A Volkswagen já ensaia versões modernizadas da sua clássica van T1 (a primeira geração da Kombi) há mais de vinte anos. Em janeiro de 2001, a marca revelou a Microbus Concept, com pinturas em dois tons e referências saudosistas à Kombi "corujinha". Dez anos depois, em 2011, era revelada ao mundo a van Bulli Concept, um pouco menor, mas que também trazia referências à "Velha Senhora" até no nome (que, em alemão, se refere a um dos apelidos do modelo). No ano de 2016, a Volks apresentou o conceito BUDD-e, que não incorporava tantas homenagens à Kombi no estilo, mas fazia um "showcase" das novas tecnologias que viriam nos próximos automóveis da VW. Por fim, no início de 2017, a Volkswagen mostrou a versão conceitual do I.D. Buzz de passageiros, seguida do conceito I.D. Cargo em 2018 e de exemplares elétricos das clássicas Kombis T1 e T2 em 2019 e 2020. Agora, a marca finalmente apresenta as vans elétricas ID. Buzz e ID. Buzz Cargo em suas versões de produção em série.
A Volkswagen garante que o ID. Buzz é neutro em emissões de carbono durante todo o seu ciclo de vida, desde a fabricação até o transporte. A van possui um alto percentual de materiais reciclados e seus revestimentos internos não utilizam couro. ID. Buzz e ID. Buzz Cargo chegarão ao mercado inicialmente em alguns países europeus em setembro deste ano, com pré-vendas previstas para maio.
Na Europa, a ID. Buzz terá bateria de 77 kWh, que fornece corrente para um motor elétrico com força equivalente a 204 cavalos, que transmite força para o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Na corrente DC, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. Como acontece com todos os modelos da família ID. da Volkswagen, ID. Buzz e ID. Buzz Cargo são construídas sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.
Tanto ID. Buzz quanto ID. Buzz Cargo trazem o sistema de alerta local Car2X, que utiliza informações de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos nas vias em tempo real. Outros itens presentes nas vans são o Front Assist (alerta de colisão frontal) e Lane Assist (assistente de permanência na faixa de rodagem). Uma nova função é o Travel Assist com Swarm data, que facilita a condução parcialmente autônoma e até as mudanças de pista, caso necessário. Outra novidade é a memorização para posição em que o veículo foi estacionado, para que seja possível retornar à posição original caso necessário. O software do sistema multimídia pode ser atualizado sem fio por redes Wi-Fi (Over-the-Air).
Com comprimento de 4,71 metros e distância entre-eixos de 2,98 m, a ID. Buzz tem coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,285, e o ID. Buzz Cargo possui Cx de 0,29. Por ora, a ID. Buzz será comercializada somente com cinco lugares (e porta-malas de 1121 litros que pode ser ampliado para até 2205 litros com o rebatimento da fileira traseira de bancos rebatida).
Futuramente, virão as versões com seis e sete lugares, bem como a carroceria com distância-entre eixos maior. Na versão Cargo, há dois ou três bancos na dianteira e uma divisória fixa separando o espaço de carga. O furgão pode levar dois pallets de tamanho padrão na parte traseira.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).