As dez novidades que a Ford reserva para o Brasil em 2023

A Ford revelou hoje à imprensa especializada que fará dez lançamentos automotivos no Brasil ao longo de 2023. Na seara das picapes, as novidades já confirmadas para nosso mercado são: Maverick Hybrid (no primeiro trimestre do próximo ano), F-150 (também na primeira metade do ano) e a nova geração da Ranger.

Outra novidade aguardada e finalmente confirmada é o Mustang Mach-E, crossover elétrico que acumulou tantos pedidos na América do Norte que teve as vendas temporariamente suspensas.

As novas versões do utilitário Transit contam como três: primeiro, virão as alternativas com câmbio automático, Furgão Longo e Minibus, no primeiro semestre; depois, o Transit Chassi, no segundo semestre, com peso bruto total de 3500 quilos ou 4700 kg, e, por fim, a van elétrica E-Transit.

A Ford ainda faz mistério sobre três de suas novidades, que chegam para complementar o portfólio de SUVs da marca. As silhuetas mostram que as novidades serão: uma nova versão de uma das picapes da marca (muito provavelmente da Ranger), a nova geração do Territory (baseado no recém-lançado Equator Sport) e uma nova versão para o Bronco Sport, sobre a qual ainda não foram repassados detalhes.

A nova geração da picape média Ranger será a principal novidade da Ford para o ano que está começando. Fabricada na Argentina e flagrada em testes há tempos, a nova Ranger começa a ser produzida dentro de poucos meses. Trata-se de sua remodelação mais profunda desde 2012. Sua plataforma "T6.2" é uma evolução em relação ao modelo anterior. 

Outra novidade já confirmada é a picape de grande porte F-150, que virá importada ainda no começo de 2023. Existem diversas versões e tipos de carroceria deste produto nos Estados Unidos. Para o Brasil, virá a F-150 de cabine dupla. A versão exposta na edição passada da Agrishow (Lariat FX4) tem boas chances de ser a escolhida para o nosso mercado.

O Equator Sport roda camuflado em testes e sepultará o mal-sucedido Territory, que, dentro da linha Ford, só não vendeu menos do que o Mustang ao longo do ano de 2022. Derivado do Equator, um utilitário com três fileiras de bancos, o Equator Sport traz cinco lugares e é 27 centímetros mais curto, mas mantém o visual ousado e o interior mais moderno. Por ora, o nome "Equator Sport" é utilizado apenas na China; para os mercados de exportação, seu batismo é Territory.

A Maverick Hybrid já está confirmada para ser vendida no Brasil no primeiro trimestre de 2023. Tudo indica que ela será a primeira picape híbrida do País. A versão Hybrid da Maverick, que não é recarregável na tomada, possui um motor 2.5 Duratec de quatro cilindros a gasolina com ciclo Atkinson, que sozinho rende 194 cavalos e 21,4 kgfm de torque. Ele opera junto com o propulsor elétrico síncrono, que fornece 23,9 kgfm. Nela, o câmbio é o e-CVT, que mantém o seletor giratório no console dianteiro, e a tração é dianteira. 

No lugar do conta-giros, a picape traz um indicador de consumo de energia elétrica com uma faixa verde que indica que está havendo recarga. A promessa é de que a autonomia supere os 800 quilômetros. A Maverick híbrida não conta com o pacote FX4 da versão com motor 2.0 EcoBoost a gasolina, mas conserva o padrão de equipamentos conhecido da versão Lariat.

2023 também (finalmente) será o ano do início da importação do Mustang Mach-E, SUV elétrico que é oferecido em diversas versões no mercado norte-americano. O modelo pode ser conduzido com tração apenas nas rodas traseiras ou integral. Segundo a Ford, o modelo acelera de 0 a 60 mph (96 km/h) em 4,8 segundos. Entre outros destaques, o Mustang Mach-E Premium conta com teto panorâmico de vidro, rodas de 19 polegadas, câmeras de visão em 360 graus em torno da carroceria, sistema de som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes e o assistente de condução autônoma BlueCruise, que permite que o motorista tire as mãos do volante e o carro freie, acelere e faça curvas sozinho, mas o condutor deve permanecer fazendo contato visual com a câmera infravermelha deste assistente.

Na linha Transit, três novidades estão confirmadas para este ano. Primeiramente, chegam as novas versões com câmbio automático (no primeiro semestre de 2023). A transmissão estará disponível para os modelos Minibus, para 15 ou 18 passageiros, e Furgão Longo (sem vidros laterais e traseiros), com capacidade volumétrica de carga de 12,4 m³. 

O Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg ou 4.700 kg de Peso Bruto Total e capacidade de carga de até 2.600 quilos. Por fim, a van elétrica E-Transit será oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga. Conforme a Ford, sua autonomia é de 317 quilômetros (no ciclo de rodagem WLTP).

Comentários

Eduardo T. Küll disse…
E a Ranger Raptor? Tem chance de ser lançada no Brasil? O modelo foi mostrado a concessionários argentinos em 02/12/2022.