Lançado no Brasil em 2015 e fabricado em Goiana (Pernambuco), o Jeep Renegade já teve mais de 380 mil unidades vendidas em nosso País desde sua chegada, e agora chega às concessionárias com novidades significativas em sua linha 2022. O SUV foi submetido à sua segunda reestilização desde que chegou ao mercado (a primeira mudança ocorreu em 2018), e passa a estar disponível em uma gama mais enxuta de versões. Serão quatro opções: Sport, Longitude, S e Trailhawk. Todas elas trazem o motor 1.3 Turbo Flex "T270" com rendimento de 180/185 cavalos (com gasolina e etanol, respectivamente) e torque de 27,5 kgfm a 1750 rpm, também utilizado nos novos Jeep Compass e Commander. As versões Sport e Longitude possuem tração 4x2 dianteira e câmbio automático de 6 marchas, enquanto o Série S e o Trailhawk trazem tração 4x4 com reduzida e câmbio automático de 9 velocidades.
Os retoques no estilo do Renegade são apresentados no Brasil antes de qualquer outro país do mundo. Na reestilização da linha 2022, as modificações promovidas atualizaram detalhes de design sem descaracterizar as linhas do modelo. Os faróis circulares, que agora são Full LED em todas as versões, passam a incorporar as luzes de seta no conjunto ótico: o aro de iluminação diurna se "transforma" na luz de pisca.
O para-choque frontal está mais robusto, com nova entrada de ar horizontal e molduras redesenhadas para os novos faróis auxiliares (em LED e de série a partir da versão Longitude). Já a área do para-choque próxima à grade superior de sete fendas passa a ter reentrâncias.
Todas as versões possuem novos estilos para as rodas de liga leve, com tamanhos de 17 a 19 polegadas; na versão Trailhawk há um novo Easter Egg (a silhueta do Jeep Willys) nas rodas. Os retrovisores trazem luzes de seta integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro, enquanto os emblemas nas portas dianteiras e na tampa traseira adotam novos grafismos. Na traseira, as lanternas em LED possuem iluminação de posição em formato de “X” (uma referência aos galões de combustível fixados à traseira dos veteranos Jeep) e o para-choque traseiro está redesenhado, com novas lentes para as luzes de ré.
O Jeep Renegade 2022 será oferecido em sete cores para a carroceria, sendo três tonalidades novas: Granite Crystal, Cinza Sting e a Punk’N Orange, exclusiva da versão Trailhawk e que homenageia a coloração de lançamento do próprio Renegade Trailhawk há sete anos. As outras quatro tonalidades são: Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon. Esta última cor passa a não ser cobrada no Renegade.
Internamente, o Renegade adere ao volante redesenhado que já está presente no Compass e Commander, enquanto o apoio de braço central possui a inscrição “Jeep 1941” gravada em baixo relevo, referência ao ano de surgimento da marca.
A partir da versão Longitude, o Renegade passa a trazer o quadro de instrumentos digital com tela personalizável de 7 polegadas, com diferentes layouts de exibição das informações, sendo possível ver detalhes como pressão do turbo, percentual de força enviada às rodas e a força G exercida.
Foi mantido o sistema multimídia com tela de 7 polegadas na versão Sport e 8,4 polegadas nas demais opções, sempre com espelhamento de tela de celulares sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, agora incorporando, a partir da versão Longitude, o carregador de celular por indução com resfriamento por uma saída de ar-condicionado direcionada no local, evitando os superaquecimentos comuns nesses aparelhos. Todas as versões possuem três entradas USB, sendo uma do tipo A e outra do tipo C na parte dianteira do console central e mais uma do tipo A voltada para os passageiros do banco traseiro.
Todas as versões passam a trazer novos itens de auxílio à condução. Agora, o Renegade conta com frenagem autônoma de emergência (AEB), que monitora continuamente o tráfego à frente e, ao detectar o risco de colisão com outros veículos, é emitido um alerta sonoro e visual ao motorista. Se não houver nenhuma ação do condutor, o sistema aciona automaticamente os freios do Renegade, reduzindo o impacto da colisão ou até impedindo uma batida. Esse recurso se utiliza de uma câmera posicionada na parte superior do para-brisa.
Essa mesma câmera também permite o funcionamento do assistente de permanência na faixa de rodagem (LKA), que faz a leitura das demarcações da via e podem fazer correções no volante para alertar o motorista que o veículo está invadindo as faixas laterais (sem dar seta). A câmera também faz a leitura e reconhecimento contínuo das placas de trânsito, indicando no quadro de instrumentos a velocidade da via.
Outro item de série em todas as versões é o detector de fadiga, que analisa parâmetros como o tempo de viagem, e sugere ao condutor uma parada para descansar quando é identificado o risco de sonolência ao volante. Nas versões S e Trailhawk, está presente a comutação automática dos faróis altos, que analisa o tráfego ao redor para acender a luz alta apenas quando necessário, evitando o ofuscamento dos condutores de outros veículo.
Outros diferenciais das duas versões mais completas são o monitoramento de veículos em pontos cegos (BSM), que alerta o motorista, por meio de luzes embutidas nos retrovisores, que automóveis estão presentes ao redor nas laterais traseiras. O sistema também integra o aviso de tráfego traseiro, que emite um alerta sonoro quando os sensores de estacionamento detectam a proximidade de veículos passando em direção perpendicular, ajudando nas saídas de vagas com pouca visibilidade. Além disso, as versões S e Trailhawk possuem o assistente de estacionamento semi-automático Park Assist.
As versões Sport e Longitude trazem seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina), enquanto os modelos S e Trailhawk contam com sete bolsas infláveis (sendo uma adicional para os joelhos do motorista).
As versões com tração 4x4 possuem o seletor de terrenos, que ajusta os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro, conforme o tipo de piso selecionado ou de forma automática. São eles: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra) - este último é exclusivo da versão Trailhawk. Também estão disponíveis as funções 4WD Low (reduzida), que prioriza relações de marcha mais curtas, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, que mantém automaticamente a velocidade do veículo em descidas íngremes.
Já as versões com tração dianteira do Renegade contam de série com o Jeep Traction Control +, funcionalidade incorporada ao controle de tração que atua em condições em que haja baixa aderência com o solo em uma das rodas da frente. Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para a outra que esteja em contato com o piso. O modo Sport também está presente nas versões 4x2 e faz com que as trocas de marchas sejam mais rápidas e em rotações mais altas. Também são ajustados parâmetros como o peso da direção, o tempo de resposta do acelerador e o mapa das trocas de marcha.
Confira agora as versões do Renegade 2022 e seus preços:
Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 123.990
A versão Sport vem de fábrica com seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, bloqueio do diferencial dianteiro (Traction Control +), modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção na faixa de rodagem, detector de fadiga do motorista, leitor de placas de velocidade, três entradas USB (sendo uma do tipo C), rodas de liga leve de 17 polegadas, start-stop (desligamento e religamento do motor em paradas para economia de combustível), bancos em tecido com forração exclusiva para a versão, câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela para o computador de bordo, ar-condicionado manual, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e espelhamento sem fio de conteúdo de celular através do Android Auto e Apple CarPlay, além de controlador e limitador de velocidade de cruzeiro.
Como opcional, é possível incluir nesta versão o Pack Exclusive, composto por rodas de 18 polegadas (foto acima) e bancos revestidos em couro.
Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 138.990
A versão Longitude inclui os itens da Sport e se diferencia por trazer aletas para trocas sequenciais de marcha no volante, sistema multimídia com tela touchscreen de 8,4 polegadas (também com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático digital de duas zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas e bancos em couro em preto.
Opcionalmente, é possível adicionar nesta versão os bancos em couro na cor marrom.
Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4x4 - R$ 163.290
Versão inédita na gama do Renegade, o modelo S substitui o Limited e, ao lado da opção Trailhawk, representa o topo da linhagem do SUV. O Renegade S possui estilo mais urbano, rodas maiores e pneus de perfil mais baixo, enquanto o Trailhawk é preparado para superar terrenos mais desafiadores. Com câmbio automático de nove marchas, a versão S tem todos os equipamentos do Longitude e também possui tração 4x4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terrenos com quatro opções, modo 4x4 Low, controlador de velocidade de descida, sete airbags (incluindo um para os joelhos do motorista), bancos em couro, chave presencial com partida do motor por botão, rodas de liga leve de 19 polegadas, comutação automática dos faróis altos, assistente de estacionamento Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos em pontos cegos.
Como opcional, é possível incluir no Renegade S o teto solar elétrico panorâmico.
Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4x4 - R$ 163.290
A versão Trailhawk possui visual exclusivo, trazendo rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus de uso misto exclusivos da versão, suspensão elevada, proteção inferior para cardã, transmissão e tanque de combustível, emblema Trail Rated nos para-lamas dianteiros, quadro de instrumentos digital com animação de boas-vindas exclusiva, bancos em couro com costuras vermelhas (mesma cor aplicada às molduras dos alto-falantes e das saídas laterais de ar-condicionado), seletor de terrenos com cinco modos (incluindo a configuração Rock/pedra), além de maiores indicadores off-road, com ângulo de ataque de 30º, 22º de ângulo de rampa e 32º de ângulo de saída.
Assim como a versão S, o Trailhawk também conta com o teto solar elétrico panorâmico como opcional.
As primeiras mil pessoas que adquirirem o novo Jeep Renegade ganharão um kit de boas-vindas composto por uma caixa de som e um copo retrátil que virão em um estojo personalizado. Também estará disponível uma corrente militar personalizada para cães (dog tag). Para receber, o consumidor deve seguir as orientações que seguirão com o kit, se inscrever no programa Jeep Wave e indicar as suas informações para possibilitar a entrega.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).