Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí
Contrariando as estratégias da maior parte das montadoras de automóveis premium que atuam no Brasil, a Audi preferiu disponibilizar inicialmente em nosso mercado os seus modelos 100% elétricos para, posteriormente, investir nos carros híbridos recarregáveis em tomadas. Em abril de 2020, foi apresentado em nosso País o SUV e-tron, seguido pelos modelos e-tron Sportback (sua variante com carroceria SUV-Coupé), e-tron S Sportback (a versão mais esportiva, com ainda mais força) e e-tron GT (cupê de quatro portas que é o "Taycan da Audi"). Só em julho de 2022 é que a marca iniciou a pré-venda da linha Q5 TFSIe (primeiro modelo híbrido plug-in oferecido pela Audi em território nacional). Os rivais diretos da linha de SUVs e-tron chegaram um pouco depois. A Mercedes-Benz, por exemplo, "acordou" em agosto de 2020 para este mercado de automóveis puramente elétricos com o EQC. Já a BMW, que tinha em seu portfólio o compacto elétrico i3 há alguns anos, lançou o SUV elétrico iX no Brasil em meados de 2022.
Em pouco mais de dois anos, todas as concessionárias da Audi do Brasil passaram a ser habilitadas para a comercialização e manutenção de veículos elétricos. Para isso, cada autorizada deve cumprir diversos requisitos exigidos pela montadora, como a instalação de carregadores para os veículos e de equipamentos de oficina específicos para a manutenção de automóveis elétricos, além de treinamento dos consultores de venda e também das equipes de pós-vendas e manutenção.
A Audi Center Teresina é uma das concessionárias que agora estão prontas para vender a linha e-tron no Brasil. Neste último sábado (06 de agosto), a loja convidou influenciadores e consumidores para realizarem um percurso de aproximadamente 8 quilômetros com um dos dois exemplares disponíveis: um e-tron SUV Performance, na cor preta, e um e-tron S Sportback Azul Navarra. Nós do Auto REALIDADE optamos pelo test-drive no modelo S Sportback tanto no sábado, para as impressões ao dirigir iniciais, quanto na terça-feira, para um teste mais completo!
Ao vivo, o e-tron S Sportback atrai pelas linhas harmoniosas, que fundem a robustez típicas dos SUVs com a esportividade e refinamento dos Coupés. Em relação ao e-tron Sportback sem a letra S, a versão mais esportiva traz algumas diferenças na dianteira, a começar pelos faróis: a versão Sportback traz conjunto ótico adaptativo inteiramente em LED Matrix, com luzes de seta dinâmicas e acendimento personalizado de faróis e lanternas com a função Coming e Leaving Home.
Já o S Sportback traz faróis Digital Matrix com projeções dinâmicas de luz (é possível selecionar entre cinco apresentações pela tela do sistema multimídia) e maior resolução em relação aos faróis Matrix já existentes. Entre os recursos da iluminação Digital Matrix estão o "tapete" de luz que se forma 50 metros à frente do veículo e que integra um assistente visual de centralização na faixa de rodagem, de acordo com o posicionamento do veículo na pista. Cada feixe de luz é dividido em 1,3 milhão de pixels e possibilita animações de luzes ao ligar e desligar o veículo, que são mais perceptíveis quando o e-tron está próximo a uma parede (pelo sistema multimídia MMI é possível escolher entre cinco temas de projeções de luz, um na partida e outro no desligamento: Skyline, Diagonal, Split, Cosmos e Origami). Caso pedestres sejam detectados na beira da via, o e-tron ilumina a área onde ele está para ampliar a visibilidade das pessoas no trânsito. O conjunto dos faróis também é capaz de iluminar de forma antecipada e dinâmica a estrada de acordo com as informações que constam na base de dados do GPS do veículo.
Os arcos dos para-lamas dianteiros são mais pronunciados e incorporam fendas de passagem de ar para resfriar os freios das rodas dianteiras. Na grade frontal, o logo S line dá lugar ao emblema S. Além disso, as quatro argolas da Audi são pintadas de preto na versão S Sportback como padrão, mas é possível encomendar opcionalmente os frisos e logotipos cromados (ou frisos pretos e logotipos cromados).
Lateralmente, as diferenças entre os dois modelos também são sutis. Nos bocais dos carregadores, que ficam nos para-lamas dianteiros, o nome e-tron sempre tem contornos amarelados, mas é preto no S Sportback e prateado nas demais versões. Os arcos das rodas são 2,3 centímetros mais largos em ambos os lados. O modelo mais esportivo também possui molduras mais robustas nas saias laterais e também nos para-lamas traseiros. Por fim, há dois estilos exclusivos das rodas de liga leve de 21 polegadas para a versão esportiva (no carro do nosso test-drive, o design lembra muito o do RSQ8 e traz a assinatura Audi Sport).
O tamanho das rodas é o mesmo da versão Sportback "sem S", mas os pneus possuem perfis bem diferentes: 265/45 no Sportback e 285/40 no S Sportback (Bridgestone Alenza). A versão mais completa também possui parafusos anti-furto para as rodas e alerta de parafusos soltos. As pinças de freio são pintadas na cor laranja como padrão de fábrica, mas é possível pedir estas peças na cor preta.
Na traseira, e-tron Sportback e e-tron S Sportback são quase idênticos, mas o modelo topo-de-linha possui molduras do para-choque ligeiramente diferenciadas (para "casar" melhor com os para-lamas com molduras mais robustas) e a logotipia em preto. A tampa traseira traz um discreto spoiler na cor da carroceria e os prolongamentos entre as lanternas também são iluminados. A placa possui iluminação de LED.
Com 4,90 metros de comprimento (sendo 2,93 metros de distância entre-eixos), 1,615 metro de altura e 2,19 metros de largura, o e-tron S Sportback tem porte mais próximo do Audi Q8 do que do Q5. Curiosamente, o e-tron S Sportback é um milímetro mais longo do que o Sportback tradicional, que, por sua vez, tem o mesmíssimo comprimento do e-tron SUV.
As mudanças internas entre as duas versões do Sportback também são bem discretas. O volante dos dois é praticamente igual, com três raios, mas só no modelo S a base é plana. Curiosamente, é possível adicionar como opcional o volante totalmente arredondado na versão S, que adiciona a função de aquecimento do aro. O acabamento do painel emprega couro com costuras aparentes + material emborrachado no S Sportback e apenas o material macio ao toque "convencional" no e-tron Sportback. Da mesma maneira, o aplique horizontal entre as saídas de ar e o sistema multimídia também possui acabamento diferente entre as versões: no S Sportback há trama de fibra de carbono como padrão, podendo ser trocado pelos detalhes em alumínio ou em plástico na cor cinza Volcano (este último é o acabamento padrão do Sportback "sem S").
Só o modelo S Sportback possui a insígnia "S" gravada no apoio de pulso para operação da alavanca de câmbio (e nesta versão o couro é legítimo, ao invés de ser sintético como no Sportback "sem S"). Por fim, os bancos também são diferentes: enquanto no e-tron Sportback há apoios de cabeça separados dos encostos para as costas e revestimento em mescla de microfibra Dinamica e couro, na versão S os bancos dianteiros são inteiriços e forrados inteiramente em couro Valcona.
Em termos de acabamento, além dos detalhes já mencionados, o e-tron S Sportback conta com materiais macios ao toque nas portas dianteiras e traseiras (por cima e na parte de baixo, sendo mais macio na parte superior), além de laterais do console dianteiro com insertos macios e porta-objetos com forrações (elas são emborrachadas nos nichos das portas e do console dianteiro, e de veludo no porta-objeto à esquerda do painel, no porta-luvas e no porta-trecos abaixo do apoio de braço dianteiro). Há ainda insertos de Alcantara nas portas dianteiras e traseiras, forro de teto moldado em tecido macio (presente inclusive nos para-sois) na cor preta e couro no volante, nos puxadores das portas e nos apoios de braço. Nas colunas laterais, na parte inferior do painel e na face externa da tampa do porta-luvas, o plástico é rígido.
Na lista de equipamentos de série, também há alguns itens adicionais no S Sportback. São eles: cortinas manuais para as janelas das portas traseiras, Audi pre sense dianteiro (funciona a partir de 5 km/h, reconhecendo pedestres em velocidades de até 85 km/h e outros veículos a até 200 km/h. Caso uma colisão frontal seja iminente, o motorista é alertado de forma visual, sonora e com um tranco do freio; o sistema reforça a frenagem ou freia totalmente para reduzir a velocidade e de tentar evitar a colisão. Se a batida for considerada iminente, o sistema pode acionar o tensionamento dos cintos dianteiros, otimizar eletricamente o posicionamento dos bancos dianteiros, fechar as janelas e o teto solar, além de acionar o pisca-alerta para chamar a atenção de outras pessoas sobre o risco), Head-Up Display (projeção no para-brisa do velocímetro e de informações de GPS e do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, podendo ser ajustada na altura e no contraste), alerta de desembarque Exit warning (funciona com o veículo parado e desligado, alertando com luzes sobre uma possível colisão vinda da região traseira do veículo, contra ciclistas, motocicleta e pedestres; os LEDs das portas e dos retrovisores são acionados), além do alerta de saída da faixa de rodagem com assistente de permanência na pista (funciona entre cerca de 60 km/h até 210 km/h).
O volante conta com detalhes prateados, costuras aparentes, couro perfurado nas laterais e emblema S no raio central. Do lado esquerdo estão concentrados os botões que alternam as informações do computador de bordo, inclusive a visualização das informações de tela em dois estilos. Já o raio direito integra comandos de voz, de telefone e também a operação do sistema de som. A coluna de direção é manualmente ajustável em altura e profundidade. Curiosamente, mesmo sendo um veículo elétrico, o e-tron S Sportback dispõe de aletas atrás do volante, mas a função não é de troca de marcha, e sim de aumentar ou diminuir a força de desaceleração do veículo, que ajuda a regenerar a carga da bateria e, de quebra, ajuda a minimizar a necessidade do uso do pedal do freio. Para ver em que nível de regeneração o carro está, há um gráfico "Charge" nos instrumentos.
O quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit possui tela de 12,3 polegadas e gráficos assemelhados aos dos modelos da marca com motor a combustão, mas traz, no lugar do conta-giros, um indicador que mostra se o carro está desligado (off) ou pronto para ser dirigido (ready), acompanhado de uma escala que exibe o percentual de força exigido dos motores elétricos do veículo (que temporariamente pode ser superior a 100% quando o carro estiver no modo Boost, disponível por até 8 segundos, somente quando o câmbio está no modo S) e também do nível da bateria. Através do sistema multimídia MMI é possível alternar entre os três layouts de exibição das informações: "e-tron Sport", "Esporte" e "Classic". Os modos "Clássico" e "Esporte" trazem dois círculos separados para velocímetro e as informações de uso de energia; a diferença é que, no modo Clássico, o aro do percentual de energia é verde quando o veículo está ligado, enquanto no modo Esporte o aro fica branco e nos dois instrumentos aparecem halos em vermelho; além disso, nesse modo os algarismos ficam em itálico. Por fim, o modo e-tron Sport concentra as informações dos dois círculos em uma única esfera, como se fosse um conta-giros da linha RS. Dentro dele ficam o velocímetro e a posição de câmbio.
Cada um destes três modos pode ser visualizado de duas formas através do botão View no volante, podendo haver mais ênfase às informações de energia e velocímetro ou então se abrir mais espaço para as informações do computador de bordo. Nos modos Clássico e Esporte, os aros diminuem de tamanho. Já no modo e-tron Sport, o círculo de informações dá lugar a quadros contrapostos de informações: no canto esquerdo fica a indicação de autonomia, a luz Ready, a posição de câmbio e o percentual de uso de força, enquanto do lado direito estão o velocímetro e o nível atual de bateria.
Entre as informações exibidas no quadro de instrumentos, estão: gráficos de assistência ao motorista (que mostram a distância do veículo à frente e se o e-tron está dentro das demarcações de faixa), registros de memória de curto prazo e de longo prazo (cada qual com consumo de energia em km/kWh, tempo de viagem, velocidade média e distância percorrida), indicador de autonomia estimada, data/hora, informações de mídia (rádio e música nas mídias conectadas), informações de telefone e os mapas de GPS. Também há indicação de porta aberta que exibe se o capô ou a tampa do porta-malas não foram fechados.
O quadro de instrumentos é complementado pelo head-up display, que projeta no para-brisa as informações mais relevantes de condução, como velocímetro digital, rotas do GPS e gráficos de assistência à condução. A altura e a nitidez do head-up display podem ser ajustadas pelo sistema multimídia.
A alavanca de luzes integra a funcionalidade da comutação automática dos faróis altos (o facho mais intenso só acende quando não forem detectadas outras luzes no sentido contrário) e também possui um botão em sua extremidade para ativar ou desabilitar o assistente de permanência na faixa de rodagem. Como é de praxe na linhagem Volkswagen/Audi, com um leve toque, sem acionar a alavanca até o clique, as luzes de seta piscam 3 vezes.
Por conta da curvatura acentuada do teto na traseira, a Audi optou por não dotar o e-tron Sportback de limpador traseiro (existente no e-tron SUV). A haste dos limpadores dispõe do modo automático (acionado pelo sensor de chuva), com variação da sensibilidade da varredura das palhetas, além do acionamento contínuo lento, rápido ou de apenas uma vez.
Uma terceira alavanca, fixada na parte inferior esquerda da coluna de direção, permite a operação do controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo. Deslocando-se a alavanca para cima e para baixo, ajusta-se a velocidade; uma pequena haste de frente para o motorista permite aumentar ou diminuir a distância do veículo à frente.
A tela do sistema multimídia MMI é sensível ao toque e possui 10,1 polegadas. A interface lembra um smartphone ou tablet: há uma aba na parte superior da tela que, quando arrastada para baixo, exibe informações da central e do telefone conectado. O perfil de usuário é personalizável, permitindo salvar variadas predefinições. Quem criar um perfil myAudi, por exemplo, pode até mesmo utilizar os seus ajustes para outros carros da Audi com o sistema MMI de atual geração. Se o perfil for de usuário local, as definições ficam salvas no veículo, mas certos serviços conectados podem não ficar registrados no carro. Há ainda um modo convidado, que pode ser usado por quem irá passar um período mais curto de tempo com o veículo.
É possível ditar comandos de voz para algumas funções de GPS, telefone, mídia e ar-condicionado. Se o motorista pedir uma temperatura, o veículo entende de onde partiu o comando e ajusta somente a sua zona do condutor. Vale dizer que o e-tron dispõe de GPS nativo, com indicação de velocidade e de pontos de interesse, como restaurantes, bares e postos de combustível ou de energia. O sistema multimídia é compatível com o espelhamento de tela de celulares, mas só é capaz de reproduzir o conteúdo sem fio através do Apple CarPlay, nos iPhones 9 e mais recentes.
Pela tela é possível conferir as câmeras em torno do veículo de várias formas, em duas ou três dimensões. No modo de visualização 3D, a imagem do veículo pode ser rotacionada com os dedos e há três posicionamentos que dão prioridade para a visão do veículo virtual pela traseira, pela lateral esquerda traseira ou pela lateral direita traseira. A atenção aos detalhes é revelada pelo fato do e-tron em três dimensões acender as luzes de freio e de seta caso o veículo de verdade também esteja com estas iluminações acionadas. Caso alguma porta esteja aberta, forma-se uma faixa escura na imagem em 360 graus e aparece a advertência para fecha-la.
No modo de visualização 2D, há mais opções de exibição: a câmera dianteira, por exemplo, pode aparecer no modo wide (com mais amplitude de imagem nas laterais) ou então no tradicional, que incorpora as linhas de guia dinâmicas. Também é possível conferir uma versão em maior tamanho da visão superior em 360 graus, ver a câmera traseira (que também dispõe de modo wide e da visualização mais tradicional com linhas de guia dinâmicas) e, ainda, há a visão direcionada para conferir as rodas dianteiras ou as rodas traseiras, útil para conferir se o pneu não está muito próximo de raspar na calçada. A imagem do lado direito pode ser a de 360 graus das câmeras ou pode ser substituída pelos gráficos dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A imagem das câmeras pode ser exibida a até 30 km/h caso seja solicitada pelo botão do painel.
O sistema de som merece um parágrafo à parte: assinado pela Bang & Olufsen, estão disponíveis 705 watts de potência, 15 canais e 16 alto-falantes (incluindo um subwoofer), com reprodução tridimensional do som através dos alto-falantes nas colunas dianteiras, dos falantes "midrange" e do algoritmo Fraunhofer Symphoria, que torna o áudio mais nítido e realista. Ainda que a música seja reproduzida pelo Bluetooth (transmissão que normalmente diminui a qualidade de som), a definição do áudio impressiona, mesmo em alto volume.
Logo abaixo da tela da central multimídia existe outra tela, de 8,6 polegadas. Ela tem duas funcionalidades principais: operar o ar-condicionado digital de quatro zonas (com temperatura ajustável de meio em meio grau Celsius entre 16º C e 28° C) e servir como receptor de caracteres, podendo servir de teclado ou então reconhecer letras e números traçados com os dedos. Um recurso interessante é a possibilidade de se programar um horário para climatização do interior do e-tron, através da tela do sistema MMI, mesmo se o carro estiver sendo carregado.
Nesta tela também existem alguns ícones de atalhos para certas funcionalidades, ao invés de botões físicos, para ativação do controlador automático de velocidade em descidas, abrir o mapa do GPS para checar os postos de recarga, configurar e ligar/desligar o head-up display, além de desligar o display superior (com um toque breve) ou os dois displays centrais (ao apertar e segurar).
A junção do painel com o console central traz alguns botões. Na ponta esquerda, é possível alternar entre os modos de condução do Audi drive select. Há ainda botão para desativar os controles eletrônicos (apertando este botão por mais de 3 segundos, o controle de estabilidade é desativado), ligar/desligar o pisca-alerta e ativar o desembaçador dianteiro na intensidade máxima ou o desembaçador traseiro. Logo abaixo há o botão de partida do motor (com aro destacado em vermelho), o comando para acesso ao menu de câmeras no sistema multimídia, a ativação dos recursos de assistência à condução e os comandos físicos de volume, alternância de faixas/estações e para ligar/desligar a central multimídia.
Futurista, a alavanca de câmbio dispõe de operação shift-by-wire: leves toques para frente e para trás na alavanca prateada (que pode ser movida com apenas dois dedos) permitem chegar às posições de marcha. O Parking pode ser ativado por um botão lateral ou então no posicionamento entre o Neutro e o Drive/Sport. A posição S do câmbio é automaticamente selecionada quando o modo de condução é o dynamic ou o offroad. Há ainda o botão do freio de estacionamento elétrico, mas sua operação pode ser dispensada no caso de acelerar com o veículo em Drive (o freio é desengatado) ou engatar o Parking (automaticamente o freio de estacionamento fica ativo).
O console dianteiro incorpora um grande porta-objetos com superfície de fundo emborrachado, suportes retráteis para copos nas laterais e uma cobertura corrediça. Do lado esquerdo há uma tomada de 12 Volts e um porta-objetos que traz uma superfície com carregador de celular por indução: basta encaixar o celular deitado entre a superfície e o encaixe móvel. Existe ainda um apoio de braço dianteiro que pode ser empurrado para a frente. Quando levantado, ele revela um porta-objetos de boas dimensões.
O teto solar panorâmico é dividido em duas partes, sendo possível abrir a seção frontal. As operações de abertura do vidro e da cortina são feitas eletricamente, e um defletor dianteiro de vento é automaticamente armado com o teto aberto. Também é possível deixar o vidro na posição "tilt", com a parte traseira levantada. Há dois focos de luzes de leitura de LED para os ocupantes dianteiros e outras duas luzes na traseira - o console de teto também exibe se o airbag do passageiro dianteiro está ativo ou não. Há quatro alças móveis de teto, inclusive para o motorista; nas alças traseiras há ganchos para inserir cabides. Os para-sois trazem espelhos com tampas corrediças, iluminação e, na peça do motorista, porta-documentos. Já o retrovisor interno possui função anti-ofuscante automática.
O lado esquerdo do painel concentra três botões de iluminação. Na ponta esquerda, é possível alternar entre faróis desligados, luzes de posição acesas, faróis baixos acesos e acendimento automático dos faróis. O botão central acende as luzes de nevoeiro, embutidas no conjunto ótico principal. Já o botão do lado direito liga a iluminação traseira de neblina.
Curiosamente, a alavanca de abertura do capô é posicionada de tal forma que só permite a abertura com a porta do motorista aberta. Há uma larga soleira para o pé esquerdo, mas o S Sportback não traz pedaleiras de alumínio.
O e-tron dispõe de projeções luminosas no chão com o nome do carro ao abrir as portas dianteiras e traseiras, trazendo também iluminação para os pés dos ocupantes dianteiros e traseiros e soleiras das portas iluminadas. No lado direito do painel, o nome e-tron é iluminado.
Diante de toda a tecnologia embarcada no e-tron S Sportback, sua chave pode ser considerada simples. Em seu formato e nas funcionalidades, é praticamente idêntica à chave do atual Audi A3: a diferença é que sua capa e seus botões são pintados em preto-brilhante (no A3, os botões são prateados e a carcaça é preto-fosco). O e-tron traz botões para travamento e destravamento das portas, além de um comando que, ao ser apertado duas vezes, aciona a tampa do porta-malas, desde que a chave esteja em um raio de proximidade de um metro e meio. Existe uma lâmina embutida na parte inferior da chave para ser inserida nas fechaduras, caso necessário. A abertura e fechamento das janelas e do teto solar está associada aos botões de travamento/destravamento da chave, e tais funcionalidades também são ativas ao manter o dedo pressionando o sensor da maçaneta externa, caso a chave esteja próxima.
A porta do motorista concentra botões metálicos para acionamento dos vidros elétricos (com função um-toque para cima/baixo e temporizadores que permitem a operação mesmo alguns minutos após o desligamento, desde que nenhuma das portas dianteiras seja aberta), das travas das portas (acendem uma luz vermelha quando as portas estão travadas; o passageiro dianteiro também possui este controle) e o botão para abertura elétrica da tampa traseira. Dois botões atrás dos comandos dos vidros fazem bloqueios "à prova de crianças" dos lados esquerdo e direito do banco de trás. Eles tornam inoperantes não apenas a janela, como também a maçaneta interna deixa de abrir a porta - e nem mesmo é possível regular a zona de ar-condicionado do lado correspondente. Todas as portas contam com fechamento servo-assistido: quando se bate a porta com pouca força, o sistema se encarrega de fecha-la. Mas, na prática, por terem molduras, as portas do e-tron S Sportback são bem mais fáceis de fechar que as do Q8 (neste, sim, o fechamento servo-assistido é um item indispensável).
O pacote de iluminação ambiente conta com 30 opções de cores, sendo possível, por exemplo, escolher duas tonalidades diferentes para a iluminação das portas. A área do painel logo acima da tampa do porta-luvas também dispõe de uma moldura e-tron que é iluminada quando o veículo está em funcionamento. Falando nele, o porta-luvas é iluminado e revestido de veludo, tem tampa com queda amortecida e traz porta-moedas, porta-cartão e porta-caneta.
Os bancos dianteiros em couro Valcona, com inscrições S bordadas nos encostos das costas, são ajustáveis eletricamente (inclusive para a região lombar, em quatro direções); há ainda duas memórias de posição para o motorista e extensores manuais para a região das coxas. Os cintos de segurança são manualmente ajustáveis em altura. No S Sportback, estes bancos trazem apoios de cabeça integrados aos encostos para costas e abas laterais mais pronunciadas.
A despeito do caimento de teto mais acentuado na carroceria Sportback, o espaço para cabeça é bom mesmo para pessoas com 1,80 metro de altura, que também dispõem de bom espaço para as pernas - um pouco menos no meio do banco traseiro, por conta do ressalto do final do console. O assento não dispõe de regulagens. Há duas redes para objetos atrás dos bancos dianteiros, duas cortinas laterais, cintos de três pontos e apoios de cabeça para três passageiros, além de três pontos de fixação Top Tether e dois locais de ancoragem Isofix, apoio de braço com dois porta-copos embutidos, duas zonas independentes de ar-condicionado (com ajuste de temperatura, ventilação, modo automático e bloqueio da operação traseira, além de saídas de ar nas colunas, no console e na região dos pés), além de duas entradas USB do tipo C para carregamento e uma tomada de 12 Volts.
O porta-malas possui a capacidade de 555 litros em todas as versões do Sportback. É uma capacidade ampla, porém menor que a do e-tron SUV (600 litros). A tampa pode ser aberta ou fechada de forma motorizada e o bagagito é dividido em duas partes rígidas: uma delas acompanha a tampa do porta-malas e evita que o conteúdo do compartimento de bagagem seja visto pelo vidro traseiro, enquanto atrás do banco traseiro existe uma cobertura em complementação. Há duas barras de iluminação do porta-malas e um foco de luz embutido do lado direito da tampa traseira.
Com a base inferior da abertura em metal e carpete macio no forro bipartido, o porta-malas traz ganchos de fixação móveis (que podem apoiar a rede para objetos) e duas cavidades nas laterais com redes que ajudam a acomodar objetos menores, sendo que do lado direito existe mais uma tomada de 12 Volts. Levantando-se o forro é possível ter acesso ao estepe, que vem desinflado para poupar espaço sob o forro. A parte interna da tampa traseira traz dois botões: o da esquerda fecha eletricamente a tampa, enquanto o botão à direita cumpre a mesma função e ainda trava o veículo - função útil para não precisar procurar a chave quando for necessário ir para outro lugar. A tampa do porta-malas também pode ser aberta e fechada com um gesto de chute "para a frente" com o pé abaixo do para-choque traseiro.
Em termos de segurança, o e-tron S Sportback traz 8 airbags, alerta visual e sonoro do não-uso do cinto de segurança para todos os ocupantes, alarme anti-furto, detector de fadiga do motorista, controles eletrônicos de tração e estabilidade, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, Audi pre sense que antevê o risco de colisões dianteiras e traseiras, assistente de tráfego cruzado traseiro (opera em manobras de marcha-a-ré a até 10 km/h e alerta o motorista através de indicações nas telas dos retrovisores sobre a possibilidade de colisões contra veículos que estejam trafegando pela perpendicular atrás do e-tron), além dos itens já mencionados até aqui.
Sob o capô, sustentado por amortecedores e fechado com duas travas, existe um compartimento feito de plástico com tampa e iluminação que tem a capacidade adicional de 60 litros. O local é recomendado para guardar o carregador. Abaixo do forro deste compartimento estão organizadas as ferramentas para troca do pneu, que incluem o compressor de ar necessário para inflar o estepe. Na parte dianteira do e-tron, também se tem acesso aos reservatórios do limpador de para-brisa (que traz um pequeno filtro embutido), do fluido de freio e do líquido de arrefecimento das baterias (composto por água purificada e aditivo). Boa parte do cofre dianteiro possui capas plásticas. Assim como em elétricos como o Volvo C40, o capô não dispõe de manta de isolamento acústico.
Enquanto o e-tron Sportback possui dois motores elétricos que entregam 300 kW (equivalentes a 408 cavalos) e torque de 67,7 kgfm, o e-tron S Sportback, que é o primeiro carro elétrico com três motores a ser produzido em série no mundo, conta com dois motores para tracionar o eixo traseiro e um destinado ao eixo dianteiro. Juntos, eles entregam 370 kW de potência (equivalentes a 503 cavalos) e 99,2 kgfm de torque de forma instantânea.
Segundo a Audi, o e-tron S Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h, enquanto o Sportback "sem S" cumpre a prova de aceleração em 5,7 segundos e alcança 200 km/h de velocidade máxima. No S Sportback, assim como no Sportback "sem S", a bateria de alta tensão tem uma capacidade de energia de 95 kWh. Mas o modelo S pode ser carregado em corrente alternada (AC) de até 22 kW, diminuindo o tempo de recarga nesta situação (no e-tron Sportback, a capacidade é limitada a 11 kW no modo AC). Para abrir ou fechar as tampas que dão acesso aos conectores de carregamento, basta aperta os botões embutidos nas molduras que ficam ao lado do emblema e-tron. Segundo a Audi, em postos de recarga ultra-rápidos, é possível carregar o e-tron de 0% a 100% em 40 minutos. Já com a wallbox de 22 kW, a recarga completa é feita em 4 horas e 25 minutos.
Sua autonomia declarada é de 380 quilômetros no ciclo WLTP (com rodagem de aproximadamente 52% em percurso urbano e 48% em áreas de estrada, rurais e suburbanas). Este modelo vem de série com o Audi compact charger, com potência padrão de 11 kW. Também estão presentes a tomada doméstica convencional do tipo N, com comprimento de 1,6 metro, e o conector industrial CEE 16 A de 400 Volts. O modelo conta com capacidade de carga padrão de até 150 kW no modo DC e de até 22 kW no modo AC. A diferença de peso entre os SUVs-coupés elétricos da Audi é relativamente pequena: enquanto o e-tron Sportback registra 2720 quilos sobre a balança, a versão S possui 2805 kg.
Diferentemente do sedã RS e-tron GT, no e-tron S Sportback apenas os motores elétricos traseiros entram em operação sob condução convencional. O motor elétrico dianteiro entra em ação quando o motorista exige mais desempenho (ao operar o câmbio no modo S) ou de forma antecipada pelo próprio veículo, antes que a tração diminua. No modo de condução S, ele fornece sua força máxima por oito segundos.
A tração quattro elétrica incorpora a vetorização de torque: cada motor elétrico traseiro envia o torque diretamente para a roda, dispensando a necessidade do diferencial mecânico. A distribuição de força com base na necessidade leva poucos milissegundos. Se o controle de estabilização estiver no modo "Sport" e o Audi drive select selecionado no modo "Dynamic", é possível até mesmo fazer drifts com o SUV-Coupé.
A bateria de alta tensão é instalada em uma posição baixa em relação à dos três motores elétricos, o que contribui para diminuir o centro de gravidade do carro. A direção é progressiva: sua relação se torna cada vez mais direta à medida que o movimento da direção aumenta. Já a suspensão a ar adaptativa tem calibração esportiva e o seletor Audi drive select oferece sete modos de condução.
O conjunto de suspensão utiliza braços five-link nos eixos dianteiro e traseiro. O modo Comfort é mais recomendado para manter o conforto em longas viagens, enquanto o Dynamic oferece uma melhor dinâmica de condução. A suspensão pode ficar até 7,6 centímetros mais alta ou mais baixa, a depender dos parâmetros selecionados e da condução. No modo "lift", a altura em relação ao solo fica 5 centímetros mais alta do que o padrão para os modos "auto" e "comfort". Se for selecionado o modo "allroad" ou o "offroad", a elevação é de 3,5 cm em relação aos modos "auto" e "comfort". Se os modos "dynamic" ou "efficiency" forem selecionados, a altura em relação ao solo se torna 1,3 cm mais baixa. Por fim se o e-tron S Sportback estiver trafegando a uma velocidade acima de 140 km/h nos modos "auto", "dynamic" ou "efficiency", a altura do solo se torna 2,6 centímetros mais reduzida, para diminuir a resistência do ar. No modo "Individual", o condutor pode escolher entre suspensão confortável, equilibrada ou esportiva, propulsão eficiente, equilibrada ou esportiva e direção confortável, equilibrada ou esportiva.
Como nos outros modelos da linha Audi e-tron, a versão S Sportback dispõe opcionalmente dos retrovisores externos com luzes de seta embutidas e câmeras que exibem imagens em duas telas de OLED localizadas nas portas dianteiras, ambas de 7 polegadas, com resolução de 1280 x 800 pixels e ajuste automático do brilho. Esta solução contribui para melhorar a aerodinâmica do modelo, assim como as coberturas externas do assoalho. O coeficiente de arrasto (Cx) da carroceria é de 0,26, melhor que o do e-tron S SUV (não importado para o Brasil), cujo Cx é de 0,28. Como padrão de fábrica, o e-tron S Sportback traz os espelhos retrovisores convencionais (elétricos, com rebatimento automático e desembaçadores), que podem ter suas capas externas em alumínio, em fibra de carbono, na cor preta ou ainda na cor da carroceria.
Além dos retrovisores virtuais, o assistente de visão noturna (Night Vision Assist) também é opcional. O sistema auxilia o motorista em viagens noturnas, fornecendo imagens com detecção de temperatura de uma câmera dianteira. Pessoas ou animais de porte relativamente grande são reconhecidos e mostrados marcados em amarelo no quadro de instrumentos digital. Se o sistema identifica movimentação do ser vivo à frente, a marcação muda para a cor vermelha, um ícone de alerta triangular aparece e um aviso sonoro é acionado. Os faróis piscam algumas vezes para chamar a atenção da pessoa. Quando o veículo trafega em locais escuros, o Night Vision Assist entra em operação automaticamente, se o farol baixo estiver ligado ou se a posição Auto estiver selecionada.
É possível escolher entre três níveis de regeneração de energia através das aletas junto ao volante. O modo mais intenso deles faz com que seja possível conduzir o carro praticamente apenas com o pedal do acelerador: os motores elétricos desaceleram sozinhos em até 0,3 g, força suficiente para que não seja necessário pisar no pedal do freio na maioria das situações do dia a dia. Os freios hidráulicos das rodas só entram em ação acima desse nível. No entanto, os motores elétricos permanecem ativos. Dependendo da situação de direção, o controle de freio decide - individualmente para cada eixo - se o carro desacelera apenas com os motores elétricos, com os freios (em casos raros) ou com uma combinação dos dois sistemas.
A tabela de preços da Audi para o mês de agosto indica o valor de R$ 827.990 para exemplares 2022/2022 do e-tron S Sportback (exatos 155 mil reais a mais do que a versão Performance Black Sportback). O modelo S Sportback conta com garantia de fábrica de 4 anos e suas revisões são executadas em intervalos de 15 mil quilômetros ou um ano, o que ocorrer primeiro.
A carroceria pode receber uma das seguintes cores: Preto Brilhante (sólido), Azul Navarra (metálico), Azul Plasma (metálico), Branco Geleira (metálico), Prata Florete (metálico), Preto Mito (metálico), Cinza Daytona (perolizado), Marrom Ipanema (Audi Exclusive, metálico), Bege Carat (Audi Exclusive, metálico), Laranja Koral (Audi Exclusive, metálico), Vermelho Tango (Audi Exclusive, metálico), Verde Camuflagem (Audi Exclusive, metálico), Marrom Argus (Audi Exclusive, metálico), Preto Havana (Audi Exclusive, metálico), Verde Goodwood (Audi Exclusive, perolizado), Roxo Samt (Audi Exclusive, perolizado), Azul Noite (Audi Exclusive, perolizado), Azul Sepang (Audi Exclusive, perolizado) e o Preto Pantera (cristalizada). Se nenhum dos tons agradar, é possível optar por outras cores "individuais" Audi Exclusive. Já os bancos podem ser encomendados em uma das três cores: Bordeaux (vermelho), Cinza ou Preto.
Impressões ao dirigir
Ao embarcar no banco do motorista do e-tron S Sportback, uma das primeiras coisas que chama a atenção é a presença das telas virtuais que substituem os espelhos retrovisores. Elas exigem dupla adaptação: primeiro, é preciso se acostumar a desviar o olhar um pouco mais para baixo em comparação com as lentes tradicionais: mesmo com os forros de porta um pouco mais elevados, a linha de visão é mais baixa que a dos espelhos aos quais estamos acostumados. Além disso, é preciso também dar, nos primeiros quilômetros, uma olhada nos outros veículos do trânsito para saber qual é efetivamente o campo de visão proporcionado pelas câmeras, que mostram os objetos mais próximos do que realmente estão. A vantagem é que a imagem revela contornos amarelos quando há veículos na região dos pontos cegos, piscando este "highlight" caso o motorista acione a seta enquanto houver um automóvel próximo na região lateral-traseira. Se a manobra de mudança de faixa for segura de acordo com os sensores do e-tron, o highlight acende na cor verde. Além disso, as câmeras conseguem entregar melhor imagem em condições adversas, como sob poeira, com chuva e à noite. A imagem dos dois retrovisores pode ser ajustada com o veículo em movimento, mas, justamente por não ser uma unanimidade entre os motoristas (e também por conta da crise dos semicondutores), os "retrovisores virtuais" são opcionais.
O volante revestido de couro tem excelente empunhadura e a qualidade do material perfurado é muito agradável para as mãos. Pena é que o ajuste elétrico de altura e profundidade da coluna de direção tenha ficado de fora do pacote de itens de série desta versão. A direção elétrica do elétrico da Audi é bastante direta, exigindo apenas duas voltas para alcançar os batentes (a maioria dos veículos exigem duas voltas e meia ou mais de batente a batente). O diâmetro de giro do modelo é de 12,2 metros, mas na prática o e-tron parece ser tão fácil de manobrar quanto modelos de menores dimensões.
Com a chave presencial dentro do e-tron, basta um toque no botão no console pressionando o freio para que o Audi comece a funcionar. Assim como na extensa maioria dos veículos elétricos, o momento de partida é bastante silencioso e é preciso se atentar à luz Ready no quadro de instrumentos para saber se já é possível conduzir o veículo ou ao funcionamento do ar-condicionado, que se torna mais intenso. Como o e-tron é capaz de habilitar automaticamente o Auto Hold toda vez em que o veículo para totalmente, mesmo com a alavanca de câmbio em Drive (situação em que o ícone (P) aparece na cor verde), a depender do modo de regeneração de energia selecionado, é necessário pisar um pouco a mais no acelerador do que em um veículo comum para que o Audi comece a andar. Nas manobras de estacionamento, é natural que se tenha um pouco mais de cautela por conta desta característica. Por outro lado, existe a praticidade do Hold manter o carro totalmente freado mesmo que o motorista abra a porta e saia do carro com o câmbio em Drive. Ao deslocar e segurar a alavanca de câmbio, é possível passar diretamente da ré para a posição D.
Dirigindo o e-tron em baixa velocidade, é possível perceber nitidamente o barulho do rolamento dos pneus sobre o asfalto. Um ruído agudo e abafado indica o funcionamento dos motores elétricos, que fica um pouco mais acentuado quando o motorista pisa mais forte no acelerador. Ainda assim, o silêncio do lado de fora é significativo. Na cabine, em velocidades mais altas, o ruído de vento cortando a carroceria e o ar-condicionado em funcionamento fazem com que o nível de ruído a bordo seja mais comparável ao de um veículo de motor a combustão com bom isolamento acústico e motor em nível mínimo de rotações.
Quando se começa a rodar com o e-tron, os cintos dianteiros automaticamente dão um "puxão" para trás, eliminando o espaço de folga entre o corpo dos ocupantes e o banco. E, quando o motorista sai do carro, seu banco eletricamente recua um pouco para facilitar a sua saída. Os cintos traseiros ficam ancorados em posição muito baixa: este aspecto deveria ser corrigido pela Audi.
Apesar de ter rodas muito grandes e pneus de perfil baixo, o e-tron até que consegue absorver bem as irregularidades do piso. É um mérito do conjunto de suspensão a ar, cujos parâmetros podem ser alterados a partir do menu do Audi drive select na tela do sistema multimídia. Por motivos de segurança, a regulagem de altura da carroceria é feita lentamente. Outro bom motivo para aclamar o conjunto de suspensão está no fato do e-tron S Sportback fazer curvas ágeis com extrema estabilidade.
Os assistentes de condução funcionaram de forma adequada quando solicitados. O controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo freou automaticamente de forma suave quando foi detectado um veículo à frente mais lento e retomou rapidamente a velocidade quando a pista ficava livre. O alerta de saída da faixa de rodagem indicou quando o motorista respeitava as demarcações da pista (com ícone verde) e avisou quando o carro estava saindo da faixa, acendendo uma luz vermelha e corrigindo automaticamente o volante. O monitoramento de veículos em pontos cegos também atuou quando necessário, mas bem que poderia haver por padrão um alerta sonoro na situação em que o motorista esteja dando seta e haja outro automóvel na região de menor visibilidade, pois a moldura amarela piscando é sutil.
A entrega de força do e-tron S Sportback é um dos aspectos mais impressionantes deste modelo. E não é pra menos: seu torque de 99,2 kgfm equivale à força de dois motores de picapes médias! Junte a isso a entrega praticamente instantânea de toda esta força. Resultado: ao fazer o launch control (com o câmbio em Sport, modo de condução dynamic e com um pé no freio e outro no acelerador), o motorista leva um baque e sente a descomunal entrega de força: parece que os órgãos do corpo (que estava em repouso) não conseguem acompanhar toda essa aceleração. E a velocidade segue crescendo sem nenhum tipo de "lag". Em nosso teste de 0 a 100 km/h, o S Sportback chegou a superar o dado de fábrica e se tornou o automóvel mais rápido já avaliado pelo Auto REALIDADE. Confira os nossos resultados (o teste foi realizado com uma pessoa a bordo, cronometragem automática, ar-condicionado desligado, executando o launch control, e em ambiente seguro e sem veículos):
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,39 segundos
1/8 de milha: 8,01 segundos a 142,62 km/h
1/4 de milha: 12,5 segundos a 174,34 km/h
Condições do teste
Temperatura externa: 28° C
Altitude (estimada): 61 metros
Nível de energia do veículo (estimado): 3/4 de energia
Pressão dos pneus: não disponível
O conjunto de freios está à altura de brecar todo o ímpeto do S Sportback, oferecendo frenagens bastante eficientes e previsíveis. Na dianteira, as pinças de freio são fixas, com seis pistões, e os discos possuem 40 centímetros de diâmetro; atrás, as pinças são "flutuantes" e os discos têm pouco mais de 35 centímetros de diâmetro.
Para ajudar a poupar energia, um recurso interessante é a presença de ícones do Efficiency Assist que surgem no quadro de instrumentos. De acordo com a base de dados do GPS, são emitidas sugestões para reduzir a velocidade quando houver, por exemplo, rotatórias, cruzamentos e outros fatores no percurso.
Quando pegamos o e-tron S Sportback, seu indicador de autonomia indicava 241 quilômetros disponíveis. Depois de rodar 118,8 km, a estimativa do veículo era de que ainda seria possível rodar mais 180 quilômetros, um indicativo de que nossa condução foi mais econômica do que a média registrada nos últimos 711 quilômetros rodados com este exemplar (2,5 kWh/km). Ainda assim, nossa média de consumo de energia (obtida em percurso misto predominantemente urbano) foi bem elevada, o que é de se esperar para um veículo deste segmento. Apenas para efeitos de comparação, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo do e-tron S Sportback é de 28,3 kWh/100 km, enquanto o Nissan Leaf que dirigimos em maio chegou à média de 13,6 kWh/100 km.
Consumo de energia: 32,26 kWh/100 km (3,1 km/kWh)
Distância percorrida: 118,8 km
Velocidade média (estimada): 28 km/h
Para concluir...
O conjunto entregue pelo Audi e-tron S Sportback é impressionante: é um modelo que, diferentemente da maioria dos elétricos, encanta logo de cara pelo design de linhas robustas e elegantes, com o DNA típico da marca, sem apelar para soluções de estilo controversas. É um carro que pode ser conduzido tranquilamente na cidade, proporcionando um nível de conforto muito agradável para todos os ocupantes, mas basta você pisar mais forte no acelerador para ter nas mãos um autêntico esportivo. E tudo isso com a possibilidade de "abastecê-lo" na tomada. Pelo menos enquanto não surge a oportunidade de dirigir seu arquirrival BMW iX xDrive50 Sport (com preço inicial de R$ 850.950), o e-tron S Sportback é um forte candidato ao título de melhor carro que passou pelas mãos do Auto REALIDADE em 2022.
Vem conferir a Galeria de Fotos do Audi e-tron S Sportback!
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).