A partir de agora, quem tiver interesse em um Audi Q3 pode se ver em um dilema: escolher o SUV tradicional (lançado há pouco mais de dois anos) ou levar para a garagem a versão Sportback? Antes de mais nada, é preciso falar um pouco mais sobre as versões disponíveis para este modelo. O Q3 SUV dispõe de três opções: Prestige (R$ 273.990), Performance (R$ 290.990) e Performance Black (R$ 315.990). Já o SUV com traseira de Coupé possui somente as versões Performance (R$ 315.990) e Performance Black (R$ 339.990).
Olhando lado a lado o Q3 Performance Black de carroceria "tradicional" e o Q3 Sportback Performance Black, é possível observar notar com facilidade as diferenças entre os modelos. Na dianteira, o SUV-Coupé traz grade frontal com aberturas em colmeia (parecidas com as do Q5 Sportback), no lugar das barras horizontais e verticais que se cruzam no SUV. Além disso, o Sportback conta com estilo exclusivo para as rodas de 19 polegadas, com cinco raios (o Q3 SUV mantém o estilo de 20 raios das rodas da extinta versão Black 1.4). Assim como o SUV, o Sportback possui vários detalhes externos em preto e as assinaturas S line.
A linha de teto do Sportback é mais suave e o modelo dispensa os racks de teto do SUV (que são funcionais e podem apoiar barras transversais para levar cargas). Além disso, no Sportback o teto solar é menor. Ele está resumido à área de vidro que pode ser aberta, enquanto no SUV está disponível um verdadeiro teto panorâmico, que permite que os ocupantes traseiros vejam o céu (mas só abre a parte frontal).
Na parte traseira, as diferenças entre os modelos são mais evidentes, a começar pela inclinação do vidro de trás. O para-choque traseiro do Sportback possui difusores de ar na parte inferior-central mais agressivas, enquanto o SUV traz detalhes discretamente mais esportivos no para-choque de trás, que fazem parte do pacote estético S line.
No porta-malas, surpresa: mesmo com as diferenças de estilo, ambos se igualam na capacidade de 530 litros com os bancos em posição normal. Tanto no SUV quanto no Sportback há iluminação no compartimento e na tampa, além de rede porta-objetos, ganchos de fixação, estepe do tipo temporário e tampa traseira motorizada que pode ser aberta ou fechada com um gesto do pé sob o para-choque traseiro. A diferença surge quando é necessário rebater os bancos traseiros para ganhar espaço: no SUV, o espaço disponível nesta condição é de 1525 litros, enquanto o Sportback oferece 1400 litros.
O interior do Q3 Sportback Performance Black é praticamente idêntico ao do seu equivalente SUV. A principal diferença aparece no deslocamento possível para os bancos traseiros bipartidos: enquanto eles podem correr 15 centímetros para frente ou para trás no SUV, no Sportback eles se movimentam até 13 centímetros. No mais, os equipamentos e padronagens de acabamento são rigorosamente idênticos para os dois modelos.
Os itens adicionais da versão Performance Black em relação ao Sportback Performance são: ajustes elétricos para os dois bancos dianteiros (que incorporam formato mais esportivo), revestimentos em mescla de microfibra e material sintético, forro de teto em preto, soleiras com a inscrição "S" iluminadas, pedaleiras esportivas, detalhe do painel em alumínio fosco escurecido, volante de base achatada, pacote "Porta-objetos/conveniência" (que adiciona redes porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, compartimento abaixo do banco dianteiro do lado do passageiro, além de luzes na tampa traseira, rede de fixação e tomada de 12 Volts no porta-malas), som com amplificador de 6 canais, potência de 180 Watts e 10 alto-falantes (incluindo subwoofer), controlador de velocidade em descidas e teto solar elétrico.
A lista de equipamentos também inclui sistema multimídia MMI com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas, reconhecimento de voz, Bluetooth e interface para smartphone para sistemas operacionais iOS e Android, pacote de iluminação ambiente (com focos de luminosidade no console central e nas portas), retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento (para desembaçar as lentes), retrovisor interno anti-ofuscante automático sem bordas, ar-condicionado automático de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes traseiros, Full LED com luzes de condução diurna, lanternas Full LED com luzes de seta dinâmicas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, monitoramento de pressão dos pneus, apoio de braço dianteiro, banco traseiro rebatível, corrediço e de assento bipartido (com apoio de braço e porta-copos retráteis, além de fixações ISOFIX e Top Tether para cadeirinhas infantis), volante com shift-paddles para trocas sequenciais de marcha, bancos e forros de porta com revestimentos de material sintético, alarme antifurto, chave presencial com partida do motor por botão, duas entradas USB dianteiras, tomada de 12 Volts e duas entradas USB voltadas para os ocupantes traseiros, assistente de partida em ladeiras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold (permite liberar o pedal do freio quando ativo, mesmo com o câmbio em Drive), controlador e limitador de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade, seletor de modos de condução (drive select), airbags frontais, laterais e de cortina, cintos de segurança com sensores de afivelamento e quadro de instrumentos Virtual Cockpit com tela de 10,25 polegadas.
No modelo SUV-Coupé, assim como no Q3 tradicional, o pacote Advanced também é opcional. Ele adiciona controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (que regula uma distância segura do veículo à frente e traz a função jam assist para condução autônoma em congestionamentos), além do Audi pre sense dianteiro (que executa uma série de ações para reduzir danos físicos aos passageiros em uma eventual colisão), do alerta de saída da faixa de rodagem, da câmera multifuncional e do sistema de som SONOS 3D de 680 Watts com 15 alto-falantes, incluindo subwoofer.
O motor 2.0 EA-888 TFSI movido a gasolina de quatro cilindros, com injeção direta e turbocompressor, entrega 231 cavalos e 34,7 kgfm de torque. Já o câmbio é o automático Tiptronic de 8 marchas e a tração integral quattro tem a distribuição de força entre os eixos gerenciada eletronicamente. Para maior eficiência em termos de consumo de combustível, o Start-Stop está presente.
Segundo a Audi, o Q3 Sportback Performance Black é apenas três quilos mais pesado do que seu equivalente SUV (1676 x 1673 kg). Até por isso, os números de desempenho são rigorosamente idênticos nos dois modelos: ambos fazem de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e atingem a velocidade máxima de 240 km/h, conforme a montadora. Também é igual o tanque de combustível em ambos, com capacidade para 60 litros.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).