Em 1934, a Nissan, então recém-fundada, iniciava a produção e comercialização de sua primeira picape, que era vendida com a marca Datsun. De cabine simples e dimensões compactas, a 13T Truck tinha motor de 15 cavalos a 3600 rpm, câmbio manual de 3 marchas e capacidade de carga de 530 quilos. A picape Datsun 13 evoluiu para 14 no ano de 1935 e, em 1937, o modelo passou a se chamar 17.
Já na década de 1950, a Nissan começou a fabricar a Datsun Truck 120, que trazia um motor de 860 cm³ de cilindrada e suspensão com barra de torção no eixo dianteiro, apresentando níveis de desempenho e conforto superiores em relação à sua antecessora. Uma versão alongada foi lançada logo depois.
Os primeiros automóveis e picapes Datsun chegaram a mercados da América Latina, como Peru e Chile, a partir de 1935. Em 1972, a Nissan começou a produzir a Datsun 521 em sua fábrica de Cuernavaca, no México. O modelo era exportado para alguns países latinoamericanos e teve grande aceitação na América Central. Anos depois, o segundo modelo exportado do México foi a picape Datsun 620.
A terceira geração de picapes produzidas na América Latina foi a Datsun 720, a primeira a contar com tração nas quatro rodas. Entre 1973 e 1979, as vendas da 720 ajudaram a aumentar significativamente o contingente de picapes em países latinoamericanos, que foram de 2.000 a 72.000 unidades por ano. O sucesso era maior em países como Nicarágua, El Salvador e Honduras.
Nos anos 1990, a 720 foi sucedida pela D21, que era vendida com diferentes nomes a depender do país: Terrano, Navara, Hardbody, Datsun... No Brasil, a picape chegou a ser importada com o nome D21 entre 1992 e 1997.
Em 1998, a Nissan apresentou para o Brasil a primeira geração propriamente dita da Frontier, importada do Japão. Na época, seu motor 3.2 Diesel aspirado tinha rendimento de 103 cavalos.
No ano de 2002, a picape passou por uma reestilização abrangente e passou a ser produzida nacionalmente, com índice de 62% de nacionalização na versão SE com tração 4x2. Ela começou a ser vendida em duas versões (XE e SE), ambas com opções de tração 4x4 ou 4x2 e motor 2.8 Turbodiesel Intercooler de 132 cavalos. Em 2003, vieram as séries especiais SE One e SE Strike, além da carroceria de cabine simples. No ano seguinte estreou a primeira edição da série limitada Serrana. Em 2005, a picape estreou o motor Turbodiesel menos poluente com 140 cavalos e passou a ter a versão Attack. A Serrana seria reeditada em 2006. Ao final deste mesmo ano era apresentada para o Brasil a segunda geração da Frontier, que inicialmente veio em um lote limitado (Limited Edition), todas com motor 2.5 de 174 cavalos e câmbio automático.
Em novembro de 2007, a segunda geração da Frontier começou a ser importada regularmente da Tailândia; já em meados de 2008, a primeira geração da picape deixava de ser produzida para abrir espaço para a segunda geração, que chegou fabricada no Brasil em três versões: XE, SE e LE. Tanto XE quanto SE traziam motor 2.5 Turbodiesel de 144 cv, enquanto a opção topo-de-linha tinha Intercooler e 172 cv. Ao longo dos anos, a picape teve várias versões especiais (Strike, Attack, 10 Anos, Platinum), passou a ter motores mais potentes em 2012 e foi submetida a uma leve reestilização em 2013.
A terceira geração da Nissan Frontier chegou ao mercado no início de 2017, com fabricação mexicana, motor 2.3 Biturbodiesel de 190 cavalos e versão única, LE, com câmbio automático de 7 marchas e câmbio automático. Em novembro do mesmo ano, a picape passou a ter uma versão menos equipada, SE, mantendo o conjunto mecânico da LE. No Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, foi apresentada pela primeira vez a Frontier de fabricação argentina, que passou a ter aprimoramentos técnicos e melhorias de conforto. A picape passou a ter quatro versões: S manual, Attack automática, XE automática e LE automática. A última novidade da Frontier foi a estreia da série limitada X-Gear em setembro de 2021, limitada a 500 unidades.
A fábrica da Nissan-Renault em Santa Isabel (Córdoba) começou a produzir a nova Frontier, e seu lançamento está programado para o mês de abril. Uma das novidades da picape é a versão PRO-4X, de apelo fora-de-estrada. Nela, a grade frontal é toda escurecida, incluindo até o símbolo da Nissan, cujas letras são pintadas de vermelho. Aliás, todos os emblemas da marca (nas rodas, na traseira e no volante) possuem este mesmo esquema de cores. A moldura central do para-choque dianteiro é preta, com detalhes em vermelho, e foram adicionadas proteções plásticas para os para-lamas. Rack de teto, capas dos retrovisores externos, maçanetas externas, estribos laterais, santantônio e rodas também são escurecidos. As laterais da caçamba recebem adesivos PRO-4X.
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