O ano de 2022 foi, em muitos aspectos, promissor. E, de fato, conseguiu ser um período de avanços, especialmente em relação à recuperação do volume de vendas do setor automotivo e no tocante à popularização dos veículos eletrificados, com mais infraestrutura para o carregamento destes modelos em diversas regiões do Brasil.
Na virada de 2021 para 2022 e ao longo do ano que está chegando ao fim, diversas marcas anunciaram modificações nos seus veículos para o cumprimento das normas de emissões do Proconve L7. Alguns carros mantiveram seus números de potência e torque; alguns motores perderam rendimento (entre eles, o 1.0 Fire e o 1.3 Firefly da Fiat), enquanto outros carros até ganharam cavalos (como a linha Audi A3, A4 e A5, cujo motor 2.0 saltou de 190 para 204 cv). Outros modelos e versões tiveram que sair de linha. Foi o caso dos modelos da Fiat e Jeep com motor 1.8 (entre eles, versões de Argo, Toro, Cronos e Renegade), Suzuki Jimny e Hyundai ix35, entre outros.
O início de 2022 também marcou o sepultamento dos carros mais baratos do Brasil. Tanto Fiat Mobi Easy quanto Renault Kwid Life foram retirados de catálogo por não oferecer itens considerados triviais pela grande maioria dos consumidores, como ar-condicionado e direção assistida. Os dois subcompactos receberam modificações este ano para gastarem menos combustível.
No primeiro mês do ano, os lançamentos foram os Renault Kwid e Master reestilizados, a sexta geração do Mercedes-Benz Classe C, os Toyota Yaris Hatch e Sedan com face-lift e a linha Chevrolet Cruze com as novas versões RS Sport6 e Midnight Sedan.
Em fevereiro, estrearam o Jeep Renegade reestilizado, o Renault Duster com motor 1.3 Turbo Flex, a picape Ford Maverick e o CAOA Chery Tiggo 5x renovado. O mês marcou a despedida oficial do Hyundai ix35 e do Renault Sandero R.S. 2.0, que teve a série Finale de 100 unidades.
Março foi um mês de novas versões: a Ford Ranger estreou a variante FX4, provavelmente a última novidade da picape antes de sua próxima remodelação, enquanto a grife GR-S passou a estar disponível para a Toyota Hilux e para o Corolla Cross. Já a Mitsubishi enfim passou a oferecer no Brasil o Eclipse Cross reestilizado, cujo visual ficou menos polêmico.
Em abril, a Nissan lançou a Frontier 2023, com novo visual e gama ampliada de versões para atuar em mais linhas de frente no segmento de picapes médias. Já a Jeep apostou no Compass 4xe, modelo híbrido plug-in capaz de rodar 44 km somente com energia elétrica. A Renault lançou a Oroch 2023, levemente reestilizada e com opção do motor Turbo Flex, enquanto a Volkswagen anunciou a chegada do Jetta GLI reestilizado. A Honda antecipou todos os seus lançamentos para o Brasil até 2023 e a Ford confirmou que venderá a F-150 em nosso mercado.
Em maio, a Peugeot apresentou seus primeiros frutos de seu relacionamento com a Fiat dentro do conglomerado da Stellantis. Primeiro veio o furgão Partner Rapid, que basicamente é uma Fiorino com duas opções de versão e o emblema do Leão. Já o hatch compacto 208 passou a contar com a opção do motor 1.0 Firefly do Argo, algo impensável há dois anos, na época em que chegou ao nosso mercado. A Chevrolet revelou o Equinox reestilizado, que passou a ter versões RS e Premier, enquanto a Audi começou a importar da Hungria o Q3 com motor 2.0 TFSI, tração integral quattro e câmbio automático Tiptronic, agora nas carrocerias SUV e Sportback.
No mês de junho, a CAOA Chery apresentou seu novo portfólio eletrificado, composto por modelos totalmente elétricos (iCar), com sistema elétrico de 48 Volts (Arrizo 6 Pro, Tiggo 5x Pro e Tiggo 7 Pro) e híbridos plug-in (Tiggo 8 Pro). A marca, que pretende ter somente carros eletrificados até o final de 2023, havia fechado no mês anterior a sua fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, o que decretou o fim de linha do Tiggo 3x em menos de um ano de fabricação e o retorno das importações do Arrizo 6. Já a Audi começou a literalmente montar em São José dos Pinhais (Paraná) a linha Q3 2.0. O Peugeot 2008 passou por mudanças bastante discretas, a Fiat lançou o Scudo (furgão que é um clone do Peugeot Expert e do Citroën Jumpy) e o Hyundai Creta N Line introduziu a grife esportiva da montadora sul-coreana no Brasil.
Julho marcou a apresentação do aguardado Hyundai HB20 reestilizado, que chegou inicialmente na carroceria hatch. O criticado design do modelo lançado em 2019 passou por modificações que o deixaram mais atraente. A Honda revelou a segunda geração do HR-V, em quatro versões: duas com o mesmo conjunto mecânico da linha City e outras duas mais completas com motor 1.5 Turbo Flex. O elétrico Nissan Leaf foi reestilizado e a Fiat apresentou a linha 2023 de Cronos, Strada, Toro e Pulse. O sedã passou a ter versões com motor 1.0 Firefly ou com câmbio automático associado ao motor 1.3; a picape compacta passou a ter ar-condicionado digital nas versões mais completas e nova cor Cinza Strato, enquanto Toro e Pulse foram responsáveis por estrear o Sound Design, novo pacote de sons de inicialização e advertência.
Em agosto, deram o ar da graça a picape Jeep Gladiator, a terceira geração do Citroën C3, a quinta geração do Kia Sportage e até o longamente prometido esportivo Puma GT Lumimari, apresentado para os fãs da marca.
No mês de setembro, o SUV-Coupé Fiat Fastback finalmente chegou às concessionárias, ao passo em que o Nissan Kicks reforçou o seu pacote de equipamentos para seu ano-modelo 2023. A Ferrari apresentou o modelo Purosangue, o primeiro utilitário esportivo da marca desde a sua fundação, em 1947. Já os Jeep Compass e Commander incorporaram mais itens de série para continuarem atraentes em seus segmentos.
Em outubro, os CAOA Chery Tiggo 8 e Tiggo 7 estrearam o pacote de assistências à condução, batizado de Max Drive. No clima da Copa do Mundo, realizada este ano no Catar, os Hyundai HB20 Hatch e Sedan tiveram uma série especial que incluía até a réplica da bola utilizada nos jogos de futebol. O BMW Série 3 foi reestilizado e o Sandero deixou de ser oferecido para abrir espaço para o Renault Stepway 1.0.
Novembro foi o mês de apresentação do elétrico Peugeot e-2008 GT, do BMW i4 (sedã também elétrico) e do esportivo Pulse Abarth. A Volkswagen revelou o Gol Last Edition, que marca o fim de produção do hatch após 42 anos, e também antecipou seu sucessor, o Polo Track, com motor 1.0 e alguns itens simplificados em relação à versão MPI. Também foi o mês da Fenatran, que reservou várias apresentações de caminhões elétricos ou movidos a GNV, bem como novidades no segmento de vans.
Por fim, no mês de dezembro houve a revelação da nova Chevrolet Montana, que começa a aparecer nas concessionárias no início de 2023. Os Peugeot 208 e 2008 estrearam a série especial RoadTrip, enquanto os Volkswagen Taos e Jetta GLI ganharam equipamentos e a Chevrolet Spin voltou a ser oferecida com câmbio manual. No dia 23 deste mês, foram produzidos os últimos exemplares dos Volkswagen Gol e Voyage. A virada de 2022 para 2023 será o ponto de partida para a divulgação da Great Wall Motors no Brasil: a marca promete lançar o Haval H6 em nosso País ainda no primeiro trimestre do ano que vem.
A Great Wall é apenas uma das marcas que já anunciou este ano que terá uma rede de concessionárias com mais abrangência em território nacional. A Citroën e a BYD também anteciparam os planos de expansão dos seus pontos de venda.
O setor de automóveis por assinatura é outro que vem ganhando cada vez mais atenção das montadoras: em 2022, a Nissan apresentou o Move, que permite alugar qualquer modelo da marca, em qualquer versão, em um processo que pode ser iniciado de forma online. Outras marcas, como Ford, CAOA Chery, Hyundai CAOA, Audi e Toyota, ampliaram a disponibilidade de modelos de veículos e/ou de locais onde é possível aderir à assinatura.
No setor dos veículos elétricos, a chegada do Kwid E-Tech e do iCar ajudaram a consolidar o segmento de base dos modelos recarregáveis na tomada. Modelos como Peugeot e-2008, BMW iX, i4 e iX3, Volvo C40 e os Mercedes-Benz EQA, EQB, EQE e EQS estiveram entre as novidades do ano. E as montadoras também trataram de estabelecer novos pontos de recarga em todo o Brasil, incluindo locais com carregadores ultra-rápidos, capazes de completar a carga de determinados modelos em menos de uma hora. Este ano também foi inaugurado em São Paulo o primeiro posto somente para veículos elétricos, com oito pontos de recarga simultânea. Lá, as recargas são pagas (diferentemente da maioria dos outros carregadores de veículos pelo País), mas há salas onde as pessoas podem aguardar enquanto o carro recebe energia.
Em termos mercadológicos, o Brasil viu a Fiat Strada liderar os emplacamentos entre os automóveis durante os meses de janeiro a junho. Em julho, uma surpresa: o veterano Volkswagen Gol voltou a ser o carro mais vendido do País pela primeira vez desde 2014 (ano em que perdeu sua hegemonia no mercado). Mas a picape da Fiat voltou a liderar o mercado em agosto e em setembro. Nos meses de outubro e novembro, o Hyundai HB20 assumiu o posto de automóvel mais emplacado do mercado. E, no apagar das luzes do ano de 2022, o Chevrolet Onix teve gás para fechar o mês de dezembro como o automóvel mais vendido.
A segurança de automóveis vendidos no Brasil foi posta à prova pelo Latin NCAP. Ao todo, 13 veículos foram testados este ano - dos quais oito são idênticos aos comercializados no nosso País. Chevrolet Tracker, Toyota Corolla e Volkswagen Nivus estiveram no panteão dos modelos que alcançaram a nota máxima (5 estrelas). O Kia Sportage e o Volkswagen Polo ficaram em um patamar intermediário, com 3 estrelas. Depecionaram a Fiat Strada nas carrocerias de cabine simples e dupla (ambas com uma estrela), o Honda WR-V (já fora de linha, com uma estrela) e o elétrico JAC E-JS1 (que não apenas obteve zero estrela, como foi o carro que proporcionou a pior proteção possível desde o estabelecimento dos atuais protocolos de avaliação do Latin NCAP, em 2020).
Ao longo do ano, nos despedimos de colegas jornalistas do setor automotivo, como Luís Perez e José Rosemilton Silva, além de Charles Marzanasco Filho, que foi assessor de Ayrton Senna e da Audi do Brasil. Nos Estados Unidos, o sonho de Jesse Koz foi interrompido: o viajante brasileiro, acompanhado de seu cachorro Shurastey e de seu Fusca "Dodongo", se envolveu em um acidente fatal. Na Itália, faleceu Nicola Materazzi, engenheiro que participou do desenvolvimento de superesportivos como as Ferrari 288 GTO e F40, além do Bugatti EB110. Já a Fiat perdeu o engenheiro Claudio Demaria, que participou do desenvolvimento de produtos da filial brasileira entre 2005 e 2008, e, posteriormente, entre 2011 e 2018.
O ano de 2022 para o Auto REALIDADE
Ao longo dos últimos doze meses, não faltaram pautas para o Auto REALIDADE. Em 2022, nós passamos a estar presentes em mais redes sociais: criamos o nosso perfil de vídeos no TikTok, disponibilizamos nossa página para o público do LinkedIn e também passamos a estar presentes no Google Notícias, para quem faz questão de ter acesso a todas as postagens com agilidade.
Em janeiro, fizemos test-drive no Renault Kwid 2023, que estabeleceu a média de 15,8 km/l de gasolina em nosso percurso. No mês de fevereiro, voltamos a ter contato com um carro da Audi (fazia dois anos que não dirigíamos um automóvel da marca) e tiramos nossas impressões ao volante da mais recente geração do A3 Sedan. Também demos uma rápida volta no Fiat Pulse Impetus, versão mais completa do utilitário da marca de Betim (MG), e no Mercedes-Benz GLB 200 - um dos poucos SUVs de seu segmento com sete lugares. Chegou março e tivemos contato com mais um modelo da Audi: desta vez o Q5 Sportback 2.0 TFSI, SUV com linhas de Coupé.
Em abril, fomos convidados para o primeiro evento de lançamento automotivo desde novembro de 2019. E foi uma viagem internacional: em Puerto Iguazu, na Argentina, conhecemos a linha Nissan Frontier 2023 e fomos apresentados a parte dos planos futuros e investimentos da montadora japonesa em território latino-americano. Nosso test-drive off-road com a picape se deu com a versão Platinum. Também em abril, tivemos nosso contato ao volante do Renault Master Chassi, que pode ser considerado um caminhão leve, mas com a possibilidade de condução com a carteira de habilitação de categoria "B".
Em maio, dirigimos o Audi Q3 com o novo motor 2.0 TFSI, a tração integral quattro e o câmbio automático Tiptronic antes mesmo da apresentação deste modelo à imprensa especializada. Neste mesmo mês, em parceria com o Show Cars Elite, fizemos um inédito encontro entre os novos Honda City Hatchback EXL e Sedan Touring para destrinchar todas as diferenças entre as carrocerias e as versões do modelo que foi a única opção na linhagem da marca até a primeira metade de 2022. Também dirigimos um exemplar da primeira geração do Honda HR-V para analisarmos se o SUV valia a pena no mercado de usados e andamos pela primeira vez na Nissan Frontier PRO-4X. Foi uma experiência curta, quase uma degustação. Mas, posteriormente, pudemos passar mais tempo com esta mesma versão...
Em junho, o Auto REALIDADE publicou as impressões ao dirigir por dois dias o Nissan Leaf pelas ruas de Pernambuco. Foi a nossa primeira experiência de condução de um carro elétrico, mas, naquele mesmo mês, ainda teríamos a oportunidade de pilotar a scooter Watts W4, igualmente recarregável na tomada. Também passamos dez dias com o Fiat Pulse Audace (versão com o mesmo conjunto mecânico do modelo Impetus, mas abrindo mão de alguns equipamentos em prol de um preço de entrada menor), e, ao final, publicamos a sua avaliação completa. Ainda em junho, também dirigimos o Renault Duster Iconic com o novo motor 1.3 Turbo Flex e o câmbio automático CVT de 8 marchas.
Em julho, passamos oito dias com a Nissan Frontier PRO-4X, e este tempo de convivência também permitiu a avaliação completa da picape média que está buscando conquistar mais espaço no disputado mercado nacional. Logo depois, fizemos o ensaio de um Fiat Marea SX 2.0 em estado de conservação admirável.
Em agosto, mais dois test-drives: andamos na Renault Oroch Outsider, agora com motor Turbo e câmbio CVT, e publicamos nossas impressões ao dirigir o Audi e-tron S Sportback, SUV-Coupé elétrico que foi um dos modelos mais insanos que já dirigimos: seu tempo de 0 a 100 km/h conosco foi de 4,39 segundos! Também mostramos a LL Motors E-Odin 2.0, moto elétrica que começou a ser comercializada no Brasil em 2022 e é capaz de rodar 210 quilômetros com uma recarga.
No mês de setembro, dirigimos a Volkswagen Saveiro GTi, project car que atualmente está aos cuidados do Show Cars Elite, e também estivemos ao volante de um exemplar do Suzuki Jimny, do canal Pé Na Tábua, para relembrarmos da geração que deixou de ser vendida no Brasil este ano. Para completar, passamos um final de semana convivendo com o Renault Kwid E-Tech, que demonstrou ser plenamente possível conviver com um automóvel elétrico em ambiente urbano.
Em outubro, a sensação foi o Chevrolet Chevette SL 1990, bastante conservado e com rodas de 18 polegadas! No mês de novembro, dirigimos o Nissan Leaf 2023, reestilizado e com novos itens de série. Em dezembro, reunimos os quatro clássicos da garagem do Show Cars e, na virada do ano, também recebemos o Renault Kwid E-Tech para uma avaliação completa (que vai ao ar em breve!).
A partir de janeiro de 2023, você poderá ler a Coluna do Auto REALIDADE nos sites Motor Mais e Lupa1! Se 2022 já foi cheio de novidades, o ano que está nascendo promete ainda mais fartura de lançamentos e boas surpresas!
Feliz Ano Novo a todas as pessoas que nos acompanham e colaboram com nosso trabalho!
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