As concessionárias Audi em todo o Brasil já receberam os primeiros exemplares da linha Q5 TFSIe. Tanto o modelo SUV (de formato "tradicional") quanto o Sportback (com traseira ao estilo Coupé) são ofertados em duas versões no nosso País com o conjunto mecânico híbrido: Performance e Performance Black, em um lote de 300 unidades. O Q5 SUV Performance Black destas imagens possui a cor metálica Azul Ultra e conta com o opcional das lanternas de OLED na traseira, que possuem apresentações de luzes diferenciadas. Seu preço é de R$ 467.190. Já o Q5 Sportback Performance Black das fotos, na cor Preto Mito e também com o adicional das lanternas em OLED, custa R$ 497.190. Eles são os primeiros carros da marca ofertados em nosso País a serem capazes de rodar com a força do motor a gasolina ou com eletricidade.
Externamente, são poucas as diferenças das versões híbridas plug-in em comparação com a linha Q5 já existente, que passou por uma reestilização de meio-ciclo de geração em 2021. A tampa traseira agora possui a inscrição "55 TFSIe". Quem for mais detalhista vai reparar que agora existem duas portinholas nos para-lamas traseiros, uma em cada lado. À esquerda fica o bocal para carregamento da bateria, acompanhado de iluminação e indicações sobre a recarga, enquanto o acesso ao tanque de combustível fica do lado direito. Foi adicionado um botão na parte inferior do forro de porta do motorista, ao lado do comando de abertura do porta-malas, que permite abrir a portinhola do tanque de gasolina por dentro (para abrir a tampa do lado esquerdo, basta apertar sua extremidade).
As rodas de liga leve possuem 19 polegadas e pneus 235/55 (Continental ContiSportContact 5), sendo um pouco menores do que as rodas de 20 polegadas com pneus 255/45 disponíveis como opcional para o Q5 S line e de série para a versão topo-de-linha S line Black. Vale dizer que o Q5 SUV permanece disponível com o motor a gasolina 2.0 TFSI, que teve sua potência incrementada de 249 para 265 cavalos, mantendo o torque de 37,7 kgfm. Segundo a marca, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h melhorou de 6,3 para 6,1 segundos. As versões disponíveis são: Prestige, S line e S line Black. Já o Q5 Sportback agora só é oferecido no Brasil com o conjunto mecânico híbrido.
Uma bolsa com os cabos para recarga fica no porta-malas. Dentro dela estão o carregador compacto de 7,2 kW (similar ao dos modelos e-tron) e adaptadores.
Fabricados em San José Chiapa, no México, os modelos Q5 PHEV (Plug-In hybrid eletric vehicles, ou veículos híbridos recarregáveis na tomada) da Audi possuem o motor a gasolina 2.0 TFSI (EA888, que desenvolve 252 cavalos e 37,7 kgfm de torque) atuando em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), que entrega 105 kW (equivalentes a 143 cv) e até 35,7 kgfm de torque a partir de baixas rotações. A força combinada efetivamente disponibilizada pelo veículo é de 367 cavalos e 50,98 kgfm de torque.
O conjunto mecânico é acoplado ao câmbio automatizado S tronic de sete marchas. Segundo a marca, a dupla de SUVs acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos (ligeiramente mais ágil do que o SQ5, atualmente indisponível no mercado brasileiro, que cumpria a mesma prova em 5,4 segundos) e atinge a velocidade máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente. No modo puramente elétrico, é possível alcançar até 135 km/h. Os modelos contam com a tração integral quattro ultra gerenciada eletronicamente, que em situações normais envia força para as rodas dianteiras, encaminhando torque para o eixo traseiro conforme a necessidade.
A bateria de íon-lítio de alta tensão está localizada abaixo do piso do porta-malas, é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh, com uma tensão de 381 volts. Seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico. O sistema de ar-condicionado, por sua vez, possui uma bomba de calor integrada que agrupa o calor residual dos componentes de alta tensão. De acordo com a Audi, o sistema permite gerar uma potência de aquecimento de até 3 kW com 1 kW de energia elétrica.
Com garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros, a bateria proporciona uma autonomia no modo puramente elétrico entre 56 e 62 quilômetros, no ciclo europeu WLTP. Os modelos TFSIe trazem um carregador para garagem e podem ser recarregados em tomadas domésticas ou nas tomadas industriais.
A dupla de Audis híbridos dispõem de quatro modos de condução. O modo puramente elétrico é ativado automaticamente quando é definida uma rota pelo GPS no sistema multimídia, e também pode ser selecionado manualmente por meio do botão EV ao lado dos comandos do drive select. Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo mínimo de energia, principalmente nas condições de congestionamentos e muito trânsito.
O modo híbrido é acionado com base em informações do GPS como os limites de velocidade, os tipos de estradas, as subidas e descidas no trajeto, a distância total até o destino e o perfil da rota escolhida.
Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema de gerenciamento de direção poderá, dependendo da situação, desacelerar com o motor desligado ou fazer recuperação de energia cinética e convertê-la em energia elétrica. O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações com força de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW. A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos atuam somente em desacelerações maiores que 0,2 g.
O Assistente de Eficiência Preditiva (PEA, na sigla em inglês) ajusta o comportamento de recuperação por inércia usando as informações das rotas anteriores que constarem no banco de dados do GPS e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando dados da câmera e de radares. Quando o motorista utiliza o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente.
Quando o condutor não está utilizando o controle de cruzeiro adaptativo, o quadro de instrumentos digital configurável (Virtual Cockpit) exibe dicas sobre o momento certo de aliviar a pressão do acelerador. O Audi Virtual Cockpit também exibe informações sobre cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente. Ao invés de outros modelos da Audi, o layout dos instrumentos é sempre o Clássico (aquele em que os instrumentos principais são circulares, como se fossem analógicos). Mas é possível escolher se o instrumento à esquerda será o conta-giros, o indicador de percentual de força exigido ou o visor "combinado" que mostra ao mesmo tempo o powermeter e o tacômetro (em uma barra pequena). Vale lembrar que pelo botão View no volante é possível alternar entre os instrumentos circulares em maior tamanho ou se estes abrirão mais espaço para as informações ao centro da tela. Ainda no quadro de instrumentos, outros detalhes exclusivos da versão TFSIe são o indicador de autonomia combinada (que estima quanto é possível rodar com energia elétrica e com a gasolina restante) e o indicador de fluxo de energia.
O modo EV (veículo elétrico, na sigla em inglês) é acionado sempre que o veículo é ligado e permite a condução exclusivamente no modo elétrico, desde que o condutor não pise no acelerador até o seu fim de curso. Há um botão na parte inferior do painel que permite ativar este modo (ele fica no lugar do botão do Start-Stop).
No modo Hold, o veículo trabalha para que a carga da bateria seja mantida no estágio selecionado pelo motorista. Já no modo Charge, a quantidade de energia na bateria é ampliada com o auxílio do motor à combustão. Assim como na recuperação de energia, o motor elétrico funciona como gerador para o carregamento da bateria.
A linha Q5 TFSIe traz conjunto óptico Full LED Matrix, grade frontal Singleframe octogonal, saídas de escape trapezoidais e, opcionalmente, lanternas em LEDs orgânicos (OLED) com efeito tridimensional. Por dentro, praticamente não há diferenças em relação aos modelos já conhecidos do Q5. Atrás, o assento traseiro é dividido, podendo ser deslocado longitudinalmente. Além disso, o encosto para as costas pode ter a inclinação ajustada.
Entre os equipamentos de série nos dois modelos, estão: ar-condicionado automático digital de três zonas (duas dianteiras e uma traseira), quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas, teto solar elétrico panorâmico, limpadores dos faróis, sensor de pressão dos pneus, iluminação ambiente no painel e nos forros de porta dianteiros e traseiros customizável em 30 tonalidades, chave presencial e partida do motor por botão, retrovisores externos elétricos com rebatimento, aquecimento, lentes anti-ofuscantes e memórias de posição, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa com assistente de permanência na pista, bancos dianteiros com ajustes elétricos (inclusive lombares, em 4 direções) e duas memórias de posição para o motorista, sistema multimídia MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de som com 10 alto-falantes e 180 Watts de potência.
As versões TFSIe podem ser equipadas nas concessionárias com acessórios, como capas de chave, rodas diamantadas de 20 polegadas (modelos "Falx" e "Vox", que podem receber válvulas de pneu personalizadas e parafusos antifurto), pedaleiras e apoio para o pé esquerdo em aço escovado e borracha antiderrapante, capas dos retrovisores em emulação de carbono, tapetes de borracha com base antiderrapante, luzes de cortesia "Audi Beam" (que projetam símbolos no solo quando se abre a porta, com três opções de imagens: logotipo quatro argolas da Audi, lagartixa Gecko e logotipo quattro), cabos de conexão para iPhone e Samsung do tipo USB-C e câmera veicular "Universal Traffic Recorder" (dianteira + traseira).
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