A Ram Classic chega ao Brasil assumindo o papel de ser a porta de entrada para a linhagem de picapes da marca, que também possui as opções 1500, 2500 e 3500. Trata-se da quarta geração da picape Ram, que começou a ser produzida nos Estados Unidos em setembro de 2008 e continua no mercado junto com a quinta geração da 1500 (que no Brasil é comercializada na versão Rebel desde o ano passado). Mesmo sendo uma picape de grande porte, a Ram Classic promete ter preço próximo ao das picapes médias topo-de-linha, como Toyota Hilux GR-S e Volkswagen Amarok Extreme. Os valores exatos, porém, só serão conhecidos no dia 15 de setembro, quando suas vendas se iniciam em nosso País.
A Ram Classic chega inicialmente na versão Laramie, que traz cromados na grade, logotipos, rodas, para-choques e capas dos retrovisores. Posteriormente, será apresentada a versão Laramie Night Edition, que traz para-choques na cor da lataria e componentes em preto. Ambas são produzidas no México, na fábrica de Saltillo, e estarão disponíveis nas 58 concessionárias da marca no Brasil. As cores disponíveis para a parte externa são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie. Já a Laramie Night Edition conta com quatro opções de cores: Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto, de couro, com costuras brancas e apliques prateados, dourados e imitando madeira.
As duas versões trazem o motor 5.7 HEMI V8 movido a gasolina com 400 cavalos a 5.600 rpm e o torque de 56,7 kgfm a 3950 rpm. Esta força leva a picape de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e à velocidade máxima de 174 km/h, limitada eletronicamente, segundo a marca. Desempenho surpreendente para uma picape de 2553 quilos em ordem de marcha. Conforme medições no ciclo do Inmetro, a Ram Classic faz 5,2 km/l de gasolina na cidade e 6,4 km/l em percurso rodoviário. O tanque de combustível tem capacidade de 98 litros.
Com câmaras de combustão hemisféricas, o motor HEMI conta com sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros caso o motorista pegue leve com o pedal do acelerador. Segundo a Ram, o consumo de combustível pode ser reduzido em até 20%. O propulsor também dispõe de sincronização do eixo de comando variável das válvulas e do ventilador de arrefecimento elétrico de 850 Watts que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento.
O câmbio automático de oito marchas TorqueFlite é operado por um seletor rotativo embutido no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. Se o motorista desligar o motor com o câmbio em D (Drive), este seletor vai automaticamente para a posição P (Park).
Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner, do tipo part-time, oferece as opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low (reduzida), que podem ser alternadas pelos botões abaixo do seletor do câmbio. Já a relação do diferencial é de 3.92. A Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, para maior aderência, e com o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um trailer ou levar muita carga.
O nome Classic, utilizado para diferenciar este modelo anterior da Ram 1500 atual, também é apropriado ao se lembrar do fato de que a quarta geração da Ram, de 2008, teve seu estilo inspirado na segunda geração das picapes Ram, de 1993. Apelidado de “big rig” em referência às carretas norte-americanas, o design da Ram Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que se fundem aos para-lamas que também são rebaixados em relação ao capô com ressaltos.
Descrita pela Stellantis como uma "muscle truck", a Ram Classic também traz duas saídas de escapamento e rodas de alumínio de 20 polegadas, com desenho de cinco raios. Na versão Laramie, elas são prateadas, enquanto na Laramie Night Edition elas são pintadas de preto, alinhando-se com o padrão "chrome delete" desta versão.
Os faróis têm projetores para a luz baixa e luz alta, sendo que a iluminação mais intensa é auxiliada por uma lâmpada suplementar. LEDs na cor âmbar fazem os papéis de luz de rodagem diurna e das luzes de seta/pisca-alerta. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.
A Ram Classic possui 5,82 metros de comprimento do veículo, 2,02 metros de largura, 1,97 metro de altura, distância entre-eixos de 3,57 m (quase o comprimento total de um Fiat Mobi), vão-livre do solo de 23,6 centímetros, ângulo de entrada de 18,3°, ângulo de saída de 24,8° e ângulo de rampa de 19,4°.
O interior da Ram Classic entrega a amplitude típica das picapes da marca. Entre os equipamentos de série das versões Laramie e Laramie Night Edition, estão: ar-condicionado automático digital de duas zonas com saídas traseiras, bancos dianteiros com aquecimento, ventilação, ajustes elétricos (inclusive lombares, em duas direções) com duas memórias de posição para o motorista (que registra também a posição dos retrovisores externos, dos pedais e definições do sistema multimídia), bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas de guia dinâmicas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas com GPS integrado, espelhamento de tela de smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial com partida remota do motor, quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas para o computador de bordo, controlador de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais com regulagem elétrica de distância, sistema de som Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e 506 Watts de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 Volts no painel e volante de couro com aquecimento.
A picape também dispõe de acabamentos emborrachados nos forros de portas dianteiras (parcialmente revestido em couro) e no painel, revestido em couro, além da iluminação em LED. Seu assento traseiro bipartido pode ser levantado, permitindo conferir o subwoofer e ter acesso a um nicho para objetos e a plataforma dobrável que pode tornar o piso traseiro plano. Há ainda os dois compartimentos embutidos com tampa nas extremidades laterais do assoalho traseiro, que são impermeáveis e removíveis.
Em relação à segurança, a Ram Classic traz 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em ladeiras (HSA), controles de tração e estabilidade, sistema de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist (que aproxima as pastilhas em caso de umidade detectada), além do controle de oscilação de reboque (TSC), que minimiza a chance de que o implemento se desgoverne.
Com 1424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando esta picape conta com preparação para reboques tipo quinta roda). Com revestimento protetor por toda a superfície e iluminação de LED na lateral e acima do vidro traseiro (junto do brake-light), a Ram Classic dispõe de preparação para gancho de reboque de fábrica e pode levar até 3534 quilos.
As revisões são anuais ou a cada 12 mil quilômetros, sendo que as três primeiras manutenções são gratuitas. Outro destaque é a possibilidade de compra antecipada da quarta até a sexta revisão. A picape também conta com assistência 24 horas do Privilege Service e garantia de fábrica de 3 anos, que pode ser ampliada até 5 anos, com a compra de 1 ou 2 anos de extensão, nos planos Total ou Motor e Câmbio.
Mais de 20 acessórios originais Mopar estarão disponíveis para a Ram Classic. Entre os itens, há alargadores de para-lamas, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate. A Stellantis também promete oferecer, em breve, os estribos laterais elétricos e a capota marítima com deslizamento elétrico.
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