A Toyota apresenta, de uma vez, mais dois produtos que levam a grife esportiva GAZOO Racing: a terceira edição da Hilux GR-S (feita em Zárate, na Argentina) e o Corolla Cross GR-Sport (fabricado em Sorocaba, SP). Ambos começam a ser vendidos a partir de hoje, 23 de março.
A Toyota Hilux GR-S traz motor 2.8 Turbodiesel com intercooler de quatro cilindros em linha que rende 224 cavalos, 20 cv a mais do que as demais versões, e 55,0 kgfm de torque a 2800 rpm, 4,1 kgfm a mais do que as outras opções da picape. O propulsor está acoplada a um câmbio automático de seis marchas com modo sequencial e borboletas atrás do volante. A tração pode ser 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzida, com acionamento através de seletor giratório e opção de desconexão automática do diferencial.
O conjunto de suspensão recebeu nova configuração nas molas para maior rigidez e foi ampliado em 30% o diâmetro dos amortecedores monotubo. Segundo a Toyota, a direção passa a oferecer resposta mais direta e linear em condições de alta velocidade.
Na parte estética, a Hilux GR-S se diferencia por trazer grade de estilo exclusivo com o nome “Toyota” por extenso e emblema “GR”, para-choque dianteiro específico para esta versão, molduras dos para-lamas mais robustas, adesivos na parte inferior das portas, além de detalhes em preto (em componentes como maçanetas externas, capas dos retrovisores, santantônio na caçamba e estribos laterais). Por fim, a versão GR-S da Hilux possui novo estilo para as rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 265/60 All-Terrain.
Internamente, os diferenciais da Hilux GR-S estão em detalhes como o revestimento dos bancos dianteiros (que combinam couro natural e ecológico além do Suede perfurado, com costuras vermelhas e emblemas GR nos apoios de cabeça), o forro de teto e as colunas em preto, os emblemas GR presentes no botão de ignição e na chave, além da plaqueta de identificação com o número da unidade, bem como as pedaleira de alumínio e os tapetes exclusivos para esta versão.
A lista de equipamentos de fábrica inclui faróis Bi-LED com acendimento temporizado segundos após o desligamento do motor (follow me home) e ajuste automático de altura, lanternas traseiras em LED, luzes diurnas e faróis de neblina em LED, GPS incorporado ao sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, sistema de som com oito alto-falantes e subwoofer, chave presencial com partida do motor por botão, modos de condução Eco e Power, câmera de ré com monitor de visão em 360 graus e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Em termos de segurança, a Hilux GR-S vem com assistente de partida em subidas, controle ativo de tração, bloqueio do diferencial traseiro, controlador de velocidade em descidas, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas; alerta de desvio da faixa de rodagem com assistente de permanência na pista, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC, com manutenção de uma distância do veículo à frente); alerta de veículos em pontos cegos, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência em frenagens de emergência (BA), luzes de frenagem de emergência, controle de estabilidade, controle de oscilação de trailer, diferencial de deslizamento limitado eletronicamente, sete airbags (dois frontais, um para os joelhos do motorista, dois laterais e dois de cortina), cintos dianteiros ajustáveis em altura com pré-tensionador e limitador de força, indicação sonora de cinto desafivelado para todos os bancos e ancoragens ISOFIX para cadeirinhas infantis.
São três as opções de cores para a carroceria: Preto Attitude, Vermelho Volcano e Branco Pérola. Essas duas últimas opções apresentam uma alternativa em dois tons, onde teto, capô e retrovisores são pintados na cor Preto Attitude. A Hilux GR-S tem preço sugerido de R$ 348.790.
Já a versão GR-Sport do Corolla Cross traz o mesmo motor das demais versões (o 2.0 Dynamic Force Dual VVT-i 16V Flex que, abastecido com etanol, rende 177 cavalos a 6600 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4400 rpm), mas o conjunto de suspensão teve aprimoramentos, passando a ter um braço estrutural ligado ao monobloco para reduzir o grau de rolagem nas curvas. Segundo a Toyota, o software da direção elétrica foi ajustado para trazer mais sensação de movimento e domínio do veículo em resposta às manobras.
Assim como o motor, o câmbio é o mesmo continuamente variável (CVT Direct Shift) de dez marchas, com os modos de condução Normal, Esportivo e Eco. Externamente, o Corolla Cross GR-Sport traz para-choques exclusivos na dianteira e traseira, além das rodas de liga leve de 18 polegadas com novo desenho e pintura parcial em preto. Como os demais Corolla Cross 2023, o GR-Sport também possui pintura preta no escapamento. Outros detalhes diferenciados da versão esportivada são o spoiler na tampa do porta-maças, a pintura preta de detalhes como teto, colunas e capas dos retrovisores, as listras adesivadas na parte inferior das laterais e os emblemas GR na tampa do porta-malas e nos para-lamas dianteiros.
Por dentro, o SUV possui bancos em mescla de couro e UltraSuede com costuras em vermelho e emblemas “GR” estampados nos apoios de cabeça, volante em couro com costuras vermelhas, placa de identificação no console central com o número da unidade e o ar-condicionado digital de duas zonas com sistema S-Flow (responsável pela otimização da distribuição do ar nos assentos que estão ocupados).
O Corolla Cross GR-Sport também traz a central multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas com rádio AM/FM, MP3 player, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela colorida de 7 polegadas.
A lista de itens de segurança inclui alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa com assistente de permanência na pista, controlador de velocidade e distância do veículo à frente (ACC), alerta de veículos em pontos cegos, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de tráfego cruzado traseiro, 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista), controle de estabilidade, controle ativo de tração, assistente de partida em subidas, freios ABS com EBD e assistência à frenagem de emergência, luzes de frenagem de emergência, dois pontos de ancoragem ISOFIX e cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensionadores e limitadores de força para o motorista e para o passageiro dianteiro.
O novo Corolla Cross GR-Sport está disponível em três cores: Branco Lunar (perolizado), Vermelho Granada (metálico), ambos com teto pintado em preto eclipse (metálico); e Preto Eclipse (metálico).
Preços do Corolla Cross GR-Sport
GR-Sport Monotone (preto): R$ 188.490
GR-Sport Dualtone (branco ou vermelho): R$ 189.990
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).