Honda HR-V chega em nova geração: saiba mais sobre as quatro versões do SUV


Lançado no Brasil em 2015, o HR-V rapidamente se tornou um dos produtos mais importantes para a Honda no Brasil, ajudando a consolidar o segmento de SUVs em nosso mercado. Após um hiato de alguns meses, o utilitário retorna ao País em sua segunda geração, denominada pela marca de New HR-V. Serão disponibilizadas quatro versões, cujos preços serão revelados em agosto. As versões EX e EXL virão com o pacote de assistências à condução (Honda Sensing) e serão equipadas com o 1.5 i-VTEC Flex aspirado com injeção direta de combustível, já utilizado na gama City, enquanto as versões Advance e Touring trazem o novo 1.5 VTEC Turbo Flex com injeção direta de combustível, agora capaz de trabalhar com gasolina e etanol, mas ainda sem números de força divulgados. Todas as versões contam com o câmbio automático CVT, que realiza a simulação de 7 marchas.


O Honda Sensing é um destaque tão marcante do novo HR-V que faz parte do nome das duas versões de entrada, chamadas "EX Honda SENSING" e "EXL Honda SENSING" pela montadora. Em nosso texto, para simplificar, trataremos estes modelos simplesmente como EX e EXL. 


A remodelação do HR-V se deu a partir de abril de 2021 em outros mercados mundiais. O modelo brasileiro é praticamente idêntico ao fabricado na Ásia, mas com alguns detalhes de estilo exclusivos para nosso mercado, como rodas e cores. Em comparação com a geração anterior, o novo HR-V quase não possui pontos de contato, exceto por detalhes como as maçanetas externas das portas traseiras, que continuam a ficar na altura das janelas. As formas curvas abrem espaço para linhas mais retas e robustas. 


O que foi mais preservado em relação ao antigo HR-V foi o porte da carroceria. Ela conservou o comprimento de 4,33 metros, ficou apenas 1,8 cm mais larga (atingindo 1,79 m) e 1,4 centímetro mais alta (a altura agora é de 1,59 metro), mantendo também a distância entre-eixos de 2,61 metros.


Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por uma trama de retângulos em preto-brilhante, com efeito tridimensional e encimadas por um friso cromado. Já as versões EX e EXL trazem outra grade, mais tradicional e com filetes horizontais. Além disso, todas as versões possuem faróis com iluminação inteiramente em LED, mas só o Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas demais versões esta moldura é preta.


Na traseira, todas as versões têm lanternas com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, são escurecidas. Logo abaixo estão a maçaneta da tampa do porta-malas, as luzes de placa e a câmera de ré. 


Três estilos diferentes para as rodas estão disponíveis para o novo HR-V, minimizando as críticas do passado (o modelo anterior tinha rodas iguais para todas as versões). Sempre em alumínio e com 17 polegadas, as rodas trazem um estilo específico para a versão EX (ainda desconhecido, pois a Honda não divulgou imagens desta versão), outro design para as opções EXL e Advance e, ainda, um desenho diferenciado para a versão Touring (foto acima).


A nova carroceria traz capô mais baixo, fator que favorece a visibilidade à frente, assim como o ponto de visão do motorista 1 centímetro mais alto em relação à geração anterior. Já os retrovisores externos, assim como no City, passam a ser fixados diretamente nas portas (antes, ficavam nas colunas dianteiras, na altura das janelas).


O interior do HR-V também mudou por completo. O novo estilo do quadro de instrumentos e a interface do sistema multimídia (com tela sensível ao toque de 8 polegadas) lembram muito os itens presentes na nova geração do City. O console central deixa de ser elevado, e o novo posicionamento da alavanca do câmbio e de outros comandos entre os bancos foram pensados para evitar que o motorista altere sua postura ou tenha que desviar o olhar para utilizar os itens.


Os bancos trazem o Sistema de Estabilização Corporal, visando melhorar o suporte do corpo ao banco, evitando que os ocupantes se mexam para um melhor posicionamento (fator que acaba causando fadiga). 


Em termos de espaço interno, o novo HR-V oferece 3,5 centímetros a mais de espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, favorecendo a acomodação para os pés. Já o encosto do banco de trás ganhou dois graus adicionais de reclinação. O sistema de rebatimento de bancos Magic Seat está presente com três modos de utilização (Utility, Long e Tall).


O ar-condicionado digital traz um novo estilo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma "cortina de ar" entre os vidros laterais e o teto, sem atingir diretamente o corpo e minimizando o calor transmitido pelas superfícies envidraçadas. Outra evolução é a presença de duas saídas de ar para os passageiros do banco traseiro.


Exclusivamente de série na versão Touring está presente a abertura do porta-malas sem o uso das mãos. Simulando um chute sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro, a tampa abre automaticamente. A tampa também tem a função Walk Away Close: ao apertar um botão na moldura inferior da tampa e se afastar do veículo, o porta-malas se fecha automaticamente. Ambas as funções só funcionam se a chave presencial estiver por perto.


As versões EX e EXL trazem o já conhecido motor 1.5 de quatro-cilindros em linha aspirado, de alumínio, com 16 válvulas, injeção direta de combustível e variação da amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão (i-VTEC). O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão.


O rendimento deste propulsor é o mesmo da linha City: a potência é de 126 cavalos a 6200 rpm, tanto com etanol como gasolina, enquanto o torque é de 15,8 kgfm a 4600 rpm com etanol e de 15,5 kgfm a 4600 rpm com gasolina. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, as versões do HR-V com o motor 1.5 aspirado têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina, respectivamente) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l (com etanol e com gasolina, nesta ordem).


Nas versões Advance e Touring, o HR-V traz o motor 1.5 de quatro-cilindros em linha DI VTEC Turbo Flex, de alumínio e com injeção direta de combustível. A Honda afirma que as informações técnicas detalhadas sobre este propulsor serão divulgadas posteriormente.


O câmbio CVT, de relação continuamente variável oferece simulação de sete marchas por meio das aletas junto ao volante (paddle shifts), presente nas versões EXL, Advance e Touring). Já os recursos Step shift e EDDB (Early Down-shift During Braking) estão disponíveis em todas as versões. O Step shift é voltado para a condução esportiva ou em condições nas quais é exigida a performance máxima do motor. Quando o acelerador é levado ao fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança. Já o EDDB atua nas desacelerações, quando, baseado na utilização de freio e na aceleração do veículo, o câmbio reduz uma ou mais marchas, mantendo a atuação do freio-motor e a rotação do propulsor adequadas à situação topográfica e de condução.


O novo HR-V é fabricado na cidade de Itirapina (SP). Segundo a marca, a nova carroceria dispõe de rigidez torcional melhorada em 10%, graças à aplicação de aços de alta resistência, de especificação 980/780 Mpa, que não eram usados no HR-V anterior, mas que agora representam 8% do total empregado na fabricação da carroceria.


Todas as versões passam a ter o mesmo volume de porta-malas, que encolheu de 437 para 354 litros com os bancos em posição normal. Na geração passada, a versão Touring Turbo perdia alguns litros de capacidade por conta do formato do escapamento. Abaixo do forro do assoalho fica o estepe temporário com roda de 16 polegadas e pneu sobressalente 145/90.


O HR-V passa a ter conjunto de direção com pontos de fixação mais rígidos, proporcionando respostas mais ágeis do carro em relação à aplicação de movimento no volante. Já o conjunto de suspensão mereceu trabalho para a redução do atrito dos componentes a fim de melhorar o comportamento de rodagem sobre piso irregular. Além disso, há novos batentes de borracha dos amortecedores traseiros e novas buchas. Tudo para melhorar o comportamento em curva e aumentar o conforto a bordo, sobretudo para quem viaja na traseira. Em termos de isolamento acústico, o SUV passa a ter material fonoabsorvente de maior eficiência, assim como espuma expansiva de poliuretano em pontos ocos da estrutura.


Todas as versões do novo HR-V trazem de fábrica o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100 graus) e também se utiliza de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Eis os assistentes de condução presentes:

ACC - Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo: estabelece uma distância segura em relação ao veículo detectado à frente. Ele conta com o Low Speed Follow, função que permite a manutenção da distância do automóvel à frente mesmo em baixas velocidades;
CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona automaticamente os freios ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas demarcadas;
RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB - Ajuste automático de faróis: comuta automaticamente os fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.


Todas as versões também dispõem de seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), controles de estabilidade e tração, LaneWatch (assistente de redução de ponto cego por câmera embutida no retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em ladeiras, acionamento das luzes de emergência em frenagens severas, pontos de fixação para cadeirinhas infantis, alerta de baixa pressão dos pneus e câmera de ré com três modos de visualização.


Uma novidade é o controle de velocidade de descida, que atua em superfícies de menor aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar apenas no controle da direção, sendo desnecessário pisar nos pedais de freio ou acelerador. O sistema funciona entre 3 e 20 km/h.


O HR-V estreia o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca que é acessado via aplicativo de smartphone. Algumas das funções são: consultar status do veículo, acionar comandos à distância (como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine), saber a localização do veículo, bem como receber alertas, fazer agendamentos de revisões, entre outras funcionalidades. A tecnologia estará disponível nas versões Touring e Advance.

Confira agora as versões e os equipamentos de série disponíveis:

HR-V EX: a versão de entrada possui faróis Full LED, botão de partida do motor, modos de condução Normal e ECON (este último com foco na economia de combustível), rodas de alumínio de 17 polegadas, ar-condicionado automático com duas saídas na traseira, duas entradas USB voltadas para os passageiros do banco traseiro, central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com pareamento através do Android Auto e Apple Car Play sem fio, quadro de instrumentos com tela digital de 4,2 polegadas, sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, assentos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido na proporção 60/40, seis airbags, todos os recursos do Honda SENSING, controlador de velocidade em descidas, LaneWatch (câmera no retrovisor direito para redução de pontos cegos), câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold e alerta de pressão dos pneus.


HR-V EXL: seus adicionais são: bancos, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro preto, chave presencial Smart Entry (com abertura e fechamento dos vidros associados aos comandos de destravamento e travamento das portas, além do destrancamento do veículo por sensor de aproximação da chave), retrovisor interno eletrocrômico, espelhos dos para-sóis com iluminação, faróis de neblina em LED, volante com aletas para trocas sequenciais de marcha (paddle-shifts), apoio de braço com porta-copos no encosto do banco traseiro, dois porta-revistas, rodas de alumínio de 17 polegadas (com estilo exclusivo para as versões EXL e Advance), sistema de som com dois tweeters dianteiros e sensores de estacionamento traseiros.


HR-V Advance: além do motor 1.5 Turbo, seus diferenciais em relação ao HR-V EXL são: para-choques com estilo mais esportivo, dupla ponteira de escapamento, sensores de estacionamento dianteiros, modo Sport de condução, myHonda Connect, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos com tela digital colorida de 7 polegadas, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, função Tilt-Down no espelho direito ao engatar a ré e sensor de chuva. O couro do interior pode ser na cor preta ou cinza-clara, a depender da tonalidade da carroceria.


HR-V Touring: a versão mais completa vem com banco do motorista com acionamento elétrico em distância, altura e inclinação do encosto, botão na chave para partida remota do motor, rodas de 17 polegadas com design exclusivo, tampa traseira acionada eletricamente com sensor de movimento com função de fechamento sem uso das mãos, molduras externas e do raio inferior do volante na cor black piano, lanternas escurecidas e dois tweeters traseiros. Nesta versão também é possível optar pelos revestimentos internos em preto ou cinza-claro.


Todas as versões terão as seguintes opções de cores: a sólida Branco Tafetá, as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (estas duas últimas são novas para o HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.


A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX e couro a partir da versão EXL. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento em couro cinza-claro, e, nas demais tonalidades de carroceria, o couro é preto.


As versões EX e EXL terão o início do período de pré-venda no dia 2 de agosto, data em que ocorrerá o lançamento virtual do modelo para o público, através do canal da Honda Automóveis no YouTube. A chegada dos primeiros exemplares às concessionárias está prevista para o final do mesmo mês. As vendas das versões Advance e Touring começarão apenas em outubro, e os preços serão divulgados somente no momento de início das vendas.

A garantia do Honda HR-V 2023 é de 3 anos sem limite de quilometragem para todas as versões.

FOTOS - HR-V EXL




FOTOS - HR-V Advance


FOTOS - HR-V Touring

L



Comentários