Enfim, a Renault apresenta no Brasil a Oroch 2023. É a primeira vez que a picape recebe modificações de estilo desde que começou a ser oferecida em nosso País, há quase sete anos. Agora, ela conta com três versões: PRO, Intense e Outsider. Tanto a Oroch PRO quanto a Intense trazem o já conhecido motor 1.6 SCe aliado ao câmbio manual de seis marchas (uma a mais do que antes), enquanto a opção Outsider estreia o motor 1.3 TCe Turbo Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster Iconic, com 170 cavalos a 5500 rpm e 27,5 kgfm de torque entre 1600 e 3750 rpm.
Entre as inovações do motor TCe estão: injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento e mais de 300 mil quilômetros de validação em testes. O desenvolvimento da variação flex deste motor ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Esse motor é combinado com o câmbio automático CVT XTronic com simulação de oito marchas e opção de trocas sequenciais ao posicionar a manopla para a esquerda depois de colocar a alavanca em Drive, o que permite manter marchas mais reduzidas para situações de ultrapassagens e retomadas, além de aumentar a atuação do freio-motor em situações de longos declives.
A Oroch também dispõe do sistema Start&Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas, e que, segundo a Renault, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. A marca declara que a versão Outsider 2023 acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, o consumo na estrada é de 11,0 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Já com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.
Nas versões PRO e Intense, que passam a ter o câmbio manual de seis marchas (antes só existente na extinta versão 2.0), houve uma ligeira melhora no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, que passou de 12,5 s para 11,8 segundos, bem como na velocidade máxima, que agora é de 169 km/h. A relação da primeira marcha ficou 9% mais curta, privilegiando as acelerações, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa na última marcha, reduzindo a rotação em 18% à 120 km/h.
Oferecendo 120 cv e 16,2 kgfm de torque com etanol, o motor 1.6 SCe traz uma redução de até 1,8% no consumo em relação ao modelo anterior, conforme a Renault. Além do Start&Stop, também está disponível o botão ECO, que torna o pedal do acelerador menos reativo e diminui a potência do ar-condicionado para obter um menor consumo.
As mudanças de estilo da Oroch são, no geral, discretas. Diferentemente do Duster, que passou por uma remodelação em 2020, a picape passa por uma reestilização mais leve. A dianteira passa a ter mudanças na grade frontal e no para-choque, além de novos alojamentos para os faróis de neblina e o "ski" (moldura central) frontal. O ângulo de ataque passa a ser de 27,6º.
A Oroch 2023 passa a ter novas barras de teto, que suportam até 80 quilos, além de santantônio redesenhado com o nome do modelo e rodas de liga leve redesenhadas, sendo pintadas de cinza na versão Intense e com bordas diamantadas e detalhes escurecidos na Outsider. Atrás, as lanternas passam a ter máscaras pretas e a tampa da caçamba recebe novo logo Oroch. Em todas as versões, o protetor de caçamba é de série.
A versão Outsider traz ainda molduras alargadoras de para-lamas, faróis de longo alcance auxiliares e frisos laterais. Por fim, a Oroch passa a ter uma cor inédita, a Cinza Lune, exclusiva para a picape.
Por dentro, a Oroch teve mudanças mais significativas e estreia painel redesenhado, novos forros de porta e acabamento dos bancos revisto. O painel traz design mais horizontal, com saídas de ar retangulares e com detalhes em prata fosco, incorporando botões de comandos na parte central. A versão Outsider traz frisos e costuras na cor laranja Corail, presente no painel e em detalhes dos bancos.
O quadro de instrumentos passa a ser compartilhado com o Captur, trazendo ao centro duas telas, uma para o velocímetro digital e outra para o computador de bordo, enquanto conta-giros e marcador do nível de combustível são analógicos. Já o volante é semelhante ao do atual Duster, com detalhes em prata-escovado e com botões iluminados.
As versões Intense e Outsider contam de série com nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas EasyLink, com espelhamento de tela sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay. As versões Intense e Outsider da Oroch também possuem retrovisores externos com regulagem elétrica e sensores de ré de série.
A versão Outsider, por sua vez, possui ar-condicionado digital automático, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos após desligar a ignição por períodos configuráveis de 30 s a 120 segundos.
Todas as versões da Oroch 2023 passam a vir de fábrica com os controles de estabilidade e tração, além do assistente de partida em rampas (que mantém o veículo parado em pisos inclinados por até dois segundos até o motorista acelerar), sistema anti-capotamento (que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com os controles de tração e estabilidade para evitar o tombamento) e freios ABS com Brake Assist System, que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência.
Com 2,83 metros de distância entre-eixos, a Oroch possui caçamba que comporta 683 litros e traz 1,175 metro de largura e 1,35 m de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg e a capacidade de carga total é de até 680 quilos. A picape mantém o conjunto de suspensão independente nas quatro rodas, com braços do tipo multilink na traseira. Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65, "verdes" e de uso misto.
Confira agora os preços e conteúdos de cada versão da Oroch 2023:
PRO: R$ 105.800
Motor 1.6 SCe e câmbio manual de seis marchas
A versão de entrada da Oroch vem de fábrica com ar-condicionado manual, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura da coluna de direção, travas e vidros dianteiros elétricos, protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto, alarme, dois airbags frontais, freios ABS com assistente de frenagem de emergência, controles de estabilidade e tração, sistema anti-capotamento e assistente de partida em ladeiras.
Intense: R$ 111.300
Motor 1.6 SCe e câmbio manual de seis marchas
Nesta versão intermediária, a picape passa a ter rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema multimídia EasyLink com tela de 8 polegadas e espelhamento de tela de celular sem fios, vidros traseiros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas pintados na cor preto-brilhante e para-choques na cor da carroceria.
Outsider: R$ 137.100
Motor 1.3 TCe Turbo Flex e câmbio automático CVT X-Tronic com emulação de oito marchas
A versão topo-de-linha vem de fábrica com ar-condicionado automático e digital de zona única, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento em material sintético, rodas com bordas diamantadas e detalhes escurecidos, além do motor Turbo Flex e do câmbio CVT.
Nas concessionárias, serão oferecidos 24 acessórios para a picape, além de quatro kits. O "Kit Robustez" adiciona tapetes de borracha, capota marítima e santantônio, enquanto o "Kit Segurança" agrega frisos para as portas, trava de estepe, alarme volumétrico e câmera de ré. Já o "Kit Praticidade" inclui estribos laterais, funcionalidade tilt-down do retrovisor ao engatar a ré, iluminação de caçamba e engate para reboque. Por fim, o "Kit Aventura" reúne tapetes de carpete, soleiras para as portas, barras de teto, suporte para bicicletas e carregador de bateria de celular por indução.
A Oroch 2023 também está disponível no Renault on Demand, plataforma de veículos por assinatura cujo valor da mensalidade inclui as revisões, troca de peças de desgaste natural, pneus, além de despesas com documentação, seguro e serviços de assistência 24 horas. A contratação do serviço pode ser feita totalmente on-line.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).