Volkswagen altera Gol, Voyage, Polo, T-Cross, Virtus, Saveiro, Jetta, Nivus, Taos e Amarok para reduzir emissões


A Volkswagen anuncia as modificações que realizou em dez veículos de sua linha (Gol, Voyage, Polo, Virtus, Nivus, T‑Cross, Taos, Jetta, Saveiro e Amarok) para a redução de emissões e consumo de combustível dos modelos, atendendo à nova fase do Proconve (L7), regulamentado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O PL7 estabeleceu limites ainda mais rígidos para a emissão de gases, e as montadoras de automóveis tiveram de reduzir as emissões em, no mínimo, 38% para compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, em 23% para monóxido de carbono e em 25% para aldeídos em relação à legislação anterior (PL6).

Segundo a Volks, as modificações no modelos superam as determinações do Rota 2030. Entre os itens e tecnologias presentes nos seus veículos que ajudaram a reduzir emissões de poluentes e a diminuir do consumo de combustível, estão as atualizações de softwares de motor, câmbio e ar-condicionado, a adoção de pneus com compostos de baixa resistência ao rolamento, modificações no armazenamento de combustível, escapamento e catalisador, além da introdução do Start-Stop (que desliga o motor em paradas de trânsito para economizar combustível) e o ar-condicionado digital automático "Climatronic touch" para alguns modelos.


Outras atualizações são: a adoção de tanque de combustível multicamadas e de novo catalisador no sistema de escapamento com otimização de metais preciosos nos componentes, o aumento do volume do filtro de carvão ativado, o redesenho dos componentes do motor e a introdução de peças para melhoria da aerodinâmica dos carros.

Confira as mudanças, modelo a modelo:


Gol e Voyage – Os veteranos agora só estão disponíveis com o motor 1.0 MPI, que rende 84 cavalos e 10,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas. Tanto o motor quanto a transmissão do hatch e do sedã passaram por recalibrações dos seus sistemas de gerenciamento.


Saveiro – A picape compacta passa a ter o motor 1.6 16 válvulas EA-211 em todas as versões. A Saveiro é oferecida com duas opções de carroceria (simples, para 2 ocupantes, e dupla, de cinco lugares).


Polo e Virtus – A dupla passa a vir com o sistema Start-Stop de série para as versões Comfortline e Highline, que desliga e liga o motor automaticamente no anda-e-para do trânsito ou nos semáforos, economizando combustível e diminuindo as emissões. Já a versão Highline conta com o ar-condicionado Climatronic touch. Os motores flex 1.0 MPI (exclusivo para o Polo), 200 TSI e 250 TSI continuam a ser ofertados. As versões 1.6 MSI deixam de serem produzidas.


Nivus e T‑Cross – O Nivus passa a ter de série, nas suas duas versões (Comfortline e Highline), itens como frenagem automática de emergência (AEB), controlador de velocidade de cruzeiro (ACC), e Start-Stop. No Nivus Highline, o ar-condicionado Climatronic touch passa a vir de fábrica. Já o T-Cross passa a vir com controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência de série a partir da versão Comfortline 200 TSI, enquanto o Start-Stop está disponível para todas as versões, inclusive na Sense, para vendas diretas.


Taos, Jetta e Amarok – O propulsor 1.4 TSI presente no Taos passou por recalibrações do seu sistema de gerenciamento de motor, assim como o motor 3.0 V6 da picape Amarok e o motor 2.0 TSI disponível no Jetta GLI.

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