluminação da caçamba nas duas paredes laterais, capota marítima de série nas versões LTZ e Premier (assim como o protetor de caçamba) e alívio de peso na abertura e no fechamento da tampa traseira. O volume da caçamba (que tem nome próprio: Multi-Flex) é de 874 litros.
Nas concessionárias estarão disponíveis as divisórias Multi-Board, para organização das cargas acomodadas na caçamba, que promete melhor aproveitamento do espaço e proteção adicional aos objetos transportados. Não será possível acessar os itens em sua parte inferior sem destravar e abrir a tampa.
Suportes encaixados nas laterais da caçamba permitirão a acomodação e movimentação dos organizadores de carga, divididos em duas partes. O nicho de objetos, que fica paralelo ao piso da caçamba, é dividido em cinco partes e serve de bandeja para objetos pequenos (que rolariam dentro de uma caçamba comum), além de trazer ganchos para segurar sacolas pelas suas alças. Já a segunda tampa, que é um divisor de carga, pode ser encaixada tanto na posição vertical quanto na horizontal. Na posição horizontal, esta tampa servirá de cobertura para objetos acomodados na caçamba e também é capaz de acomodar objetos menores. Quando colocada em posição vertical, essa peça é capaz de dividir a área da caçamba em dois compartimentos. Caso seja necessário usar todo o espaço da caçamba, basta acomodar essa divisória na parede da caçamba, logo abaixo do vidro traseiro.
O interior da nova Montana remete aos irmãos Tracker e Onix, com algumas diferenças. O quadro de instrumentos é composto por visores analógicos (como o conta-giros, com faixa vermelha entre 6 mil e 8 mil rpm) e complementado pela tela central de informações, que exibe os registros das distâncias percorridas e também alerta sobre capô aberto e controle de tração desativado, além de registrar o monitoramento de pressão dos pneus e o indicador da vida útil do óleo. As hastes de acionamento dos faróis e de limpadores são semelhantes às peças do Onix e do Tracker.
O sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas traz uma moldura mais envolvente e com apenas dois botões físicos: o liga-desliga, com ajuste giratório de volume, e o comando para o menu principal (Home). A central oferece Wi-Fi nativo e os serviços conectados do OnStar de série em todas as versões. O espelhamento de tela de smartphone pode ser feito sem fio tanto para Android Auto quanto para Apple CarPlay, e é possível fazer atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo, além de utilizar o aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância. Além disso, a picape dispõe de carregador de bateria de celular por indução. O sistema de som conta com 4 alto-falantes.
Acima do retrovisor interno, no console de teto, ficam os comandos do OnStar e a luz indicativa da ativação ou desabilitação do airbag do passageiro dianteiro. Os bancos terão formato exclusivo para a picape e serão mais encorpados, com costuras contrastantes. Os forros de porta da nova Montana também trazem detalhes diferenciados, como as perfurações nos revestimentos (que também trazem costuras duplas na cor branca) e as telas dos alto-falantes com tramas diagonais em sentidos opostos. A porta do motorista concentra os comandos dos retrovisores e dos vidros elétricos. Já o forro de teto possui a cor cinza-claro.
Entre os itens de série da versão topo-de-linha Premier, nas imagens, estão: acendimento automático dos faróis, chave com sensor de aproximação e partida do motor por botão, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo, limitador e controlador de velocidade de cruzeiro, direção elétrica progressiva, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, sistema multimídia com função áudio streaming e Bluetooth pareável com dois smartphones simultaneamente, WiFi nativo com possibilidade de parear até sete dispositivos simultaneamente, entradas USB do tipo A e C na parte dianteira do console, entre outros.
Todas as versões da Montana trazem 6 airbags (frontais, laterais nos bancos dianteiros e de cortina), freios ABS com distribuição da força de frenagem e assistência de frenagem de urgência, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e resposta automática em caso de acidente para o serviço de emergência. A marca também aponta que a picape possui para-choque e capô projetados para amortecer impactos em caso de um atropelamento.
Os passageiros traseiros contam com duas entradas USB do tipo A para carregamento e uma tomada de 12 Volts, além de um porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro. Há fixações para cadeirinhas infantis nos padrões Isofix e Top Tether.
Em todas as versões, o motor é o 1.2 Turbo Flex da família CSS Prime, de três cilindros em linha e 12 válvulas, que recebe calibração específica para a picape. Este propulsor rende 132 cavalos e 19,4 kgfm de torque com gasolina, ou 133 cv e 21,4 kgfm com etanol. Dependendo da versão, o câmbio é manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas. O capô traz manta de isolamento termoacústico e é sustentado por uma haste do lado direito.
O propulsor traz bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável e correia dentada imersa em óleo, com durabilidade estimada em 240 mil quilômetros, segundo a General Motors.
A versão com câmbio manual, básica e mais voltada para frotistas, promete o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h mais ágil do segmento. Já a versão automática se destaca pelo consumo de combustível e, com gasolina, faz 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Com etanol, os números são de 7,7 km/l em uso urbano e de 9,3 km/l no percurso rodoviário.
Enfim, hora de falar sobre os preços. A Montana 2023 parte de R$ 134.490 na versão LTZ Turbo, enquanto a opção Premier Turbo tem valor inicial de R$ 140.490. Os itens adicionais da Premier na comparação com a LTZ são: ar-condicionado digital automático de zona única, alerta de veículos em pontos cegos, faróis full LED, banco com revestimento em material sintético (no lugar da mescla entre tecido e material sintético) e carregador de celular sem fio.
Nas duas versões, as cores disponíveis são: Azul Eclipse (metálica e sem custo adicional), Prata Switchblade (metálica), Preto Ouro Negro (metálica), Vermelho Chili (metálica), Branco Summit (sólida) e a inédita Verde Safári (metálica). Quem adquirir a picape no período de pré-venda receberá as divisórias Multi-Board da caçamba.
Nas autorizadas Chevrolet será possível encontrar uma gama de acessórios para a parte externa da picape, como estribos laterais, protetor do para-choque frontal, diferentes tipos de santantonio e faróis de neblina dianteiros em LED. Internamente, será possível instalar soleiras de porta iluminadas e subwoofer JBL.
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