Volkswagen Gol Last Edition terá 650 unidades para o Brasil, por R$ 95.990 cada


O Volkswagen Gol Last Edition teve seu preço revelado nesta quarta-feira (23). Cada exemplar da série especial que marca o fim de linha do hatch produzido por 42 anos será comercializada pelo preço de R$ 95.990. Serão 650 unidades destinadas ao Brasil e outras 350 exportadas. A edição final do Gol é baseada na versão 1.0 MPI manual equipada com o pacote Urban Completo. Todos os exemplares da edição limitada serão pintados na cor Vermelho Sunset, que estreou no Nivus em meados de 2020 e passou a estar disponível para T-Cross e Polo. Este tom lembra o Vermelho Radiante que foi disponibilizado na época do lançamento do Gol Geração 5, em junho de 2008, e que permaneceu por pouco tempo no catálogo. 

As maçanetas externas e as capas dos retrovisores (com luzes de seta laterais) são pintadas em preto-brilhante, assim como a grade dianteira, o teto, o aerofólio traseiro e as rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 195/55. A parte inferior das portas recebe adesivos pretos com a inscrição "Gol Last Edition", enquanto as colunas traseiras possuem um emblema especial com a inscrição "Designed By Volkswagen do Brasil - Original Since 1980", cujo aro lembra o estilo das clássicas rodas Acapulco/Orbitais do início dos anos 90.

Fabricado em Taubaté (SP), o último dos Gol reaproveita as molduras plásticas em torno das caixas de roda e na parte inferior da carroceria que eram utilizadas pela versão Track. Na tampa traseira, uma faixa preta une as lanternas, assim como no Gol GT Concept exibido no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016. Há também a inscrição "Gol Last Edition" no canto esquerdo, com a mesma fonte do carro-conceito revelado há seis anos.

Internamente, os diferenciais são as costuras vermelhas no volante, nos bancos (em material sintético e tecido, com padronagem exclusiva para esta série), na coifa da alavanca de câmbio, nos revestimentos das portas (em material sintético cinza) e nas bordas dos tapetes, além da numeração do exemplar no friso do painel e do cinzeiro com a identificação "Gol Last Edition". Além disso, o forro de teto é escurecido, assim como colunas, para-sois e outros detalhes.

O motor, que pode ser abastecido com gasolina ou etanol, tem rendimento de 84 cavalos e 10,3 kgfm de torque com o combustível oriundo da cana-de-açúcar. Já o câmbio manual tem 5 marchas.

O jornalista Claudio Carsughi, responsável pelo primeiro teste mundial do Gol (para a revista Quatro Rodas, na edição de maio de 1980), também foi incumbido de dirigir o primeiro exemplar do Gol Last Edition e também registrar suas primeiras impressões a bordo do Polo Track, nova versão de entrada que substitui o veterano hatch da Volks.

Comentários