Com uma gama bem diversificada de versões, o Fiat Pulse vem atingindo um patamar de vendas invejável para o segmento dos SUVs compactos. Atualmente, seu line-up é composto por cinco opções: Drive 1.3 Manual, Drive 1.3 CVT, Drive 1.0 Turbo CVT, Audace 1.0 Turbo CVT e Impetus 1.0 Turbo CVT. E, no último trimestre de 2022, chega ao mercado o Pulse Abarth. Nós do Auto REALIDADE já passamos uma semana avaliando a versão Drive 1.3 com câmbio manual e também fizemos um test-drive com a versão topo-de-linha Impetus. Agora, chegou a hora de conviver por dez dias com a versão Audace, a opção "quase" top, que dirigimos por mais de 800 quilômetros!
O visual do Pulse Audace está em um meio-termo entre as versões Drive e o modelo topo-de-linha Impetus. Olhando de frente, é possível reconhecer o Audace pela moldura prateada na parte inferior-central do para-choque dianteiro. É um detalhe de estilo que pode parecer simples, mas já dá um ar de sofisticação maior - nos clubes e grupos do Pulse, não é raro ver proprietários do modelo Drive que pintaram ou plotaram a peça. Apenas no modelo top Impetus os faróis de neblina estão presentes, restando ao Audace preencher este vazio com molduras pretas, em uma região do para-choque que incorpora passagens de ar funcionais.
A dianteira do Pulse se destaca por trazer faróis com LEDs nos fachos baixo, alto e nas luzes de posição em todas as versões, enquanto uma moldura em cinza percorre a parte superior das lentes dianteiras e a grade frontal. Esta, por sua vez, possui barras horizontais, é escura e deixa bem evidentes o logo da marca e a Fiat Flag, nome da flâmula com as cores da bandeira da Itália.
O Pulse Audace pode receber, como opcional, dois elementos de estilo que lhe dão mais sofisticação: pintura em dois tons (o teto, as colunas externas, as capas dos retrovisores e o aerofólio traseiro recebem a na cor sólida Preto Vulcano, que contrasta com a tonalidade do restante da carroceria) e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor cinza-chumbo, calçadas com pneus Pirelli Cinturato P7 205/50. É o mesmo estilo das rodas do Pulse Impetus: muda apenas o acabamento (na versão mais completa, as bordas externas são diamantadas). Elas substituem as rodas de 16 polegadas com pneus 195/60 que esta versão possui de fábrica.
Os retrovisores externos possuem luzes de seta embutidas em LED. Nesta versão, eles não possuem o rebatimento elétrico, que está presente no Pulse Impetus. O ângulo lateral evidencia os racks de teto pintados na cor grafite (e que são funcionais, capazes de apoiar barras transversais que suportam até 50 quilos sobre a capota) e as robustas molduras dos para-lamas e da parte interior da carroceria.
A traseira do Pulse conta com lanternas que se infiltram pela tampa do porta-malas. Suas luzes de posição e seus piscas são de LED, assim como o brake-light. A tampa do porta-malas acomoda a placa do veículo e a câmera de ré. O para-choque traseiro também possui a moldura inferior central em prata, e as duas molduras que simulam saídas de escapamento são cromadas nesta versão.
O interior do Pulse Audace lembra o ambiente das versões Drive, mas existem algumas diferenças em termos de acabamento. O volante com aro revestido de couro é item de série e, opcionalmente, também é possível incluir os revestimentos de couro nos bancos e em parte dos forros de porta dianteiros. No Audace, as portas dianteiras recebem pintura metalizada na área ao redor das maçanetas internas, que dá um ar mais requintado que o tom escuro das versões mais simples.
O volante do Pulse Audace possui o mesmo formato das outras versões. Com perfurações e costuras aparentes sobre o couro, ele possui detalhes prateados e botões para operação do computador de bordo, do telefone, dos comandos de voz para navegação e do controlador/limitador de velocidade de cruzeiro. Atrás dos raios do volante há outros botões para alternar entre faixas ou estações (atrás do raio esquerdo) e para alterar o volume (atrás do raio direito). A coluna de direção ajusta unicamente em altura, através de uma alavanca no canto esquerdo (na versão Impetus também existe o ajuste de profundidade). Há ainda o botão Sport, que assume a cor vermelha desde a versão Drive 1.0 Turbo e que interfere na assistência de direção, na atuação do controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e no tempo de resposta e de troca das marchas.
O quadro de instrumentos da versão Audace é praticamente idêntico ao das versões Drive. O velocímetro analógico fica à esquerda, acompanhado do nível de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, e o conta-giros, também analógico está do lado direito, junto do marcador de combustível. Ao centro dos instrumentos, o Pulse conta com uma tela digital de 3,5 polegadas que dispõe das seguintes informações:
- Velocímetro digital e alerta sonoro de velocidade excedida (entre 30 e 200 km/h), com intervalos de 5 em 5 km/h.
- Economia: informações de Trip A, Trip B (ambas exibem distância percorrida, tempo de viagem e consumo médio de combustível), além de autonomia estimada e indicador de consumo instantâneo, mostrado em um gráfico de barras, com escalas de - e +.
- Info Veículo: ele mostra algumas informações adicionais em relação ao Pulse Drive 1.3 manual já avaliado pelo Auto REALIDADE. Além do sensor de pressão dos pneus (com indicação do pneu a ser calibrado), da temperatura do óleo do motor, do horímetro do motor (horas efetivas de seu funcionamento), da quilometragem/dias restantes para próxima revisão e da tensão da bateria, esta versão Audace também exibe barras que indicam os níveis de potência e pressão do turbo instantaneamente utilizados (funcionam com o carro em movimento), além da temperatura da transmissão e do indicador de força G, que mostra as forças de deslocamento e inclinação da carroceria.
- Assistência ao motorista: mostra os gráficos do alerta de saída da faixa de rodagem (caso o veículo esteja se deslocando para as bordas da pista, o quadro exibe o direcionamento do veículo) e também exibe na tela a ordem de frear caso seja detectado o risco de uma colisão com o automóvel da frente.
- Informações de áudio: fonte do som (rádio AM/FM, USB, Bluetooth ou entrada auxiliar) e nome da música ou estação de rádio em reprodução.
- Mensagens: exibe informações que devem ser verificadas pelo motorista, como o de pressão baixa dos pneus.
- Configurações da tela: é possível programar as informações que são exibidas nos cantos superiores esquerdo e direito (temperatura externa, hora, data, consumo médio, autonomia ou nenhum) e ao centro (título do menu ou informações de áudio).
- Segurança: é possível fazer a ativação ou desativação do airbag dianteiro do passageiro, ver informações de telefone e/ou navegação por GPS na tela, controlar o volume dos avisos e também regular o brilho dos instrumentos, que afeta também a iluminação dos itens do painel e console.
Além disso, a tela exibe uma animação de boas-vindas ao ligar a ignição, mostrando o nome Pulse literalmente pulsando (nesta ocasião, os ponteiros de velocímetro e conta-giros giram até o fim), também possui indicador individual de porta aberta (mostrando inclusive se capô ou porta-malas estão abertos), exibe os gráficos dos sensores de estacionamento traseiros quando a marcha-a-ré é engatada e também mostra ícones do indicador de troca de marcha quando o câmbio está em modo sequencial, sugerindo fazer reduções ou subir marchas conforme necessário. A cada ignição, nos 30 primeiros segundos, são exibidos no canto direito desta tela os ícones de utilização dos cintos traseiros.
Na alavanca de luzes, há três posições no seletor giratório. Na posição "O", as luzes dianteiras de LED e lanternas ficam permanentemente acesas enquanto o carro estiver com a ignição ligada, enquanto a posição com o ícone do farol acende os faróis baixos e as luzes de placa, e a terceira posição, do farol acompanhado da letra "A", ativa o acendimento automático dos faróis. Nesta posição, ao empurrar a alavanca para a frente, fica ativo o farol alto automático, que só comuta para a iluminação mais intensa quando não há outras luzes em sentido contrário, para evitar o ofuscamento de outros condutores.
Ao dar um leve toque na alavanca, as luzes de seta acendem 5 vezes sem necessidade de movê-la até o clique (esta função é chamada pela Fiat de "Lane Change"). Os faróis contam ainda com a função Follow me Home. Puxando a alavanca das luzes em sua direção quando a ignição é desligada, o motorista consegue ajustar a duração da permanência das luzes externas acesas entre 30 e 210 segundos após desligar o veículo, ou então desativar este recurso.
Já a alavanca dos limpadores dianteiros e traseiro conta com posição de intermitência variável conforme a velocidade e de acionamento contínuo lento ou rápido. Caso o limpador dianteiro esteja ativo e a ré seja engatada, o limpador traseiro é automaticamente acionado uma vez, para melhorar a visibilidade do motorista pelo retrovisor interno.
Pelo sistema multimídia é possível ajustar a sensibilidade do sensor de chuva entre as opções desligado, Auto 1 e Auto 2. O sensor fica ativo quando o limpador está na posição de intermitência variável, e, de acordo com a quantidade de água que cai sobre o para-brisa, ajusta a velocidade de varredura das palhetas. Atenção: quando for selecionada esta posição da intermitência variável, os limpadores irão varrer o vidro dianteiro uma vez, ainda que ele esteja seco.
A central multimídia do Pulse Audace conta de fábrica com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, mas opcionalmente ela pode passar a ter 10,1 polegadas, como no carro avaliado. Através de seu layout personalizável, é possível criar diferentes perfis de usuário e, a partir deles, salvar diversas preferências, como as informações exibidas nos menus e as configurações do veículo, ou até entrar no "modo manobrista", que protege o conteúdo exibido pelo sistema multimídia. A base da tela possui sete ícones de atalho, que são os seguintes:
- Principal: exibe as telas iniciais que podem ser personalizáveis. É possível escolher entre quatro layouts que permitem adicionar dois, três ou até quatro widgets por página (na central com tela de 8,4 polegadas, só é possível adicionar até dois widgets por tela), e o usuário pode escolher entre adicionar os menus "em execução" (do sistema de som), favoritos do telefone, chamadas recentes do telefone, percurso A, percurso B, conforto (com informações do ar-condicionado), atalhos personalizados ou remover widget.
- Mídia: concentra as informações sobre rádio AM/FM e outras opções de mídia, como a reprodução de áudio nos dispositivos Bluetooth e USB. É possível salvar estações de rádio, fazer pesquisas por mídias através de teclado, ver capas de álbuns (caso disponível) e ouvir os áudios de vídeos, embora não seja possível visualizar suas imagens.
- Conforto: exibe as informações de ar-condicionado. É possível ajustar a temperatura de meio em meio grau entre 16 e 28 graus Celsius, escolher o direcionamento do vento, regular a velocidade da ventilação e selecionar o desembaçamento dianteiro, desembaçador traseiro, modo de funcionamento do ar-condicionado automático ou "no máximo" (temperatura mínima e ventilação máxima), além de desligar o compressor de ar, o aparelho por completo ou alternar entre recirculação de ar ou admissão do ar externo.
- Nav (seu ícone possui uma bússola funcional): mostra as informações do GPS TomTom instalado na memória do aparelho, que conta com informações de trânsito em tempo real (exibindo traços vermelhos ou alaranjados em trechos de congestionamento), além de indicação de radares de velocidade, visualização em 2D ou 3D, opção de ativação/desativação dos sons de GPS, busca por pontos de interesse, definição de locais favoritos (como casa e trabalho) e planejamento de percursos. Caso o carro esteja com baixo nível de combustível, o GPS pode perguntar se o motorista deseja encontrar um posto de gasolina. Também é possível utilizar comandos de voz para encontrar locais e traçar rotas.
- Telefone: é possível parear dois telefones simultaneamente com o sistema multimídia, atender e recusar chamadas telefônicas, além de gerenciar a lista de contatos e fazer discagens. Quando um celular está espelhado com a central multimídia, este menu se converte no CarPlay/Android Auto.
- Veículo: neste menu é possível gerenciar as informações de percurso (trip A e trip B, com a informação adicional da velocidade média, além da autonomia prevista), acessar o controle de desligar a tela e alterar as configurações do veículo.
- Apps: vários ícones de atalho podem ser encontrados neste menu, podendo ser favoritados. Os atalhos padrão são: Assist (permite ativar a assistência emergencial Fiat Connect 24h e a central de atendimento Fiat Connect), Ativar serviços (para utilização dos serviços Uconnect), Avisos (exibe mensagens), Bluetooth, configurações de áudio, câmera de ré, configurações do veículo, conforto (comandos de ar-condicionado), controles (nesta versão, visualizar a câmera de ré e desligar a tela), atalho para apagar a tela, gestão de aparelhos conectados com o veículo, Hotspot Wi-Fi, mídia (rádio, USB, Bluetooth...), navegação GPS, notificações armazenadas, informações de percurso A/B, perfis de motorista, rádio AM, rádio FM, chamada de emergência (SOS), telefone e acesso ao conteúdo na entrada USB 1.
Abaixo das saídas de ar centrais do painel ficam concentrados diversos botões em preto-brilhante: além dos comandos físicos do ar-condicionado, também há botões para controle do sistema multimídia (para ajustar volume, ligar/desligar o aparelho ou somente apagar a tela, além de deixar o volume no mudo), bem como o comando para travamento das portas (vale mencionar que as portas são travadas automaticamente quando o carro chega a 20 km/h e que uma luz vermelha acende junto a este botão caso as portas estejam destravadas), do funcionamento do assistente de permanência na faixa de rodagem e para o acionamento do controle de tração TC+ (uma evolução do Locker, que freia uma roda que esteja patinando e transfere torque para a roda com mais aderência, desativando o controle de tração tradicional), que incorpora o ABS Off-Road (quando ativado, ele faz com que as rodas travem intermitentemente durante a frenagem, o que, em situação de areia ou lama, faz com que os montes de terra formados com o travamento das rodas ajude a parar o veículo em um espaço mais curto). As funções TC+ e ABS Off-Road podem ser acionadas com o carro em movimento e ficam disponíveis até a velocidade de 65 km/h; após isso, são automaticamente desabilitadas. Abaixo do botão do pisca-alerta há um visor iluminado que indica se o airbag dianteiro do passageiro está ativo ou desativado.
Atualmente com preço de R$ 115.290, o Pulse Audace tem valor de tabela 5.000 reais superior em relação à versão Drive 1.0 Turbo Flex e traz os seguintes itens adicionais: câmera de ré com linhas de guia adaptativas, rodas de liga leve de 16 polegadas com detalhes diamantados, aletas junto ao volante para trocas de marcha sequenciais (paddle-shifters), pacote de assistências de condução (composto por frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de permanência na pista e comutação automática dos faróis altos); banco traseiro bipartido na proporção 60/40 com assento rebatível, carregador de bateria de celular por indução, chave presencial com botão para partida remota do motor, volante com revestimento em couro, ignição por botão, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.
A versão Audace possui três pacotes opcionais. O mais barato deles é o Pack Multimídia 10,1", que custa R$ 990 e amplia a tela do sistema multimídia de 8,4 para 10,1 polegadas, adicionando também o GPS integrado ao aparelho. Para mais conectividade, está disponível o Pack Connect Me pelo valor de R$ 3.690. Além da ampliação da tela do sistema multimídia para 10,1 polegadas, estão inclusas todas as funcionalidades do Fiat Connect Me. Por fim, o Pack Design III tem custo de R$ 5.290 e adiciona rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos revestidos em couro e a pintura de teto, capas dos retrovisores, aerofólio e colunas externas na cor Preto Vulcano. Vale dizer que, mesmo adquirindo o Pack Design III, ainda é preciso pagar o valor da pintura de carroceria desejada.
O Pulse Audace pode ser adquirido nas cores Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional), Vermelho Montecarlo (+ R$ 990, sólida), Branco Banchisa (+ R$ 990, sólida), Azul Amalfi (metálica, + R$ 1.990), Prata Bari (metálica, + R$ 1.990), Cinza Silverstone (metálica, + R$ 1.990), Branco Alaska (perolizada, + R$ 2.390) e a "especial" Cinza Strato por R$ 1.490 adicionais. Para quem quiser o Kit Design III, as opções de pintura da carroceria em dois tons são: Branco Banchisa com teto Preto Vulcano (+ R$ 990), Vermelho Montecarlo com teto Preto Vulcano (+ R$ 990), Prata Bari com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.990), Azul Amalfi com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.990) e Cinza Strato com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.490).
A unidade do Pulse Audace avaliada traz o Pack Design III com pintura em Vermelho Montecarlo + Preto Vulcano, além do pacote do Fiat Connect Me. Com os reajustes ocorridos de maio para junho, seu preço subiu de R$ 124.843 para R$ 125.260, encostando no valor de R$ 126.990 da versão Impetus. Vale dizer que a opção mais completa do Pulse, além de ter a pintura em dois tons, as rodas de 17 polegadas, os tapetes em carpete, os revestimentos em couro e o sistema multimídia com GPS nativo e tela de 10,1 polegadas (que são todos opcionais no Audace), também traz itens exclusivos de série, como sensores de estacionamento dianteiros, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia embutidas (que se acendem ao abrir uma das portas), quadro de instrumentos digital com tela colorida de 7 polegadas, ajuste de profundidade para a coluna de direção e faróis de neblina com função de luzes de conversão estáticas. Considerando seu porte, motorização e posicionamento no mercado, o Pulse Audace tem como principal rival o Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI (R$ 119.550).
Veja os valores sugeridos pela Fiat para as revisões do Pulse Audace:
1ª Revisão (10 mil quilômetros ou 12 meses): R$ 556,00
2ª Revisão (20 mil quilômetros ou 24 meses): R$ 568,00
3ª Revisão (30 mil quilômetros ou 36 meses): R$ 652,00
4ª Revisão (40 mil quilômetros ou 48 meses): R$ 732,00
5ª Revisão (50 mil quilômetros ou 60 meses): R$ 580,00
6ª Revisão (60 mil quilômetros ou 72 meses): R$ 1.092,00
Impressões ao dirigir
Mesmo com o banco do motorista ajustado na posição mais baixa possível, quem dirige o Pulse vai notar que seu posicionamento está um pouco mais elevado do que o da maioria dos sedãs e hatches no trânsito. Este posto de condução mais alto favorece a visibilidade para todos os lados, complementada pelos retrovisores bem-dimensionados e pelos apoios de cabeça traseiros que podem ser rebatidos para baixo quando não estão em uso. A capa plástica mais grossa do espelho interno eletrocrômico faz com que seu ajuste seja um pouco menos preciso do que o de um retrovisor interno simples (assim como acontece com a maioria dos carros com retrovisor fotocrômico), mas o fato de não precisar usar a função dia/noite compensa.
A direção é muito leve e cômoda nas manobras de estacionamento, transmitindo mais segurança assim que a velocidade aumenta. Além disso, o volante é ergonômico, com bons apoios para as mãos, e a coluna de direção, mesmo sem o ajuste de profundidade nesta versão, é razoavelmente avançada em direção ao motorista, para que os braços não fiquem tão flexionados durante a condução.
Como é de se esperar de um Fiat, o conjunto de suspensão absorve bem as irregularidades do piso e foi capaz de superar lombadas, buracos e outros obstáculos sem batidas secas nem raspadas na parte inferior da carroceria, sendo inclusive apto a encarar trechos off-road leves, com o auxílio do controle de tração avançado. Ao mesmo tempo, este conjunto consegue transmitir bom nível de estabilidade em curvas para um SUV, embora tenha um acerto menos rígido que no Nivus, que está mais próximo do Polo neste aspecto. O SUV da Volks, no entanto, está em um patamar aquém do Pulse no quesito de lidar bem com os pisos ruins.
O ar-condicionado resfria a cabine em poucos minutos (ajudando a manter o calor de 35º C de Teresina do lado de fora do carro) e começa a direcionar vento para a região dos pés antes das saídas do painel começarem a ventilar. Nos períodos de chuva, os desembaçadores atuaram de forma satisfatória para permitir uma melhor visibilidade.
À noite, a iluminação dos faróis de LED agrada pela luz azulada e pelo bom índice de claridade nas laterais. Bem que a cúpula dos instrumentos poderia ter material menos refletivo, pois as luzes acabam sendo projetadas para a região em torno do quadro quando está escuro.
Nossa maior curiosidade era mesmo conviver com o motor Turbo, e o seu nível de força surpreendeu, transmitindo agilidade inesperada para a carroceria de 1234 quilos. Na grande maioria das situações, nem chega a ser necessário pisar fundo para ser apresentado a toda a força deste propulsor. Para se ter uma ideia da disparidade da diferença entre a entrega de força do 1.0 "TF 200" e do 1.3 Firefly, basta comparar a faixa de rotações por minuto em que o torque é integralmente entregue. Na versão Turbo, esta força está integralmente disponível a 1750 rpm com gasolina ou etanol, enquanto no Pulse 1.3 (que possui 32,8% a menos de torque) é necessário acelerar pelo menos até 4000 rpm se o motor estiver usando etanol. No Volkswagen Nivus, que possui a mesma força, o torque só está plenamente disponível a 2000 rpm.
Rodando a 60 km/h, o Pulse já está na faixa de rotação da entrega completa de torque, enquanto a 100 km/h constantes o motor trabalha a cerca de 2100 giros por minuto. Assim como a grande maioria dos motores turboalimentados, o 1.0 do Pulse possui um nível de vibrações notadamente mais elevado em sua fase fria de funcionamento, que se dissipa assim que o motor chega a uma temperatura adequada de trabalho.
É bem verdade que um bom motor pode ser seu desempenho filtrado por uma transmissão medíocre, mas o câmbio automático CVT presente no Pulse merece tantos elogios quanto o propulsor em si. A transmissão emula as sete posições de marcha de forma discreta sob condução tranquila, trabalhando para manter o motor em um regime baixo de rotações. A atuação desta transmissão é boa a ponto de dispensar a utilização do modo sequencial de trocas de marcha na maior parte das situações, mas é muito interessante saber que também é possível utilizar as aletas junto ao volante ou o trilho à esquerda da posição Drive. Bipes indicam sobre engates de marcha inadequados, que são vetados pela transmissão (exemplo: tentar reduzir uma marcha quando a primeira está engatada). O CVT também compreende que, se o motorista pegar leve com o acelerador depois de acionar o modo sequencial, seu papel é o de retomar seu trabalho no modo Drive tradicional. Quando o modo sequencial está acionado, o computador de bordo exibe ícones de sugestão para que o motorista faça as trocas de marcha.
Em algumas situações, como quando o pedal de freio é solto e o veículo começa a andar em Drive sem acelerar, bem que a transmissão poderia atuar para permitir uma saída um pouco mais suave. Além disso, seria interessante que a tela do computador de bordo exibisse a marcha engatada, pois só dá para conferir esta informação com o câmbio no modo sequencial (na Toro, mesmo na posição Drive, é possível ver a marcha de D1 a D9 nos instrumentos). Até mesmo o Pulse Impetus, que possui a mesma tela digital da Toro, não mostra a posição de marcha em Drive.
A título de informação, monitoramos em quais velocidades o Pulse Audace sugere as trocas de marcha sob condução tranquila. Vale dizer que as velocidades em que as mudanças nas relações de marcha ocorrem sempre estão sujeitas a variarem conforme as condições do ambiente, da condução e do veículo:
1ª para 2ª marcha - aproximadamente 23 km/h
2ª para 3ª marcha - aproximadamente 35 km/h
3ª para 4ª marcha - aproximadamente 40 km/h
4ª para 5ª marcha - aproximadamente 49 km/h
5ª para 6ª marcha - aproximadamente 58 km/h
6ª para 7ª marcha - aproximadamente 72 km/h
O modo Sport do Pulse não faz subir a rotação do motor ao ser acionado quando o cruise-control está ativado, mas, se o motorista estiver com o pé no acelerador, os giros sobem (a 90 km/h constantes, o motor foi de 1900 rpm a quase 2500 rpm). O condutor percebe muito bem que o pedal do acelerador fica mais reativo, e o motor ronca mais alto. Além disso, a diferença do peso da direção só fica mais evidente em certas situações, como nas curvas aceleradas. Sob condução tranquila e em baixa velocidade no modo Sport, o volante ainda possui manejo bem leve.
Veja os resultados dos nossos testes de desempenho com o Pulse Audace, realizados em pista sem tráfego, com uma pessoa a bordo, ar-condicionado desligado, gasolina no tanque, controles eletrônicos ativados, câmbio em Drive e cronometragem automática pelo app GPS Acceleration:
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 4,6 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 5,9 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 7,6 segundos
Apenas para efeitos de comparação, o Nivus Highline acelerou de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos em nosso test-drive, enquanto o Duster Turbo Flex, mesmo com motor bem mais potente, cumpriu a prova em 10,2 segundos. O resultado do nosso teste de 0 a 100 km/h com o Pulse Audace foi 0,2 s mais rápido que o dado de fábrica da Fiat com gasolina.
No quinto dia de testes, o quadro de instrumentos alertou que um dos pneus estava com pressão baixa - mais especificamente o traseiro direito. Após calibrar o pneu, é necessário apertar e segurar o botão OK do volante para fazer o reset do monitoramento de pressão. A indicação específica de qual pneu está descalibrado é boa. Mas a Fiat deveria seriamente considerar a instalação de um adesivo no veículo especificando qual é a pressão correta a ser inserida nos pneus: não adianta olhar o vão das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Nós tivemos que baixar o manual do proprietário do modelo para vasculhar o índice e, ao achar a seção de rodas e pneus, ser remetido a outra página (de dados técnicos) para saber a pressão a ser utilizada. Tome nota: todos os pneus do Pulse devem ser calibrados com 32 libras, ou 36 libras (se forem as rodas de 17 polegadas, como no carro testado) caso a intenção seja obter uma maior economia de combustível. O mesmo pneu perderia pressão mais duas vezes ao longo dos dez dias de nossa avaliação.
Falando em consumo de combustível, o Pulse Audace ficou em um patamar intermediário entre os dados do Inmetro e o veterano motor 1.8 e.TorQ. O SUV compacto não chegou a fazer os prometidos 12,0 km/l com gasolina na cidade, mas apresentou resultados bem melhores que o Argo Precision 1.8 automático (que avaliamos em setembro de 2017 e registrou um consumo urbano de gasolina de 8,5 km/l). No Pulse, utilizamos gasolina nos primeiros sete dias de avaliação, e em seguida abastecemos com etanol. Spoiler: em nosso teste, também não conseguimos igualar ou superar o dado do Inmetro de 8,5 km/l na cidade com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Confira agora os resultados do SUV compacto rodando predominantemente na cidade, com uma ou duas pessoas a bordo na maior parte do tempo e uso moderado do ar-condicionado:
GASOLINA
Consumo de combustível médio: 10,5 km/l
Distância percorrida: 655,7 km
Velocidade média (estimada): 24 km/h
Até o primeiro reabastecimento, ocorrido logo depois que o veículo entrou na reserva
Consumo de combustível médio: 10,5 km/l
Distância percorrida: 387,7 km
Velocidade média (estimada): 25,4 km/h
Após o primeiro reabastecimento com gasolina
Consumo de combustível médio: 10,5 km/l
Distância percorrida: 268,0 km
Velocidade média (estimada): 23 km/h
ETANOL
Consumo de combustível médio: 7,8 km/l
Distância percorrida: 149,9 km
Velocidade média (estimada): 19 km/h
Como já foi relatado por proprietários de Pulse, nem todos os postos de combustíveis dispõem de bombas com os bocais mais finos adequados para o reabastecimento do Fiat no modo automático. Neste caso, é importante se certificar com o frentista de que o bocal é adequado para o abastecimento. Na dúvida, peça para que ele complete manualmente, evitando o risco de que o combustível seja despejado na lataria do carro.
Durante nosso convívio com o Pulse Audace, o assistente de permanência na faixa de rodagem funcionou muito bem, até mesmo em situações de chuva, pista suja e visibilidade reduzida. O ícone deste assistente, que fica embutido no conta-giros, acende na cor branca caso o sistema esteja indisponível (o que ocorre quando a velocidade é inferior a 60 km/h ou quando o motorista aciona a seta). Se o sistema estiver ativo e o veículo respeitar as margens da pista, o ícone acende na cor verde. Já quando o carro está saindo da faixa, o ícone fica na cor amarela. O Pulse é capaz de esterçar o volante para redirecionar a trajetória do veículo. Caso o motorista passe um tempo muito longo sem segurar o volante, um alerta surge para que o condutor ponha as mãos na direção. Se a ordem for desobedecida, a assistência de permanência na faixa é interrompida. Optamos pelo nível médio de correção do volante e pela distância média de reação da saída de faixa.
Já o alerta de colisão frontal ficou indisponível nos dias de chuva intensa ou então sob sol muito forte (como no início da manhã ou no fim de tarde), por conta da visibilidade reduzida nestas situações, mas em duas ocasiões ele atuou durante nosso teste. Deixamos o alerta ativo para a distância mais longa possível. Quando um automóvel está próximo da dianteira do Pulse e é detectada uma discrepância muito grande de velocidade entre os veículos, aparece a ordem "Frear!" (nos instrumentos) e um bipe de advertência para o motorista pisar no freio. A situação relatada não foi tão grave a ponto do veículo iniciar a frenagem de forma autônoma: este é um recurso que só entra em ação em último caso. Aliás, os freios (a disco no eixo dianteiro e com tambores na traseira) atuaram bem em todas as condições.
Boletim comentado do Fiat Pulse Audace
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