Chevrolet Bolt EV reestilizado chega às lojas em setembro no Brasil

Prometido para o Brasil desde meados de 2021, o Chevrolet Bolt EV reestilizado teve sua estreia em nosso mercado adiada em um ano por conta de problemas na produção do modelo, que foram ocasionadas por um recall de baterias anunciado mundialmente em agosto de 2021 que afetava aproximadamente 142 mil unidades do modelo. Mas agora a General Motors finalmente anuncia que o monovolume elétrico começa a chegar às concessionárias brasileiras a partir do mês de setembro.

De acordo com a GM, o segmento dos carros elétricos é o que mais cresce no mundo e atualmente representa quase 10% das vendas globais de automóveis – quatro vezes mais do que em 2019. O Bolt EV foi apresentado aos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 e suas vendas iniciaram em novembro do ano seguinte.

O novo Bolt EV manteve a autonomia de 459 quilômetros no ciclo de rodagem WLTP ou 416 km no ciclo EPA. O modelo conta com frenagem regenerativa que permite o modo de condução "One Pedal": assim que o pedal do acelerador é liberado, a velocidade é reduzida de forma intensa o suficiente para dispensar a necessidade de se pisar no freio na maior parte das situações cotidianas. Este modo também ajuda a recuperar parte da carga das baterias em frenagens. Uma aleta junto do volante permite ajustar o nível de intensidade das desacelerações.

O Bolt EV continua a render o equivalente a 203 cavalos de potência e torque de 36,7 kgfm disponíveis de forma instantânea, suficientes para levar o modelo 100% elétrico da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

Segundo a General Motors, bastam 40 minutos em estações super-rápidas de corrente contínua (DC) para recarregar cerca de metade da bateria de 66 kWh. Na nova estação residencial de recarga rápida oferecida pela Chevrolet, a cada hora plugado na tomada, o Bolt ganha cerca de 40 quilômetros de autonomia.

As principais mudanças do Bolt EV se concentram no visual. A dianteira traz faróis Full LED com recortes mais ousados e que agrupados em uma única lente de cada lado (antes, as luzes de seta ficavam desmembradas no para-choque dianteiro). A moldura dianteira entre os faróis do modelo anterior sumiu, dando mais ênfase à gravatinha da Chevrole. Já o para-choque da frente passa a ter uma moldura hexagonal que abriga a placa dianteira e as entradas de ar. Para despoluir o design do carro, os logos "Bolt EV" nos para-lamas dianteiros foram suprimidos.

Com novo desenho e superfícies diamantadas, as rodas continuam a ter 17 polegadas (calçadas por pneus 215/50 run-flat, que são auto-vedantes). Na traseira, as novidades estão no estilo das lanternas de LED e no desenho do para-choque. A carroceria traz uma cobertura externa do assoalho para melhorar a aerodinâmica.

Na cabine, o painel foi redesenhado e incorpora linhas mais horizontais. O acabamento emprega materiais macios ao toque e revestimentos predominantemente escuros que convivem com insertos cromados e molduras na cor preto-brilhante.

A alavanca de câmbio shift-by-wire deu lugar a teclas para selecionar as posições de câmbio P, N, R e D, havendo também botões para os modos One Pedal e Sport. O volante, que era semelhante ao do Equinox, passa a ter novo estilo e base achatada, incorporando comandos de operação do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (que mantém distância segura do veículo à frente), de utilização do computador de bordo e de comandos de voz e de som. Os comandos do ar-condicionado também foram redesenhados. O quadro de instrumentos digital e configurável "Driver Information Center" possui tela de 8 polegadas, enquanto o sistema multimídia MyLink, com nova interface, possui monitor sensível ao toque de 10,2 polegadas. Os bancos dianteiros e o volante contam com aquecimento.

Entre os itens de destaque do Bolt EV, estão: banco do motorista com regulagem elétrica (inclusive lombar, em duas direções; o modelo anterior trazia regulagens manuais), dez airbags, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, câmeras de visão em 360 graus em torno da carroceria, assistente de permanência na faixa de rodagem, alerta de veículos em pontos cegos, alerta de movimentação na região traseira em manobras de ré, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem autônoma de emergência, conjunto de serviços de telemática OnStar com o pacote Protect & Connect gratuito por um ano, aplicativo myChevrolet para operação de funções do veículo à distância, além do novo sistema multimídia MyLink com Wi-Fi integrado, atualização de software através de redes de internet (Over-The-Air), espelhamento de tela de celular sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay, som Bose com subwoofer, carregador de smartphone sem fio através de indução magnética e os aplicativos Spotify e Alexa inclusos na memória do aparelho.

Segundo a Chevrolet, o nível de ruido do Bolt EV é até 10 vezes inferior ao de um carro com motor a combustão. O modelo também se destaca pela estabilidade da carroceria, devido ao acerto do conjunto suspensão e pela distribuição de peso praticamente idêntica entre os eixos, além de elevada rigidez torcional da carroceria, já que a bateria compõe a plataforma do Bolt (que nasceu para ser um carro elétrico).

O primeiro lote do novo Bolt EV estará disponível a partir de setembro em versão única, sem opcionais, nas 78 concessionárias da Chevrolet especializadas em vendas e assistência técnica para veículos elétricos. As cores disponíveis para o Bolt são: Vermelho Rubi, Branco Summit, Preto Ouro Nego e Cinza Urbano.

Junto com o novo Bolt EV, a Chevrolet passa a disponibilizar o carregador de corrente alternada (AC), denominado Home Charge Pulsar Plus, que permite carregar veículos elétricos com potências de 7,4 kVA até 22 kVA. É possível gerenciar a operação de recarga à distância, por meio de um aplicativo, e receber notificações. Até 25 unidades do aparelho podem ser ligadas ao medidor do condômino para cobranças avulsas ou individualizadas e ele ainda pode ser configurado para utilizar apenas energia do sistema fotovoltaico, caso esteja disponível. Com o Home Charge Pulsar Plus, cada hora de recarga em potência 7,4 kVA adiciona ao Bolt EV uma autonomia de 40 quilômetros.

O Bolt EV renovado é o primeiro modelo da safra elétrica da General Motors no Brasil. A Chevrolet já confirmou que, a partir de 2023 e nos anos seguintes, irá lançar em nosso País os utilitários elétricos Bolt EUV, Blazer EV e Equinox EV, cada um com propostas e características próprias para atender a diferentes perfis de consumidores.

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