Na tarde da última quinta-feira (28 de julho), a Nissan do Brasil realizou um webinar entre jornalistas especializados para anunciar o Move, seu serviço de veículos por assinatura implementado em conjunto com a RCI Serviços Brasil, que possibilita a contratação de qualquer um dos modelos zero-quilômetro oferecidos pela marca em nosso País em planos de uso de 12, 18, 24 ou 36 meses. Com o mote "all inclusive" ("tudo incluso", em inglês), o Move pode ser contratado de forma totalmente online pelo site nissanmove.com.br.
O segmento dos carros por assinatura vem ganhando cada vez mais atenção das montadoras. Dados de janeiro de 2021 apontavam que havia uma frota de 1.077.221 veículos disponíveis para locação no Brasil naquela época, distribuídos entre 11.053 locadoras. Deste contingente de veículos, cerca de 52% eram utilizados para terceirização de frotas (normalmente aluguéis de longa duração destinados a empresas privadas e órgãos públicos). 20% deste contingente eram automóveis utilizados para o aluguel de curta duração (leia-se: veículos destinados para viagens a lazer/trabalho ou substituição temporária caso o carro de algum cliente estivesse "desabilitado"). Outros 20% destes veículos eram utilizados para o transporte por aplicativos (Uber, 99, Cabify, FemiTáxi, entre outros). Por fim, naquela época 8% dos veículos já eram utilizados com o propósito dos veículos por assinatura, que se caracterizam por ter longa duração e cujo público é composto por pessoas físicas que deixaram de arcar com os custos de ter um carro próprio para pagar pelo uso de um automóvel. De acordo com Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, a expectativa é de que este contingente de 8% possa se duplicar em aproximadamente três anos. Respondendo a uma pergunta feita pelo Auto REALIDADE durante o webinar, Gomez afirmou que a marca trabalha com a expectativa de efetivar entre 2 mil e 3 mil contratos de veículos por assinatura neste primeiro momento em todo o Brasil.
A Nissan detectou mudanças no comportamento dos consumidores que justificam a implantação do Move no Brasil. Existe uma parcela maior de clientes que não fazem mais tanta questão de ter a posse de um veículo, preferindo fazer o uso de um veículo diferente todos os anos, por exemplo. É um público mais digitalizado (e informado: são pessoas que chegam à concessionária sabendo exatamente o modelo e a versão que lhes interessam), e que busca mais comodidade e menos burocracia. Segundo a Nissan, entre as pessoas que estão assinando carros, 70% são homens e 30% são mulheres. A renda mensal de suas famílias gira em torno de R$ 9.000 - é um público que tem maior renda do que a média dos consumidores que optam por um financiamento tradicional, e, no geral, também são pessoas mais jovens. Em 51% dos casos, elas descobrem que podem fazer a assinatura de um veículo através das mídias sociais, e em 32% através de matérias da imprensa (como esta que você lê). Outro dado importante: 80% deste público não comparece presencialmente até a concessionária antes de se decidir por aderir ao carro por assinatura.
No Nissan Move, a clientela escolhe o modelo, a versão e a cor do Nissan que deseja assinar: serão sempre destinados veículos zero-quilômetro, diferentemente dos aluguéis tradicionais de veículos. O consumidor escolhe se sua assinatura será de 12, 18, 24 ou 36 meses. Ao assinar por 1 ano, 1 ano e meio ou 2 anos, é possível escolher entre os pacotes de quilometragem de 1000, 1500 ou 2000 quilômetros ao mês. Vale dizer que existe total flexibilidade para um cliente que assina o plano de 1000 km rodar, por exemplo, 1500 quilômetros em um mês e 500 km no mês seguinte, desde que a soma do hodômetro ao final do ano seja de 12.000 km. Para quem assina o plano de 3 anos/36 meses, escolhe-se entre os planos de 1000 ou 1500 quilômetros ao mês.
Através do site nissanmove.com.br será possível acompanhar o status do pedido do veículo (caso ele ainda não tenha chegado à concessionária), além de verificar pagamentos e eventuais multas recebidas. Também é possível se programar para fazer a renovação antecipada antes do fim do contrato, com o objetivo de receber o veículo de uma nova assinatura no mesmo dia da devolução do carro utilizado anteriormente.
A Nissan garante que as mensalidades do Move serão fixas do início ao final do contrato, o que ajuda os contratantes a manter a estabilidade de gastos por mês. O valor pago inclui manutenção (troca e checagem de peças + mão-de-obra, troca dos pneus e verificação de mais de 40 itens de segurança), seguro (contra roubo, furto, incêndio e colisões, com possibilidade de oferecimento de um voucher de até R$ 1.000 para utilização em aplicativos de transporte caso o veículo assinado fique imobilizado e franquia de 6,5% da tabela FIPE para todos os modelos, além de uma franquia reduzida para vidros e faróis), bem como gestão de documentação (IPVA, licenciamento, taxas, seguro, etc) e assistência 24 horas (através do Nissan Way Assistance, que oferece serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem e outros serviços emergenciais), com atendimento de pós-vendas em todas as 190 concessionárias da Nissan.
Com um custo adicional, é possível contratar a entrega do Nissan escolhido no domicílio do cliente. Outros opcionais com custo extra são o seguro-franquia (certifica se o cliente será reembolsado por parte do valor da franquia paga em caso de sinistro e acionamento da seguradora) e a proteção financeira (caso o consumidor fique desempregado, venha a falecer ou esteja incapaz por qualquer motivo, é possível deixar de pagar alguma das mensalidades).
Os valores das mensalidades no Nissan Move partem de R$ 2.379,00 para o sedã Versa Sense CVT 1.6, R$ 2.619,00 para o crossover Kicks Sense CVT 1.6, R$ 5.349,00 para o hatchback elétrico Leaf Tekna e R$ 5.469,00 para a picape Frontier S 4x4 Biturbo Diesel manual. Para alugar um Nissan Versa Sense CVT por 24 meses com até 1 mil quilômetros rodados por mês, por exemplo, as parcelas serão de R$ 2.409, enquanto um Kicks Advance, também com câmbio automático CVT, custará R$ 2.889 mensais por 36 meses de contrato e 1 mil quilômetros percorridos no mês.
Qualquer cliente, seja pessoa física ou jurídica, já pode fazer sua assinatura nos sites do Nissan Move ou da Nissan. Também é possível assinar diretamente em uma concessionária da Nissan. Nesta primeira fase, o serviço estará disponível em nove cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Joinville, Goiânia, Vitória, Macaé e Salvador. De acordo com a Nissan, o Move será ampliado em breve para mais cidades e estados.
Os dois endereços eletrônicos que dão acesso ao Nissan Move – o site da marca e o do serviço – contam com o Hugo, tradutor virtual com tecnologia da Hand Talk Plugin que pode sinalizar mais de um milhão de palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e com recursos de ativação do leitor de textos para pessoas com baixo índice de visão e outras deficiências visuais.
Os modelos disponíveis para assinatura no Move são: Versa Sense CVT, Advance CVT e Exclusive CVT; Kicks Sense CVT, Advance CVT e Exclusive CVT; Leaf Tekna e a picape Frontier em suas seis versões (S, SE, Attack, XE, Platinum e PRO-4X).
Desde 2019, com a ajuda de seus funcionários, que tiveram a oportunidade de experimentar um projeto-piloto do serviço de assinatura, a Nissan vem aperfeiçoando sistemas, formas de atendimento e identificando as necessidades dos usuários no dia a dia para, agora, juntamente com a RCI Serviços, considerar que é o momento de trazer esta modalidade para os brasileiros. Esse serviço, com o nome oficial Nissan Move, segue disponível para os funcionários da marca. A Nissan declara que dará continuidade à comercialização de seus veículos para as montadoras de automóveis, e que o Move é uma alternativa complementar para um perfil específico de consumidores.
No site do Move, o usuário primeiramente declara se vai contratar como pessoa física ou pessoa jurídica e insere o seu CEP ou localização para encontrar a concessionária mais próxima. Em seguida, escolhe o modelo de seu interesse e a versão do veículo, além de poder aplicar filtros para definir o carro que irá escolher (como, por exemplo, o prazo de entrega). Em seguida, o consumidor define o prazo que utilizará o veículo e o limite de quilometragem, podendo contratar serviços adicionais e fazer o pagamento de um valor de entrada para reduzir as parcelas mensais. Depois disso, a pessoa faz seu cadastro, envia foto de seu documento e faz uma selfie (autorretrato) como prova de vida, em medida antifraudes.
Feito o cadastro, o cliente recebe uma notificação sobre a aprovação de crédito, realiza a assinatura do contrato de forma online através do DocuSign, seleciona se irá pagar a assinatura com boleto ou cartão de crédito e, na área do cliente disponível no site, pode verificar informações do contrato e acompanhar o status do pedido do veículo.
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