Os detalhes do elétrico Nissan Leaf 2023, já nas lojas


Comercializado no Brasil desde 2019, o hatch médio elétrico Nissan Leaf atualmente é comercializado em 50 concessionárias em território nacional. O modelo passou por uma reestilização em julho e os exemplares atualizados já estão disponíveis. Uma boa notícia é que, mesmo com as novidades desta linha 2023, o preço do carro se manteve o mesmo (a partir de R$ 292.250). Para lembrar como era o modelo anterior e ler nossas impressões ao dirigir o Leaf, clique aqui.

Na dianteira, as mudanças foram sutis. O cromado da grade superior em formato de V foi eliminado e o símbolo da Nissan foi atualizado. O fundo com estampas geométricas em azul deu lugar a uma superfície em cinza-escuro que revela paralelogramos e hexágonos por baixo da capa transparente. O para-choque dianteiro é o mesmo, assim como o conjunto óptico composto por luzes de LED nos fachos baixo, alto e para a iluminação de posição, mantendo lâmpadas halógenas para os piscas e as luzes de neblina. As máscaras em torno dos projetores de luz agora são escurecidas.


Também permanece idêntica a abertura dianteira com iluminação para conectar os carregadores, mas agora ela conta com a entrada do tipo 2 de sete pinos no padrão europeu (IEC 62196), mais comum nas estações de recarga pelo Brasil, em substituição à entrada do tipo CHAdeMO. Foi mantida simultaneamente a entrada do tipo 1 para carga (com tampa na cor preta).


Lateralmente, os logotipos "Zero Emission" na parte inferior das portas dianteiras foram suprimidos e o modelo 2023 estreia as novas (e polêmicas) rodas de liga leve de 17 polegadas, que mantiveram os pneus 215/50 Goodyear EfficientGrip Performance.


Na traseira, as mudanças incluem a atualização do logo da Nissan, à supressão do emblema "Zero Emission" na tampa traseira e à eliminação do friso azul no para-choque - agora ele vem pintado na cor cinza. Há ainda alterações no formato dos defletores de vento nas caixas de roda e no difusor traseiro; o aerofólio da tampa do porta-malas também ficou ligeiramente diferente.


O Cinza Shark do exemplar destas imagens é o mesmo tom disponível na nova Frontier PRO-4X. Além desta coloração, que representa um adicional de R$ 2.850, estão disponíveis as tonalidades Preto Premium (sem custo adicional), Vermelho Magnético (R$ 2.850) e Branco Diamond (R$ 2.850). Qualquer que seja a cor escolhida, o teto, as colunas externas, as capas dos retrovisores e o aerofólio serão sempre pintados na cor Preto Premium.


Por dentro, as atualizações incluem novos logotipos no volante e na chave, retrovisor interno "virtual" (retangular, ele é um espelho convencional quando desligado, mas apresenta a imagem da câmera traseira assim que o veículo está ligado), som Bose "Energy Efficient Series" (com dois tweeters de uma polegada, dois alto-falantes de 6,5 polegadas nas portas dianteiras, dois alto-falantes de 5,25 polegadas nas portas traseiras, um amplificador e um woofer de 4,5 polegadas) e eliminação do botão que permitia desativar o som de alerta para pedestres (VSP, na sigla em inglês), bipe que avisa aos transeuntes sobre a presença do veículo em baixas velocidades.


Em termos de acabamento, o hatch elétrico dispõe de revestimentos em material sintético nos bancos e no volante. Este material também está presente em faixas dos forros de porta (dianteiros e traseiros) e da área central do painel. Detalhes azulados estão presentes nos bancos e nos tapetes. Além disso, o modelo também possui forro de teto moldado em tecido.


O volante é revestido de material sintético com costuras azuis e possui estilo semelhante ao de Versa e Kicks em suas versões mais completas. Com coluna de direção ajustável manualmente em altura, este volante traz base achatada e comandos de operação do computador de bordo, atalhos de som, telefone e comandos de voz, além dos botões para utilizar o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, que permite selecionar entre três níveis de distância do automóvel à frente.

O quadro de instrumentos é composto pelo velocímetro analógico com escala até 180 km/h na parte direita e por uma tela colorida de 7 polegadas à esquerda, de forma similar às versões mais completas de Kicks e Versa. Ao ligar a ignição, o ponteiro do velocímetro gira até o fim. Para o modelo 2023, uma nova animação com quadrados se unindo é exibida. As palavras e frases nos instrumentos são mostradas em português. 

A tela do Leaf mostra, entre outras informações: indicador de energia (uma barra semicircular exibe o consumo de energia instantâneo do motor elétrico; a barra azul vai diminuindo quando a energia da bateria de Li-íon está sendo demandada, e seu tamanho aumenta quando há energia sendo fornecida para a bateria pelo sistema regenerativo de freios), informações de áudio, consumo médio e instantâneo de energia, histórico do gasto de energia, gráficos dos assistentes de condução, indicação dos alertas ativos (alerta de colisão frontal, aviso de saída da faixa de rodagem e alerta de veículos em pontos cegos), velocímetro digital (acompanhado das informações de som), pressão dos pneus (exibida com o veículo em movimento), indicação do nível de bateria (com estimativas de tempo de recarga para os 25%, 50%, 80% e 100%), temperatura da bateria, capacidade da bateria e configurações do veículo.

Este monitor também exibe aviso de porta ou tampa traseira aberta, relógio, temperatura externa, hodômetro total e distâncias percorridas A e B. Ao desligar o veículo, surge um indicador que estima o horário em que o veículo será totalmente carregado com a última fonte de energia conectada e exibe se estão programados o temporizador de carregamento e a climatização da cabine. Na região do painel logo abaixo dos instrumentos, no canto esquerdo, há botões para ajustar o brilho dos instrumentos e resetar as informações do computador de bordo. Uma luz-espia verde com o ícone de um carro acompanhado de uma seta de duas pontas indica que o Leaf está ligado. 

A haste dos faróis conta com as posições "Auto" (de acendimento automático das luzes), luzes de posição ligadas e faróis baixos ligados. O elétrico dispõe da comutação automática do farol alto: acima de 40 km/h, o Leaf é capaz de reduzir a luz do facho alto para o baixo caso sejam detectadas luzes em sentido oposto. Outro destaque é a regulagem automática da altura do facho dos faróis. O elétrico também dispõe da função Friendly Lighting, nome mais pomposo para a temporização do acionamento dos faróis (popularmente conhecido como follow me home). As luzes externas podem permanecer acesas entre 30 segundos e 2 minutos após o desligamento do veículo (com a haste na posição Auto), conforme a seleção feita pelo motorista ao puxar a alavanca de luzes em sua direção. Ao dar um leve toque, sem acionar a seta até o clique, as luzes indicadoras de direção piscam 3 vezes. Por esta haste também é possível acender os faróis e a lanterna de neblina.

Já a alavanca dos limpadores incorpora a posição Auto, de funcionamento automático. O sensor de chuva pode ter a intermitência de seu funcionamento ajustada.

O sistema multimídia conta com tela sensível ao toque de 8 polegadas e espelhamento de tela de celular através do Android Auto e Apple CarPlay (sempre com cabo), além de rádio AM/FM, CD e MP3 Player. A interface do sistema é muito semelhante à presente nos demais modelos atuais da Nissan, com fundo azul e ícones na base da tela para acesso a menus. Além disso, o sistema operacional da central multimídia pode ser atualizado, desde que o carro esteja conectado a uma rede Wi-Fi de internet. Pela tela também é possível visualizar as imagens das câmeras que formam uma visão de 360 graus em torno do veículo. Esta visão "aérea", exibida no canto direito da tela, pode dar lugar à visão da câmera embutida no retrovisor direito, que facilita verificar o quão as rodas do lado direito estão próximas da calçada. A câmera em destaque pode ser a frontal ou a traseira, dependendo da posição de câmbio engatada, e exibe linhas de guia. O Leaf, assim como as versões mais completas de Kicks e Frontier, dispõe do detector de objetos em movimento, que destaca de qual direção está se aproximando uma pessoa ou um veículo.

Com zona única de temperatura, o ar-condicionado automático digital do Nissan Leaf regula a temperatura entre 16 e 30 graus. Tanto os bancos dianteiros quanto os bancos laterais traseiros são aquecíveis em dois níveis (Lo/Hi). Abaixo dos controles de ar, há um aviso luminoso que informa sobre a ativação (ou não) do airbag do passageiro dianteiro. Alternado pela lâmina da chave presencial, o switch on/off desta bolsa inflável fica dentro do porta-luvas (que é iluminado e dispõe de boa capacidade).

O console central integra o botão de partida, as entradas USB e auxiliar, os botões de aquecimento dos assentos dianteiros e uma tomada de 12 Volts. Mais abaixo há um porta-objetos aberto e bem inclinado, que pode receber o celular. A alavanca de câmbio lembra um joystick e dispõe das posições Parking (acionada por botão no pomo), Ré, Neutro, Drive e B - esta última prioriza o freio regenerativo. Sem a necessidade de uma alavanca de freio de mão, o Leaf traz um pequeno porta-objetos aberto (útil para acomodar a chave) e dois porta-copos. Mais atrás existe um apoio de braço de formato assimétrico (mais prolongado do lado do motorista), revestido de couro e com uma trava que revela um porta-objetos.

A parte esquerda do painel contém um agrupamento de botões. O comando da porção superior esquerda serve para destravar a portinhola dianteira de recarga. Outro botão, ao lado direito, permite acessar, pelo quadro de instrumentos, o temporizador de recarga, uma funcionalidade especialmente útil para ativar a corrente elétrica somente em horários em que a tarifa de eletricidade tiver valor mais baixo e que ajuda a destravar a estação de recarga para que ela possa ser utilizada por outro veículo eletrificado. 

Pelo timer também é possível programar um horário para ligar o ar-condicionado do veículo. Há ainda o botão que permite verificar pela tela do computador de bordo as assistências de condução ativas.

A chave presencial do Leaf, agora com o novo logo da Nissan, é praticamente idêntica à dos outros modelos da marca com funcionamento pela presença. A principal diferença é que, além dos usuais botões para travamento e destravamento das portas, há um terceiro comando que, ao ser pressionado por mais de um segundo, destrava a portinhola frontal para carregamento. Embutida na chave também há uma lâmina metálica para ser utilizada caso necessário.


Os para-sóis dispõem de espelhos com tampas, porta-documentos e iluminação. Há ainda quatro alças móveis de teto (inclusive para o motorista) e dois pontos de iluminação: dois focos para motorista e passageiro na dianteira, além de uma luz em posição central.

A porta do motorista concentra os botões que comandam os retrovisores elétricos (que dispõem de rebatimento elétrico e lentes aquecíveis, para desembaçamento) e os vidros elétricos das quatro portas (só a janela do condutor dispõe da função um-toque para baixo). Curiosamente, há botões das travas elétricas das portas tanto no forro do motorista quanto do carona dianteiro. 

Os bancos dianteiros "Zero Gravity" possuem ajustes totalmente manuais, com alavanca para o motorista ajustar a altura de seu assento. Os cintos dianteiros são ajustáveis em altura e possuem pré-tensionadores. Um detalhe pouco usual entre os automóveis disponíveis no Brasil é o fato do banco do passageiro dianteiro dispor de fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis.


Na traseira, o encosto do banco é bipartido (na proporção 60/40), e pode ser rebatido para a frente ao se puxar dois pinos. Há pequenos ganchos que servem para guardar o cinto quando for necessário rebater um dos encostos do banco de trás, além de dois pontos de fixação Isofix e Top Tether para cadeirinhas. Atrás, as alças de teto incorporam pequenos ganchos fixos, capazes de suportar até um quilo. 

O espaço para cabeça e pernas é bom para dois adultos e há dois porta-revistas, mas uma pessoa que se sentar ao meio terá que conviver com o elevado ressalto do assoalho, com uma peça plástica escondendo o acesso às baterias.

O porta-malas conta com a boa capacidade de 435 litros e dispõe de iluminação. Nas laterais há espaços com redinhas para alojar a bolsa onde os cabos de carregamento ficam guardados. O estepe temporário do Leaf fica do lado de fora do veículo sob o assoalho, com roda de 16 polegadas e pneu 125/90. O forro da tampa possui um recuo no canto direito para ajudar a fechá-la. Curiosamente, este acabamento plástico da porta traseira possui coloração bege, bem mais clara do que o restante da forração do porta-malas em preto.


O pacote de itens de assistência à condução abarca as principais tecnologias de proteção. O controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo reduz automaticamente a velocidade estabelecida caso seja detectado um veículo mais lento à frente, visando manter uma distância segura. Já a frenagem automática de emergência com alerta de colisão frontal atua quando é detectada uma situação de risco iminente de colisão à frente. O sistema inicialmente emite um alerta visual e sonoro ao motorista. Caso o condutor não reaja adequadamente, o Leaf pode frear de forma autônoma de maneira parcial ou até total, evitando ou mitigando as consequências de uma colisão. 

Há ainda o alerta de saída da faixa de rodagem, que vibra o volante caso o motorista ultrapasse a pista demarcada sem acionar a seta. O alerta de veículos em pontos cegos informa ao motorista sobre a presença de veículos na região lateral-traseira, acendendo luzes nas lentes dos retrovisores externos, e emite um apito caso o motorista acione a seta na direção em que um veículo está próximo. Já o alerta de tráfego cruzado traseiro funciona em manobras de marcha-a-ré, indicando de forma sonora e visual sobre a passagem de veículos atrás do Leaf, de forma similar ao monitor de pontos cegos.

Por fim, há a tecnologia e-Pedal, que permite a condução somente com o pedal do acelerador na maior parte do tempo. Isto ocorre porque, quando este modo é ativado por um botão no console, a desaceleração do veículo se torna mais intensa para ajudar na regeneração de energia. Só é preciso pisar no freio em casos quando for necessário parar com mais urgência. Hoje, boa parte dos automóveis elétricos dispõem de algum modo de condução em que é possível conduzi-lo sem acionar o pedal do freio em praticamente todas as situações.

Segundo a Nissan, o Leaf é capaz de rodar 272 km no ciclo do Inmetro e no norte-americano EPA (com 50% de condução na cidade e 50% de percurso na estrada) e até 389 km no ciclo europeu NEDC (com 70% de rodagem na cidade e 30% na estrada). O motor elétrico possui rendimento de 110 kW (equivalentes a 149 cavalos) disponíveis entre 3283 e 9795 rpm, enquanto o torque de 32,6 kgfm está presente de 0 a 3283 rpm. Em relação à geração passada, o atual Leaf entrega 37% mais potência e 26% mais torque. A bateria de 40 kWh, de íon-lítio laminada, passou a ter maior capacidade de armazenamento em relação ao Leaf antigo, sem necessidade de ficar maior. A tração é dianteira e a direção é elétrica com assistência variável.


O Leaf possui suspensão dianteira independente (do tipo McPherson e com barra estabilizadora) e utiliza atrás o eixo de torção, também acompanhado de barra estabilizadora. Já os freios usam discos dianteiros e traseiros ventilados, algo raro entre os automóveis deste segmento. Assim como grande parte dos automóveis com motores a combustão, o Leaf dispõe de bateria de 12 Volts, que fornece energia para a central multimídia, as luzes externas/internas, os limpadores do para-brisa, etc. Já a bateria de íons de lítio, com cerca de 400 Volts, fornece energia para o motor elétrico que impulsiona o veículo e ainda recarrega a bateria de 12 Volts.


Em termos de segurança, o Leaf conta de série com seis airbags (frontais, laterais embutidos nos bancos dianteiros e de cortina), alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de fadiga do motorista, monitoramento de veículos em pontos cegos, alerta de saída involuntária da faixa de rodagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, controles de tração e estabilidade, controle inteligente de freio-motor (Intelligent Engine Brake), controle inteligente em curvas (Intelligent Trace Control), estabilizador de carroceria (Intelligent Ride Control), freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência em frenagens de pânico (Brake Assist), sinalização de frenagem de emergência, monitoramento da pressão dos pneus e assistente de partida em ladeiras.


O Leaf tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e 2 anos de assistência técnica 24 horas, enquanto o conjunto de baterias possui garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros.




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