A Jeep finalmente apresenta ao Brasil a picape Gladiator, derivada do utilitário Wrangler, de quem herdou as capacidades para o uso fora-de-estrada. Com carroceria de maiores dimensões em comparação com as tradicionais picapes médias, porém um pouco menor do que as picapes RAM, a Gladiator será comercializada em todas as concessionárias Jeep de nosso País na versão Rubicon, com preço de R$ 499.990.
Inspirada no modelo homônimo derivado do Willys lançado nos Estados Unidos há 60 anos, a Jeep Gladiator conserva o DNA da marca em seu design. A tradicional grade com sete fendas verticais é mais larga do que nos Jeeps antigos para aumentar o fluxo de ar destinado ao motor. Já a parte superior da grade é suavemente inclinada, com o objetivo de melhorar a aerodinâmica. Os faróis principais e as luzes de neblina são de LED, e as luzes de circulação diurna (DRL) têm formato de auréola ao redor dos faróis.
Lanternas de formato quadrado ladeiam a tampa da caçamba, que conta com trava elétrica e três posições de abertura. Atrás, a picape também dispõe de iluminação do piso, fonte de alimentação elétrica coberta (de 400 Watts/220 Volts) e ganchos para reboque. Na Gladiator, as portas e os painéis do teto podem ser removidos, e o para-brisa com moldura de alumínio pode ser rebatido para a frente (para isso, dobram-se suas alças e, depois, elas devem ser presas aos ganchos do capô).
O nome Rubicon da versão, assim como os emblemas Trail Rated, indicam as credenciais do potencial off-road da Gladiator. "Rubicon" é um nome utilizado para versões de modelos da Jeep desde o Wrangler TJ, lançado em 1997, em referência à “Rubicon Trail”, trilha off-road localizada na California (EUA) com aproximadamente 35 quilômetros de extensão. Devido às condições rochosas e ao clima da região, é considerada uma das pistas mais desafiadores de condução off-road do mundo, sendo utilizada para os testes dos veículos da Jeep.
Entre os componentes e tecnologias disponíveis na Gladiator para facilitar o seu uso em terrenos desafiadores, estão:
Tração 4x4 Rock-Trac
A tração nas quatro rodas dispõe de relação reduzida 4:1 e "crawl ratio" (relação de escalada, em tradução livre) de 77:1, permitindo a entrega de todo o torque em baixas velocidades para todas as rodas.
Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok
Esse recurso trava mecanicamente os eixos, fazendo com que as duas rodas de um eixo girem na mesma velocidade, evitando que alguma roda sem contato com o solo gire em falso. A roda em contato com o solo terá o máximo de torque possível. Na Gladiator, é possível bloquear apenas o eixo traseiro ou então os dois eixos em conjunto, situação em que entrega o máximo de força para as rodas. Além disso, o eixo traseiro pode ser travado no modo 4HI, para uso em velocidades mais altas em terrenos de menor atrito, como em dunas de areia.
Desconexão eletrônica da barra estabilizadora
Para os terrenos difíceis, a desconexão da barra estabilizadora dianteira, feita eletronicamente através do botão “Sway Bar”, aumenta a articulação da suspensão em mais 30%, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que as rodas da frente mantenham contato com o solo, o que garante uma maior capacidade de tração.
Sistema Off-road+
Uma novidade que chegou ao Brasil na versão 2022 do Jeep Wrangler e também está presente na Gladiator é o Off-road+, que atua no acelerador, no controle Select-Speed, no controle de tração e nas trocas de marchas. Se habilitado com a tração no modo 4-HI, o Off-road+ adapta estes parâmetros para uso em velocidades mais altas, com foco na transposição de dunas. Caso ele seja habilitado em 4-LO, o sistema ajusta a operação para o uso off-road de baixa velocidade, otimizado para superar terrenos com pedras (rock crawling).
Câmera Off-Road
A câmera frontal "Off-Road TrailCam" traz linhas de grade que exibem o caminho à frente dos pneus, evitando sustos com pedras, buracos ou galhos. Um esguicho integrado permite limpar a lama na lente da câmera. Assim como o sistema Off-road+, a câmera Off-road também estreou recentemente no Jeep Wrangler 2022 vendido no Brasil.
Trail Rated
Para ganhar o logotipo Trail Rated, um Jeep deve vencer uma série de testes em terrenos difíceis, provar sua capacidade de resistir a condições adversas e oferecer uma ampla capacidade off-road. A Gladiator dispõe de tração 4x4 (que inclui caixa de transferência com cinco posições), capacidade de submersão de até 76 centímetros), 27 centímetros de distância do solo e direção com assistência eletro-hidráulica, com número de voltas de batente a batente de 3,24 e diâmetro de giro de 13,6 metros.
Rock Rails
Ajuda a proteger a carroceria graças a trilhos de aço. Os trilhos atrás das rodas traseiras ajudam a proteger as caixas de roda.
Ganchos de reboque Off-Road
Os ganchos de reboque na dianteira e traseira estão destacados nos para-choques da Gladiator.
Off-Road Pages
Acessado pelo sistema multimídia, este menu apresenta informações úteis para o uso off-road, como inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas geográficas e temperatura da transmissão.
Eixos Dana 44
Os eixos dianteiros e traseiros Dana 44 contam com tubos forjados para maior resistência, rigidez e durabilidade.
Protetores de uso Off-Road
Placas de aço na parte inferior da carroceria ajudam a proteger componentes como cárter, transmissão, tanque de combustível e caixa de transferência.
Motor 3.6 V6
A Gladiator se utiliza do motor 3.6 V6 Pentastar movido a gasolina, com rendimento de 284 cavalos a 6400 rpm e 35,4 kgfm de torque a 4100 rpm, que trabalha associado a um câmbio automático de 8 marchas. Segundo a Jeep, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, retoma de 60 a 100 km/h em 5,8 segundos e vai de 80 a 120 km/h em 6,6 segundos (dados com pista plana e média carga). A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 156 km/h.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a Gladiator faz 6,5 km/l de gasolina na cidade e 7,44 km/l na estrada, rendimento que lhe dá a nada honrosa classificação "E" na categoria de picapes. O tanque de combustível tem a capacidade de 83 litros.
O interior da Gladiator dispõe de ar-condicionado digital automático de duas zonas, comandos de voz, chave presencial com partida remota do motor, câmera de ré, navegação GPS no sistema multimídia e monitoramento da pressão dos pneus, entre outros itens.
O sistema multimídia Uconnect traz tela sensível ao toque de 8,4 polegadas compatível com o espelhamento de tela de celulares através do Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o quadro de instrumentos possui uma tela digital de 7 polegadas. A cabine traz entradas USB dos tipos A e C, além do sistema de áudio Alpine com 9 alto-falantes, barra de som traseira fixada na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts. Existe ainda uma caixa de som portátil Bluetooth de 10 x 5,5 x 2,75 polegadas que fica escondida atrás do banco traseiro. Os botões permitem o controle de volume, reprodução, pausa e emparelhamento. Com uma entrada USB para carregamento e outra entrada para cabo auxiliar, essa caixa portátil tem proteção contra poeira e água.
Entre os equipamentos de assistência à condução e segurança disponíveis, estão: controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, monitoramento de veículos em pontos cegos, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, aviso de tráfego cruzado traseiro, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, sensores de estacionamento traseiros e airbags frontais e laterais.
A Gladiator traz bancos revestidos em couro, porta-luvas e porta-objetos sob o banco traseiro com fechaduras, escoamento de água no assoalho para lavagem interna e pneus de uso misto com rodas de liga leve de 17 polegadas em preto.
A caçamba tem capacidade volumétrica de 1000 litros, enquanto a capacidade de reboque é de 3138 kg. Entre as funcionalidades da caçamba estão quatro ganchos, que podem ser ajustados conforme a necessidade, além de uma tomada elétrica de 220 Volts para uso geral. A tampa da caçamba pode ficar fechada, parcialmente aberta ou totalmente aberta. O suporte do estepe fica sob a caçamba, atrás do eixo traseiro, e aloja um pneu de até 35 polegadas.
A Gladiator Rubicon chega com três anos de garantia e oito opções de cores para a carroceria: Firecracker Red, Bright White, Sting Gray, Black, Gobi, Silver Zynith, Granite Crystal e Snazzberry. As três últimas tonalidades são exclusivas para o lançamento e disponíveis sob encomenda. Nas concessionárias, estará disponível uma linha com 72 acessórios, que incluem suporte para bicicleta, barras transversais de teto, portas tubulares, estribos off-road e gaveta de caçamba. Clientes da Gladiator terão acesso à plataforma Cart, que permite pagamento automático através de cartão de crédito em drive-thrus, estacionamentos, pedágios e postos de combustíveis, com 12 mensalidades do Conectcar inclusas.
Assim como os modelos Renegade, Compass e Commander, a Gladiator estará disponível por assinatura através do Flua!, com planos de 12, 24 e 36 meses, além de franquias de 500, 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros por mês. As mensalidades são fixas a partir de R$ 13.700 e incluem documentação do veículo (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro com rastreador, revisões e assistência 24 horas em todo o Brasil.
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