Completando vinte anos em 2022, o Audi RS 6 é um esportivo que reúne uma legião de fãs em todo o mundo ao longo de suas quatro gerações. Confira a seguir vinte curiosidades sobre o modelo:
1 - O conjunto de suspensão Dynamic Ride Control (DRC) foi inaugurado pela primeira geração (C5) da RS 6 Avant e continua na quarta e atual geração (C8) seguindo os mesmos princípios de funcionamento.
2 - A atual geração do RS 6 compartilha poucas peças da carroceria com o A6 convencional: apenas o teto, as duas portas dianteiras e a tampa do porta-malas.
3 - O motor da segunda geração (C6) ocupava tanto espaço do cofre dianteiro que o reservatório de água foi deslocado para uma posição inusitada: próximo à porta do passageiro da frente.
4 - A exclusiva cor “Sebring Black Crystal Effect”, disponível na atual geração do RS 6, homenageia o local onde a primeira geração da perua da Audi fez sua estreia nas pistas de corrida, em 2003, na cidade de Sebring, na Flórida (EUA). Desde então, todas as cores da linha RS se referem a autódromos famosos que receberam os esportivos da marca.
5 - Todas as quatro gerações do modelo tiveram motores com dois turbocompressores.
6 - A primeira geração do RS 6 inaugurou o escape com saídas duplas e ovais que se tornaram o padrão de toda a linha RS.
7 - A tração integral quattro está presente no RS 6 desde a primeira geração.
8 - Os faróis em LED da atual geração (C8) são os mesmos do Audi A7, sendo o RS 6 o único membro da família A6 que permite a instalação da iluminação de laser como opcional.
9 - O sistema de refrigeração adicional do motor, presente na segunda e terceira geração, foi substituído na atual geração para um sistema mais compacto e adequado ao uso diário do veículo.
10 - A atual geração do RS 6 foi o primeiro modelo da Audi a ser equipada com rodas de liga leve pintadas de preto como item de série.
11 - Desde a segunda geração, o RS 6 integra o "clube dos 300", composto pelos carros que ultrapassam os 300 km/h de velocidade máxima.
12 - O pacote de personalização do veículo com alumínio fosco está disponível somente na linhagem RS, e, no RS 6, vem sendo oferecido desde a primeira geração.
13 - A plataforma do RS 6 prevê, entre outros fatores, o centro de gravidade baixo da carroceria e espaço extra para diâmetros de rodas maiores. As duas primeiras gerações foram oferecidas nas carrocerias sedan e Avant (station wagon); a terceira e a quarta geração existem somente na carroceria Avant.
14 - A tonalidade de interior Cognac Brown, uma das mais populares da Audi, foi usada na primeira geração do modelo, em uma edição limitada de 2004, e hoje é oferecida como opcional como forma de homenagem ao primeiro modelo.
15 - O evento de lançamento do RS 6 ocorreu no circuito de Nürburgring, na Alemanha, onde os revendedores da Audi formaram um comboio de 30 carros que desfilaram diante de um público de 194 mil pessoas.
16 - Nascido em Neckarsulm (Alemanha), o RS 6 ampliou suas raízes europeias para se tornar um "cidadão do mundo", conquistando mercados importantes como o chinês, desde a terceira geração, e o norte-americano, na atual geração.
17 - A primeira geração do RS 6 foi usada na competição American Le Mans Series (ALMS), nos Estados Unidos, que consagrou em sua primeira temporada o piloto norte-americano Randy Pobst.
18 - O Sistema de Cancelamento de Ruído Pirelli (PNCS, na sigla em inglês) foi usado pela primeira vez na terceira geração e conta com pneus que produzem baixo ruído de rolamento devido a uma esponja de poliuretano integrada ao corpo do pneu. Dessa forma, o sistema absorve a maior parte das vibrações e dos barulhos
19 - O RS 6 possui tubulações de combustível mais longas e, durante o reabastecimento nos testes de rodagem do protótipo, foi detectado um ruído de ar conhecido como “tank mooing”. Estas tubulações foram otimizadas para reduzir a produção deste ruído.
20 - Metade dos clientes do RS 6 na Europa encomendam um engate de reboque para o veículo, mostrando que, apesar de seu DNA esportivo, o RS 6 também tem seu lado versátil.
No Brasil, a atual geração da RS 6 Avant é oferecida ao preço de R$ 1.083.990 (valor para vendas diretas). A perua dispõe do motor 4.0 V8 Biturbo FSI que gera 600 cavalos (entre 6000 e 6250 rpm) e torque de 81,6 kgfm entre 2050 e 4500 rpm. Com tração integral quattro e câmbio automático Tiptronic de 8 marchas, a station wagon acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chega à velocidade máxima de 280 km/h.
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