A Renault inicia a comercialização do Kwid 2023 em todo o Brasil. O hatch aventureiro passa por sua primeira reestilização desde seu lançamento em nosso País, em julho de 2017. Na parte frontal, o Kwid 2023 exibe mudanças significativas, a começas pela iluminação, agora em dois níveis: todas as versões contam com luzes de condução diurna em LED e piscas nas lentes superiores, enquanto os faróis principais estão no nível inferior, com parábolas separadas para a luz de facho baixo e alto. A grade frontal foi redesenhada para harmonizar com o novo estilo dos faróis. Na versão Zen, ela é toda cinza, enquanto a partir da versão Intense há um inserto cromado no friso superior central.
O para-choque dianteiro também ficou mais imponente, e conta com uma moldura inferior na cor preta. Seu novo estilo melhorou o ângulo de ataque do Kwid de 23 para 24,1 graus. Na versão Outsider, a parte inferior dos para-choques conta com molduras prateadas de proteção, chamadas de "skis" pela Renault.
Na linha 2023, pela primeira vez a versão Intense passa a ter de fábrica a opção da pintura da carroceria em dois tons (biton), onde a cor preta do teto, colunas e capas dos retrovisores contrasta com a pintura do restante da carroceria. Além disso, também é novidade a disponibilidade das rodas de liga leve de 14 polegadas, com face diamantada e detalhes em preto, de série na versão Outsider e opcionais para o Intense (juntamente com a pintura biton). A altura em relação ao solo do modelo é de 18,5 centímetros.
Na traseira, as novidades do Kwid são o para-choque, agora com refletores verticais e ângulo de saída ampliado de 40 para 41,7°, e as lanternas, com novo estilo interno e iluminação de posição em LED a partir da versão Intense.
Apesar das mudanças de estilo, o Kwid 2023 manteve praticamente todas as dimensões da carroceria: 3,68 metros de comprimento, 1,58 m de largura (desconsiderando retrovisores) e 2,42 metros de distância entre-eixos. Apenas a altura do veículo foi ampliada em 7 milímetros, passando para 1,481 metro. O porta-malas manteve-se com 290 litros, ou 1100 litros com o encosto do banco traseiro rebatido. A Renault chegou a divulgar para a imprensa uma imagem que mostrava que o Kwid teria banco traseiro com encosto bipartido, mas isso contradiz as informações da ficha técnica da própria marca: todas as versões possuem encosto inteiriço.
No interior, o quadro de instrumentos foi reformulado e agora tem mostradores em LED. Ao invés de ponteiros, o motorista é orientado por escalas de luzes no conta-giros (agora de série desde a versão Zen), no marcador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (novidade para o Kwid) e no indicador do nível de combustível. Ao centro, um display exibe velocímetro digital, informações do computador de bordo e avisos, como o do não-afivelamento dos cintos e o de porta aberta.
A central multimídia Media Evolution teve sua tela sensível ao toque ampliada de 7 para 8 polegadas. Com interface simples, a central oferece espelhamento de conteúdo de celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay, com apenas dois botões ao redor da tela: o de volume (agora giratório) e o de comandos de voz. O sistema multimídia mantém o menu Driving eco², que monitora o estilo de condução do motorista e fornece dicas para poupar combustível, e passa a contar com indicador de temperatura externa e comandos-satélite de som fixados na coluna de direção.
A parte central do painel traz detalhes cromados e na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée (dependendo da versão) nos direcionadores das saídas de ar, na moldura da tela sistema multimídia nas portas e na alavanca do câmbio, que agora traz manopla em preto brilhante e anel cromado nas versões Intense e Outsider.
Na versão Intense, os bancos têm tecidos com nova padronagem e detalhes azuis nas laterais e no bordado central do encosto. Já na versão Outsider, as costuras da coifa da alavanca de câmbio e dos bancos, além de detalhes como a letra "R" de seus logotipos, são pintados na cor verde Citron.
Segundo a Renault, o Kwid está 5% mais econômico em percurso urbano com etanol no tanque, registrando 10,8 km/l nesta situação conforme o ciclo de testagem do Inmetro e 11,0 km/l na estrada, também com o combustível derivado da cana-de-açúcar. A marca também informa que o modelo 2023 ficou 3% mais econômico com gasolina, fazendo 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada segundo o Inmetro.
Todas as versões do Kwid passam a ter o Start&Stop, mecanismo que desliga o motor assim que o motorista para o carro com o câmbio em ponto-morto. Segundo a Renault, ao permanecer ativo, este recurso proporciona uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.
O Kwid 2023 também passa a ter o sistema de regeneração de energia ESM (Energy Smart Management), que atua assim que o motorista retira o pé do acelerador, situação em que o motor continua a desacelerar sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, sem implicar em consumo adicional de combustível. Durante a aceleração do veículo, o alternador não precisa retirar energia do motor para enviar à bateria, uma vez que a recarga é feita nas desacelerações.
O subcompacto também passa a ter monitoramento da pressão dos pneus. Estes, por sua vez, possuem 20% a menos de resistência de rolagem, também com o objetivo de reduzir o consumo de combustível.
O motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas e bloco em alumínio, teve algumas modificações, como a adoção de sensor de fase do comando de válvulas, nova central eletrônica e nova calibração. Agora, ele rende 71 cv de potência com etanol e 68 cv com gasolina, a 5500 rpm. O torque também teve uma discreta melhoria: 10,0 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, a 4250 rpm.
O Kwid, que já trazia 4 airbags de série em todas as versões (dois frontais e dois laterais), agora também passa a ter controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em ladeiras e alerta do não-uso dos cintos de segurança para todos os ocupantes, inclusive os do banco traseiro.
Lançado em julho de 2017 e produzido em São José dos Pinhais (PR), o Renault Kwid teve 277.368 unidades emplacadas no Brasil até dezembro de 2021. O Kwid perdeu a versão Life, que vinha bastante básica, sem direção elétrica, ar-condicionado ou vidros elétricos. Agora, são três opções: Zen, Intense e Outsider. Além das cores Vermelho Fogo, Branco Glacier, Prata Étoile e Preto Nacré, o Renault estreia a tonalidade Azul Iron nas versões Intense e Outsider. Confira o conteúdo de cada versão:
Kwid Zen 2023: R$ 59.890
A versão de entrada do Kwid traz, como itens de série: 4 airbags (2 frontais e dois laterais incorporados aos bancos dianteiros), controles de estabilidade, assistente de partida em subidas, alerta visual e sonoro de não-utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes, Start & Stop, monitoramento da pressão dos pneus, luzes de condução diurna em LED, quadro de instrumentos com mostradores em LED, computador de bordo e conta-giros; direção elétrica, ar-condicionado, indicador de temperatura externa, rádio Continental double-DIN com 2 alto-falantes no painel, Bluetooth e entradas USB e auxiliar, além de travas elétricas das portas e vidros dianteiros elétricos. O Zen não dispõe de opcionais de fábrica.
Kwid Intense 2023: R$ 64.190
Esta versão possui, adicionalmente: maçanetas externas na cor da carroceria, capas dos retrovisores pintadas em preto brilhante, calotas de 14 polegadas em dois tons para as rodas de aço "Flex Wheel" de seis raios, retrovisores externos com ajustes elétricos, chave-canivete, câmera de ré, sistema multimídia media Evolution com tela touchscreen de 8 polegadas com espelhamento de smartphone através do Android Auto e Apple CarPlay, além das funções Eco Coaching e Eco Scoring de economia de combustível. Também são itens de série os comandos-satélite de som fixados à coluna de direção e as lanternas com assinatura luminosa em LED.
Opcionalmente, esta versão pode receber pintura da carroceria em dois tons e rodas de liga leve de 14 polegadas, com face diamantada e detalhes em preto. Seu preço passa a ser de R$ 66.690.
Kwid Outsider 2023: R$ 67.690
Além dos itens da versão Intense, o Outsider possui barras de teto, molduras de proteção nas portas, skis prateados nos para-choques, bancos com detalhes na cor verde Citron e rodas de liga leve de 14 polegadas, com face diamantada e detalhes em preto. O Kwid Outsider também não possui opcionais de fábrica.
O Kwid 2023 conta com uma nova linha de acessórios nas concessionárias, que incluem itens como rodas de liga leve, câmera de ré, sensor de estacionamento, aerofólio, frisos nas portas, moldura da lanterna traseira, bolsa organizadora e cadeira para carregar animais, entre outros.
O Kwid 2023 estará disponível na plataforma Renault On Demand de veículos por assinatura, com opções de planos de 6, 12, 18, 24, 30 ou 36 meses, sem reajustes nas mensalidades ao longo do contrato e as opções de planos de quilometragem de 1.000, 1.500 e 2.000 quilômetros mensais. Com o plano básico de 30 meses, a mensalidade do Kwid sai a partir de R$ 1.250 por mês. O consumidor pode ainda ampliar o valor do primeiro pagamento da assinatura para assumir parcelas reduzidas ao longo do contrato.
A Renault aproveitou o lançamento do Kwid 2023 para informar que será lançado no Brasil o elétrico Kwid E-Tech ainda este ano, que terá um conjunto elétrico desenvolvido especificamente para o mercado nacional.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).