Quando a Nissan apresentou a Frontier 2023 para o Brasil, no mês de abril, a montadora concentrou seus esforços iniciais para a divulgação de quatro das seis versões da picape: S, Attack, Platinum e PRO-4X. Faltavam aparecer as versões SE e XE, que finalmente agora estão chegando às concessionárias da marca em todo o País a partir desta semana. A Frontier SE se posiciona acima da opção S (a única com câmbio manual e motor com um único turbocompressor) e abaixo da aventureira Attack. Já a Frontier XE, acima da Attack, é uma versão "quase-topo-de-linha", mas sem as assistências de condução nem alguns dos itens de comodidade presentes nas versões Platinum e PRO-4X.
As versões SE e XE trazem o motor 2.3 16 válvulas Biturbo Diesel com intercooler e injeção direta de combustível, com rendimento de 190 cavalos a 3750 rpm e torque de 45,9 kgfm entre 1500 e 2500 rpm. Em ambas, o câmbio é automático de sete marchas com função de trocas manuais pela alavanca. A versão SE tem capacidade de carga de 1023 quilos e altura em relação ao solo de 24,91 centímetros. Já a XE leva até 1043 kg e seu vão-livre do solo é de 24,74 cm.
A Nissan Frontier SE chega para ser a opção mais em conta da linha com câmbio automático. Seu preço é de R$ 264.190 (para efeito de comparação, a Frontier S, com câmbio manual de 6 marchas, tem valor de R$ 232.490). Na prática, a versão SE atende quem não faz muita questão dos diferenciais estéticos da versão Attack, que custa um pouco a mais (R$ 266.390).
A SE se diferencia esteticamente da versão S ao trazer contornos cromados da grade dianteira, detalhes na cor da carroceria (capas dos retrovisores e para-choque traseiro), além de rodas de liga leve de 17 polegadas, seis porta-copos, luzes de seta incorporadas aos retrovisores externos, faróis de neblina, protetor de motor e rádio com 2 alto-falantes dianteiros e 2 tweeters no painel. A picape também vem com retrovisores com ajustes elétricos, seis airbags, bloqueio de diferencial, controlador automático de velocidade em descida e controles de tração e estabilidade, entre outros.
Já a Frontier XE tem preço de R$ 284.590, sendo 33.200 reais mais barata do que as versões Platinum e PRO-4X. A lista de equipamentos da XE inclui chave presencial com partida do motor por botão, rodas de liga leve de 18 polegadas, revestimentos de material sintético nos bancos, acendimento automático dos faróis com temporizador, ar-condicionado automático digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos de inclinação, distância, altura e lombar (em duas direções), apoio de braço em couro, sensor de chuva, espelhos dos para-sóis com iluminação, sensor de estacionamento traseiro, estribo laterais, maçanetas externas e da caçamba cromadas, faróis de LED e som com seis alto-falantes (dois dianteiros, dois traseiros e dois tweeters), entre outros.
Para custar menos do que as versões topo-de-linha, a XE abre mão de itens como teto solar elétrico, câmeras de visão em 360 graus, cobertura em couro na alavanca de freio de mão e retrovisor interno com lente anti-ofuscante. Também não está presente nesta versão o pacote de assistências à condução "Nissan Safety Shield", que inclui alerta de colisão frontal avançado com frenagem automática de emergência, alerta de atenção do motorista, alerta de saída involuntária da faixa de rodagem com assistente de permanência na pista, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de veículos em pontos cegos e faróis altos adaptativos.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).