Nissan completa 22 anos de operações no Brasil e celebra sua história

Neste mês de outubro, a Nissan completa 22 anos de operações oficiais no Brasil. Para rememorar seu passado e reforçar seu compromisso com nosso País, a marca criou o espaço Memória Nissan, localizado dentro do Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro.

A Nissan chegou a ser representada por importadoras locais no Brasil desde o início dos anos 1950. A marca se instalou oficialmente com uma filial brasileira no ano 2000. Inicialmente, a marca comercializou automóveis importados, como Pathfinder e Frontier. Esta picape começou a ser produzida em São José dos Pinhais (Paraná) a partir de 2002, em uma fábrica que na época era "dividida" com a Renault. Depois, a Nissan inaugurou o seu próprio Complexo Industrial brasileiro, em 2014, em Resende (RJ). De lá, saíram exemplares do March (2014 - 2020), Versa/V-Drive (2015 - 2021) e Kicks (2017 até os dias atuais).

O espaço Memória Nissan fica instalado no prédio da fábrica de motores da marca, onde é feito o motor 1.6 16v Flex Fuel. Inicialmente, o acervo começa com cinco carros que marcaram a história mais recente da marca japonesa no Brasil e que, a partir de agora, ficam em um único lugar. 

Primeiro Nissan March nacional – Este é o exemplar que marcou o início oficial da produção no Complexo Industrial de Resende, inaugurado em 2014. Este carro, um modelo 1.6 SL manual, teve a carroceria coberta de assinaturas pelos funcionários na época.

Primeiro Nissan Versa nacional – Esta unidade (1.6 SV manual) representou o início de produção em série do Versa no Brasil, a partir de março de 2015. O sedã também foi assinado pelos funcionários da marca na época.

Primeiro Nissan March Rio 2016 – Este foi o primeiro exemplar da série especial criada em referência ao patrocínio da Nissan aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A série foi lançada em março de 2016 e teve uma tiragem limitada e numerada de 1000 unidades. O exemplar do espaço Memória Nissan é o de número 1 e trazia algumas diferenças em relação aos demais, como as rodas com face diamantada e detalhes na cor laranja (no modelo de produção regular, as rodas eram pintadas de preto) e os spoilers e saias integralmente pintados na cor "Hot Orange" (os exemplares de produção eram mais discretos e traziam estas partes na cor da carroceria, apenas com os emblemas "Rio 2016" e os contornos em laranja). O March Rio 2016 era baseado na versão 1.6 SL manual com o Pack Multi, que incluía o sistema multimídia Multi-App.

Nissan Kicks Rio 2016 – Essa série especial foi oferecida durante o período de pré-venda do Kicks, especialmente para o Brasil. Na época, o SUV foi incumbido de ser o carro-comando do Revezamento da Tocha Olímpica, cruzando mais de 300 cidades de diferentes regiões do País, em um percurso que durou 90 dias. Esse exemplar, fabricado no México, é um veículo pré-série (baseado na versão 1.6 SL CVT) que foi usado, inclusive, para a gravação do primeiro comercial de TV do Kicks, que fazia referências aos Jogos Olímpicos e continha a música Don't Stop Me Now, da banda Queen.

Último Nissan V-Drive feito no Brasil – Está é a última unidade do sedã produzida em Resende. A primeira geração do Versa passou a ter o sobrenome V-Drive em agosto de 2020, como forma de diferenciá-lo da segunda geração do modelo, que começou a ser importada em outubro do mesmo ano. Os últimos exemplares do V-Drive foram produzidos em agosto de 2021.

Além dos veículos, no Memória Nissan também estão expostos um motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, propulsor que já foi produzido em Resende e equipou versões dos antigos March e Versa, e uma tocha da época dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O espaço ainda conta com grandes painéis que destacam alguns momentos dessa história.

Este acervo é fixo, mas o espaço também permitirá a realização de ações especiais. Para marcar a abertura do Memória Nissan, um modelo raro está em exposição: um jipe Nissan Patrol 1951. Mesmo não estando com suas características totalmente originais, esse modelo representa os primórdios da Nissan no Brasil, muitas décadas antes da empresa chegar oficialmente ao nosso País.

Entre 1955 e 1956, cerca de 400 unidades da primeira geração do Nissan Patrol (conhecida pelo código 4W60) foram montadas no Brasil pela Varam Motores em sua fábrica em São Bernardo do Campo (São Paulo). Segundo reportagens da época, resgatadas pela marca, estes veículos tinham entre 35% e 40% de peças nacionais. Um pouco depois, a Varam Motores, que também produziu modelos de outras marcas, encerrou suas operações.

Antes das unidades brasileiras do Patrol, os caminhões Nissan 180 foram comercializados no País nos anos 1950 e 1951 pela empresa Mario Barros do Amaral S.A. No total, foram 35 caminhões, alguns trazidos em partes e, depois, literalmente montados em solo brasileiro.

Como fica dentro das instalações industriais da Nissan, por enquanto, o Memória Nissan só pode ser visitado pelos funcionários da montadora e em ações para convidados realizadas pela empresa.

Depois de ter sido representada por importadores na década de 1950 e também nos anos 1990, a Nissan criou sua filial local no dia 23 de outubro de 2000. Inicialmente, a marca comercializou veículos importados de outros países. No dia 20 de dezembro de 2001, era inaugurada a fábrica de veículos comerciais para produzir modelos da Renault e da Nissan em São José dos Pinhais, no Paraná, dentro do Complexo Industrial da Renault. Esta foi a primeira fábrica comum da Aliança Renault-Nissan no mundo e passou a produzir em 2002 a picape Frontier e, em 2003, o utilitário Xterra.

Em 2011, a Nissan anunciou um investimento de R$ 2,6 bilhões para construir o Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, totalmente dedicado à produção de automóveis Nissan. O Complexo Industrial de Resende foi inaugurado em 15 de abril de 2014, fabricando automóveis e motores. A unidade de veículos apresenta um ciclo completo de produção, incluindo área de estamparia e unidades de injeção e pintura de peças plásticas.

Em 2017, o Kicks passou a ser produzido em Resende (antes era importado de Aguascalientes, no México) e foi eleito o melhor SUV da América Latina. No ano de 2018, a Nissan inaugurou a linha de produção da picape Frontier em Córdoba, na Argentina. Já em 2019, a marca passou a comercializar o elétrico Leaf. Em abril de 2022, a Nissan iniciou as atividades do segundo turno de produção em seu Complexo Industrial de Resende, com a contratação de 578 novos funcionários, e anunciou o investimento de US$ 250 milhões no Brasil. Já está confirmado que no primeiro semestre de 2023 o novo Nissan Sentra fará sua estreia no mercado nacional.

Nissan do Brasil – Dados e números

Criação: 23 de outubro de 2000

Investimentos no Brasil nos últimos 10 anos: R$ 3,45 bilhões (US$ 1,7 bilhão). Anunciou recentemente investimentos de até R$ 1,3 bilhão (US$ 250 milhões)

Localização: sede na cidade do Rio de Janeiro; Complexo Industrial em Resende (RJ), Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças em Itatiaia (RJ); escritório com foco na área comercial e equipe de Design na cidade de São Paulo; Centro de Treinamento em Jundiaí (SP); áreas de Engenharia e Compras em São José dos Pinhais (PR).

Número total de funcionários: 2.600 pessoas

Capacidade de produção: 200 mil veículos e motores em três turnos

Produtos fabricados no Brasil: Nissan Kicks e motor 1.6 16 válvulas Flex Fuel

Rede de concessionárias: 192 lojas


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